1

Grupo Unis promove live sobre Matemática e Música nesta terça-feira : 22/09/2020 14:55

Nesta terça-feira (22), os cursos de Matemática, Física e Música do Grupo Unis vão promover uma live com o tema “Matemática e Música”, a partir das 19h.

Buscando explorar o uso do software Geogebra na manipulação de uma nota musical por uma série trigonométrica, o palestrante Kleyber Júnio Costa Melo, ex-aluno do curso de Matemática, irá conduzir o debate.

Kleyber concluiu recentemente o programa de Mestrado em Matemática Profissional pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduado no ano de 2013, Kleyber concluiu também uma Pós-Graduação em Ensino de Matemática e Física e outra em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas.

A live será transmitida pelo Google Meet, e pode ser acessada no: https://meet.google.com/jyw-ytuh-oqu

Compartilhar no Facebook

Paróquia do Rosário celebrará festa de Nossa Senhora de La Salette neste sábado; mães são convidadas especiais : 16/09/2020 18:08

A Paróquia de Fátima, em Varginha, promoverá uma missa especial em honra a Nossa Senhora de La Salette no próximo sábado (19). A celebração acontecerá às 15h e terá transmissão pelo Facebook da Paróquia.

Todas as mães são convidadas especiais. Durante a missa, haverá bênção para a nova coordenadora diocesana do Movimento ‘Mães Que Oram Pelos Filhos’, Cristiane Braga de Alvarenga Faria, e para a nova coordenadora da Província 2, Lucinéa Bueno Angélico, que estarão assumindo sua nova missão.

A missa será presidida pelo Padre Luís Augusto Furtado, Diretor Espiritual do Movimento Mães Que Oram Pelos Filhos, na Diocese da Campanha. La Salette é padroeira do movimento.

Compartilhar no Facebook

Pós-Graduação e Mestrado do Unis realizam capacitação gratuita voltada a entender a realidade dos municípios através de indicadores : 15/09/2020 14:58

No próximo dia 18 de setembro a Pós-Graduação do Grupo Unis e o Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, com apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (Ambasp), realizam uma capacitação gratuita com o tema: “Entendendo a Realidade dos Municípios Através de Indicadores”.

O objetivo é entender indicadores e como eles podem e devem ser utilizados na gestão pública, assim de forma prática a capacitação conduzida pelo Prof. Pedro Portugal e pelo mestrando Guilherme Vivaldi vai mostrar as fontes das informações, como coletar e trabalhar elas no dia a dia dos órgão públicos municipais.

“O conhecimento de indicadores e seu monitoramento é uma prática fundamental para Gestão Pública profissional e moderna, estas práticas são vez mais utilizadas e devem ser conhecidas tanto por servidores, quanto por candidatos aos cargos públicos nesta eleição na busca de uma gestão mais eficaz”, comentam os organizadores.

A capacitação acontece a partir das 19h. Para realizar a inscrição, acesse: https://www.sympla.com.br/capacitacao-entendendo-a-realidade-dos-municipios-atraves-de-indicadores__973078

Compartilhar no Facebook

Empresários debatem sobre como criar uma cultura de inovação no terceiro encontro virtual dos Conselhos : 14/09/2020 15:20

Na próxima sexta-feira (18), os Conselhos Empresariais do Sul de Minas (CESUL) e da Zona da Mata (CEZOM), irão realizar o terceiro encontro virtual do Grupo. Os Conselhos são compostos por empresários e líderes regionais com o objetivo de trocarem experiências, realizarem networking, e juntos, buscarem soluções e inovações para o desenvolvimento da região.

A cada encontro, o grupo conta com uma palestra ministrada por um profissional de renome na área em que atua, buscando propor linhas de discussão relevantes para as pautas de desenvolvimento do CESUL e do CEZOM.

O terceiro encontro virtual dos Conselhos, a partir das 11h, contará com um debate entre os principais líderes empresariais do Sul de Minas e da Zona da Mata, em busca do desenvolvimento das organizações em um cenário cada vez mais desafiador! O palestrante Ricardo Rocha irá conduzir a discussão sobre “Como criar uma cultura de inovação”.

Levar a tecnologia e a inovação para o varejo no Brasil é uma das missões do palestrante Ricardo Rocha. CEO da Softbox | LuizaLabs, está à frente de uma das iniciativas mais inovadoras do Brasil: um laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza para os pequenos varejos.

Ricardo Rocha é referência quando falamos da implementação da transformação digital nas corporações e trabalha para disseminar a importância da cultura digital nos negócios do século XXI. Esta autoridade foi atestada em 2018, quando três das suas empresas foram adquiridas pelo Magazine Luiza, declarado por este como um dos movimentos mais estratégicos realizados. Rocha se tornou um dos diretores da empresa na frente de produtos.


Sobre o Conselho Empresarial

A iniciativa CESUL teve início em dezembro de 2015, quando o Grupo Educacional Unis fundou o Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), concebido para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado e promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região.

A iniciativa do Grupo Unis rompeu fronteiras e em 2017 foi criado o CEZOM, Conselho Empresarial da Zona da Mata, que já conta com 40 empresas da região.

Em setembro de 2018 mais um passo foi dado para a expansão dessa iniciativa com a inauguração da Regional Mantiqueira do CESUL. Fundado através de uma parceria entre o Grupo Unis e o Sebrae Minas os encontros do Conselho passaram a ser realizados também no município de São Lourenço.

Compartilhar no Facebook

Paróquia Cristo Luz dos Povos celebra hoje 5 anos de sua instalação canônica e promove missa especial : 11/09/2020 14:37

No dia 02 de fevereiro de 2015, Varginha ganhava uma nova região pastoral. A Paróquia do Mártir São Sebastião foi dividida, de onde nasceu a região pastoral Cristo Luz dos Povos, com sede no bairro Nossa Senhora Aparecida, próximo ao Cidade Nova.

A nova rede de comunidades surgiu após Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo diocesano de Campanha na época, enxergar que a Paróquia do Mártir estava com muitas comunidades, o que dificultava o serviço dos sacerdotes e o acesso dos fiéis. Eram 18 comunidades, sendo 12 urbanas e 6 rurais, para o serviço de quatro sacerdotes.

Aproximadamente sete meses depois da criação, a região pastoral foi elevada à paróquia, em cerimônia de instalação canônica no dia 11 de setembro de 2015. A Paróquia leva o mesmo nome que recebeu quando se formou região pastoral, Cristo Luz dos Povos, mas tem como co-padroeira, Nossa Senhora Aparecida, a qual carrega o nome da Matriz da comunidade.

Seis comunidades urbanas envolvem a Paróquia Cristo Luz dos Povos:

- Nossa Senhora Aparecida, no bairro Nossa Senhora Aparecida (Matriz)
- São Bento, no bairro São Francisco
- Epifania do Senhor, no bairro Carvalhos
- Santo Antônio, no bairro Cruzeiro do Sul
- Rainha da Paz, no bairro Cidade Nova
- Santa Terezinha, no bairro São Sebastião

Os bairros que fazem parte da comunidade são: Nossa Senhora Aparecida, Jardim Imperial I e II, Jardim Cidade Nova, Jardim das Acácias, Jardim Renata, São Francisco, Carvalhos, Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e São Sebastião.

Os padres que estão à frente da comunidade atualmente são: Padre Sebastião Abreu, conhecido como Padre Tiãozinho, como administrador paroquial, e Monsenhor José Maria, como vigário paroquial.

Para celebrar a data, a paróquia irá promover uma missa especial nesta sexta-feira (11), às 19h. A celebração será transmitida pelas mídias sociais da comunidade.

Homenagens

Em suas palavras, o pároco Sebastião Abreu agradeceu os paroquianos pela caminhada de cinco anos na comunidade.

