Cemig divulga campanha com condições especiais de parcelamento para clientes de baixa renda, prestadores de serviços e pequenos comércios : 20/04/2021 21:24

Clientes baixa renda, cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica, além de pequenos e médios comerciantes e prestadores de serviços poderão parcelar seus débitos de forma facilitada junto à Cemig.

Cemig divulga campanha com condições especiais de parcelamento para clientes de baixa renda, prestadores de serviços e pequenos comércios
Além das condições especiais de parcelamento, clientes baixa renda inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica já estão sendo beneficiados com a suspensão do corte até 30 de junho
Em função do agravamento da pandemia da Covid-19 e da dificuldade financeira em que muitas famílias mineiras se encontram, a Cemig está realizando uma série de ações em benefício dos clientes da companhia fortemente impactados pela crise.
A Cemig suspendeu os cortes por inadimplência dos consumidores de baixa renda cadastrados no Programa de Tarifa Social de Energia (TSEE) e está oferecendo parcelamento das faturas em atraso, que poderão ter seu valor dividido em até 24 parcelas mensais, sem juros, nas condições acessíveis no portal www.cemig.com.br.
A suspensão dos cortes para os beneficiados com a TSEE foi adotada pela companhia e pelo Governo de Minas Gerais desde o agravamento da pandemia no estado, e será mantida até o dia 30 de junho.
Atualmente, a Cemig possui mais de 900 mil famílias cadastradas na TSSE em todo o estado, que são beneficiadas com redução no valor da tarifa de energia, de acordo com a quantidade de kwh consumidos. No Portal Cemig é possível encontrar todas as informações de cadastramento para ser beneficiado com a TSEE.
“As condições excepcionais, diante do momento em que vivemos, possibilita a essas famílias a retomada em seu fluxo de pagamentos, com isenção de juros de financiamento”, afirma o gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian.

Prestadores de serviço e pequenos comércios
Atenta também à necessidade de apoiar a classe comercial e os prestadores de serviços, duramente afetados pela pandemia, a Cemig está oferecendo condições de parcelamento especiais. Portanto, restaurantes, bares, padarias, casas de material de construção e diversos outros comércios de pequeno e médio porte, além de prestadores de serviços como chaveiros e salões de beleza e estética, por exemplo, poderão solicitar o parcelamento de seus débitos em até 12 vezes iguais e sem juros, desde que tenham a energia fornecida em baixa tensão, ou seja, até 220 volts.
O pagamento também poderá ser realizado por meio de cartão de débito ou de crédito (neste caso, mesmo que exista financiamento ativo), também em 12 parcelas iguais e sem juros .

Como fazer o parcelamento
As opções de parcelamento estão disponíveis no portal da companhia (www.cemig.com.br) ou por meio de contato pelo WhatsApp (31 3506-1160), onde o cliente de enviar um “Oi” e escolher a opção “Parcelar Meus Débitos”. A empresa orienta para que os clientes prefiram os canais digitais, que são uma forma rápida e segura para efetivar a negociação.
Pelo portal Cemig, basta realizar o login, selecionar a instalação que possui débito em aberto e, posteriormente, o serviço “Segunda Via e Pagamento de Contas”. Em seguida, o cliente poderá verificar se existe a opção de seleção de débitos e a possibilidade de realizar o pagamento com a utilização de cartão de crédito ou débito.
Outra informação importante: continua, até o dia 30/04, a parceria entre a Cemig e o sistema de cashback (dinheiro de volta) PicPay, que dá a possibilidade de, ao parcelar as contas de luz, ainda ter retorno de parte do dinheiro pago. As condições podem ser conferidas no site da Cemig.
Além das opções citadas, há também um telefone específico para o parcelamento de débitos: 0800-721-7003, que atende das 9 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 15 horas, aos sábados. “Contudo, é importante que os interessados consultem as condições de parcelamento e dêem preferência aos nossos canais digitais, onde as condições são mais facilitadas”, destaca Cancian.

