1 2 3 4

Vice-prefeito e Secretário de Planejamento participam de audiência sobre o PPA 2022/25 : 24/09/2021 16:22

Acompanhado do Secretário de Planejamento, Ronaldo Silva de Lima Júnior, e de Glauco Alves Caldonazzo, do setor de orçamento, o Vice-Prefeito Leonardo Ciacci participou nessa sexta (24), na Câmara Municipal, da Audiência Pública cuja pauta foi o Projeto de Lei Complementar que institui o Plano Plurianual do município de Varginha para 2022/25, em atenção ao disposto no artigo 48º e parágrafo único inciso I da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998, o Plano Plurianual (PPA) estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

Com vigência do segundo ano de um mandato do Prefeito até o final do primeiro ano do mandato seguinte o PPA é dividido em planos de ações, e cada plano deverá conter: objetivo, órgão do Governo responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão, fontes de financiamento, indicador que represente a situação que o plano visa alterar, necessidade de bens e serviços para a correta efetivação do previsto, ações não previstas no orçamento da União, regionalização do plano, dentre outras.

A Sessão foi presidida pela Presidente da Câmara, Zilda Silva.

Compartilhar no Facebook

Varginha confirma 9 casos de Covid; taxa de recuperados é de 97,6% : 24/09/2021 12:24

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados 9 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas em Varginha, sendo 4 homens e 5 mulheres, e que estão em isolamento. Mais 16 conseguiram se recuperar da doença.

7 pacientes estão hospitalizados, sendo 4 em enfermarias e 3 no CTI. Desses, todos estão positivados.

Até o momento, Varginha chega a 17729 casos confirmados, 348 óbitos e 17315 pessoas recuperadas, o que equivale a 97,67% do total de casos.

Compartilhar no Facebook

SIPAT/DO será realizada entre 18 e 22 de outubro : 22/09/2021 11:01

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais (CIPA/DO) das secretarias municipais de Educação, Obras e Saúde realizarão, entre os dias 18 e 22 de outubro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais (SIPAT/DO), com o tema “Uma Semana Para Toda Vida”.

O evento será realizado no auditório da Faculdade de Direito de Varginha, e contará com uma programação interativa e reflexiva, levando conhecimentos e experiências que facilitam a vivência dos servidores municipais no ambiente de trabalho.

A equipe organizadora está desde fevereiro se reunindo e refletindo sobre as principais necessidades dos servidores, afim de buscar recursos para a realização desse evento, atingindo os objetivos propostos.

A ex-participante, Josiane Branco, acredita que a semana é uma iniciativa que trará diversos benefícios.

“Estive como presidente e vice-presidente da CIPA/DO SEDUC por quatro anos e agora me coloquei à disposição para representar o SindServa neste evento. O que mais me agrada é o fato de estimular o servidor para um trabalho consciente, com segurança e qualidade de vida. Sabemos que estamos lançando as sementes que com certeza se frutificarão no momento certo, na vida de cada pessoa que tiver a oportunidade de participar conosco.”, disse a servidora.

A SIPAT/DO será realizada em parceria com o setor de Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração, e conta com o apoio da Prefeitura e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Varginha.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (35) 99724-7785.

Compartilhar no Facebook

Lilia Perpétua lança livro “A Bíblia e o Direito Penal Brasileiro” no Museu Municipal : 21/09/2021 15:55

Na próxima terça (28), o Museu Municipal de Varginha receberá a advogada e escritora Lília Perpétua para o lançamento do livro “A Bíblia e o Direito Penal Brasileiro. A autora receberá o público das 17h às 19h30 para bater um papo sobre o livro, e para uma sessão de autógrafos.

Lilia Perpétua é advogada formada pela Faculdade de Direito de Varginha e pós-graduada em Direito Público, além de missionária e pregadora da palavra de Deus.

Em “A Bíblia e o Direito Penal Brasileiro”, a escritora busca relatar algumas aproximações visualizadas entre a Bíblia Sagrada e o Direito. A obra descreve passagens bíblicas referentes as leis impostas aos homens por Deus, comparando-as com as leis atuais, presentes no ordenamento jurídico brasileiro.

“Foram apenas pincelados alguns assuntos que ressaltam para a mútua convivência, questionando a importância que a Bíblia exerceu sobre o direito penal brasileiro. A Bíblia, inclusive, como fonte do direito originário, possui respostas para todas as perguntas, no intuito do desenvolvimento de boas relações interpessoais.”, afirma a autora.

“A centralidade de Jesus Cristo desacreditada, desmonta o grande vazio existencial, pois sem o Caminho, a Verdade e Vida não haveria racionalidade na existência, portanto ao ler o seu livro com profunda reflexão, deixa-nos a certeza de que o Verbo é o grande CRIADOR, e deu-nos a graça, legando um manual de como vivermos em abundância e finalizarmos nossa curta jornada terrena com amor, justiça e caridade, com a certeza de termos algo indescritível nos esperando”, disse Luiz Fernando Alfredo, ex-diretor da Fundação Hospitalar do Município de Varginha.

Após o lançamento presencial, haverá uma live com um bate-papo com a escritora. A transmissão será a partir das 20h pela página Varginha Cultural no Facebook e no canal do YouTube.

O lançamento conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural e Museu Municipal, e parceria com a Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (Apesul).

Compartilhar no Facebook

Receita Federal doa 5 mil testes rápidos para a Prefeitura : 21/09/2021 15:46

A entrega aconteceu nessa terça (21), no gabinete do prefeito Vérdi Melo, que juntamente com o vice-prefeito Leonardo Ciacci, recebeu os testes das mãos do Delegado Adjunto da Receita Federal, Henrique Viegas Cunha e do chefe de Atendimento da Receita, Fernando Marques de Alvarenga, quatro caixas totalizando 5 mil testes rápidos.

Vérdi agradeceu a Receita Federal por mais essa doação de testes

“A primeira remessa foi estregue a Prefeitura em março de 2021, no início da Pandemia, quando estávamos enfrentando grandes dificuldades na aquisição de insumos devido a burocracia do sistema público. Naquela oportunidade, os testes chegaram como um alento para a nossa administração e para a população. Agora, recebemos mais uma remessa, 5 mil testes rápidos que acredito serem suficientes para atender a demanda até início do ano que vem”, explicou.

O prefeito contou ainda que os testes serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde, na Policlínica Central e na UPA.

O Delegado Adjunto, Henrique Viegas, contou que os testes são parte de uma carga retida pela Receita Federal. “A empresa importadora apresentou irregularidades perante a Receita e dessa forma não finalizou a importação”. Ele diz ainda que o material tem origem Chinesa, de um fabricante com certificado de boas práticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Trata-se de um produto de grande utilidade na pandemia, porém, com prazo de validade curto, por isso a decisão de doar para os municípios”.