“Foram anos de muito crescimento, muitas riquezas. Pra mim uma experiência inédita, porque nunca tinha participado ainda da instalação de todo processo de uma paróquia. Portanto eu me sinto agraciado por Deus, juntamente com todos vocês, paroquianos. Quero agradecer a Deus e a nossa Diocese por esta oportunidade. E, sobretudo, agradecer a cada paroquiano, paroquiana, que caminharam comigo durante estes cinco anos. Que nós possamos continuar caminhando sobre a luz da Palavra de Deus ao celebrarmos hoje, cinco anos da instalação canônica de nossa paróquia. Que Deus abençoe a todos”, enfatizou o pároco.

Em vídeo enviado a paróquia, o bispo diocesano de Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz, agradeceu os trabalhos prestados pelo pároco, padre Tiãozinho, e abençoou os fiéis da comunidade, pedindo continuação da obra de Deus na paróquia. Confira mensagem completa:

“Deus seja louvado pela sua obra evangelizadora, na semeadura que todos vocês têm realizado, da Palavra de Deus, a Palavra de Salvação, de Esperança e de Paz, nesse território do município de Varginha. Que Deus possa continuar e perpetuar a sua obra, fazendo de cada um de vocês, discípulos e missionários de Cristo Jesus. Que vocês possam ser autênticos cristãos, sal da terra e luz do mundo, levando a mensagem de salvação, a mensagem do Evangelho a todas as pessoas. Que esta ocasião seja o motivo propício para vocês renovarem a fé e o ardor missionário, firmes na fé. Peço então a benção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, para todos aqueles que compõem esse paroquiato de Cristo Luz dos Povos. Deus seja louvado por esse momento histórico que vocês estão vivendo”, enfatizou o bispo.

A paróquia também está soltando vídeos com mensagens de alguns padres e bispos, com singelas palavras aos paroquianos. Os vídeos podem ser conferidos no Youtube da Paróquia - https://www.youtube.com/channel/UCZlWnV0HAhpDyeauwUvT2iA

Compartilhar no Facebook

Ultimate negocia luta entre Amanda Ribas e Carla Esparza para o UFC 256, em dezembro : 10/09/2020 14:59

A Varginhense Amanda Ribas continua ganhando olhares mundiais e a enorme torcida brasileira. A nova sensação do UFC está próxima de ter seu próximo compromisso confirmado no Ultimate.

Invicta na organização, a mineira tem luta encaminhada contra Carla Esparza para o UFC 256, que acontece em 12 de dezembro, sem local definido. A informação foi divulgada pelo ‘MMA Fighting’.

Após vitória sobre Paige VanZant no UFC 251, a peso-palha Amanda Ribas afirmou que gostaria de enfrentar a vencedora da luta entre Carla Esparza e Marina Rodriguez em sua próxima apresentação. E foi atendida. Esparza venceu a brasileira duas semanas depois, no "UFC: Whittaker x Till".

Com atuações seguras e vitórias incontestáveis desde sua estreia no UFC, Ribas vai para sua quinta apresentação no Ultimate e terá a oportunidade de se aproximar do top 5 do grupo liderado por Weili Zhang. Com 27 anos, a varginhense acumula cartel com 10 vitórias em 11 lutas e atualmente é a 12ª colocada no ranking do peso-palha.

Após finalizações sobre Emily Whitmire e Paige VanZant e triunfos por pontos sobre Mackenzie Dern e Randa Markos, Amanda Ribas mostra que veio para ficar no peso-palha do evento. A mineira chamou atenção dos fãs e dos membros do UFC pela sua agressividade e seu carisma, e ganhou espaço na categoria.

A adversária de Amanda, Esparza, é a primeira campeã das palhas do UFC e tenta recuperar a condição de desafiante ao título. O retrospecto recente da norte-americana, com quatro vitórias consecutivas, prova que a atleta está focada em manter a boa fase.

Mais experiente, Carla, de 32 anos, disputou 23 combates como profissional no MMA. A lutadora acumula 17 vitórias e seis derrotas. Ex-campeã do Invicta FC, Esparza conquistou o cinturão do UFC em 2014, quando superou Rose Namajunas. A norte-americana perdeu a condição de líder do grupo logo em sua primeira defesa, quando foi batida pela polonesa Joanna Jedrzejczyk, em 2015.

Confira o Card confirmado até o momento para dezembro:

UFC 256
- Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Gilbert Durinho
- Peso-pena: Amanda Nunes x Megan Anderson
- Peso-palha: Carla Esparza x Amanda Ribas

Compartilhar no Facebook

Seminário online discute Educação, Cultura e Patrimônio dia 16 em Varginha : 10/09/2020 14:55

O tema “Educação, Cultura e Patrimônio” será discutido no II Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha que acontecerá na próxima quarta-feira (16/09), entre 13h e 17h. O evento será online, com transmissão pelo Facebook, YouTube e site Varginha Cultural.

A iniciativa é voltada para conselheiros de patrimônio e cultura, gestores municipais, educadores, acadêmicos de engenharia, arquitetura e áreas afins e profissionais destas áreas de conhecimento não apenas de Varginha, mas de todo o país, já que o seminário terá transmissão pela internet.

Para receber o certificado de participação, os interessados devem fazer a inscrição até o dia 14 de setembro por meio de formulário disponível em www.varginhacultural.com.br.

Dentre os objetivos do seminário estão o propósito de despertar na sociedade o interesse em preservar e valorizar o patrimônio cultural, a história e a memória, colocando-a como a verdadeira guardiã deste patrimônio; mostrar a importância do patrimônio histórico como instrumento de preservação da memória; e discutir concepções e experiências de educação patrimonial.

A mediação será feita pela arquiteta urbanista, Andreia Heloise de Souza. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2718 ou pelo e-mail patrimoniocultural@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

Compartilhar no Facebook

Coordenadora de Educação Física EaD do Unis faz live sobre importância da atividade física em tempos de pandemia : 09/09/2020 18:57

Nesta quarta-feira (09), a Coordenadora do curso de Educação Física a distância do Grupo Unis, Profa. Bianca Rocha, irá realizar, a partir das 20h, uma live falando sobre a importância da atividade física em tempos de pandemia, além de apresentar o curso e a modalidade EaD.

“Irei falar sobre do curso de Educação Física, sobre o nosso curso EaD e as possibilidades de estudo a distância, como acontece a prática, a área de atuação desse profissional, e a importância da prática de atividade física, principalmente durante o período de pandemia”, explicou Bianca.

A live vai acontecer simultaneamente no instagram do @unisboaesperança e da professora @biancarocha03.

Compartilhar no Facebook

New Democracy é a atração da live desta semana no 5ª da Boa Música : 08/09/2020 14:29

A banda New Democracy fará uma apresentação na live do projeto 5ª da Boa Música desta semana com muito Heavy Metal, em canções autorais e em covers. Formada por Alexandre Madeira (bateria), Mozart Santos (guitarra), Rafael Lourenço (guitarra / vocal) e Wellington Rodrigues (baixo / backing vocal), a banda New Democracy foi formada no ano de 2012 com a intenção de fazer músicas autorais.

O show será nesta quinta-feira (10), a partir das 20h, com transmissão pelo Facebook e pelo YouTube Varginha Cultural.

De acordo com os integrantes, o nome é meio sugestivo ao quesito político, mas “New Democracy” significa bem mais que isso. É um novo modo de pensar, de viver e se comunicar. Há músicas que abordam política sim, mas no geral, a banda traz em suas letras tudo o que ocorre na vida, situações aleatórias, momentos marcantes, desapontadores, felizes, tristes e até questões espirituais.

A banda tenta juntar elementos agressivos e melodiosos ao mesmo tempo. Um som com dobras de guitarras e melodias dissonantes, baixo casado e pesado e uma batera que oscila entre o rápido e o groove.

A New Democracy tem influências de bandas como Pantera, Black Label Society, Carcass, Death, Gojira, Lamb Of God, Children Of Bodom, Behemoth, Dimmu Borgir, assim como bandas de Metal Melódico, como Helloween, Kamelot, Angra, entre outras.

A banda tem em sua discografia, 2 EP. sendo o “A New Conception For You To Meet” (2014) e o “Disgrace To The Family” (2016). Todos gravados de forma independente. No ano de 2018, o grupo lançou o seu primeiro CD Full, intitulado “Death Possession”.

