1

Inscrições gratuitas para oficina na Casa do Artesão : 18/02/2019 21:52

A Casa do Artesão (loja de artesanato no Via Café Garden Shopping) oferece nesta quarta-feira (20), das 14h às 17h, a 5ª oficina gratuita de artesanato. A artesã Adriana Cristina Crepaldi, da Assoart, vai ensinar a fazer ímã de geladeira em formato de vaquinha.

São 20 vagas para pessoas acima de 12 anos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (35) 3690-2700 ou diretamente na Casa do Artesão, que fica ao lado do Supermercado BH. Todo o material e um lanche ao final da oficina serão fornecidos gratuitamente pela Assoart.

A oficina é uma contrapartida prevista na parceria entre a Fundação Cultural de Varginha e o Via Café Garden Shopping para o funcionamento da Casa do Artesão.​

Compartilhar no Facebook

Banda Silent Hall é a próxima atração do 5ª da Boa Música : 18/02/2019 21:40

Um repertório formado por músicas autorais e alguns covers das bandas Metallica, Helloween, Iron Maiden e Guns N’ Roses. É assim que a banda varginhense Silent Hall promete agitar o público do 5ª da Boa Música na quinta-feira (21/02). O show acontece na plataforma de embarque da antiga Estação Ferroviária de Varginha, com organização da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

O grupo surgiu em 2007 e é formado por Marcos Ulisses (vocal), Rogério Vilela (baixo), Sílvio Cesz (baterista), Mozart Santos (guitarra) e Cristhian Nascimento (guitarra). A proposta é fazer um som voltado para o Heavy Metal e suas vertentes, aproveitando as diferentes influências trazidas por cada um dos integrantes, cuja soma veio a tornar o som da banda bastante abrangente.

A Silent Hall fez diversas apresentações em Varginha e região, sendo as mais marcantes no Roça ‘n’ Roll em 2009, 2011 e 2014, além do Triumph of Metal, evento que contou a participação de Paul Di’Anno (Ex-Iron Maiden), em agosto de 2010. A banda tem um EP intitulado “Gates of Conscience” (2013) e um full álbum chamado “Flame of Hope” (2017).

Contato com a banda

https://www.youtube.com/user/SilentHallMetal
https://www.youtube.com/user/SilentHallMetal
https://www.youtube.com/user/SilentHallMetal

Compartilhar no Facebook

Espetáculo “Além da Vida – Novas Histórias” chega a Varginha : 18/02/2019 21:38

Depois de emocionar mais de 2 milhões de espectadores, a peça espírita “Além da Vida – Novas Histórias” chega ao Theatro Municipal Capitólio com nova versão no sábado (23/02), às 20h30. Da obra de Chico Xavier e ditado pelo Espírito Emmanuel, o espetáculo nasceu da vontade do médium em colocar no palco uma peça que falasse de vida após a morte. Os ingressos estão à venda no valor único promocional antecipado de R$25,00 no Açaí Club – Av. Rio Branco, 399 – Centro (35) 3221-9498, na Hering Store – Rua Pte. Antônio Carlos, 462 – (35) 99846-5685 e no site MegaBilheteria.com. A produção local é da MM Produções Artísticas.

“Além da Vida – Novas Histórias” segue a mesma linha de espetáculo de seu antecessor, “Além da Vida”, de Chico Xavier e Divaldo Franco. Com adaptação e direção de Cristiane Natale, o novo espetáculo mostra como histórias tão antigas ainda servem de exemplo nos dias de hoje e seguem atuais, trazendo momentos de reflexão.

Na peça espírita, temas polêmicos como suicídio, abandono de afetos, crimes e política são abordados de forma sutil. No palco, cinco atores e atrizes vivenciam cada história com veracidade, mesmo sem dispor de muitos recursos cenográficos e figurinos espetaculares. Contando principalmente com talento e sinceridade, conseguem tocar o espectador com a iluminação e sonoplastia que auxiliam as cenas. O elenco é formado por Andre Briesi, Leonardo Amigo, Adriana Duque, Fabiana Amigo, Wilham Pereira e a diretora Cristiane Natale, que também atua na montagem.

FICHA TÉCNICA:

Adaptação e Direção: Cristiane Natale
Sonorização: Victoria Oliveira
Iluminação: Bruno Natale e Valentina França
Realização: Luz Cultural

Elenco:
Andre Briesi
Leonardo Amigo
Adriana Duque
Fabiana Amigo
Wilham Pereira
Crisiane Natale

Compartilhar no Facebook

Fique por dentro dos eventos apoiados pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. : 15/02/2019 21:22

▶ De 15 a 22/02

📸 Exposição de fotografias “Nostra Terra Itália e Varginha”
Horário de visitação: seg a sex: 8h às 11h / 13h às 17h
Local: Museu Municipal – Pça Gov. Benedito Valadares, 141
Aberto ao público
+ info: wp.me/p3Gdhw-32V

▶ Sábado (16/02)

🎶 2º Arte e Cultura na Praça
Horário: a partir das 14h
Local: Pça José Braga Jordão – Vila Barcelona
Aberto ao público
+ info: wp.me/p3Gdhw-31S

▶ A partir de 19/02

🎉 Exposição “Memórias do Carnaval”
Horário de visitação: seg a sex: 8h às 11h / 13h às 17h
Local: Museu Municipal – Pça Gov. Benedito Valadares, 141
Aberto ao público

▶ Quarta-feira (20/02)

🖌 Oficina de artesanato – ímã de geladeira em tecido
Horário: 14h às 17h
Local: Casa do Artesão – Via Café Garden Shopping
Inscrições gratuitas pelo (35) 3690-2700

▶ Quinta-feira (21/02)

🎼 5ª da Boa Música, com a banda Silent Hall
Horário: 20h
Local: Estação Ferroviária
Entrada gratuita
+ info: wp.me/p3Gdhw-33e

▶ Sábado (23/02)

✨ Espetáculo “Além da Vida – Novas Histórias”
Horário: 20h30
Local: Theatro Capitólio
Ingressos: Açaí Club (35) 3221-9498 e MegaBilheteria.com
+ info: wp.me/p3Gdhw-33h

▶ Até 14/03

🎨 Casa do Artesão – Assoart
Horário: de funcionamento do shopping
Local: Via Café Garden Shopping (ao lado Supermercado BH)
+ info: wp.me/p3Gdhw-32I

📞 Mais informações pelo (35) 3690-2700.