Além de Varginha, os testes rápidos foram entregues para a Regional de Saúde de Alfenas, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, que juntas abrangem a maior parte da população do Sul de Minas.

Compartilhar no Facebook

SEMEA é representada durante Seminário de Meio Ambiente em Capitólio : 21/09/2021 11:17

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou do Seminário de Meio Ambiente, que ocorreu na cidade de Capitólio, nos dias 17, 18 e 19 de setembro. O evento foi promovido pelo ROTARY Internacional – Distrito 4560 pelo Governador do respectivo distrito. O seminário contou com a presença de grandes autoridades, como os deputados estaduais Delegada Sheila e Antônio Carlos Arantes, o Deputado Federal Charlles Evangelista, a COPASA, entre outros.

Na oportunidade, a SEMEA havida sido convidada pelo presidente do Rotary Club de Varginha, Dr. Antônio Caiafa, para participar do programa “PRESERVAR O PLANETA TERRA”, cujo objetivo é o plantio de 3 milhões de árvores em 3 anos, na proporção de uma árvore para cada habitante do Distrito 4560.

Representando a Secretaria de Meio Ambiente, Fernanda Modesto, supervisora de Fiscalização Ambiental, recebeu a certificação “PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE”, quando enalteceu e agradeceu a oportunidade ao governador distrital José Carlos de Azevedo, e ressaltou que Varginha sente agraciada em poder contribuir.

“Como dia 21 de setembro é do dia da árvore, sentimos honrados em promover uma ação com tamanha projeção ambiental. Preserve o meio ambiente, preserve nosso planeta Terra!”, disse Fernanda Modesto.

Compartilhar no Facebook

Secretaria de Meio Ambiente apresenta ações sobre o Dia da Árvore : 21/09/2021 11:11

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil nesta terça (21), e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Nas áreas com maior incidência de árvores existe uma melhor qualidade de vida pois elas contribuem para aumentar a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura, fornecem sombra, abrigo e alimento para animais, dentre outras inúmeras vantagens.

A SEMEA, por meio de sua equipe técnica, vem trabalhando ao longo dos anos em projetos que envolvem o plantio de árvores nativas, cercamento, principalmente Áreas de Preservação Permanente e Áreas Verdes e a condução das espécies plantadas, que é fundamental para o seu bom desenvolvimento.

Neste dia tão importante, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresenta suas ações:

Compensação ambiental – Garden Residence e Jardim Bouganville

Atualmente a SEMEA acompanha o projeto de empreendimento Loteamento Garden Residence, onde foram foram plantadas 2.225 mudas de espécies nativas, em novembro de 2020, na 1ª etapa do empreendimento, e onde serão plantadas mais 2.225 mudas em novembro de 2021, totalizando 4.450 mudas plantadas em um único empreendimento. Além do plantio, foi assumido o compromisso de conduzir todas estas mudas por três anos e apresentar semestralmente o relatório fotográfico do projeto desenvolvido. Grandes empreendedores estão adquirindo uma nova visão sobre a qualidade de vida que as áreas verdes proporcionam a comunidade, além disto, pode agregar valor econômico ao empreendimento.

Já no Bouganville, foi executado o plantio de 690 mudas de espécies nativas em fevereiro de 2021, em uma área de 3.200 m² que estava passando por um processo erosivo entre as ruas João Bregalda e Hercules Montecelli, também fruto de uma compensação ambiental, devido o corte de árvores em um galpão de café no município. O responsável pelo empreendimento comprometeu-se a realizar tal plantio e a condução por 3 anos.

“Fazendo uma análise da situação atual de Varginha em relação ao plantio e manutenção de árvores, chegamos conclusão que avançamos muitos nos últimos anos com estes projetos, porém, ainda precisamos melhorar. Não basta somente plantar e não cuidar. Tratos culturais devem ser executados, tais como: adubar, coroar as mudas, verificar a presença de formigas, roçada no entorno dentre outras. Gostaríamos de contar com o apoio da comunidade na manutenção dessas áreas, próximo a suas residências e deixar a SEMEA a disposição, como seus técnicos para receber interessados em contribuir com mais ações como estas”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira.

PROJETO TÉCNICO DE RECONSTITUIÇÃO DA FLORA - JARDIM RIBEIRO

Outro projeto com êxito que a SEMEA acompanha diz respeito a recuperação de uma área no bairro Jardim Ribeiro, entre a Avenida Aristides Ribeiro, Avenida Rio Francisco e Rua Jerônimo Diniz. Trata-se de uma Área de Preservação Permanente de aproximadamente 18000 m², pertencente ao Município. Foram plantadas 1.350 mudas em Dezembro de 2020 e estão sendo conduzidas e monitoradas por 3 anos. Neste local eram constantes as invasões de equinos e bovinos, de que usuários de álcool e drogas, depósito de lixo e resíduos da construção civil. Atualmente o local encontra-se cercado com tela alambrado e as mudas estão em ótima condições de crescimento.

AÇÕES DE CIDADANIA DA COMUNIDADE.

A secretaria também acompanha e agradece ações de cidadanias dos senhores Marcus Vinicius Rezende de Oliveira e Marcelo Chaves de Figueiredo, e demais moradores da rua Marluce Caixeta Holanda, Jardim do Ágape que realizam a manutenção da Área Verde, inclusive realizam o plantio. A SEMEA conseguiu disponibilizar ao senhor Marcus Vinicius, 25 mudas de espécies nativas e insumos para que eles continuem o belo trabalho nesta área.

Em 2021, o professor Magno também exerceu ação digna de agradecimento. Ele solicitou mudas a SEMEA para enriquecer ambientalmente sua propriedade em Varginha. O próprio professor executou o plantio.

Compartilhar no Facebook

Nova portaria sobre a destinação do patrimônio do Hospital de Campanha : 20/09/2021 18:40

O Prefeito Vérdi Melo publicou nessa segunda (20), a Portaria Nº 18.109 de 20 de setembro de 2021, que nomeou uma Comissão Especial para dar a destinação ao patrimônio do Hospital de Campanha em razão de sua desmobilização.