O lançamento mais recente da banda é o single “Creation Of My Sin”, música que estará no próximo disco, “The Plague”, um disco conceitual Egípcio que já está em processo de gravação.

Compartilhar no Facebook

Varginha está recebendo 8º mutirão 'Direito a Ter Pai : 08/09/2020 14:25

Durante todo o mês de setembro, Varginha estará recebendo inscrições para o 8º mutirão “Direito a Ter Pai”, de iniciativa da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). As inscrições acontecem de forma online, devido à pandemia da Covid-19, até dia 30 de setembro.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 5,5 milhões de crianças brasileiras não possuem o nome de seu genitor no registro, sendo esse um direito garantido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. O Mutirão “Direito a Ter Pai” já superou a marca de 50 mil atendimentos em Minas Gerais desde sua primeira edição, em 2011.

Inscrições

Os interessados em participar devem enviar a documentação por e-mail ou whatsapp disponíveis pelos canais DPMG de sua unidade. As inscrições em Varginha serão feitas através do telefone: (35) 3222-8581 e pelo e-mail: mutiraovarginha@defensoria.mg.def.br;

O pai que desejar reconhecer espontaneamente o filho poderá fazer a inscrição e deverá informar o nome de quem deseja reconhecer, o número e o endereço para contato.

Documentação necessária

– Certidão de nascimento daquele que pretende ser reconhecido, sem o nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento;
– Documento pessoal com foto;
– Comprovante de endereço;
– Documento pessoal do representante legal, no caso de requerente menor;
– Nome, número de telefone e endereço do suposto pai;

Exame de DNA

Nos casos em que será necessário o exame de DNA, a coleta será realizada nos laboratórios em que a DPMG tem convênio. A marcação será feita pela própria Defensoria, com os devidos cuidados, em horários espaçados e pré-determinados, para respeitar a distância social imposta pela pandemia do novo coronavírus.

Ao se inscrever para fazer o exame, a pessoa que pretende ser reconhecida ou seu representante legal (no caso de menores de idade) deverá informar o nome, número de telefone e endereço do suposto pai.

A Defensoria Pública entrará em contato para convidar o suposto pai para participar do Mutirão e informando o dia, horário e endereço do laboratório onde será feito o exame de DNA.

O suposto pai que deseja reconhecer espontaneamente o filho também pode fazer a inscrição para participar do mutirão. Nesse caso, ele deverá informar o nome da pessoa que deseja reconhecer, número de telefone e endereço.

Reconhecimento espontâneo

Para aqueles que quiserem fazer o reconhecimento espontâneo, as partes (pai ou mãe e filhos) também devem enviar a documentação por e-mail ou Whatsapp. A Defensoria Pública marcará uma sessão virtual entre eles e um defensor.

Após a sessão, as partes receberão o Termo de Reconhecimento, que será encaminhado pela DPMG também pelos canais digitais. Os próprios assistidos poderão imprimir o documento, que deverá ser entregue assinado na unidade da Defensoria em que se inscreveram.

As pessoas que tiverem dificuldade para imprimir o Termo poderão se dirigir à Defensoria, em data e horário previamente agendados, onde receberão apoio.

Compartilhar no Facebook

115 anos de morte: novena de Padre Victor se inicia dia 14 em Varginha e Três Pontas; inscrições para participação começam dia 10 : 04/09/2020 17:19

No próximo dia 23 de setembro, fiéis da igreja católica celebraram 115 anos de morte do Beato Padre Victor. A tradicional festividade atrai muitos devotos que buscam graças e bênçãos nas diversas celebrações, principalmente na Matriz de Nossa Senhora D’ajuda, na Praça Cônego Victor em Três Pontas e também na capela dedicada ao Beato no bairro Padre Vitor, em Varginha.

A novena, que tradicionalmente é celebrada na capela, terá início no dia 14 de setembro e encerramento no dia 23, com a realização de uma santa missa em homenagem a Padre Victor. Todas as celebrações serão às 19h. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a novena sofreu alterações, uma delas é a restrição na quantidade de participantes. Quem deseja participar da novena deverá fazer agendamento prévio.

Inscrições para quem deseja participar

Nos dias 10 e 11 de setembro, a partir das 19h, haverá uma equipe realizando os agendamentos na própria capela, que fica na Avenida Farmacêutico Jair Santana, 500, Padre Vitor. Atenção: serão apenas 42 vagas por dia, capacidade permitida para que haja o distanciamento entre os participantes. Também não será permitido garantir vaga para todos os dias, o que segundo a organização, permite que um número maior de pessoas participem das celebrações na capela.

Para quem não puder participar presencialmente, uma opção é acompanhar a novena pela página ‘Paróquia de Sant' Ana - Diocese da Campanha/MG’ no Facebook, onde será transmitida ao vivo durante todos os dias de celebração.

O Beato

Francisco de Paula Victor nasceu no município de Campanha (MG) em 1827 e com 22 entrou para o seminário na cidade de Mariana (MG). Em 1851 foi ordenado padre e no ano seguinte foi transferido para Três Pontas, onde iniciou sua missão religiosa e se fez conhecido por pregar a fé, a esperança, obediência e, principalmente, a humildade.

Padre Victor faleceu em 23 de setembro de 1905, aos 78 anos. O processo de beatificação tramitou até 2015, quando em uma votação no Vaticano, foi reconhecido por unanimidade o primeiro milagre: a cura inexplicável de um morador de rua. A cerimônia oficial de beatificação aconteceu em 14 novembro de 2015, em Três Pontas.

Compartilhar no Facebook

Festival Pint of Science terá edição em Varginha : 04/09/2020 17:17

Tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal fora do ambiente acadêmico em locais como bares e restaurantes. Este é o objetivo do festival Pint of Science, que terá uma edição realizada em Varginha nos dias 08, 09 e 10 de setembro, com a participação de oito palestrantes, em três painéis online.

A transmissão ao vivo será feita pelo link bit.ly/pintvarginha, diretamente do Água Doce Cachaçaria. Os temas escolhidos para o Pint of Science este ano são a Ciência na Cerveja, que será discutido na terça-feira (08/09, às 19h) e o Agro é Tech, na quinta-feira (10/09, às 19h). Na quarta-feira (09/09, às 18h), o evento contará com uma novidade: uma versão infantil, chamada de Pint of Milk, com participação de quatro cientistas, especialistas em comunicação científica e todos foram semifinalistas do concurso Famelab em 2018, realizado pelo British Council e o CNPq.

Varginha é uma das 15 cidades em Minas Gerais em que o evento será realizado. A edição local está sendo organizada pelo Prof. Hélio Lemes, da Unifal-MG, com apoio do hub de inovação AgVenture, do Posto Líder e da Sollare Instituição Educacional.

O Prof. Hélio Lemes explica que o festival Pint of Science nasceu na Inglaterra, em 2012, idealizado por pós-doutorandos do Imperial College, que acreditavam ser necessário proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico, em locais descontraídos como bares e restaurantes.

A ideia era tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal. Em 2015 o festival chegou ao Brasil. Em 2018 contou com 56 cidades no país, no ano seguinte foram 1.300 cientistas de todo o país conversando sobre ciência com 34 mil pessoas. Em 2020, devido à pandemia, o Pint of Science será online, o que provavelmente aumentará seu alcance e sua audiência. Em 2020, devido à pandemia, o evento será online, o que provavelmente aumentará alcance e audiência.

“O clima dos bate-papos é bem informal, diferente dos congressos e seminários acadêmicos, exatamente porque o objetivo é atrair a atenção das pessoas que não fazem parte do meio acadêmico, mas são curiosos pelas Ciências”, analisa o Prof. Hélio Lemes.

Compartilhar no Facebook

Empresas oferecem condições especiais na Semana Brasil : 04/09/2020 17:13

Teve início nesta quinta-feira (3) e segue até o dia 13 de setembro, a Semana Brasil, realizada por meio da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) e do Instituto para o Desenvolvimento de Mercado. A ação conta com a parceria de varejistas de todo o país.