Fonte e foto: Fundação Cultural de Varginha

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão recebe artesanato confeccionado pela Assoart : 13/02/2019 20:47

A Casa do Artesão (loja de artesanato no Via Café Garden Shopping) recebe até o dia 14/03 as peças confeccionadas por 12 artesãs da Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart).

O público poderá comprar lindas peças confeccionadas à mão como oratórios, dedoches e fantoches, panos de prato pintados e bordados, portal papel toalha, pesos de porta, itens em crochê e tricot e muitos outros. O horário de atendimento segue o mesmo das demais lojas do Via Café.

A Casa do Artesão é uma parceria entre a Fundação Cultural de Varginha e o Via Café e conta atualmente com duas associações de artesanato que se revezam.

Oficinas gratuitas: duas oficinas gratuitas já estão previstas para acontecer nos próximos dias. No dia 20/02, a artesã Adriana Cristina Crepaldi ensina a fazer ímã de geladeira em tecido. Já no 27/02, os interessados poderão aprender a confeccionar flor para cabelo, com a instrutora Ana Lúcia de Carvalho Reis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone/Whatsapp (35) 3690-2700.

Compartilhar no Facebook

TUCA FERNANDES SERÁ A ATRAÇÃO DO BLOCO BANHO DA DOROTÉIA EM VARGINHA : 12/02/2019 20:57

Carnaval antecipado de Varginha será no dia 23 de fevereiro, em frente a Concha Acústica

O artista Tuca Fernandes, um dos nomes mais celebrados da música baiana, será a grande atração do Carnaval antecipado de Varginha, uma realização da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria de Turismo, dia 23 de fevereiro, das 16h às 23h, em frente a Concha Acústica.

Cantor e compositor de axé, Tuca Fernandes comandou o Jammil e Uma Noites. Possui diversos sucessos gravados em sua voz: "Milla", "Ê Saudade", "Chuva na Janela", entre outros. Antes de cantar no Jammil, juntamente com seus atuais companheiros, era vocalista da banda Jheremmias Não Bate Corner.

Para animar o Banho da Dorotéia um show de tirar o fôlego da galera, com músicas que marcaram época.

“Estamos preparando uma festa de tirar o folego da galera, com desfile de blocos tradicionais da cidade, Zumba com professores da Secretaria de Esporte – Semel, apresentação de grupos de Dança e o tão esperado Banho de Espuma”, contou Barry Charles, secretário municipal de Turismo.

Para resguardar a segurança dos foliões, a festa contará com apoio da
Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e
Corpo de Bombeiros.

Dicas de Segurança para eu Carnaval:

> Planeje antecipadamente o local que você deseja estar, com informações detalhadas de como chegar, locais onde frequentar, etc.;
> Mantenha sempre sua atenção;
> Mantenha seus objetos (celular, carteira, bolsa) à frente de seu corpo;
> Fique atento às pessoas que estejam ao seu redor;
> Mantenha especial atenção com crianças. Uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas;
> Marque pontos para reencontros caso aja separações no grupo;
> Beba de forma consciente. Evite bebidas em excesso;
> Não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas;
> Use sempre preservativos durante relações sexuais;
> Não aceite bebida de pessoas que você não conhece;
> Utilize roupas leves e confortáveis, especialmente seu calçado;
> Beba muita água;
> Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
> Cuidado com esbarrões e empurrões aparentemente acidentais;
> Nunca namore dentro do carro parado em via pública ou local ermo;
> Evite locais perigosos e de conhecida violência;
> Informe sempre sua família sobre onde e com quem você vai estar.
> Divirta-se com segurança e em qualquer situação de emergência ligue “190”.

Compartilhar no Facebook

Vila Barcelona recebe 2º Arte e Cultura na Praça : 11/02/2019 21:37

No próximo sábado (16), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) promove o 2º Arte e Cultura na Praça. O evento começa às 14h na Praça José Braga Jordão na Vila Barcelona. Com apresentações do Ogans do Centro Espírita São Francisco de Assis, do Grupo Nova Visão Capoeira, do Projeto Carvalho Dance e do Grupo Samba da Hora.

Haverá ainda a eleição da Garota Axé do Meu Bairro, em que a escolhida em 1º lugar receberá um curso de Informática na RD Informática. Mais informações com o presidente do COMPIR, Osvaldo Marcelino, pelo (35) 9 8438-6018.

Compartilhar no Facebook

5ª da Boa Música apresenta Guns Tributo Brasil : 11/02/2019 21:11

A 335ª edição do 5ª da Boa Música apresenta a banda Guns Tributo Brasil (Guns N’ Roses Cover), da cidade de Lavras. O show será na quinta-feira (14/02), a partir das 20h, na plataforma de embarque da antiga Estação Ferroviária de Varginha. O projeto é organizado pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

A Guns Tributo Brasil surgiu em Lavras, em julho de 2005. É formada por Jefferson Gonçalves – vocal (Axl Rose), André Naime – guitarra solo (Slash), Ruan Ayres – guitarra base (Izzy Stradlin), Ramon Sulino – baixo (Duff McKagan) e Lucas Eduardo – bateria (Matt Sorum). Mesmo que o começo tenha sido em Lavras, da atual formação apenas André e Lucas são da cidade. Jefferson é de Campo Belo. Ruan é de Nepomuceno e Ramon, de Três Pontas.

A ideia, que no princípio foi só para lazer dos integrantes, transformou-se no primeiro Guns N’ Roses cover do Sul de Minas. Em 14 anos de estrada, já foram várias apresentações em palcos de toda região.