Compartilhar no Facebook

MÁSCARA N95 e PFF2 – ENTENDA COMO USAR, HIGIENIZAR E FAZER RODÍZIO ENTRE ELAS : 19/04/2021 22:23

O agravamento da Pandemia e as novas exigências de proteção em locais de grande circulação fizeram os brasileiros buscarem cada vez mais opções para se protegerem contra a COVID-19. Dentre essas opções, temos a máscara N95 e a máscara PFF2, recomendadas por especialistas, principalmente em situações de maior risco, por sua grande capacidade de filtrar partículas no ar. No entanto, é necessário utilizar a máscara de forma correta, saber como higienizá-la e armazená-la para garantir sua eficiência. Confira abaixo algumas dicas sobre ambos os modelos:
- Há diferença entre uma máscara modelo N95 e uma máscara modelo PFF2? Não! Enquanto o termo N95 é utilizado pelas agências americanas e europeias, o termo PFF2 [Peça Facial Filtrante] é utilizado pelos órgãos reguladores brasileiros. Agora que se sabe que a diferença entre as máscaras está somente na nomenclatura, neste texto, será utilizado somente o termo PFF2;
- Devo utilizar a máscara PFF2 com válvula ou sem válvula? As máscaras sem válvula são melhores, pois garantem a proteção de terceiros. No caso das máscaras que têm válvula, se a pessoa que a utiliza estiver doente, poderá transmitir o vírus;
- Como colocar uma máscara PFF2? É importante que esteja vedada no nariz e abaixo do queixo para que seja garantido um elevado poder de filtração;
- A máscara PFF2 é descartável e/ou quantas vezes posso utilizar? A máscara PFF2 não é descartável e, se conservada adequadamente, pode ser utilizada de 7 a 15 dias;
- Como higienizar uma máscara PFF2? Esse tipo de máscara não deve ser higienizado ou lavado. O cenário ideal é pendurá-la em um local arejado sem dobrar ou amassar para preservar a eficácia da filtração;
- Como fazer o rodízio de máscaras? Tenha uma máscara para cada dia de exposição e as intercale. Cada uma deve ficar em local arejado, sem ser utilizada, por cerca de 3 a 5 dias;
- Preciso utilizar a PFF2 junto com outra máscara para aumentar o grau de proteção? Não! As máscaras filtrantes não devem ser utilizadas com nenhuma outra máscara por cima ou por baixo, pois sua capacidade de proteção já é suficiente.
Recentemente, falou-se na imprensa brasileira sobre o grau de eficácia de cada máscara e a PFF2 foi apontada como a máscara que garantiu a maior eficácia na proteção contra aerodispersoides, entre 94% e 95%. No entanto, é inviável que toda a população mundial utilize a máscara PFF2, uma vez que não há capacidade produtiva que garanta um suprimento adequado de máscaras. Sendo assim, esse tipo de máscara é recomendada somente para pessoas que, de fato, estão na linha de frente do combate à COVID-19. Recomenda-se que a população comum não utilize a máscara PFF2, mas que dê preferência às máscaras confeccionadas em tecido, modelo que pode e deve ser utilizado em sobreposição entre si, ou seja, utilizar duas máscaras de tecido sobrepostas uma sobre a outra aumenta o grau de proteção.
O segredo para se combater a Pandemia é saber lidar com as situações impostas por ela; cada um deve cercar-se ao máximo de informações pertinentes e eficazes. Até que todos tenham acesso às vacinas, o melhor remédio é seguir a trinca: distanciamento social, higienização com álcool gel 70% e, por fim, mas não menos importante, a utilização correta da máscara. Após mais de um ano convivendo com o Vírus e mais de 370 mil mortos em território nacional, não há mais espaço para o desconhecimento!