Em sua segunda edição, a Semana Brasil é uma versão brasileira da Black Friday e tem o objetivo de unir o poder público e a iniciativa privada para promover a retomada da atividade econômica, movimentar o comércio e estimular o turismo interno.

O movimento tenta dar novo fôlego à economia do país, que está oficialmente em recessão. O Produto Interno Bruto (PIB) sofreu uma queda de 9,7% no segundo trimestre (abril a junho) deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), período do auge da pandemia. Com isso, o índice caiu no mesmo patamar da crise financeira de 2009.

O conselheiro do IDV, Marcos Gouvêa de Souza, pregou otimismo em torno da iniciativa. “Estamos mobilizando todo o varejo para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais. Esta é uma ação totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”.

De acordo com o último levantamento do IDV, a Semana do Brasil contava com o apoio de 83 associações comerciais de várias partes do país neste ano. Para saber as lojas participantes, acesse site da campanha: semanadobrasil.com.

Entre os produtos mais desejados e comprados em 2019 da Black Friday brasileira estavam cosméticos, em primeiro lugar, com aumento de 19% nas vendas, seguido por móveis e eletrônicos (16%) e itens de supermercados (13%).

Ao contrário da Black Friday, a Semana do Brasil 2020 não tem um site que concentra as principais ofertas. Tampouco existe um selo que garanta que determinado desconto é real. Por ora, os organizadores oferecem apenas o cadastro de e-mail e um grupo de WhatsApp para receber promoções.

Caixa

A Caixa Econômica Federal é uma das participantes da Semana Brasil e oferece descontos e vantagens para clientes pessoa física e jurídica em produtos selecionados.

No período da campanha, o banco oferece taxas e condições ainda melhores no Crédito Direto CAIXA (CDC) e Consignado. Para os clientes que contratarem o CDC linha de crédito pessoal sem garantias e sem destinação de uso, as taxas variam de 1,99% a 2,79% ao mês, a depender da análise de crédito e do relacionamento do cliente. Em relação ao crédito Consignado, a CAIXA, que já tem as melhores taxas do mercado em relação ao produto, vai oferecer condições ainda melhores em todos os convênios.

A CAIXA também oferece desconto de 20% na taxa de administração para contratação do Consórcio Imobiliário e de Automóvel e de 10% no prêmio líquido dos seguros Residencial e Multirrisco Empresarial. Os clientes que contratarem durante o período o Seguro de Vida na modalidade de pagamento mensal, poderão utilizar 40% do valor da parcela contratada (mínimo de R$10,00 e máximo de R$50,00) para compra de produtos. Para ter acesso ao benefício, o cliente deverá acessar o site, se cadastrar e resgatar a recompensa.

Os descontos incluem ainda Fundos de Investimentos, que estão com o valor de aplicação reduzido durante o período da campanha. Informações e condições podem ser consultadas no site www.caixa.gov.br/semanabrasil.

Compartilhar no Facebook

Paroquia do Divino Espírito Santo promove Missa da Juventude no próximo domingo; inscrições estão abertas : 03/09/2020 14:48

Estão abertas as inscrições para participar da Missa da Juventude, na Paróquia do Divino Espírito Santo, no próximo domingo (6), às 20h.

Com o tema “Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”, a paróquia pretende reunir os jovens na celebração para animar a geração em meio à pandemia do Coronavírus.

A inscrição para a missa presencial pode ser realizada no site santamissanodivino.com.br.

Compartilhar no Facebook

Partidos iniciam convenções em Varginha para escolha dos nomes para disputa à Prefeitura e Câmara; veja datas já definidas : 03/09/2020 14:44

As movimentações para a corrida eleitoral seguem agitadas em Varginha. Partidos começaram a agendar as convenções partidárias para definição de lançamento de candidaturas à Prefeitura e Câmara.

O primeiro partido a realizar a convenção na cidade foi o PSDB, na última segunda-feira (31), quando oficializou Anderson Martins e Professor Guilherme como candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições de 2020. O PSDB informou ainda que lançará chapa completa de vereadores com 23 candidatos.

Os outros partidos estão se organizando para suas convenções, alguns já definiram data e local. Confira os pré-candidatos anunciados até o momento e os dias possíveis das convenções:

Zacarias Piva (PSL) / ainda sem vice definido – Dia 7 de setembro, das 9h às 12h na Serrinha, na Rua Oiapoque n° 145, no bairro Santana. A coligação até o momento é entre o Patriotas, Partido Liberal (PL), Republicanos, Partido Social Liberal (PSL), Democratas e Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Vérdi Melo (Avante) e Leonardo Ciacci (PP) – Dia 7 setembro, no Hotel Fênix, será transmitido de forma online. O PSD comunicou que apoiará a chapa entre o atual prefeito e o atual vereador.

Maria da Penha Ferreira (PSOL) / ainda sem vice definido – Dia 12 de setembro, às 16h, inicialmente acontecerá online por conta da pandemia.

Rogério Bueno (PSB) / ainda sem vice definido – O partido ainda está fechando a data, mas adiantou que está pré-agendada para o dia 15 de setembro, um dia antes do encerramento do calendário.

Jonas Loureiro (PC-do-B) / ainda sem vice definido – Data da convenção ainda não definida.

Prazos

As convenções partidárias destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, têm prazo final em 16 de setembro.

Segundo o calendário eleitoral, que foi alterado por conta da pandemia da Covid-19, esses eventos poderão ser feitos pela internet. O prazo final de registro de candidatos ocorre em 26 de setembro. Até a data, os partidos podem fazer ajustes nas chapas.

Para concorrer a cargos de prefeito ou vice-prefeito, o candidato precisa ter 21 anos e, para disputar uma vaga de vereador, deve ter 18 anos.

O primeiro e segundo turno das eleições municipais de 2020 serão realizadas, respectivamente, nos dias 15 e 29 de novembro.

Desde 11 de agosto, está proibida a veiculação de programas de televisão que sejam apresentados ou comentados por pré-candidatos a vereadores ou prefeitos.

Compartilhar no Facebook

Inscrições para Concurso Estadual de Cafés de Qualidade Minas encerram dia 8 : 02/09/2020 15:07

Cafeicultores interessados têm até o dia 8 de setembro para se inscrever no 17º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Portanto, que deseja participar da disputa deve preencher uma ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes, nos escritórios locais da Emater-MG. O processo é gratuito.

Produtores dos municípios mineiros podem competir com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem deve ser georreferenciada. Os participantes concorrerão em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. A expectativa da organização do concurso é que sejam inscritas mais de mil amostras.

“Este concurso é diferenciado, pois a inscrição das amostras é precedida de um trabalho de assistência técnica e extensão rural muito forte. Por isso, mesmo com a pandemia, deveremos manter um alto padrão na qualidade dos cafés”, afirma o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Os grãos passarão por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora. O produtor que obtiver a maior pontuação final, independentemente de categoria, será considerado campeão estadual.

O coordenador lembra que, “em todas as etapas, desde a entrega de amostras até as provas, temos seguido as orientações dos órgãos de saúde no sentido de prevenção a Covid-19”.

O 17º Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Compartilhar no Facebook

Primeira versão do Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha será apresentada nesta quinta-feira (03) : 02/09/2020 15:06

O Grupo Unis em iniciativa conjunta com o Conselho Empresarial do Sul de Minas e o Cesul Lab, iniciaram um Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha, que tem o objetivo de criar colaborativamente propostas para o desenvolvimento da cidade.

Na primeira semana de atividades, as empresas integrantes do CESUL se inscreveram nas áreas temáticas de Educação; Ambiente de Negócios; Desenvolvimento Tecnológico; Infraestrutura; Meio Ambiente; Saúde e Saneamento; Assistência Social; Cultura, Esporte e Lazer; e Segurança. Depois, se reuniram com especialistas para aprofundamento nos assuntos e debates de diagnóstico.