De acordo com o baixista Ramon Sulino, o repertório da apresentação tem todas as músicas mais conhecidas, mas as menos conhecidas também espaço. “Não podem faltar os clássicos, a exemplo de Sweet Child O’ Mine, Welcome to the Jungle ou Patience, mas sempre tem canções consideradas ‘lado B’ da banda, como Anythings Goes, One in a Million e Double Talkin Jive”, ressalta o baixista.

Contato com a banda:

Ramon Sulino
ramon.sulino@yahoo.com.br
(35) 9 9750-8915

Compartilhar no Facebook

Primeira caminhada da Semel de 2019 acontece neste sábado : 08/02/2019 19:13

Neste sábado (9) acontece a primeira caminhada da Semel organizada pelo Projeto Academia de Rua. A caminha faz parte das atividades do Desafio 15 dias Varginha. Serão 11 km de caminhada até à Pedreira Santo Antônio. Não há necessidade de fazer inscrição.

A saída está marcada para ás 07h em frente ao Batalhão da Polícia Militar no alto do Sion.

Segundo a organização, haverá mesa de frutas na chegada da pedreira. Haverá também ônibus de apoio para a volta.

Compartilhar no Facebook

Festividades irão comemorar 130 anos da Imigração Italiana em Varginha e região em fevereiro : 07/02/2019 21:08

O colunista social Marcelo Nascimento está organizando as festividades que irão comemorar os 130 anos da imigração italiana em Varginha e região. As comemorações passarão por uma exposição de documentos, jornais e fotografias relacionados à história dos imigrantes neste mais de 100 anos.

Documentos ricos em detalhes históricos ficarão em exposição do dia 13 a 22 de fevereiro na Casa da Cultura Nico Vidal. Marcelo afirmou que está surpreso com tanta riqueza de detalhes que mostram a bravura dos que atravessaram o oceano por uma vida melhor.

Os italianos viveram uma grande luta, é um exemplo de trabalho e união nas páginas da história não só de Varginha como acredito que do Brasil inteiro. Era uma gente trabalhadora com uma grande visão de empreendedorismo, destaca o historiador que está pensando em lançar um livro com o material pesquisado. Esta importante data não pode passar sem comemoração. Os imigrantes começaram a chegar a Varginha e região a partir da libertação dos escravos há 130 anos em 1888.

Fazendo parte da programação haverá no dia 22 de fevereiro missa de ação de graças na Matiz do Divino Espirito Santo às 19h e também uma confraternização numa Noite Italiana, por adesão, promovida pelo colunista no Salão Nobre do Clube de Varginha às 22h que está convidando pessoalmente as famílias italianos e seus descendentes.

Compartilhar no Facebook

Via Café Garden Shopping inicia temporada de Carnaval : 07/02/2019 21:04

Já é Carnaval no Via Café Garden Shopping! A partir deste fim de semana, o centro de convivências dará início a uma série de ações gratuitas para toda a família fazer a folia e se divertir.

No domingo, dia 10 de fevereiro, das 15h às 18h, será promovida mais uma edição do Bloco do Zedi – matinê destinada às crianças de 0 a 12 anos, acompanhadas da presença de um adulto responsável – que será realizada próxima à Praça de Alimentação. Para encerrar o dia carnavalesco, haverá, a partir das 18h, no palco montado na Praça de Alimentação, show com o cantor mirim, Nicolas Gabriel, participante do The Voice Kids.

Para participar do bloquinho é só vestir a fantasia e cair na folia. Todo o espaço destinado às crianças será decorado com muitas cores e se transformará em palco para as brincadeiras com temática de carnaval. E vale soltar a criatividade, porque as crianças terão a oportunidade de ser divertir em um concurso de fantasias, com direito a brindes.

Para o analista de Marketing do shopping, Raphael Bíscaro, o bailinho é destinado a toda a família e vai oferecer diversão, em um ambiente confortável e seguro.

“Pensamos em promover as matinês porque o carnaval é uma festa tradicionalmente alegre e trazer essas atrações para dentro do shopping, que é um ambiente climatizado, com acessibilidade e segurança, permite que toda a família se divirta junto. Para esse ano, ainda traremos um show, para que todos possam dançar e dar início ao período da festa mais aninada do país”, diz.

Compartilhar no Facebook

Sábado tem Bazar no Lar São Vicente : 07/02/2019 21:01

No próximo sábado (9) será realizado o Bazar do Lar São Vicente. O bazar acontecerá das 9h às 12h. Participem!

Todo o trabalhado realizado no bazar é feito por voluntários para arrecadação de fundos para o Lar São Vicente de Paulo de Varginha.

Serão vendidos artesanatos, roupas, sapatos e acessórios.

O Bazar acontece das 9 às 12h. O Lar São Vicente de Paulo fica localizado na Av. Francisco Navarro, 221, Centro (ao lado da Igreja).

Compartilhar no Facebook

A Bela e a Fera – O Espetáculo Musical’ chega ao Theatro Capitólio no dia 16 : 06/02/2019 21:17

Uma releitura grandiosa de um dos maiores clássicos de todos os tempos, chega a Varginha no dia 16 de fevereiro. Baseado no conto de domínio Publico Frances, A Bela e a Fera – O Espetáculo Musical, trás para o palco do Theatro Capitólio, 30 atores, bailarinos, cantores e músicos de orquestra, ao vivo, além de mais de 200 figurinistas, cenários grandiosos e projeções em Vídeo Mapping 3D.

As vozes dos solistas impressionam e encantam o público, que se diverte com os personagens cômicos. O Bela é um espetáculo musical 100% cantado ao vivo e faz parte de uma turnê que já passou por todas as capitais do Brasil, nos maiores teatros do país. O Espetáculo chega à Varginha, logo após as ultimas apresentações da temporada no Theatro NET, em São Paulo. No último final de semana, aconteceram as duas últimas apresentações, extras, no local, solicitadas pelo público, que lotou o teatro em todo o mês de janeiro.