CONSIDERANDO, que o Hospital de Campanha foi montado para ampliar a capacidade de atendimento e enfrentamento à Covid-19;

CONSIDERANDO que os números de contágio e de internados em leitos de enfermaria e UTI no Município em razão da COVID-19 estão em queda, gerando segurança para a desmobilização do Hospital de Campanha

CONSIDERANDO que o Município tem estrutura suficiente para o suporte e atendimento aos casos de infectados pela COVID-19 em outros equipamentos de saúde, dentre os quais a Unidade de Pronto Atendimento - UPA e os hospitais permanentes instalados na cidade

CONSIDERANDO que o Município destinou a importância de R$ 1.000.000,00 ao Hospital Regional do Sul de Minas a fim de ampliar sua capacidade e leitos de UTI para atendimento exclusivo a COVID-19;

CONSIDERANDO que o Hospital Regional do Sul de Minas está credenciado como primeira porta de entrada para as internações dos casos da COVID-19;

CONSIDERANDO que foi ajustado em reunião entre os gestores municipais, Superintendência Regional de Saúde e representantes do Hospital Regional do Sul de Minas que o Hospital de Campanha, por ser provisório, seria o primeiro a ser desmobilizado;

CONSIDERANDO que os contratos temporários de pessoal e prestação serviço do Hospital de Campanha, por não serem permanentes, conforme dispõe a Lei, precisam ser encerrados;

CONSIDERANDO o avanço da vacinação no Município, já se encerrando em primeira dose para todo o público adulto acima de 18 anos, avançando já para o público entre 12 a 17 anos, com ampliação da segunda dose para todas as idades e, até mesmo, dose de reforço para idosos;

CONSIDERANDO, por fim, que com a desmobilização do Hospital de Campanha todo o patrimônio, constituído por equipamentos, utensílios, instrumentais, móveis, enxovais, insumos, medicamentos, dentre outros, serão absorvidos pela Rede Pública Municipal de Saúde, traduzindo em excelência para o atendimento da população,

Desse modo, o Prefeito Vérdi Melo instituiu uma Comissão Especial a fim dar destinação ao patrimônio utilizado para o funcionamento do Hospital de Campanha, montado no campus da UNIFAL em Varginha, para dar suporte e atendimento às pessoas acometidas pela Covid-19, uma vez que o referido hospital terá suas atividades encerradas até o dia 30 de setembro.

A Comissão Especial ficará responsável por inventariar e dar destinação, atendidos os princípios da impessoalidade e eficiência na Administração Pública, a todo o patrimônio hoje existente no Hospital de Campanha, constituído por equipamentos, utensílios, instrumentais, móveis, enxovais, insumos, medicamentos, dentre outros.

A Comissão Especial será formada pelos seguintes servidores públicos municipais:

Dr. Luiz Carlos Coelho, Superintendente Especial de Enfretamento à Covid-19, que presidirá referida Comissão;

Pâmela Pereira Cândido, representando a Unidade de Pronto Atendimento – UPA;

Valdirene de Araújo e Silva, representando o Hospital Bom Pastor;

Miguel José de Lima, representando as Redes de Atenção Primária e Secundária de Saúde do Município de Varginha;

Eduardo da Silva, representando o Setor de Contratos e Patrimônio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS;

Renata Sanches Rizzo, representando o Setor Geral de Patrimônio da Prefeitura Municipal de Varginha;

Emerson Tavares de Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Controle Interno – SECON.

A Comissão Especial, através de seu presidente, prestará contas, diretamente ao Prefeito, de todas as atividades que desenvolver, inclusive com expedição de relatório final no qual deverá constar a relação integral de todo o patrimônio inventariado e distribuído, bem como os setores da Administração Pública direta e indireta, do Município que forem beneficiados.

Os trabalhos desenvolvidos pelos membros ora nomeados, serão considerados serviços públicos relevantes, dos quais não fazem jus ao recebimento de gratificação ou qualquer espécie de vantagem pecuniária em razão do exercício das suas funções.

Os membros nomeados através da presente Portaria terão suas atuações adstritas ao término dos trabalhos objeto da finalidade da presente nomeação, a qual deverá ser concluída no prazo de 10 dias, podendo tal prazo ser estendido independentemente da desmobilização do Hospital de Campanha.

Compartilhar no Facebook

Último dia de vacinação antirrábica será no próximo domingo (26) : 20/09/2021 15:28

A prefeitura, por meio do setor de Zoonoses, informa que a campanha de Vacinação Antirrábica já vacinou, até o momento, 12.510 cães e 1.660 gatos, totalizando 14.170 animais. Para aqueles que ainda não levaram seus animais para vacinar, devem aproveitar o próximo domingo (26), último dia de campanha na zona urbana. Os locais estão disponíveis no site da prefeitura (varginha.mg.gov.br). O horário é das das 8h às 17h.

Na zona rural de Varginha de Varginha a vacinação ocorrerá nos domingos 03, 17, 24 de outubro, das 8h às 17h, quando os agentes percorrerão as propriedades na busca ativa pelos animais.

A Raiva é uma zoonose letal que não possui tratamento eficaz, portanto, é de extrema importância realizar a prevenção. É uma doença que atinge não somente os animais mamíferos, e sim os humanos que foram expostos ao vírus.

A vacinação ocorre anualmente, e apesar de não haver casos positivos em cães, gatos e humanos na cidade de Varginha, deve ser realizada sempre no mesmo período para contribuir com a profilaxia.

Compartilhar no Facebook

Estrutura de enfrentamento à Covid começa a ser desmontada em Varginha : 20/09/2021 10:56

A Prefeitura comunica que, face ao atual cenário epidemiológico e assistencial da COVID-19, vem dando prosseguimento nas medidas de desmobilização das estruturas ampliadas para o enfrentamento da pandemia.

Em agosto, houve a desmobilização dos leitos acrescidos na UPA, permanecendo somente a porta da unidade de atendimento a sintomáticos respiratórios ou suspeita de COVID-19, bem como a desmobilização de duas unidades de gripe dos quadrantes.

Nesse momento, o Hospital de Campanha, com ocupação zerada, passará por processo de desmobilização dos leitos contingenciados pelo SUS. A desmobilização já foi solicitada à SES, fato já noticiado anteriormente, com vistas à desmobilização no dia 30/09.

Na oportunidade, ressaltamos uma vez mais a crucial importância da UNIFAL, cuja cessão dos prédios viabilizaram implantação de um hospital de campanha robusto e resolutivo. Cabe antecipar também, que as unidades de gripe das UBS Bom Pastor e Canaã funcionarão até 30 de setembro, após o que somente permanecerá a unidade de gripe da UPA 24h.

Compartilhar no Facebook

Corpo de Bombeiros recebe abafadores para auxiliar no combate as queimadas : 17/09/2021 18:53

Com o período de seca, a cidade de Varginha vem sofrendo com diversas queimadas, e no sentindo de contribuir com o Corpo de Bombeiros, o Conselho de Defesa e Proteção do Meio Ambiente (CODEMA), em reunião plenária, deliberou sobre a aquisição de 10 abafadores de incêndio, por meio de compensação ambiental de um empreendimento, que encontra-se em fase de instalação no município.

Os 10 abafadores de incêndio foram entregues pelo presidente do Codema, Acácio Ponciano e pela servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Roberta Cristina Ferreira, na última terça (14), durante reunião plenária, na sede do Sinduscon, ao Sargento Patrick, um dos representantes do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Varginha .