Os participantes do projeto, empresários, estudantes, professores e a comunidade, inscreveram suas propostas até o dia 30 de agosto, e receberão o acesso aos murais com as propostas realizadas após a semana de debates sobre o diagnóstico de cada área temática, e poderão comentar e colaborar no seu aperfeiçoamento.

Nesta quinta-feira (3), às 17h, o ex-prefeito do município de Congonhas (MG) e fundador do primeiro consórcio intermunicipal do Brasil, Anderson Cabido, irá falar aos participantes sobre as questões do desenvolvimento local, através de uma palestra online. Neste dia também será apresentada a primeira versão do Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha, construído de forma colaborativa conforme etapas anteriores.

Com o Plano pronto, os candidatos à Prefeitura de Varginha nas eleições municipais de 2020 serão chamados para a apresentação do plano. O material também estará disponível em uma plataforma online de livre acesso a toda a população.

Compartilhar no Facebook

Grupo Unis promove live sobre o mercado de trabalho pós-pandemia e reúne os maiores empregadores de Cataguases : 31/08/2020 14:25

Pensando nos efeitos da pandemia no mercado de trabalho, e levando em conta a necessidade da ocupação profissional neste momento delicado, o Grupo Unis está reunindo os maiores empregadores da região para trazer dicas de empregabilidade no mundo pós-pandemia.

A explosão repentina de uma pandemia global provocou diversas mudanças no mercado de trabalho. As novas medidas e adaptações necessárias tomadas em várias áreas de atuação profissional, trouxeram muitas dúvidas e preocupações acerca da empregabilidade no contexto pós-pandemia.

O alto risco de contaminação do Covid-19 afetou a produção industrial, o comércio e a prestação de serviços. Em meio a um cenário incerto as apostas para o futuro são cautelosas, mas o mercado de trabalho também encara grandes expectativas para empregar novos profissionais nessa nova realidade.

Realizado de forma totalmente online em parceria com empresas das cidades de Varginha, Pouso Alegre, Três Pontas, Cataguases e São Lourenço, o “Webinar Mercado de Trabalho Pós-Pandemia” está trazendo o olhar prático e contextualizado do mercado de trabalho local, com dicas de crescimento profissional para todos aqueles que buscam a inserção no mercado neste momento tão sensível.

Todos os participantes das lives recebem, além de dicas e informações diretamente dos maiores empregadores locais, o “Guia completo de crescimento profissional pós-pandemia”, um material produzido em conjunto com os profissionais de Recursos Humanos das maiores empresas da região.

O terceiro Webinar Mercado de Trabalho Pós-Pandemia acontece no dia 09 de setembro, a partir das 19:30h, com as participações de Letícia Ribeiro de Souza Silva (Analista de Gestão de Pessoas na empresa Miba Industrial Bearings Brasil Ltda.) e Célia Garcia (Sócia da empresa Orienta Desenvolvimento Humano), e será mediado pelo professor da FIC e Diretor Administrativo da Guarani Plast, Éder Amancio Ferreira.

Para acessar mais informações sobre o evento e fazer sua inscrição, acesse: https://portal.unis.edu.br/mercado-de-trabalho-pos-pandemia-o-que-pode-acontecer

Compartilhar no Facebook

Minasul promove 'Compra Minas' online a partir desta terça-feira (01/09) : 31/08/2020 14:22

Os associados Minasul já podem se preparar para o evento mais aguardado do ano. O Compra Minas Insumos será realizado entre os dias 1º e 3 de setembro, e vai oferecer produtos para todas as atividades agrícolas, com foco em adubos e fertilizantes. Este ano, por causa da pandemia da Covid-19, o formato do evento será diferenciado, com atendimentos online, nas lojas e unidades da Minasul e também por meio de consultores de vendas.

O Compra Minas Insumos tem por objetivo atender as demandas dos cooperados para o período do ano agrícola que exige cuidados com as lavouras. Com a proximidade do final da colheita de café, os cafeicultores precisam se preparar para a safra seguinte, e a adubação está entre os cuidados necessários para garantir grãos saudáveis e de qualidade. “Todas as linhas de defensivos, fertilizantes, implementos e tratores Mahindra estarão disponíveis para que o produtor possa promover os melhores tratos culturais às suas lavouras, seja ela de café, cereais ou pastagens”, explica Maurício Sério, gestor comercial da Minasul.

“A expectativa da Minasul é poder atender os cooperados de maneira remota. Mas, mesmo dessa forma, estamos atentos ao mercado e às necessidades dos produtores rurais, trabalhando junto às empresas para que nos possibilite as melhores condições comerciais. Assim, conseguiremos contribuir para que o cooperado possa produzir mais e com menor custo, promovendo sua capitalização. O importante é o sucesso do produtor rural, e ajudar a promover esse sucesso é obrigação da Minasul”, diz.

Ao comprar antecipado, o cooperado terá a garantia de que os insumos estarão disponíveis no momento certo, ou seja, exatamente quando ele precisar. Por reunir parcerias com os melhores fornecedores do setor, o Compra Minas Insumos vai oferecer ótimos preços e condições de pagamentos. O cooperado poderá, por exemplo, escolher entre prazos estendidos, financiamentos e sistema barter, que permite o uso do café como moeda de troca na aquisição de produtos.

Como a pandemia da Covid-19 ainda persiste, a Minasul continua a adotar todas as medidas necessárias junto a seus colaboradores e cooperados. Durante o Compra Minas Insumos não será diferente: os participantes poderão ir aos locais da Feira com segurança, pois a Minasul irá adotar todas as ações para assegurar a saúde da comunidade.

Compartilhar no Facebook

Coccamig promove 2ª edição da Feira Digital da entidade até sexta-feira (04/09) : 31/08/2020 14:20

A Cooperativa Central de Cafeicultores e Pecuaristas de Minas Gerais (Coccamig) realizará entre os dias 31 de agosto a 04 de setembro a 2ª edição da Feira Digital Coccamig. O formato 100% em plataforma digital surge como opção comercial para empresas e cooperativas do setor agro, em meio ao cenário de pandemia, o que fez com que feiras e exposições fossem suspensas ou canceladas em 2020.

Na primeira edição do evento, realizada em junho, foram movimentados mais de R$ 100 milhões em vendas de adubos e defensivos agrícolas. O presidente da Coccamig, Marco Valério Araújo Brito, explica que o formato online deu tão certo que a expectativa para a 2ª Feira Digital é ainda mais promissora.

“Diante do cenário de pandemia foi preciso reformular a nossa feira de negócios e obtivemos grande sucesso com a primeira edição em formato digital. Tivemos o apoio dos nossos parceiros e a compreensão dos cooperados das 15 cooperativas que são filiadas à central. Agora, sabemos que todos estão mais adaptados ao novo formato e acreditamos que essa segunda edição alcance valores ainda mais expressivos de vendas e
negociações.”, confirma.

Como deu certo, a proposta do projeto segue a mesma linha. Quando o produtor rural se interessar pelo serviço ou produto ofertado, ele receberá atendimento instantâneo dos vendedores e expositores inscritos na feira. Esse atendimento poderá ser feito pela plataforma através de ferramentas como WhatsApp. “A outra alternativa para os produtores é a negociação de forma presencial em cada uma das 15 cooperativas filiadas à central.”, conclui.

Como já foi mencionado, ao todo, 15 cooperativas de três importantes regiões agrícolas do Estado (Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Matas de Minas) são filiadas à Coccamig. Juntas, por ano, representam a captação de cerca de 160 milhões de litros de leite, a produção de 150 mil toneladas de ração e a comercialização de mais de 5 milhões de sacas de café, o que estimula o giro de R$ 1,45 bilhão em insumos, e um faturamento médio anual de R$ 5 bilhões.

Números que mostram que a união no setor agro torna o segmento cada vez mais potente e possibilita investimentos em inovação, aumento da produtividade e potencialização dos negócios. Resultado de uma intercooperação bem feita que mostra que, unidas à central, as cooperativas filiadas conseguem repassar preços mais justos de insumos, defensivos agrícolas e suprimentos tecnológicos, aos seus cooperados.