A Bela e a Fera é uma produção de grande porte, oferecida pela mesma produtora da Capital Paulista, que realizou neste último final de semana, também no Theatro Capitólio, o Espetáculo ‘Queen Experience In Concert’. O Theatro ficou lotado para acompanhar o tributo à banda britânia Queen. A produtora está trazendo grandes espetáculos de turnês nacionais e internacionais para Varginha.

http://correiodosul.com/varginha/a-bela-e-a-fera-o-espetaculo-musical-chega-ao-theatro-capitolio-no-dia-16/

Compartilhar no Facebook

Copasa vai leiloar 33 veículos em Varginha : 06/02/2019 16:44

Conforme edital de alienação administrativa de bens n.º 02/2019, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa – vai alienar (leiloar) 33 veículos no dia 13 de fevereiro, a partir das 10h, em Varginha, em seu endereço na Avenida Maria de Paiva Pinto, sem número, bairro Vila Paiva.

Serão alienados (leiloados) 15 automóveis do modelo Iveco, 12 caminhões Mercedes Benz e 6 motocicletas Yamaha 125. Os interessados poderão vistoriar os veículos nos dias 08, 11 e 12 de fevereiro, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h30, no Pátio da Copasa, localizado na Avenida Coronel Lemos, sem número, bairro Centenário, em Varginha. É proibido levar mochilas, capacetes, bolsas e equivalentes, bem como fotografar outros lotes que não integram a presente alienação (leilão).

Os veículos serão alienados no estado de conservação em que se encontram, não cabendo qualquer reclamação posterior. O pagamento do bem arrematado deverá ser feito no valor integral em até 48h após a realização da alienação, exclusivamente por meio de boleto bancário, que será entregue ao arrematante no evento. Fica reservado à Copasa o direito de incluir ou excluir qualquer veículo dessa alienação.

Podem participar da alienação pessoas físicas ou jurídicas, qualquer instituição ou associação, com exceção dos empregados da Copasa e da Copanor – Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A. O prazo máximo para a retirada do automóvel será de até 15 dias corridos, a contar da data da alienação. O edital de Alienação Administrativa de Bens N.º 02/2019 encontra-se no site da Copasa.

Compartilhar no Facebook

Secretaria de Turismo confirma realização do carnaval antecipado em Varginha : 04/02/2019 19:44

Está confirmado a realização do carnaval antecipado de Varginha. De acordo com o secretário de Turismo de Varginha, Barry Charles Sobrinho, o tradicional Banho da Dorotéia irá acontecer no sábado, 23 de fevereiro. Assim como nos anos anteriores, haverá apresentação de grupos de dança, desfile de blocos e o tradicional banho de espuma.

Para o show principal do evento, está cotado o músico Tuca Fernandes, ex-integrante da Jammil e Uma Noites. Segundo o secretário, o contrato está praticamente fechado.

A segurança da festa terá o reforço da Guarda Civil Municipal que irá trabalhar com o monitoramento de vídeo durante o evento, garantindo assim uma maior segurança.

https://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=180598

Compartilhar no Facebook

BANDA SONNORA ABRE TEMPORADA 2019 DO PROJETO 5ª DA BOA MÚSICA : 04/02/2019 16:06

Na próxima quinta-feira (07/02), os maiores clássicos do Rock Nacional e Internacional a partir da década de 90 estarão na abertura da temporada 2019 do 5ª da Boa Música.

O som fica por conta da banda Sonnora, de Varginha, que apresentará no palco da plataforma de embarque da antiga Estação Ferroviária de Varginha grandes hits do Creed, Nickelback, Bon Jovi, Audioslave, Pearl Jam, Detonautas, CPM 22, U2 e muito mais. Esta é a 334ª edição do projeto, organizado pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

A Sonnora é formada pelos músicos Rodrigo Mambelli (vocal), Michael John (bateria), Daniel William (baixo) e David Souza (guitarra). A banda nasceu em setembro de 2018, nas vésperas do Hardstock TP.

“Buscamos tocar um som completamente atual, para transmitir uma vibe diferente, tanto em repertório como em performance de palco, além das vozes que formam uma linda melodia em contraste com o peso das cordas”, destaca o vocalista Rodrigo Mambelli.

De acordo com Lindon Lopes, esta temporada buscará mais segurança para o público e um incentivo à variedade de estilos, além do apoio às novas bandas.

“Instalaremos câmeras de videomonitoramento, além de um novo sistema de iluminação na Estação Ferroviária. Estamos firmando parcerias com os órgãos de segurança da cidade para garantir a tranquilidade dos fãs do 5ª da Boa Música”, reforça Lindon Lopes.

Este ano, o 5ª da Boa Música completa 10 anos. O projeto começou oficialmente no dia 13 de agosto de 2009 com um concerto da Orquestra de Câmara Reavivarte, sob a regência do maestro Cassiano Maçaneiro e números de dança a cargo do professor Paulo Antônio Carvalho.

Compartilhar no Facebook

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA GRATUITA NA CASA DO ARTESÃO : 04/02/2019 16:02

Com a volta às aulas, as mães podem deixar o material escolar das crianças ainda mais bonito com ponteiras para lápis que serão confeccionadas esta semana na Casa do Artesão. A oficina gratuita será realizada nesta quinta-feira (07/02), das 14h às 17h, no Via Café Garden Shopping. As inscrições podem ser feitas na Fundação Cultural pelo telefone (35) 3690-2700.

As instruções serão dadas pela artesã Cátia Sirlene Ferreira, da Associação de Aposentados e Pensionistas de Varginha e Região (AAPV). Estão disponíveis 20 vagas para pessoas acima de 12 anos. Todo o material e um lanche ao final da oficina serão fornecidos gratuitamente pela Associação dos Aposentados.

Esta é a quarta oficina oferecida pela Casa do Artesão. Ela é uma contrapartida prevista na parceria entre a Fundação Cultural de Varginha e o Via Café Garden Shopping.