Compartilhar no Facebook

Secretário de Turismo e Comércio participa de reunião da ALAGO : 17/09/2021 18:49

O Secretário Municipal de Turismo e Comércio, Barry Charles Sobrinho, participou da reunião realizada pela Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), representando o Prefeito Vérdi Melo que estava em outra solenidade.

Também estiveram presentes os presidentes da Eletrobras, Rodrigo Limp e de Furnas, Clóvis Torres. Representantes da União dos Empreendedores do Lago de Furnas e Peixoto (Unilagos) e da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG).

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, foi convidado como presidente da Frente Mineira de Prefeitos.

Prefeitos de diversos municípios debateram a importância da preservação do nível mínimo do lago, a cota 762.

O Senador Alexandre Silveira reforçou o compromisso e empenho do Presidente do Senado Rodrigo Pacheco para que o lago se mantenha com água e não ultrapasse a conta mínima.

De acordo com o prefeito de Belo Horizonte, Minas Gerais não pode pagar o preço alto para abastecer o Tietê em São Paulo.

Além do nível do lago, foi discutido também o estado de conservação das balsas e a possibilidade de diques.

Barry Charles compara a atual situação da represa de Furnas com um mar de lamas neste período de seca e cita os prejuízos causados com a falta de água, inclusive os danos ambientais. Ele diz ainda que a reunião foi muito produtiva e está confiante com os resultados.

Compartilhar no Facebook

Nova sede da SEDEC será inaugurada nessa sexta (17); 12 novas empresas virão para a cidade : 16/09/2021 11:42

Em solenidade que ocorrerá no Teatro Mestrinho, no Colégio Marista, na sexta (17), às 9h, seguindo os protocolos sanitários, o prefeito Vérdi Melo anunciará a vinda de 12 novas empresas para a cidade, além de outras cinco em expansão, que assinarão os Protocolos de Intenção com a previsão da geração de mais de 1000 empregos diretos para a cidade, sem contar os indiretos.

Na ocasião, será ainda inaugurada, simbolicamente, a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que está instalada em um prédio na sede do CesulLab, na rua José Gonçalves Pereira, 129, Vila Pinto.

A cerimônia contará com a presença de lideranças políticas e empresariais, com destaque para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passálio, o Presidente do INDI, João Paulo Braga Santos, deputados, representantes do Executivo e Legislativo.

“Trata-se de um momento muito importante para Varginha. Mesmo com a pandemia conseguimos equilibrar nossa economia, e agora celebramos a vinda de novos investimentos para a cidade”, enfatizou o prefeito Vérdi Melo. Ele conta que dentre as 12 empresas que vão se instalar na cidade, estão indústrias do ramo de torrefação de café, de equipamentos médicos e de produtos da Construção Civil dentre outras. Essa conquista é fruto do trabalho do nosso secretário Juliano Cornélio e de toda equipe da prefeitura que não mede esforços no sentido de atrair novos investidores para a cidade. Isso sem contar que Varginha é uma cidade bem estruturada, com grandes atrativos.

“Varginha tem muitos pontos favoráveis para essa atração de empresas. Temos um Aeroporto Regional que recebe aviões de passageiros e de transporte de cargas. Temos um Porto Seco, serviços de toda natureza, escritórios regionais, uma educação de primeiro mundo, que oferece cursos técnico e superior, nossa Saúde oferece especialidades médicas, temos 03 hospitais particulares e um público, uma UPA referência para Minas e para o Brasil, estamos construindo um Hospital da Criança, temos água e esgoto tratado, mão de obra especializada e o mais importante, um povo hospitaleiro”, enfatizou o prefeito.

“Retomar o crescimento e trabalhar o futuro, esse é o nosso maior investimento”, diz o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Juliano Cornélio.

"Vivemos um cenário de grandes transformações, com isto a Sedec se transforma e se adapta diariamente às mudanças, buscando sobretudo a inovação e atração de investimentos. Como resultado nos primeiros seis meses de governo, podemos destacar ações como o Decreto de Liberdade Econômica, a parceria com o Governo de Estado, com o INDI, com os empresários locais e entidades empresariais, estamos começando a colher os frutos, fazendo com que Varginha seja o grande polo de atração de investimentos com a vinda de novas indústrias e a expansão e outras já instaladas na cidade. Ao falar em desenvolvimento econômico, não podemos deixar de falar em inovação, educação, infraestrutura, empreendedorismo, incentivos e ambiente de negócios. Portanto, nesse sentido, com a nova Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Varginha, estamos rumo à retomada dos investimentos, da liberdade econômica, das integrações dos setores privados e entidades, da inserção competitiva da cidade e sobretudo, colocando Varginha na liderança entre as melhores cidades do País para se investir.", afirma Juliano.

Compartilhar no Facebook

Prefeito visita construção de praça no Sagrado Coração : 16/09/2021 11:33

Seguindo a rotina de visitar obras pela cidade, nesta quarta (15) o prefeito Vérdi Melo iniciou o dia acompanhando as obras da construção de uma praça anexa ao Conselho Comunitário do bairro São Sebastião, que vai receber Academia de Rua e brinquedos.

“Estamos revitalizando esse espaço, dando vida numa importante área atendendo aos anseios da comunidade do Sagrado Coração e bairros vizinhos”, disse o prefeito que lembra que outras regiões da cidade também estão sendo beneficiadas com Áreas de lazer, a exemplo do Mont Serrat, que também vai ganhar uma Praça com a Academia de Rua e calçadas para caminhadas.

O prefeito também esteve com a equipe do PSF da Vargem que pediu a construção de um novo posto para atender a região que bem extensa.

Compartilhar no Facebook

Dose de reforço contra a Covid-19 começará a ser aplicada no Lar São Vicente de Paulo : 16/09/2021 11:28

A Prefeitura comunica a todos que dará início à aplicação da dose de reforço no Lar São Vicente de Paula nesta quinta (16), 15 h .

A dose de reforço está inicialmente proposta para idosos maiores de 60 anos de idade que receberam há mais de seis meses as suas primeiras e segundas doses.

Nesse momento, Varginha tem idosos que já completaram os seis meses da vacina Coronavac. A dose de reforço será a da Pfizer.

Além do Lar São Vicente de Paulo, a dose será aplicada também em outros asilos particulares. Posteriormente, será aguardado que o Ministério da Saúde encaminhe quantitativos correspondentes aos idosos e imunossuprimidos
que estão aptos a receber a dose de reforço.

Compartilhar no Facebook

Ingressos para a partida Boa x União Rondonópolis já estão à venda : 14/09/2021 15:21

As vendas para o confronto decisivo entre Boa Esporte e União Rondonópolis já estão disponíveis. O jogo será realizado no sábado (18/09), às 17hs, no Estádio Melão.