Compartilhar no Facebook

Paróquia do Mártir promove "Live Vocacional" neste sábado : 28/08/2020 14:58

Neste sábado (29), a partir das 20h, a Paróquia do Mártir São Sebastião, em Varginha, promoverá uma live vocacional, encerrando o mês de agosto, mês das vocações. A live será transmitida pelas redes sociais da paróquia, Facebook (paroquiadomartirvga) e YouTube (Paróquia do Mártir de Varginha).

Serão momentos de oração, música, depoimentos vocacionais, interação com as famílias e várias atividades ao vivo e com vídeos gravados sendo exibidos.

A live contará com a participação especial de vários vocacionados, como: Pe. Rogério Augusto (Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Três Corações); Diácono Nelsinho Corrêa (Canção Nova); Pe. João Batista e Padre Roberto Nogueira (Paróquia do Mártir); Pe. Edinho (Reitor do Santuário de Nhá Chica, em Baependi); Irmã Luzia Romagna (Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providencia); Sofy Cadjab Mendes (Postulante); Jandira Silva (paroquiana do Mártir); Reinilda e Silvio (Rosário); Coral Encantarte (Mártir); Luiz Lopes e Pedro Júnior e banda Paixão Caipira.

Compartilhar no Facebook

Plano CESUL de Desenvolvimento reúne empresários em semana de debates sobre eixos de desenvolvimento econômico : 26/08/2020 14:56

O Grupo Unis em iniciativa conjunta com o Conselho Empresarial do Sul de Minas e o Cesul Lab, iniciaram um Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha, que tem o objetivo de criar colaborativamente propostas para o desenvolvimento da cidade.

O projeto é coordenado pelo Chefe de Gabinete do Grupo Unis e Head de Operações do Cesul Lab, Felipe Flausino, e pelo aluno do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, e professor da Instituição, Guilherme Vivaldi.

O primeiro passo do projeto foi realizar o levantamento de indicadores econômicos, sociais e de gestão pública da cidade de Varginha e compará-los com as principais economias do Sul de Minas. Esses dados geraram 9 cadernos temáticos: Educação; Ambiente de Negócios; Desenvolvimento Tecnológico; Infraestrutura; Meio Ambiente; Saúde e Saneamento; Assistência Social; Cultura, Esporte e Lazer; e Segurança.

Na primeira semana de atividades, as empresas integrantes do CESUL se inscreveram nas áreas temáticas e se reuniram com especialistas para aprofundamento nos assuntos e debates de diagnóstico, contando com mais de 220 participações nos quatro dias de debate.

Cada área temática contou com um palestrante especialista, dentre eles professores do Grupo Unis e do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional: Profa. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon (Educação), Prof. Pedro dos Santos Portugal Júnior (Ambiente de Negócios), Prof. Fabrício Pelloso Piurcosky (Desenvolvimento Tecnológico), Profa. Ivana Prado de Vasconcelos (Infraestrutura), Robertson Rodrigues Pereira Junior (Saúde e Saneamento), Wellington Clair de Castro (Segurança), Maria Luiza Rizzotti (Assistência Social), Antônio Carlos Reis Gonçalves (Cultura, Esporte e Lazer), Prof. Valentim Calenzani (Meio Ambiente), Fernando Barbosa e Benício de Abreu (Diagnóstico Completo).

Os alunos e demais professores do mestrado também se reuniram para conhecer os diagnósticos e realizar propostas para o plano de desenvolvimento econômico da cidade. O próximo passo são os participantes inscreverem suas propostas até o dia 30 de agosto. A ideia é levar a demanda e expertise dos empresários locais para o crescimento e desenvolvimento econômico de Varginha. Empresas que têm sede ou atuação na cidade podem se inscrever no Plano, e escolher a área que desejam contribuir com seus conhecimentos.

Com o Plano pronto, os candidatos à Prefeitura de Varginha nas eleições municipais de 2020 serão chamados para a apresentação do plano. O material também estará disponível em uma plataforma online de livre acesso a toda a população.

Para inscrever sua empresa no Plano CESUL de Desenvolvimento Local, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiGPZcorfeKzpFP6irIDdjOB7Hz07FLNbI-4NynCCJ3wQiMA/viewform

Compartilhar no Facebook

Clube de games do Unis reúne jogadores e desenvolvedores em encontros virtuais : 26/08/2020 14:52

No segundo semestre de 2020 o Coordenador dos cursos de Tecnologia a distância do Grupo Unis Prof. Alberane Lúcio Thiago da Cunha, idealizou a criação de um clube de games da Instituição.

O Unis Game Clube realiza encontros online quinzenalmente, com um debate sobre um determinado jogo escolhido pelos participantes.

“A cada encontro virtual discutimos o game com viés de desenvolvedores de jogos mas também de jogadores. Analisamos roteiro, jogabilidade, tecnologias aplicadas, problemas de balanceamento, questões de mercado e a experiência de jogar o game. Nessas sessões também escolhemos qual será o próximo jogo a ser debatido em um próximo encontro. Focamos sempre em jogos para PC, gratuitos ou de preço até R$10,00”, explicou o Prof. Alberane.

Os encontros online estão abertos aos alunos do Grupo Unis e também à comunidade, sendo realizados através do Google Classroom.

“Durante o curso de Desenvolvimento de Games EaD passamos a ter uma visão muito mais profunda do processo de elaboração e construção de um jogo e levar essa oportunidade aos alunos de conversarem com outras pessoas sobre o olhar de um desenvolvedor é um momento que pode trazer muito aprendizado e oportunidades riquíssimas do entendimento de como um jogo interage com as pessoas, quais os pontos fortes e fracos adotados naquele título entre outras análises”, concluiu o Prof. Alberane.

Compartilhar no Facebook

João Di Castro & banda se apresentam na live do 5ª da Boa Música desta semana : 24/08/2020 15:50

Nesta quinta-feira (27), às 20h, o projeto 5ª da Boa Música promove a apresentação de João Di Castro & banda. No repertório, muito Rock Nacional com sucessos das bandas Nenhum de Nós, Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Capital Inicial, Raul Seixas e muito mais!.

Na banda, o vocalista João Di Castro, que será acompanhado por Claudinei Dasdores (baixo) e Tom (bateria). É terceira vez que o grupo se apresenta no 5ª da Boa Música, que chega à edição nº 396.

O show será transmitido pelo Facebook e YouTube Varginha Cultural

Compartilhar no Facebook

Apac de Varginha promove live solidária : 21/08/2020 14:59

Nesta sexta (21/08), às 20h, um horário viável para quem encerra o expediente, um programa que os apoiadores e apreciadores das Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs) não podem perder: uma live solidária, cujo objetivo é arrecadar fundos para a unidade de Varginha, no Sul de Minas.

A atividade, que convida o Grupo Solfejo e a equipe do Arpejo Centro Musical, é uma promoção do Programa Resenha Cultural, liderado pelo DJ N Pires. A atração será transmitida pelo canal do músico, no YouTube, e vai ser realizada observando todos os cuidados para prevenir a contaminação pelo coronavírus.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é um dos apoiadores do projeto, junto com a Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (FBAC), o Conselho de Segurança Pública de Varginha (Consep), a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais e a Itatiaia, entre outros parceiros.

Humanização expandida

O juiz diretor do foro da comarca, Tarciso Moreira de Souza, destaca que a Apac é a melhor metodologia para a ressocialização humanizada daqueles que cometem crimes. "Ela garante o cumprimento digno da pena, oportunizando ao condenado rever sua conduta e conhecer uma forma diferente de viver. Costumamos dizer que todo homem é maior que o crime que cometeu. A experiência tem mostrado que o método Apac funciona", enfatiza.

De acordo com o magistrado, as instalações do Centro de Reintegração Social estão prontas e acabadas desde o fim de maio de 2019, mas ainda não houve a aprovação e assinatura do convênio com o Governo Estadual. Assim, a ansiedade é grande para que isso ocorra o mais rápido possível.