Exposição de artesanato

Prossegue até o dia 12/02 a exposição de artesanato da AAPV na Casa do Artesão. Estão à venda diversos itens como caixas para presentes, garrafas enfeitadas, utilitários para cozinha, pesos de porta, flores em EVA, naninhas para decoração de quartos de bebê, imagens religiosas e para decoração, capas de livros.

A Casa do Artesão funciona ao lado do Supermercado BH e segue o horário de funcionamento das demais lojas do shopping. De segunda a sábado, o atendimento é das 10h às 22h e no domingo, das 13h às 19h.

Compartilhar no Facebook

Personagens de desenhos animados tomam conta do Shopping : 31/01/2019 20:02

Já pensou em cruzar com a Elsa, o Olaf, o Homem Aranha ou a Mônica? A reunião será possível no Festival de Desenhos que será realizado no Via Café Garden Shopping, na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro.

A atração ocorrerá, às 19h30, no corredor que dá acesso à Unidade de Atendimento Integrado (UAI), em frente à Havan. A iniciativa é gratuita e, por isso, a organização pede para que os convidados cheguem com 15 minutos de antecedência para garantir lugar na plateia. As crianças ainda poderão tirar fotos com os personagens após a apresentação.

O Festival de Desenhos, que reunirá personagens muito queridos do público infantil, como a Elsa e o Olaf, o Mickey e a Minnie, o Homem Aranha, a Lady Bug, os Transformers e a Mônica, é um show infantil e encerra a temporada de férias do shopping.

“Temos como uma de nossas missões, oferecer ao Sul de Minas, entretenimento e lazer para toda a família. Por isso, para encerrar o período de férias escolares, trazemos para o mall uma atração que mexe com o imaginário das crianças”, afirma o superintendente do Via Café Garden Shopping, Rafael Sena.

Compartilhar no Facebook

Estação dos Versos seleciona poemas para próxima edição : 29/01/2019 19:53

Até terça-feira, 12 de fevereiro, a Fundação Cultural recebe poemas para compor a antologia Estação dos Versos, que tem previsão de lançamento para março.

Podem se inscrever poetas nascidos ou residentes em Varginha. A temática é livre e os versos não devem exceder uma página A4 em fonte Arial tamanho 12 e espaçamento 1,5.

Os poemas devem ser enviados ao e-mail ascom@fundacaoculturaldevarginha.com.br, junto com um breve currículo, uma foto em alta resolução e o telefone para contato do poeta. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3690-2700.

Compartilhar no Facebook

Varginha recebe IX Seminário Análise de Cenário : 25/01/2019 19:36

Acontece na próxima semana, o primeiro seminário de 2019. O encontro, que chega em sua 9ª edição, tem como objetivo levar ao empresário de Varginha informações de qualidade sobre o atual cenário que o país vem atravessando, mostrando como diversos setores vem encarando este momento.

Com o tema “Para fazer a diferença em 2019”, foram convidados os palestrantes: Hélio Lemes, que falará sobre Inovação no Varejo; Gilmar Claret, sobre Liderança Empreendedora, Angélica Hodge, sobre Empreendedorismo Feminino e Rosana Carvalho, que fechará o seminário falando sobre Educação Empreendedora.

O IX Seminário Análise de Cenário acontece no dia 31 de janeiro, quinta-feira, das 9h às 11h, no auditório da ACIV. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas antecipadamente através do fone (35) 3219-3350.

Compartilhar no Facebook

Via Café Garden Shopping promove mais uma edição do Liquida Garden : 23/01/2019 19:45

Até o dia 31 de janeiro, os convidados do Via Café Garden terão a oportunidade de realizar as suas compras em condições especiais. É a Liquida Garden, ação de varejo que conta com a participação de aproximadamente 40 lojas do mall, que oferecem aos clientes produtos com até 70% de desconto.

Para auxiliar o consumidor no momento das compras, as lojas participantes terão as vitrines sinalizadas indicando as promoções. Além disso, a lista com todos os estabelecimentos que aderiram à campanha e os produtos com descontos podem ser vistos nas redes sociais e site do shopping.

Além de itens de vestuário, a liquidação inclui produtos femininos e masculinos, lingerie, beleza, cuidados com a pele, perfumaria, tecnologia, eletrônicos, eletrodomésticos e serviços.

Para o superintendente do Via Café Garden Shopping, Rafael Sena, “a ação é mais uma iniciativa do empreendimento para atrair e fidelizar os convidados, pois com a Liquida Garden eles terão a oportunidade de adquirir excelentes produtos em condições muito especiais”, completa.

Compartilhar no Facebook

DESAFIO 100X100 DE NATAÇÃO : 23/01/2019 19:43

Será no sábado, dia 26, na piscina da SEMEL, a partir das 9h o primeiro Desafio 100x100 de Natação. Serão formadas equipes com no mínimo de 7 atletas onde cada um nadará 100m em formato de revezamento. A ordem ou a sequência de quedas na água ficará a critério das equipes. Serão distribuídas medalhas de participação a todos.

Para participar os homens deverão trazer dois litros de suco natural ou fruta e as mulheres bolo, pão de queijo ou outro alimento. O objetivo é fazer uma pequena reunião após o desafio e selar o início dos treinamentos de 2019.

“A participação é aberta para todos nadadores e será uma honra tê-los em nossa piscina juntamente com nossos atletas”, ressalta Wagner Sartini, professor de natação da SEMEL.

Compartilhar no Facebook

DESAFIO 15 DIAS JÁ TEM 350 INSCRITOS : 21/01/2019 19:44

Vale lembrar que o #Desafio15Dias tem início dia 28 de janeiro

Compartilhar no Facebook

UNIFAL vai oferecer plantão de apoio para inscrição no Sisu : 18/01/2019 19:44

Entre os dias 22 e 25/01, durante as inscrições online no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UNIFAL-MG vai oferecer plantão de apoio aos interessados em se inscrever em qualquer uma das 129 instituições de ensino superior de todo país, cujo processo seletivo para ingresso aos cursos de graduação, acontece via Sisu.