Serão disponibilizados 2500 ingressos, sendo 700 para o setor coberto e 1800 para o setor descoberto. O valor para a arquibancada coberta será de R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada). Na arquibancada descoberta o valor é de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada). Os portadores de necessidades especiais, estudantes, crianças (até 12 anos) e pessoas acima de 60 anos têm o direito à meia-entrada.

Será necessário realizar o cadastro no link disponibilizado pela Prefeitura de Varginha no ato da compra do ingresso, visto que, a saúde e segurança de todos os presentes é fundamental. Acesse: bit.ly/cadastro-torcedoresBOA-jogo02

Confira os pontos de vendas:

• Padaria Ki-Pão - Av. Dr José Justiniano Reis, 1115, Sion;
• Onda Sete - Rua Delfim Moreira, 341, Centro;
• Casa de Frutas Nelcci - Rua Antônio Cesário, 37, Bom Pastor.

Obs: Lembrando que além do ingresso e preenchimento do cadastro no link da vigilância epidemiológica, é obrigatória a apresentação de cartão de vacinação para a COVID-19 ou teste de COVID-19 (RT-PCR com validade de 3 dias ou teste rápido de Antígeno com validade de 48hs) ou sorologia IgG positiva dos últimos 60 dias . Obrigatório distanciamento social, utilização de máscara e uso frequente álcool em gel. Cumprindo integralmente os protocolos de segurança sanitária.

Torcedor boveta, sua presença é fundamental na campanha para o acesso à Série C! Contamos com sua presença e apoio!

Compartilhar no Facebook

PROHORTA avança e já é fonte de renda de famílias : 14/09/2021 10:53

O Programa de Hortas Comunitárias – PROHORTA – de Varginha está chamando a atenção da população. No primeiro semestre, a Secretaria Municipal de Agricultura divulgou a ação e partir daí o interesse tem sido notório. Até agora, três hortas estão a todo vapor, sendo uma no Bairro Santa Terezinha e as outras no Canaã (nas proximidades do Conselho Comunitário e da policlínica).

Em setembro vai começar o plantio em outras cinco áreas no Centenário II, Ribeirão Santana, Rio Verde 2 e no Santana. Os terrenos receberão a manutenção e preparo com maquinário de aração e gradeação da Seagri.

O secretário de Agricultura, Marcos Batista, explica que a partir de uma manifestação de interesse individual, comunitário ou de empreendedorismo, o PROHORTA faz a análise baseada em pareceres de técnicos da Emater e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social. Os técnicos visitam o terreno e não havendo impedimento aprovam o desenvolvimento da horta. “Cabe à SEAGRI acompanhar a implantação e à Emater a orientação quanto ao plantio”, afirma.

A destinação dos produtos é uma decisão exclusiva do produtor. “A Prefeitura apoia a produção que pode ser comercializada se tornando assim uma fonte de renda para as famílias e para nossa surpresa o interesse e aceitação tem sido além do esperado”, declara o prefeito de Varginha, Vérdi Melo. Mais de 30 solicitações para hortas aguardam análise e aceitação.

Donizete de Roma Eduardo trabalha diariamente no plantio de legumes e verduras como alface, chicória, beterraba, salsinha, cheiro verde e couve. “Desenvolvi um adubo orgânico líquido que faz a diferença desde o plantio até o sabor dos produtos que vendo para restaurante, hortifruti e vizinhos e quem não tem dinheiro para pagar também pode levar”, revela o produtor. A esposa, Marlene Martins Eduardo, ajuda. “Adoro trabalhar na horta e aqui somos só nós dois; a geada que queimou muitos pés das verduras nos deu mais força para gente pegar firme”, conta.

Assim, Varginha dá continuidade ao pleno desenvolvimento de projetos da Agricultura Urbana e Periurbana – AUP, sendo que a partir da Lei 6.531/2018 criou o PROHORTA.

Compartilhar no Facebook

Prefeito recebe presidente da ACIV em seu gabinete : 14/09/2021 10:46

O prefeito Vérdi Melo recebeu em seu gabinete, nessa segunda (13), o presidente da Associação Comercial de Varginha (Aciv), Anderson de Sousa Martins, com sua equipe, tratando de diversos assuntos relacionados a melhorias na região central, como parte da revitalização do centro.

Vérdi recebeu das mãos do presidente da Aciv um projeto de paisagismo que contempla a instalação de bancos e floreiras com palmeiras nas áreas já revitalizadas.

Na ocasião, foram tratados também a modernização do sistema de Área Azul, de carga e descarga na região central, dentre outros.

"Quando decidimos pela revitalização do centro, tomamos como base a necessidade de tornar o centro comercial mais atrativo aos olhos da população de Varginha e dos nossos visitantes. Nós agradecemos a
direção da Associação Comercial pela intenção de colaborar com a revitalização do centro. Quem ganha são os comerciantes”, disse Vérdi.

O Prefeito esteve acompanhado dos secretários de Turismo, Barry Charles, e Obras, Willian Gregório Grande.

Compartilhar no Facebook

Handebol de Varginha é destaque no Liga Minas 2020 : 13/09/2021 15:30

​No último sábado (11), o Handebol Masculino de Varginha disputou a fase final da Liga Minas do ano de 2020 na cidade de São Lourenço no ginásio localizado no Parque Municipal Ilha Antônio Dutra, que devido a pandemia aconteceu somente agora.

​Na semifinal, Varginha enfrentou a equipe de Três Pontas e venceu de forma confortável avançando para as finais. No mesmo dia mais tarde, enfrentamos a forte e tradicional equipe de São Lourenço e infelizmente o resultado não foi o esperado, contudo, não deixa de ser um resultado importante já que a equipe de Varginha era a segunda mais nova na competição e chegou as finais.

​“Nossa equipe está chegando agora na fase adulta, a maioria dos atletas são da categoria Júnior e já estamos regionalmente entre os melhores do adulto, mais um pouco de experiência e volume de jogo acredito que chegaremos ao objetivo que é ser campeão e a temporada 2021 começa agora, vamos trabalhar forte para buscar o título.”, ressalta a técnica Maria Virgínia.

​Além do vice-campeonato o atleta Pablo Cauã foi eleito atleta revelação da competição.


Handebol feminino fica em 3°lugar

A equipe de Handebol feminino também disputou a fase final da Liga Minas, na categoria adulto, com as cidades de São Lourenço, Caxambu e Lavras, porém, ficou em terceiro lugar. Na opinião do novo integrante da Comissão Técnica, Professor Juliano de Lima, "estamos retornando com as atividades e é um novo ciclo que se inicia para a modalidade" .