"Uma vez efetivado, já temos previsão de iniciar uma obra para dobrar a capacidade da área atualmente construída. Mas precisamos que os primeiros reeducandos já estejam instalados para começar a nova etapa", avalia.

Apoio da comunidade

De acordo com o presidente da Apac de Varginha, Wagner Roschel Christe, a iniciativa é mais um passo para viabilizar um sonho.
"A Apac de Varginha foi fundada em 1978, e somente no ano passado conseguimos materializar nossa sede própria, fruto da parceria com o TJMG".

O advogado explica que, com a proximidade do início das atividades operacionais, a ideia foi divulgar a proposta para a comunidade e conquistar apoiadores. Como condição essencial, a metodologia prevê que a população local ajude a unidade e interaja com os recuperandos, oferecendo a eles oportunidades de trabalho, estudo e crescimento.

"Vimos na live solidária, em parceria com grupo Solfejo e a Escola Musical Arpejo, além do programa de rádio Resenha Cultural, a oportunidade de fomentar o método Apac, essa forma diferenciada de ressocializar o preso. Agradecemos, ainda, o apoio do juiz Tarciso Moreira de Souza em todas as fases da construção do projeto", afirma.

Compartilhar no Facebook

Grupo Unis e Cesul Lab se reúnem para a criação do Plano CESUL de Desenvolvimento Local de Varginha : 19/08/2020 16:23

O Conselho Empresarial do Sul de Minas e o hub de inovação Cesul Lab, se reuniram na criação de um plano de desenvolvimento econômico para o município de Varginha.

O Plano CESUL de Desenvolvimento Local busca criar colaborativamente um plano para o desenvolvimento econômico da cidade, através das principais lideranças locais. Para viabilizar um plano concreto e eficiente, foi elaborado um diagnóstico completo da cidade, com dados sobre a situação econômica, social e da gestão pública municipal, além de um comparativo com as principais economias do Sul de Minas.

Também foram investigadas as melhores práticas como o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, das quais surgiram dois eixos para o Plano CESUL: o eixo econômico e o eixo social. Cada eixo tem áreas temáticas nas quais serão desenvolvidas propostas para a cidade, disponibilizadas em uma plataforma digital e posteriormente discutidas com os candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020.

A ideia é levar a demanda e expertise dos empresários locais para o crescimento e desenvolvimento econômico de Varginha. Empresas que têm sede ou atuação na cidade podem se inscrever no Plano, e escolher a área que desejam contribuir com seus conhecimentos.

Serão organizados grupos de debate para as propostas em cada área temática, estes grupos receberão suporte técnico do Cesul Lab e terão acesso aos Cadernos Temáticos com os indicadores levantados e as melhores práticas.

Para inscrever sua empresa no Plano CESUL de Desenvolvimento Local, acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiGPZcorfeKzpFP6irIDdjOB7Hz07FLNbI-4NynCCJ3wQiMA/viewform

Compartilhar no Facebook

Coordenação de pastoral da Diocese da Campanha promove formação on-line para candidatos católicos : 18/08/2020 16:46

Tendo em vista as eleições deste ano e o vigor do ambiente digital, a Diocese da Campanha, através da Coordenação de Pastoral preparou um curso on-line especialmente destinado aos agentes de pastorais, movimentos e associações que estão se candidatando a vereador, prefeito e vice. O objetivo, segundo a diocese, é “oferecer uma oportunidade de formação específica sobre os ensinamentos da Igreja Católica naquilo que se refere à atuação política dos seus fiéis”, informou.

O curso começará nesta terça-feira (18) e será oferecido quinzenalmente pelo YouTube, com a duração de 1h30 (das 20 às 21h30) com 45 min de exposição e 45 min de interação com o(a) assessor(a). No final, serão disponibilizados certificados aos inscritos que participarem ao menos de 70% das aulas, cujas presenças serão registradas pelos comentários.

Calendário temático e assessores convidados:

- 18 de agosto: “A atuação política como consequência ética da vida de fé” (Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha/MG);

- 1º de setembro: “Fundamentos bíblicos do diálogo fé e política” (Frei Guilherme P. Anselmo Jr., biblista de São Paulo);

- 15 de setembro: “A Doutrina Social da Igreja como parâmetro de discernimento para o político cristão” (Prof. Elvis Rezende, mestre em educação estudioso da DSI):

- 29 de setembro: “O que a Igreja espera do prefeito e do vereador católicos? E o que ela lhes oferece?” (Pe. Rogério Ferreira da Silva, pároco de Carmo de Minas/MG);

- 6 de outubro: “A prática da ética do cuidado pelos agentes políticos: uma (r)evolução urgente e necessária” (Ana Gabriela Brito Melo Rocha, promotora de justiça titular da 3ª Promotoria de Três Pontas/MG, mediadora e facilitadora de círculos de construção de paz);

- 20 de outubro: “Os desafios atuais para a atuação do político cristão (racismo, ecologia, redes sociais, capitalismo selvagem, inclusão, etc)” (Pe. Paulo Adolfo Simões, coordenador o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, em Brasília, ligado à CNBB);

- 03 de novembro: “A espiritualidade do político cristão católico” (Pedro Henrique M. Fernandes, coordenador diocesano da Catequese).

As inscrições serão feitas com o preenchimento da ficha no link: https://form.jotform.com/202232959558059

Compartilhar no Facebook

Músico varginhense Giovani Mesquita lança novo CD em live nesta sexta-feira : 14/08/2020 15:08

Com mais de 20 anos de trajetória, o varginhense Giovani Mesquita lança nesta sexta-feira (14), às 20 horas, seu novo CD internacional Vol4. A live de lançamento acontece em seu novo canal no Youtube, “Giovanimesquita”.

“Tocarei músicas de meu repertório de cantores e bandas que mais me influenciam, do meu trabalho autoral e farei o lançamento do novo CD acústico internacional Vol4. Sintam-se à vontade para pedir músicas que gostam de me ouvir cantar, e se puderem, compartilhem e chamem os amigos”, escreveu o artista em seu Instagram.

O artista varginhense mora em São Paulo e afirma que estava isolado com a família desde o início da pandemia. Ele comentou ainda que está com saudades de se apresentar ao público.

“Desde o final de março estava isolado com minha família em um local que não tinha uma internet estável, mas nesse tempo consegui gravar e terminar mais um CD acústico internacional. Estou muitas saudades de voltar a tocar ao vivo, interagindo com vocês que sempre curtem e incentivam minha música”, enfatizou Giovani.

Carreira

Músico, compositor e letrista, Giovani nasceu em Varginha. Em 2006 gravou seu primeiro álbum, intitulado "Tudo Mudar". Em 2008 se mudou pra São Paulo, trabalhando, compondo e gravando jingles para várias campanhas publicitárias.

Nesse período compôs duas canções em parceria com a banda Jota Quest, lançadas no álbum La Plata: "O Grito" e "Único Olhar", lançada como Single também.

Em 2012 teve mais uma vez o prazer de compartilhar mais duas novas canções com a banda, dessa vez no álbum Multishow ao Vivo: Folia & Caos, com as faixas "Beijos no Escuro" e "Mais Perto de Mim". Hoje, possui um trabalho acústico de voz e violão, que mescla covers e composições próprias, com cinco CDs gravados nesse formato.

Compartilhar no Facebook

Polícia Militar prepara ações de enfrentamento à violência doméstica na região de Varginha : 13/08/2020 14:54

Criada para amparar mulheres vítimas de violência e ajudar a identificar e punir os agressores, a Lei Maria da Penha está completando 14 anos. A Polícia Militar irá realizar uma série de ações para informar as mulheres sobre seus direitos e tentar diminuir a violência doméstica.

Para marcar a data, a campanha 'Agosto lilás' pretende alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher em Varginha e região. O objetivo da iniciativa é incentivar denúncias de agressão – que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais – contra mulheres.

No dia 20 de agosto, entre 9h e 17h, a Polícia Militar realizará um atendimento itinerante em Varginha, no bairro Novo Tempo, como forma de contribuir de maneira positiva para sociedade. Segundo a Sargento Bárbara, "será uma maneira de estarmos mais próximos das mulheres que sofrem violência, prestando a elas orientações e também serviços. Não se cale, denuncie", enfatizou.