“Uma equipe da Universidade foi capacitada e ficará à disposição nos campi em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, para orientar os candidatos a fim de facilitar que eles consigam cumprir todas as etapas da inscrição, exigidas pelo sistema”, explica Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, diretora do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), setor que recebe os candidatos para matrícula após a seleção.

Campus Varginha (Av. Celina Ferreira Ottoni, 4000 – Padre Vitor)
Local: Prédio B – Sala 101 – Laboratório de Informática
Horário:
Manhã: 8h às 12h
Tarde: 13h às 17h
Noite: 18h às 21h

Compartilhar no Facebook

Via Café Garden Shopping recebe exposição de fotos : 17/01/2019 19:03

Registrar as belezas e dificuldades do cotidiano da cidade. Este é o principal objetivo do projeto Sincero – Sem Cera, que consiste em uma exposição de fotos realizada por 22 jovens de Varginha, que vivem na periferia do município, e que fotografaram a realidade das localidades em que vivem.

O projeto, que foi conduzido pelos professores Rodrigo Naves e Carlos Eduardo, foi realizado por meio de parceria entre o Programa de Desenvolvimento Sócio Territorial (Minha Casa Minha Vida) e Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social (Sehad) da Prefeitura de Varginha.

A mostra é aberta ao público em geral e fica em exposição até 16 de fevereiro, com visitação gratuita de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 19h.

No fim de semana tem Clubinho do Zedi

O Clubinho do Zedi desse domingo (20/01) é a oficina de pintura em que as crianças pintarão gravuras levadas pela instrutora. A ação é gratuita e ocorrerá no corredor da Havan, das 15h às 16h. Traga as crianças para uma tarde divertida no Garden!

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão recebe exposição da Associação de Aposentados : 17/01/2019 19:00

A Associação de Aposentados e Pensionistas de Varginha e Região promove até o dia 13 de fevereiro uma exposição de artesanato na Casa do Artesão, localizada no Via Café Garden Shopping.

Estão à venda diversos itens como caixas para presentes, garrafas enfeitadas, utilitários para cozinha, pesos de porta, flores em EVA, naninhas para decoração de quartos de bebê, imagens religiosas e para decoração, capas de livros.

A Casa do Artesão funciona ao lado do Supermercado BH e segue o horário de funcionamento das demais lojas do shopping. De segunda a sábado, o atendimento é das 10h às 22h e no domingo, das 13h às 19h.

Participam da exposição as artesãs Cátia Sirlene Ferreira, Dulce de Oliveira Nogueira, Elvira Silva Gallo, Glória de Oliveira Glória, Maria Cristina da Silva, Maria do Carmo Ferreira Porfírio, Nilva Mira e Sara da Silva.

Duas oficinas gratuitas serão oferecidas ao público devido à parceria entre a Fundação Cultural e o Via Café Garden Shopping para a manutenção da Casa do Artesão.

Compartilhar no Facebook

THEATRO CAPITÓLIO RECEBE GRANDES ESPETÁCULOS NESTE FIM DE SEMANA : 16/01/2019 19:59

Os fãs da arte e da cultura terão uma agenda cheia neste fim de semana com três espetáculos que acontecerão no Theatro Capitólio. De acordo com Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural, “Varginha está cada vez mais se consolidando no roteiro das atrações artísticas. Ficamos muito entusiasmados com produções como estas sendo apresentadas na nossa cidade!”

“Os Menotti – Acústico no Teatro”, com César Menotti & Fabiano, abre a programação. O show acontece na sexta-feira (18/01), às 21h, com as canções e fatos que marcaram a carreira da dupla. Os ingressos estão sendo vendidos na Ótica Diniz (35) 3221-2841 ou pelo site MegaBilheteria.com. A realização é da Valente Produções.

No sábado (19/01), o espetáculo “De Coisas que Aprendi com Elis” traz a cantora Isabela Morais interpretando o repertório de Elis Regina num olhar apaixonado sobre o legado da artista gaúcha, tida como a maior intérprete da música popular brasileira. Os ingressos estão à venda na Pré-Festa (35) 3015-1211 e pelo site Sympla.com.br.

E para finalizar a programação, o humorista Matheus Ceará apresenta no domingo (20/01), o show “Papai é uma piada”. Quadros novos, piadas e novas histórias de família sobre a paternidade, dia a dia com a filha Ivy, o casamento e as situações mais engraçadas são o pano de fundo do comediante para fazer a plateia se divertir. Os ingressos estão sendo vendidos no Açaí Club (35) 3221-9498 ou pelo site MegaBilheteria.com. A realização é da MM Produções Artísticas. Censura: 16 anos.

Compartilhar no Facebook

Matheus Ceará apresenta ‘Papai é Uma Piada’ no Theatro Capitólio neste domingo : 14/01/2019 20:19

O humorista do programa A Praça é Nossa, Matheus Ceará, apresenta o seu novo show ‘Papai é Uma Piada’ no próximo domingo (20), às 20h30 no Theatro Capitólio, em Varginha. Paródias e imitações fazem parte desse grande show.

Os ingressos estão sendo vendidos no valor único antecipado de apenas R$35,00 (na promoção, todos pagam meia-entrada).

Pontos de Vendas

AÇAÍ CLUB – Av. Rio Branco, 399 – Centro – Varginha – 3221-9498.
HERING STORE – Rua Pte. Antônio Carlos, 462 – Centro – Varginha – 99846-5685.

Realização e Informações

MM Produções Artísticas – (35) 99129-0061 / 99106-7489 – (WhatsApp)

O Show

Quadros novos, piadas e novas histórias de família. Em seu show, o humorista conta sobre a paternidade, dia a dia com sua filha Ivy, seu casamento e as situações mais engraçadas de sua família.

O quadro: “Vocês pedem e eu conto!” traz o público para dentro do show, onde o humorista abre para a plateia a possibilidade de pedir temas de suas piadas preferidas. O quadro Ventríloquo Humano, com a famosa máscara que brincou com Carlos Alberto de Nóbrega, Celso Portiolli, Emílio Surita, entre outros, promete muitas risadas.