O Handebol feminino agora se prepara a disputa da Liga Minas de Handebol na categoria Juvenil.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura lança o Projeto Pedal SEMEL : 13/09/2021 15:22

“PEDAL SEMEL” é o nome do mais novo projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Varginha. O objetivo é incentivar, difundir e apoiar a prática desta modalidade dando suporte a quem quer pedalar, mas que por vários fatores tem dificuldade como, por exemplo, a falta de companhia e o medo de estar sozinho.

O professor de Educação Física da SEMEL, Flávio Henrique Pontes, explica que percebeu outras situações como de pessoas que já pedalam há mais tempo e não tem paciência de serem acompanhadas por quem não tem esse hábito. “O PROJETO PEDAL SEMEL tem como intuito dar suporte para quem sabe andar de bicicleta, prática esportiva que ganhou muitos adeptos durante a pandemia e que agora, a Prefeitura, por meio da SEMEL, passa a oferecer mais essa modalidade com acompanhamento de um profissional”, revela.

O projeto é toda terça, quinta e sexta, de manhã, com saída às 8h15, com ponto de encontro variado, marcado antecipadamente pelo grupo de suporte no Whatsapp. O destino dos ciclistas segue pela área rural. Para participar, é necessário fazer inscrição na SEMEL. O uso de capacete é obrigatório. Os percursos são variados e têm aproximadamente de 15 a 25Km. São passadas técnicas básicas ao grupo para incentivar a prática do pedal de forma orientada com profissional de educação física, visando desenvolver as capacidades físicas dos praticantes.

“Nessa pandemia, o uso das bikes cresceu muito e por ser uma prática individual, ou seja, sem contato físico entre os praticantes, atraiu muita gente. Vale ressaltar que o contato com a natureza também é um fator atraente nesse momento de distanciamento social, que beneficia a mente e o corpo das pessoas”, destaca o professor.

"A prática regular desta modalidade melhora muito o condicionamento físico, potencializa o emagrecimento pois acelera o metabolismo: se trata de uma atividade aeróbica/anaeróbica que varia muito as intensidades de treino e duração. Mais esse projeto da SEMEL vem somar a preocupação da Administração em oferecer diversas modalidades esportivas gratuitamente à população.", afirma o prefeito Vérdi Melo.

Concluindo, Flávio Pontes destaca que “pedalar significa ganhar mais saúde e perder mais peso”. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690 2172.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura entrega segundo kit de cestas básicas para alunos da rede municipal : 09/09/2021 11:12

Nesta semana, a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está finalizando a entrega do segundo lote de cestas básicas para as famílias dos alunos da rede municipal de ensino que ainda não retornaram às aulas de forma presencial.

“Mesmo com o retorno presencial autorizado, temos famílias que ainda não optaram pela volta integral dos alunos para as Escolas e Cemeis. Assim, respeitando o direito de escolha dessas famílias, estamos garantindo aos nossos alunos que a merenda escolar chegue até cada um deles, com a entrega das cestas básicas”, destaca o Prefeito Vérdi.

A Secretária de Educação, Gleicione Souza, conta que para o próximo mês, haverá ainda a terceira entrega de cestas básicas, quando serão distribuídos mais 11 mil kits de alimentação para a rede municipal.

Compartilhar no Facebook

Vacinação antirrábica começa no dia 12 de setembro : 08/09/2021 15:25

A Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Zoonoses, informa que estará realizando a vacinação antirrábica nos dias 12, 19 e 26 de setembro na Zona Urbana (das 8h às 11h e das 13h às 17h).

Solicita-se que os animais sejam levados por um adulto e devidamente seguro, portando coleira própria e focinheira para os animais de grande porte e agressivos, resguardando assim a segurança do tutor, do vacinador e dos munícipes.

Nos dias 03, 17 e 24 de Outubro, as equipes da Zoonoses estarão na Zona Rural, com visitas nos domicílios.

Compartilhar no Facebook

Escolas Municipais e CEMEIs recebem o projeto Despert'Arte : 04/09/2021 10:50

Muito tem se falado em incerteza nesse período de pandemia, principalmente para as grandes verdades humanas. Edgar Morin destaca que “é preciso ensinar a compreensão humana e às crianças e jovens a enfrentar as incertezas”

E é pensando nas incertezas e nas possibilidades que o projeto Despert’Arte propõe levar a arte em movimento às Escolas e Cemeis de Varginha através da dança.

Romper barreiras é o ideal das professoras/bailarinas Mayra Jacomeli e Naiara Pires que propõem com a ajuda da Lei 3.453/2001 - Lei de Incentivo à Cultura do Município de Varginha - tem conseguido a chegar a lugares diversos, como as Escolas do Campo.

Para a secretária municipal de educação, Professora Dra. Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza, essa parceria tem o potencial de enriquecer as ações culturais, fortalecendo também o propósito do atual governo municipal da difusão da cultura.

Para os gestores das diversas unidades educacionais esse projeto tem contribuído para que a educação aconteça de modo integral, já que todo conhecimento perpassa o corpo.

Compartilhar no Facebook

Secretaria de Planejamento lança aplicativo para a Guarda Civil Municipal : 04/09/2021 10:43

Na data em que se comemora o Dia da Guarda Civil Municipal, 3 de setembro, a GCM de Varginha recebeu um presente da Prefeitura de Varginha. Um aplicativo, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, em conjunto com o Departamento de Tecnologia de Informação, que permitirá a agilidade na execução dos Boletins de Ocorrência, hoje feitos manualmente.

A entrega simbólica do aplicativo e dos celulares aconteceu nessa sexta (3), com a presença do Prefeito Vérdi Melo, do comandante da GCM, Gerson Alves da Trindade, do Secretário de Planejamento, Ronaldo Silva e do diretor do Departamento de Informática Luciano Cambraia.

Na oportunidade, Vérdi falou da busca pela evolução tecnológica e da Cidade Inteligente, “um projeto amplo que já estamos estudando, já iniciamos as ações, e para o ano que esperamos avançar ainda mais em serviços que resultarão em mais segurança e qualidade de vida para a população e que, consequentemente, motivem a vinda de novos investidores para Varginha”.

“Já estamos pontualmente evoluindo tecnologicamente, a exemplo desse aplicativo que hoje entregamos para auxiliar, dar mais eficiência e agilidade aos serviços da Guarda Municipal, lembrando ainda que recentemente a prefeitura entregou um aplicativo para os Agentes da Dengue, a fim de auxiliar no trabalho de campo, que já é um sucesso.", concluiu Vérdi.

"Através de estudos foi percebida uma lacuna nas atividades da GCM, que é a demora no preenchimento manual do Boletim de Ocorrência, o que esperamos corrigir com o aplicativo e também dinamizar seus atendimentos. Agora, as estatísticas vão surgir em tempo real. Os gestores da Guarda terão uma ferramenta para identificar os tipos de ocorrências locais. Nada mais será manual. Tudo será online e em tempo real.”, explicou o secretário de Planejamento, Ronaldo Silva.

