Mensagem de fim de ano - Psicólogo Handré G. Hermann : 22/12/2020 16:43
Lá se vai mais um ciclo de nossas vidas. E que ciclo mais atípico e conturbado, hein? É difícil achar um adjetivo para o que fora 2020, merecia praticamente todos. Mas à medida que o pequeno, porém grande inimigo invisível tomava conta do jogo, pudemos entender melhor o que estava acontecendo diante de nós, e que começava a gerar uma reviravolta em modos de ser, agir, sentir, trabalhar, enfim, de vivenciar todo tipo de experiência a que estávamos acostumados, em uma nova configuração.
2020 estava para começar como mais um ano normal, em que os projetos e sonhos seriam realizados e viveríamos com a liberdade que sempre nos foi permitida. Porém, o mês de março começou com muitas tensões, com a ameaça de uma pandemia que chegaria até à mais pacata das cidades brasileiras.
Então, o dia chegou. Parecia que estávamos dentro da música do Raul Seixas, no dia, ou melhor, nas semanas em que a Terra realmente parou. O silêncio, o tédio e o medo faziam um barulho ensurdecedor nas primeiras semanas, até mesmo entre aqueles que não podiam aderir ao "Fique em casa". Logo foi se abrandando, com as ruas voltando a ficar movimentadas, mesmo com a ameaça de uma nova onda, e com a grande maioria não demonstrando medo. Assim, a vida pôde voltar ao velho normal, com todos os cuidados possíveis, claro.
Porém, e acima de tudo, fora um ano em que as pessoas tiveram de encontrar novas possibilidades de continuar a viver a vida em meio à impossibilidade colocada pela pandemia. Um ano de reinvenções, adaptações, tentativas de exercer plenamente a liberdade diante de tantas tiranias. Um ano de constantes vires-à-tona quanto ao que estava latente na sociedade, e que agora se configura como uma nova normalidade. Um ano, enfim, que possibilitou um olhar para nossa sombra, separar e trazer à luz tudo aquilo que nos intoxicava e causava uma repetição eterna, nos deixando, ao mesmo tempo, mais angustiados com a vulnerabilidade da existência, e a finitude batendo à porta a todo momento. Dentre muitos outros fatores que irão nos deixar mais fortes frente a possíveis outras crises que virão, cada vez mais conscientes do papel que exercemos enquanto cidadãos, e da verdadeira política que espera para ser despertada dentro de cada um.
Fazendo alusão a mais uma emocionante campanha de fim de ano do Bradesco, que em 2021 possamos voltar a brilhar, fazendo as forças mais sombrias se dissiparem com o poder que há dentro de cada pessoa. Todos iremos superar mais esse grande desafio, como sempre fizemos e fomos resilientes, diante das muitas intempéries. E que nunca falte esperança por dias melhores. Melhores na dor, melhores no amor, melhores em tudo. Melhores, no entanto, em saber jogar o jogo do estoicismo, em saber viver segundo a maneira que a natureza sabe jogar o jogo dela.
Que Deus abençoe a todos nesse fim de ano, proporcionando um Natal cheio de luz e um Réveillon que desperte o novo dentro de cada um!
Psicólogo Handré G. Hermann
CRP 04/58640
Contato: (35) 99163 6998
hhermannpsi@gmail.com