Paródias e imitações também fazem parte deste show surpreendente!

Compartilhar no Facebook

Artesanato da Aminarte em exposição no Foyer do Theatro Capitólio : 14/01/2019 20:14

Vai até sábado (19/01) a exposição de artesanato promovida pela Associação Mineira de Artesanato (Aminarte) no Foyer Aurélia Rubião, anexo ao Theatro Capitólio. O horário de funcionamento durante a semana é das 8h às 18h. No sábado, das 8h às 13h.

O público poderá comprar diversos itens como pano de prato pintado à mão, porta botijão de gás, sapatinhos em lá, fantoches, garrafas customizadas, flores e artes em EVA, terrários, artesanato religioso e crochê em barbante.

Participam da exposição Maria Bernadete Alegro da Ponte, Roberta Rodrigues, Else Vasconcelos, Luciane Madrid César, Mônica Dominiz Bemvinda e Luiz Carlos Bemvinda. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

As associações interessadas em expor seus trabalhos artesanais devem entrar em contato pelo (35) 3690-2700. As inscrições para o artesanato estão abertas somente para associações.

Para os interessados em expor trabalhos em desenho, artes plásticas, fotografias, artes gráficas e esculturas podem requerer o pedido através de pessoa física. Os interessados poderão solicitar a disponibilidade na agenda antes de enviar o pedido para: superintendencia@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

O Foyer Aurélia Rubião é considerado um dos espaços mais nobres para exposições em Varginha e é disponibilizado pela Fundação Cultural aos artistas gratuitamente.

Compartilhar no Facebook

Fé e devoção marcam 5º Encontro de Folias de Reis de Varginha : 14/01/2019 20:05

Milhares de pessoas acompanharam neste domingo (13/01) o 5º Encontro de Folias de Reis, realizado pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. O evento começou às 14h com uma missa celebrada pelo padre Heitor Rafael na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.

O padre fez a benção dos instrumentos musicais durante a celebração e, ao final, pediu para que todos os marungos fizessem, um a um, uma saudação à imagem do Menino Jesus, que estava em seus braços. De acordo com o padre, “é muito importante que a cidade continue manifestando esta cultura. A igreja acolhe porque toda esta tradição vem do sentido religioso, é um reconhecimento de Jesus presente na nossa vida através da visita dos Reis Magos”.

Após a missa, os grupos de Folia de Reis fizeram um cortejo pela Avenida Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil. Participaram do encontro 17 das 24 companhias cadastradas no Sistema Municipal de Cultura. Lá, cada companhia fez uma apresentação de cerca de 15 minutos, com cânticos e danças, para homenagear os Santos Reis e o Menino Jesus. A festa foi encerrada por volta das 22h.

O vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo ressaltou que a Folia de Reis é um patrimônio cultural imaterial de Varginha desde 2015 e que a prefeitura não mede esforços para apoiar essa manifestação cultural e religiosa.

“A gente viu neste ano uma participação maior das mulheres e de crianças acompanhando, crescendo em contato com esta tradição, com esta fé. A nossa administração, através do prefeito Antônio Silva, faz o possível para fazer todos os investimentos necessários para que essa cultura seja mantida”, destacou Vérdi Melo.

Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural, ressaltou que a tradição da Folia de Reis é mantida há quase noventa anos na cidade. “A Folia de Reis é uma das mais tradicionais festas do nosso município. Ela vem sendo preservada desde 1930. É uma festa de fé, devoção e muita cultura”, disse o diretor-superintendente. O diretor do Museu Municipal, Apoliano Rios, também participou de toda organização do encontro. O evento contou com o suporte da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Dudu Ottoni, e o vereador Leonardo Ciacci também participaram do encontro. Segundo Dudu Ottoni, “a Câmara é sempre parceira destes eventos. É importante manter esta tradição, que passa de geração em geração. É uma festa muito linda, que faz parte da cultura de nosso país”.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha convida população para sair do sedentarismo nas férias de janeiro : 10/01/2019 20:05

Programação

• Dia 12: Sabadão EXTRA TURBINADO – das 7h às 10h – Vila Paiva/CEMIG;
• Dia 14: Inscrições até dia 25 para o #Desafio15DiasVarginha/VERÃO (3690-2172) – 7h30 às 11h e das 13h às 16h30;
• Dia 19: Sabadão EXTRA TURBINADO – SUBIDA DO VENTILADOR – das 7h às 10h – saída Santa Maria;
• Dia 27: Avaliação Física #Desafio15DiasVaginha – das 7h às 14h – Evs MOREMOTO (Rua Dr. José Nogueira, 46 – Centro/pra cima da Igreja do Rosário);
• Dia 28: Abertura/Início #Desafio15DiasVarginha (AEROBICA/LOCALIZDA) – 18h às 21h30 – Vila Paiva/CEMIG;
• Dia 29: Aulão Especial #Desafio15DiasVarginha (AEROBICA/LOCALIZADA/TROTE) – 18h às 21h30 – Vila Paiva/CEMIG;
• Dia 30: Aulão Especial #Desafio15DiasVarginha (AEROBICA/H.I.T/TROTE) – 18h às 21h30 – Alto/CEMIG;
• Dia 31: Aulão Especial #Desafio15DiasVarginha (DANCE MIX/CAMINHADA ou CORRIDA) – 18h às 21h30 – Vila Paiva/CEMIG.

Academias de Rua

– Santa Maria;
– Vila Floresta;
– Sion (Batalhão);
– Parque Centenári
– Parque Novo Horizonte;
– Bom Pastor;
– Vila Paiva;
– Santana;
– Imaculada;
– SEMEL (Bairro São Geraldo);
– PSF Sion;
– PSF Jardim Áurea;
– PEC Corcetti.

Ainda nesse mês, terá início o #DesafioVerão2019 com o propósito de incentivar as pessoas a adotar hábitos de vida saudáveis.