Leandro Nascimento
Engenheiro de Segurança do Trabalho

Compartilhar no Facebook

Coleta SELETIVA : 19/04/2021 22:03

QUARTA manhã – 6h às 12h
São Francisco, Cidade Nova, Jardim Itália, Jardim Colonial, Parque das Acácias, Vila Santa Cruz, Vista Alegre, Conjunto Habitacional, Casas Militar, Padre Vitor, Sion, Sion II, Vila Avelar, Alta Vila, Condomínio Romano, Nova Varginha, Parque Grevíleas, Bairro Princesa do Sul, Santa Terezinha, Eldorado, Parque Urupês, Condomínio Residencial Urupês, San Marino, Vila Verde, Jardim Portinari, Jardim Petrópolis, Vila Bueno, Canaã ( Ruas Acima do Supermercado Ponto 100), Vila Isabel, Jardim dos Pássaros, Santa Luiza, Vila Josefina., Lixeiras da Zona Rural: Capão, Zezinha, Pedreira, Campo do Gustinho, Posto de Saúde, Escola Santa Terezinha e Rocem Rool ( Zona Rural)
OBS: Quando os dias citados acima forem feriados, a coleta acontecerá nos seguintes horários: 6h às 10h
Solicitamos que moradores coloquem o lixo uma hora antes do caminhão coletor passar.


QUARTA tarde – 12h às 18h
Vila Paiva, Parque Rinaldo, Mont Serrat, São José, Jardim Áurea, Condomínio Vila Paiva, Condomínio Paiva e Silva, , Vila Ipiranga, Campos Elíseos, Jardim Zinoca, Vila Mendes, Parque do Retiro, Vila do Flamengo, Jardim Europa, Residencial Jetcon, Carvalhos, Novo Tempo, Cruzeiro do Sul, Nossa Senhora das Graças I e II, Centenário I, Santa Mônica, São Sebastião, Santa Maria, Vila Belmiro, São Lucas, São Joaquim.
OBS: Quando os dias citados acima forem feriados, a coleta acontecerá nos seguintes horários: 10h às 14h.
Solicitamos que moradores coloquem o lixo uma hora antes do caminhão coletor passar.

QUARTA Noite - 18h às 0h
Parque Ozanan 1,2 e 3, Jardim Andere, Vila Adelaide 2, Residencial Andere, Jardim Agape, Vila Andere 1, Vila Veronica, Industrial Reinaldo Foresti, Vale do Ipês, Fátima, Vila Adelaide, Vila Martins, Vila Murad, Jardim Orlândia, Pinheiros, Avenida Ana Jacinta, Rua:Dr. José Marcos, Rua: Tônico Xavier, Rua:Tiradentes, Av. Bias Fortes, Pç Jardim do Sapo, Vila Pinto até a Rua: Argentina, Área Central.

***********************************************************************************************************

QUINTA manhã - 6h30 às 12h30

Jardim Oriente, Jardim Itália, Jardim Estrela I e II, Jardim Corcetti, Treviso, Parque Eliane, Nossa Senhora Aparecida, Vila Pontal, Jardim Renata, Santana, Jardim Ribeiro, Jardim Primavera, Imaculada I, II e III, Residencial Rio Verde, Rio Verde, Bairro Simões, Residencial Jardim Vale Verde, Residencial Atlântico Sul, Bairro Resende, Jardim Mariana, Minas Gerais, Jardim Indaia, Condomínio Pétalas, Condomínio BRZ 1,2 ( Aeroporto), Três Bicas, Vila Floresta, Vila Morais, Nossa Senhora de Lourdes. Lixeiras Zona Rural: Lixeira Gerico, Martins, Ceramica, Paradinha, Condomínio da Barra, Sarto, Pneu, Recantos Bar, Sítio Engrenagem, ( Zona Rural)

Nogueira, Três Bicas, Vila Floresta, Vila Morais e Nossa Senhora de Lourdes.
OBS: Quando os dias citados acima forem feriados, a coleta acontecerá nos seguintes horários: 6h às 10h
Solicitamos que moradores coloquem o lixo uma hora antes do caminhão coletor passar.