Compartilhar no Facebook

Avalia Varginha é aplicado na segunda turma : 04/09/2021 10:29

A segunda turma realizou esta semana as avaliações do programa Avalia Varginha - CAED. Agora as avaliações serão corrigidas e os dados disponibilizados em data posterior.

Mas, além da adesão maciça dos estudantes e familiares, esse programa permitiu a tomada de consciência do ensino híbrido e muitos alunos que estavam somente no ensino remoto estão retornando às escolas.

Fazendo uma analogia com os Ipês amarelos que floriram, todos de uma vez, nas últimas duas semanas na cidade, impressionando a todos cidadãos de Varginha, a volta dos alunos trouxe o colorido da alegria, característica própria das crianças e jovens, ao nosso convívio.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura informa funcionamento das repartições públicas no feriado : 03/09/2021 15:17

O feriado de 7 de setembro marca a Independência do Brasil, de acordo com a Lei Federal nº 10.607/2002, e a Prefeitura de Varginha informa que a maioria das repartições públicas municipais irá fechar exclusivamente na terça (7), havendo expediente na segunda (6), uma vez que o dia 3 não foi decretado ponto facultativo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, a decisão do prefeito Vérdi Melo em não dar o ponto facultativo na véspera do feriado nacional é devido à pandemia.

Confira como será o funcionamento das repartições públicas municipais.

CEMEIS/CRECHES E ESCOLAS MUNICIPAIS:
- A rede municipal de ensino não terá aula na segunda feira, dia 06; será recesso. Portanto, as aulas na próxima semana serão a partir de quarta-feira, dia 8.

SETORES ADMINISTRATIVOS:
- Os setores nas duas sedes administrativas da Prefeitura na Vila Paiva e na Rua Presidente Antonio Carlos (Centro), bem como a Fundação Cultural (Estação Ferroviária) vão funcionar normalmente na segunda-feira, dia 6.

COLETA DE LIXO
- sábado, horário reduzido (das 6h às 10h, das 10h às 14h e das 14h ás 18h);
- domingo, será das 6h às 10h na Área Central;
- segunda-feira, horário normal (das 6h às 12h, 11h às 18h e das 18h às 24h);
– e no feriado de terça-feira, Dia da Independência (dia 7) será em horário reduzido (das 6h às 10h, das 10h às 14h e das 14h ás 18h).

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA
- equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos depende do funcionamento da usina fornecedora da matéria-prima para trabalhar na segunda-feira na manutenção asfáltica; caso a usina não forneça o asfalto, as equipes vão atuar em outras frentes de trabalho.

VARRIÇÃO
– só não haverá essa prestação de serviço no feriado nacional de terça-feira.

FEIRAS
– o Mercado do Produtor tem funcionamento normal no domingo e na quarta-feira (os dois dias que tem feira).

ÁREA AZUL
– só não vai haver a cobrança no estacionamento rotativo na região central e no Terminal Rodoviário, no feriado de terça-feira; já na segunda, 6, o funcionamento será normal das 7h30 às 17h30.

Biblioteca Pública e Museu Municipal: não funcionarão na terça-feira (7); na segunda-feira o funcionamento será das 8h às 11h e das 13h às 16h. A consulta de livros disponíveis também pode ser feita pelo site varginhacultural.com.br, e a visitação pode ser feita por, no máximo, 10 pessoas a cada vez. Mais informações pelo (35) 3690-2141 e 3690-2716.

ZOOLÓGICO – funcionamento normal das 9h às 16h todos os dias.

PARQUES MUNICIPAIS NOVO HORIZONTE E CENTENÁRIO:
- sábado e domingo abertos normalmente das 7h às 17h;
- segunda-feira fechados como de costume para manutenção;
- no feriado de terça-feira os dois parques municipais estarão abertos das 7h às 17h.

UNIDADES DE GRIPE:
– as Unidades de Gripe do Bom Pastor e do Canaã funcionarão no sábado, das 7h às 17h e na segunda das 15h às 21h; no domingo e no feriado de terça-feira os sintomáticos de gripe devem se dirigir à porta de entrada exclusiva na UPA com atendimento 24h por dia.

VACINAÇÃO:
- depende da chegada de nova remessa.

UPA E HOSPITAL BOM PASTOR
– funcionamento 24h.

Compartilhar no Facebook

Varginha tem saldo positivo em julho de 451 empregos de acordo com o Caged : 02/09/2021 16:00

Varginha registrou um saldo positivo de 451 empregos gerados no mês de julho, de acordo com dados do Novo Caged, que estão no site do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – Sebrae em: inteligencia-sebraemg.com.br/mercado-de-trabalho-mg.

Os setores que mais contrataram foram serviços, comércio, indústria e construção civil. Para o prefeito Vérdi Melo, a geração de empregos é reflexo do trabalho da Administração Municipal de incentivo a expansão e conquistas de novos empreendimentos para cidade. “Temos trabalhado efetivamente para atrair novas empresas e também estamos dando apoio àquelas que já estão instaladas no nosso município”, explica.

Para isso, o município tem passado por uma verdadeira revolução na mobilidade urbana incluindo a construção de rotatórias como nos bairros Santa Maria e Vila Paiva, manutenção asfáltica com recapeamento em diversas vias e também sinalização horizontal e vertical, além da substituição de lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED.

“Podemos perceber que, alinhados ao programa de retomada econômica do Estado, Varginha se encontra em meses consecutivos no aumento do número de empregos formais segundo o Caged. Isso demonstra que uma política focada no desenvolvimento, na desburocratização e no incentivo aos negócios permite um crescimento sustentável das empresas no município.”, avalia o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio

Nesse sentido, Varginha entrou na rota de atração de novos investimentos devido a um ambiente de negócios favorável com infraestrutura, logística e incentivos. “Por esse motivo, em breve noticiaremos novas empresas e expansão de empreendimentos com geração de empregos e renda para nossa cidade”, conclui o prefeito Vérdi.

Compartilhar no Facebook

Economia de energia em Varginha é destaque : 02/09/2021 15:48

Em um momento de grave crise energética no país, na pior crise hídrica dos últimos 91 anos, a Prefeitura de Varginha, através de inúmeras ações planejadas nos últimos anos, estará contribuindo com expressiva participação na economia de energia elétrica na cidade e região.

A principal delas, é a redução de 53% no consumo de energia no projeto de substituição de toda iluminação urbana para luminárias de LED, que corresponde a 450 mil KWh e uma carga de 1,1 MW, correspondendo ao consumo médio de 3000 residências na cidade ou uma indústria de grande porte.