Compartilhar no Facebook

Fundação Cultural promove 5º Encontro de Folias de Reis neste domingo : 08/01/2019 20:10

Após percorrer dezenas de bairros de Varginha entre o Natal e o Dia de Reis, os grupos de Folias de Reis estarão reunidos no próximo domingo (13/01) para demonstrar a fé e a devoção aos Santos Reis e ao Menino Jesus. Os festejos começarão às 14h, com uma missa presidida pelo padre Heitor Aparecido Rafael, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo. Logo após a celebração, as Folias de Reis farão um cortejo pela Av. Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil.

A expectativa é que milhares de pessoas assistam às apresentações. Cada Folia terá cerca de 20 minutos para mostrar a devoção aos Santos Reis em cânticos e danças. O evento deve ser encerrado por volta das 22h.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, “as Folias de Reis unem fé, cultura e arte em uma tradição que deve ser mantida, pois é uma das mais importantes manifestações folclóricas da cultura popular”.

A Prefeitura de Varginha incentiva a preservação das Folias de Reis pela importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva. O município destina recursos financeiros para a compra de vestimentas típicas, adornos, instrumentos musicais e transporte.

Em junho de 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o tombamento das Folias de Reis varginhenses. Desde então, elas são bem cultural imaterial varginhense. Em nível estadual, o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais em janeiro de 2017.

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão oferece oficina gratuita de confecção de tulipas em tecido : 07/01/2019 19:46

Nesta quinta-feira (10/01), a Casa do Artesão oferece mais um curso gratuito em parceria com o Via Café Garden Shopping. Desta vez, os interessados poderão aprender a confeccionar tulipas em tecido. Esta segunda oficina será ministrada das 14h às 17h pela artesã Míriam Braga, da Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart).

Estão disponíveis 20 vagas para pessoas acima de 12 anos. As inscrições podem ser feitas até o meio-dia da data de realização do curso na Casa do Artesão, que fica no Shopping Via Café, ao lado do Supermercado BH. Todo o material será fornecido gratuitamente pela Assoart, que também ofertará lanche para os participantes.

A Casa do Artesão funciona diariamente no horário de atendimento do shopping. Até o dia 12 de janeiro, serão vendidas peças confeccionadas pelas artesãs da Assoart. A partir do dia 13, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Varginha e região inicia a exposição de artesanato.

Chaveirinho de feltro em formato de passarinhos foi tema da 1ª oficina

Valéria Santos, moradora do bairro Novo Tempo, foi uma das participantes da primeira oficina que aconteceu na tarde da última sexta-feira (04/01). Ela está afastada do trabalho e vê no artesanato uma fonte de renda. “Gostei muito da oficina e não quero perder nenhuma. Tenho um prazer muito grande em aprender coisas novas, que podem servir como fonte de renda e de distração para o meu dia a dia”, afirma Valéria.

A artesã Marli Alves de Paiva foi a instrutora e acompanhou de perto o desenvolvimento das peças feitas pelos participantes. As atividades aconteceram na sala de treinamento do Via Café, ao lado do cinema.

De acordo com Lindon Lopes, novo diretor-superintendente da Fundação Cultural, “as oficinas são uma contrapartida prevista na parceria entre a Fundação Cultural de Varginha e o Via Café Garden Shopping para o funcionamento da Casa do Artesão. A previsão é que haja duas oficinas por mês”. Mais informações pelo (35) 3690-2700.

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão promove oficinas gratuitas no Via Café Garden Shopping : 27/12/2018 20:04

Nos próximos dias 04 e 10/01, a Casa do Artesão promove duas oficinas gratuitas de artesanato no Via Café Garden Shopping. Elas serão oferecidas pela Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart).

Na sexta-feira (04/01), das 14h às 17h, a artesã Marli Alves de Paiva ensina como confeccionar um chaveiro de feltro com forma de passarinho. Já na quinta-feira (10/01), também das 14h às 17h, a artesã Míriam Braga ensina a fazer tulipas em tecido.

Estão disponíveis 20 vagas em cada uma das oficinas. Podem se inscrever pessoas acima de 12 anos que se interessem por artesanato. As inscrições podem ser feitas até o meio-dia da data de realização do curso na Casa do Artesão, que fica no Shopping Via Café, ao lado do Supermercado BH. Todo o material será fornecido gratuitamente pela Assoart, que também ofertará lanche para os participantes.

As oficinas são uma contrapartida prevista na parceria entre a Fundação Cultural de Varginha e o Via Café Garden Shopping para o funcionamento da Casa do Artesão. A previsão é que haja duas oficinas por mês.

Compartilhar no Facebook

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA ABRE AS PORTAS DE SUA SEDE PARA O PROJETO ESPERANÇA : 26/12/2018 19:05

Na manhã de domingo, 23/12, a Guarda Civil Municipal de Varginha cedeu o espaço para que a Sra. Maria de Fátima Rosa Mendes e suas colaboradoras pudessem realizar sua tradicional distribuição de almoço, brinquedos, sacolinhas surpresas, bombons, refrigerantes, roupas, calçados, cestas básicas e caixas de leite para as famílias carentes do bairro de Fátima.

O evento, que foi iniciado com uma oração proferida por um Pastor, foi um sucesso tendo sido distribuídos cerca de 100 marmitex para todos os presentes e sorteios das cestas básicas e das caixas de leite. As crianças se divertiram abrindo os brinquedos, as caixas de bombons e as sacolinhas surpresas que estavam cheias de balas e doces. Todo o material distribuído foi arrecadado pela Dona Fátima e pelos seus voluntários, que organizaram e colaboraram para que o evento transcorresse sem nenhum problema.

A Guarda Municipal de Varginha está aberta para receber e apoiar eventos como este. O principal objetivo deste tipo de ação é realmente trazer a comunidade para mais perto do trabalho desenvolvido diariamente pelos Agentes da GCMV, fazendo da comunidade uma grande aliada na prevenção e diminuição da violência e da criminalidade.

Compartilhar no Facebook
1