Haverá ainda eventos em Elói Mendes, dia 21, Monsenhor Paulo, dia 25 e Carmo da Cachoeira, dia 28.

A mulher vítima de violência pode denunciar pelos telefones 180 e 190 (este em caso de urgência), além de poder contar com atendimento virtual pela internet. Quem tem conhecimento de algum caso de violência também pode denunciar pelos mesmos telefones e de forma anônima.
Tipos de violência

A Secretaria de Desenvolvimento Humano tem reforçado as discussões sobre a campanha neste mês e listou quais os tipos de violência mais comuns sofrido pela mulher;

- Física: quando o agressor pratica qualquer ato que prejudique a saúde física ou a integridade do corpo da mulher;

- Psicológica: pode ser emocional ou verbal e consiste em atitudes e ações que causem mal-estar e sofrimento psicológico à mulher;

- Sexual: ações em que a mulher é forçada à prática sexual ou outros atos libidinosos, mediante ameaças, agressões ou qualquer outro meio que comprometa o livre consentimento;

- Patrimonial: são aquelas práticas não legais ou não éticas que causem à mulher prejuízos em seus direitos patrimoniais;

- Moral: se dá quando a mulher é insultada em sua moral, quando sofre qualquer conduta que configure calúnia, injúria ou difamação praticada pelo agressor.

Compartilhar no Facebook

Motoristas de aplicativos realizam manifestação nesta quarta (12) em Varginha : 12/08/2020 14:56

Motoristas de aplicativos se reunirão às 17h desta quarta-feira (12), para uma manifestação pacífica, solicitando revisão do projeto de lei apresentado na Câmara Municipal sobre a categoria. O ato acontecerá na praça da Igreja do Mártir São Sebastião e os manifestantes prometem passar em frente à Casa Legislativa da cidade.

Há cerca de dez dias, deu entrada na Câmara Municipal de Varginha, o Projeto de Lei n°35, que trata da regulamentação do transporte de passageiros por aplicativos. Nesta semana os vereadores iniciaram as reuniões para tomar conhecimento dos detalhes deste projeto e discutir item por item o texto.

Após a realização dessas reuniões os vereadores entrarão em contato com os representantes da categoria para que eles possam opinar sobre melhorias no projeto.

"Eles são parte principal deste assunto e não passa pela nossa cabeça colocar esse texto em votação antes de consultá-los. Queremos as opiniões deles para que a Lei seja a melhor para todos. A regulamentação é necessária e benéfica para todo mundo e os trabalhadores têm o direito de dar suas opiniões" destacou a presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva.

Além de contar com as sugestões feitas pelos representantes da categoria, a Câmara também informou que promoverá uma Audiência Pública para debater com a população, principalmente com os usuários dos meios de transporte, o PL. Diante dos impedimentos impostos pela pandemia do novo Coronavírus, a Audiência, que ainda terá data marcada, será de forma online.

Compartilhar no Facebook

Folia de Reis é tema do I Seminário de Patrimônio Imaterial de Varginha : 07/08/2020 14:29

A Fundação Cultural de Varginha promove o I Seminário do Patrimônio Imaterial no dia 25 de agosto (terça-feira). O evento terá transmissão online pelo Facebook, YouTube e site Varginha Cultural. O tema desta 1ª edição é “Folia de Reis: transmitindo o conhecimento, preservando memórias”. As palestras acontecerão entre 9h e 16h.

As inscrições para a emissão de certificados podem ser feitas até o dia 14 de agosto também pelo site. O evento é voltado aos integrantes das Companhias de Reis, gestores e conselheiros municipais de cultura e patrimônio, folcloristas, estudantes, pesquisadores e comunidade em geral, não apenas de Varginha, mas de qualquer parte do país.

Dentre os objetivos do evento estão a promoção da cultura tradicional das Folias de Reis de Varginha e a diversidade de expressões artísticas associadas a ela, além do compartilhamento dos saberes das folias para as novas gerações, articulando os modos tradicionais com as novas tecnologias.

Na programação estão previstas as palestras “A tradição e a religiosidade das Folias de Reis”, “O mundo ritualístico das Folias de Reis”, “Folia de Reis: tradição da cultura popular” e “A formação das Folias de Reis locais: o papel do núcleo familiar na transmissão dos saberes”. Haverá ainda o lançamento do Dossiê de Registro das Folias de Reis de Varginha e a exibição dos documentários “No Caminho de Reis entre Cores e Cantos” e “Folias de Reis de Varginha”.

Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3690-2718, pelo e-mail patrimoniocultural@fundacaoculturaldevarginha.com.br e pelo site www.varginhacultural.com.br.

Confira a programação

9h - Abertura: lançamento do Dossiê de Registro das Folias de Reis de Varginha

9h15 - Palestra “A tradição e a religiosidade das Folias de Reis”, com Marcos Valério Albinati Silva

10h – Documentário “No Caminho de Reis entre Cores e Cantos”

10h15 – Palestra: “O mundo ritualístico das Folias de Reis”, com Marco Antônio Silva Pereira

14h - Palestra Folia de Reis: tradição da cultura popular, com Odair Martins Lemes

14h45 – Documentário Folias de Reis Varginha

15h - Palestra “A formação das Folias de Reis locais: o papel do núcleo familiar na transmissão dos saberes”, com Gustavo Guimarães Uchôas

16h - Encerramento

Compartilhar no Facebook

Fisioterapeuta ministra cursos para profissionais da linha da frente da Covid-19 em Varginha : 05/08/2020 17:28

Varginha sediou nessa terça (4) e quarta-feira (5) a capacitação “Boas Práticas em Ventilação Mecânica – Covid-19”. Trata-se de um curso ministrado por Aline Costa de Paulo, Fisioterapeuta do HCor – Hospital de Referência em Cardiologia na cidade de São Paulo.

A diretora da UPA de Varginha, Rosana Morais explica que inicialmente o curso seria para profissionais da UPA e do Hospital de Campanha do Município de Varginha, mas foram convidados profissionais dos demais hospitais da cidade que atendem pacientes com a Covid-19, como o Regional, Varginha e Humanitas.

Na tarde de ontem (4), no auditório da Unifal, participaram mais de 20 profissionais como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

“Conseguimos essa capacitação graças a uma parceria que o HCor tem com o SUS e assim, profissionais de São Paulo que já tiveram a experiência de tratar pacientes com coronavírus percorrem o país para repassar casos que deram certo”, ressalta Rosana. Ela explica ainda que duas profissionais da UPA de Varginha participam toda sexta-feira de capacitações on-line do HCor quando podem questionar e esclarecer dúvidas para melhor atender os pacientes tratados no município, incluindo no HCMV.

Essa é a segunda vez que Varginha é agraciada com capacitação do Hcor, sendo que o outro curso, dias 17 e 18 de julho, foi sobre manejo do paciente com coronavírus também destinado aos profissionais da linha de frente nesse enfrentamento à Covid-19.

O secretário municipal de Sáude, Luiz Carlos Coelho enfatiza que “são muito importantes todos os treinamentos e capacitações porque melhoram não só a capacidade da assistência, mas a resolubilidade do serviço de saúde, pois são investimentos no patrimônio maior que se tem que é o recurso humano de saúde para o momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Compartilhar no Facebook

Centro Municipal de Fisioterapia retorna atendimento : 01/06/2020 17:27

O Centro Municipal de Fisioterapia voltou a atender pacientes nesta segunda-feira (1°). O atendimento será voltado apenas para casos de urgência, tais como, cirurgias, fraturas, entre outros. Poderão ser atendidos pessoas com até 59 anos e que não pertençam a nenhum grupo de risco do novo coronavírus.

Em um primeiro momento, os pacientes serão acionados pelos servidores do Centro. Os agendamentos deverão ser feitos exclusivamente pelo telefone: (35) 3690-2209

Compartilhar no Facebook
1