QUINTA tarde - 12h às 18h

Parque São José II, Bela Vista, Bela Vista II, Boa Vista, Parque Morada do Sol, São Geraldo, Sagrado Coração 3, Vargem, Sete de Outubro, São Miguel Arcanjo, Sagrado Coração I, Sagrado Coração II, Jardim das Oliveiras, Parque Alto da Figueiras, Parque Mariela, Condomínio Imperador, Jardim Bouganville, Belo Horizonte III, Vale das Palmeiras, Novo Damasco, Damasco, Imperial, Centenário II, Vila Registânea, Vila Maristela, Barcelona e Figueiras 2 e 3, Condomínio BRZ 1 e 2( Sagrado Coração), Condomínio Jardim do Sol 1 e 2.

OBS: Quando os dias citados acima forem feriados, a coleta acontecerá nos seguintes horários:
10h às 14h.

Solicitamos que moradores coloquem o lixo uma hora antes do caminhão coletor passar.


QUINTA Noite - 18h à 0h

Novo Horizonte, Catanduvas, Vila Nogueira, Canaã Ruas Abaixo do Supermercado Ponto 100, Vila Isabel, Alto Pinheiros, Bom Pastor, Vila Pinto, Avenida Ana Jacinta, Rua: Dr.José Marcos, Rua: Tônico Xavier, Rua:Tiradentes, Av. Bias Fortes, Jardim do Sapo. Área Central


Coleta nas Fábricas ou Firmas
• quinta 6h às 12h
Restaurante da Sônia, Fibrax, Hipermax, Unis, Motel Kiss, Avery Termoplasticos, ABB, Bar da Ponte dos Buenos, Restaurante TH, Restaurante Fazendinha, Ilha das Orquídeas, Armazém de Café, Clube dos Servidores, Armazém Cafeco II, Truck, Unis II, Armazém MC Brasil, Sendas, Calçados Bomfim, Roncafé, Recauchutagem Vipal, Transversal, Empresa Santa Cruz, Madereira Magalhães, Jofadel, DER, Cive Veiculos, Armazém Rio Doce, STM, LBC, Clube Bancários, Callis, Sest Senat, Ritifica Líder, Hospital Regional, Hospital Bom Pastor, Hospital Humanitas, Copasa, Santa Luzia, Shopping e Mercado Produtor.
OBS: Quando os dias citados acima forem feriados, a coleta acontecerá nos seguintes horários: 6h às 10h
Solicitamos que moradores coloquem o lixo uma hora antes do caminhão coletor passar.

Coleta nas Fábricas ou Firmas
• Quarta – 6h às 12h
Supermecado Alvorada, Posto Ipiranga, Coutinho, Porto Seco, G. Lúcio, Clube Campestre, Água de Varginha, Escola Santa Terezinha, Leste de Minas, Itaipava, Armazém Cafeco, Nova Pagina, Inbrasmec, Patrus Transporte, Atos Distribuição, Nova Safra, Inter Aduaneira, Hotel Sleep Inn, Armazém Santa Clara, Translume, Glapan, Bar da Kátia, Action, Bar da Ponte, GT Minas, Fábrica de Lingerie, Avenida Airton Senna, Santa Terezinha, Recauchutagem Paulista, Caic I, Koop, IMF, Milton, Boiller Mil, Empemaq, Supermercado Mineirão, Hospital Bom Pastor, Hospital Humanitas, Hospital Regional, Shopping, Interflex, Correio, Spacebr, Radial, Aero Cuble, Aeroporto, Porto Seco II, Metalúrgica Varginha e Walita.
OBS: Quando os dias citados acima forem feriados, a coleta acontecerá nos seguintes horários: 6h30 às 10h30
Solicitamos que moradores coloquem o lixo uma hora antes do caminhão coletor passar.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Facebook