Varginhense terá atendimento 24 horas com psicólogo via telefone : 22/04/2020 19:21

A Prefeitura de Varginha lançou o plantão de atendimento dos psicólogos da rede municipal de saúde. A partir do próximo dia 25, as pessoas que sentirem necessidade de um atendimento psicológico podem recorrer a esse plantão que funcionará mais ostensivamente durante o dia, mas que também prestará assistência à noite e aos finais de semana.

O psicólogo Anderson José explica que nesse período de isolamento social é mais comum as pessoas aumentarem a ansiedade e quem já tem algum transtorno psicológico como a depressão pode ter mais dificuldade com o confinamento. “Entre as manifestações de dificuldade em dias como esses atuais, as pessoas podem apresentar irritabilidade, insônia e compulsão por alimentos”, explica Anderson.

Porém, ele ressalta que não se trata de uma psicoterapia, ou seja, esse serviço é um plantão para atender pontualmente a população nessa época do enfrentamento ao coronavírus.

Para melhor atender a população, a cidade foi dividida em quatro setores. De acordo com o local onde a pessoa mora, ela deverá telefonar para o profissional determinado pela Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS que fará o atendimento de urgência psicológica.

Anderson lembra que para as pessoas que moram sozinhas, o isolamento social é pior e reforça que quem precisar pode ligar e entrar em contato com os psicólogos.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo explica que “essa é mais uma prestação de serviço que a Prefeitura passa a oferecer, pois a Administração está atenta às demandas da população para que todos juntos consigamos passar por esse enfrentamento em Varginha com o máximo de dignidade sabendo que temos profissionais que estão trabalhando a todo vapor para que as pessoas sejam assistidas”.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha lança o projeto “Alô, Doutor” : 22/04/2020 19:15

A Prefeitura, em parceria com a Associação Médica, lançou o projeto “Alô, Doutor”. O objetivo é oferecer atendimento médico gratuito por telefone e evitar que a população se dirija para as unidades de saúde em tempos de pandemia. Casos que podem ser resolvidos sem sair de casa, serão solucionados pelo celular.

“24 horas por dia 60 médicos estão à disposição de quem precisar fazer uma consulta. São esses médicos que vão orientar as pessoas se elas devem ir a um posto de saúde com atendimento presencial”, explica Adrian Bueno, presidente da Associação Médica de Varginha.

O prefeito Vérdi Melo enfatiza que as policlínicas estão atendendo somente casos necessários ou indicados pelos médicos da telemedicina.

Dessa forma, espera-se que haja menor contágio das pessoas ao não ir às unidades de saúde. “Nos reunimos com os representantes da Associação Médica que abraçou essa causa em favor da população de Varginha nesse período de confinamento necessário ao enfrentamento da pandemia mundial”, conclui Vérdi.

Compartilhar no Facebook

Departamento de Pesquisa do Grupo Unis cria espaço digital informativo sobre a COVID-19 : 17/04/2020 17:50

O Grupo Unis compreende que, mais do que nunca, estamos vivendo um momento no qual é essencial ouvir a ciência e acompanhar as fontes de informação mais confiáveis.

Pensando nisso o Departamento de Pesquisa da Instituição, preocupado com a veiculação de informações desencontradas sobre a pandemia de COVID-19, além das fake news, criou um espaço informativo dentro do site do Grupo Unis.

Para auxiliar toda a comunidade acadêmica e regional, foi criado um espaço com links direcionados a órgãos científicos que tratam do tema e artigos publicados que abordam a pandemia. O objetivo deste espaço é facilitar o acesso a informações sobre COVID-19. Trata-se de uma prestação de serviço público do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis.

Este espaço informativo pode ser acessado o https://pesquisa.unis.edu.br/?page_id=778

Compartilhar no Facebook