"É uma importante contribuição ao setor elétrico nesse momento, colocando a nossa cidade em destaque. Vamos implementar outras iniciativas que estão sendo estudadas no município nesse setor , mantendo a mesma qualidade no serviço, redução de custos e melhor atendimento à população", afirma o Prefeito .

Compartilhar no Facebook

Secretária de Educação se reúne com diretores da rede municipal : 02/09/2021 15:44

A Secretária Municipal de Educação realizou nessa quinta (02) uma reunião com os diretores escolares da rede municipal, com o objetivo de repassar as orientações do novo Protocolo Sanitário Específico para a Educação, e alinhar as ações da rede municipal, dando continuidade aos protocolos de segurança sanitário implantados e adequando-os às novas diretrizes da Vigilância Sanitária.

A partir do próximo dia 13, segunda-feira, as aulas da Educação Infantil e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental estão autorizadas a retornar sem o sistema de rodízio (Turma A e Turma B). Com essa medida, todos os alunos matriculados nesses anos poderão retornar presencialmente às aulas. Já as famílias que desejarem, poderão permanecer na modalidade remota.

“O retorno nesse novo modelo será gradual, para que possamos acompanhar e avaliar os resultados, pontualmente, junto às famílias e aos profissionais da Educação. O retorno dos demais alunos dependerá da autorização da Superintendência Especial de Enfrentamento à COVID-19 e da Vigilância Sanitária, que farão o acompanhamento e avaliação do cenário em nosso município”, destaca a Secretária de Educação Profª. Drª Gleicione.

Segundo o Prefeito Vérdi, “o nosso maior desejo é poder contar novamente com todos os alunos dentro da escola, pois estamos prontos para recebê-los com muito carinho e cuidado, dentro dos protocolos necessários para a segurança de todos e, sobretudo, respeitando o desejo das famílias em optar nesse momento ou pelo retorno presencial, ou pelo modelo remoto”.

Confira detalhes do protocolo atualizado

A atualização do Protocolo Sanitário específico para educação possui vigência a partir de 08/09/2021.

Dentre as principais atualizações destacamos:

As Instituições de ensino poderão, para educação infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental I, eliminar a semana de atividades remotas, desde que atendidos os critérios de espaçamento entre os alunos e alunos/professores.

O espaçamento entre alunos e entre alunos e professores, nas salas de aula, deverá ser de no mínimo 1,0 m.

O retorno às atividades presenciais dos colaboradores do grupo de risco deve ser analisado individualmente, de acordo com avaliação médica ou dos serviços de medicina e segurança do trabalho.

Compartilhar no Facebook

Ginásio de Artes Marciais e Ginástica Professor Shuhei Okano é inaugurado : 01/09/2021 15:18

Ainda em clima de olimpíadas e paraolimpíadas, Varginha inaugurou na manhã desta quarta (01), Dia do Profissional da Educação Física, o Ginásio de Artes Marciais e Ginástica “Professor Shuhei Okano”.

Construído no local onde funcionava a antiga estrutura dessas práticas esportivas ao lado do campo de futebol da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SEMEL, o novo Ginásio “é um sonho antigo que se realiza” como declara o judoca Lucas Correa, um dos maiores medalhistas de Varginha.

Convidado especial, Sensei Nori Shikuri disse que o Judô não é apenas uma luta mas torna o ser humano melhor, importante, respeitado e responsável. “Gostaria de expressar meu sincero respeito e profunda gratidão a Prefeitura de Varginha”.

“O prefeito tem investido muito no esporte, na cidade. Muitos secretários de esporte da região perguntam qual é o segredo de Varginha para ser destaque no esporte e eu respondo: são o prefeito e o vice que investem no esporte. Quero agradecer todos os funcionários da Semel, pois todos colaboraram com esse ginásio começando com o professor Lucas, isso era uma sonho. Muito obrigado prefeito por tudo que o senhor tem feito pelo esporte e pela cidade de Varginha”, declarou o secretário municipal de Esporte e Lazer, André do Vôlei.

Convidados, autoridades, técnicos e funcionários da SEMEL prestigiaram a cerimônia de inauguração como a lutadora de MMA, Amanda Ribas, acompanhada de seu irmão e técnico Arthur e também do pai Marcelo Ribas que foram inspiração para a prática esportiva e simpatia.

O deputado estadual professor Cleiton enfatizou que o prefeito Vérdi Melo construiu um espaço de acesso gratuito que a população merece e faz a inauguração no dia em que se homenageia o profissional de educação física.
“Um espaço de inclusão, de transformação de vidas e realização de sonhos que honra a gestão histórica que o senhor vem fazendo. Diante da sua humildade prefeito, de ouvir a população o senhor fez essa grande obra que fica para a histórica do esporte de Varginha e que continue abençoando o senhor e o vice-prefeito Leonardo Ciacci”, destacou o deputado.

Saudando o secretário municipal de Governo, Honorinho Ottoni, que tem ajudado a administrar a cidade, o prefeito Vérdi Melo agradeceu a lutadora Amanda Ribas que tem divulgado o nome de Varginha mundialmente. “Neste momento toda a comunidade está sendo homenageada por nós com a inauguração desse espaço esportivo”, registrou Vérdi.

Citando o escritor Carlos Drummond de Andrade, “Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir”, Vérdi falou que se sente muito feliz de estar entregando esse instrumento para o esporte de Varginha. O prefeito adiantou que em outubro estará inaugurando outro importante espaço, o Centro de Iniciação ao Esporte – CIE, que vai investir em melhorias no Estádio Sete de Setembro e outros investimentos em atletas, veículos.

“Porque esporte é vida, é amizade e quando investimos em esporte economizamos no hospital”, refletiu Vérdi que ainda declarou que vai investir em outras obras como a construção de um Mercado, “não somente para sábado e domingo, mas para que Varginha tenha um verdadeiro mercado a exemplo de outras cidades que concentram várias mercadorias para os consumidores”.

A solenidade contou com apresentações da ginasta Manuela Carvalho Caiafa Araújo, de 10 anos, que tem como professora Daniela Tavares. Além de atletas do JIU JITSU, MUAY THAI e judô.

A mesa foi composta pelo prefeito Vérdi, o vice-prefeito Leonardo Ciacci, a presidente da Câmara Zilda Silva, o deputado estadual Professor Cleiton, o secretário de Governo, Honorinho Ottoni, o secretário de Esporte, André do Vôlei, o reitor do Unis, professor Stefano Gazzola, o Sensei Norio Shukuri, e o presidente do Conselho Municipal de Esporte, Rodrigo Marcondes.

Compartilhar no Facebook

Escola Municipal é destaque em projeto interdisciplinar : 31/08/2021 18:25

Na volta às aulas presenciais, a Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende começou a desenvolver um trabalho diferenciado com os alunos dos 8º e 9º anos, no sentido de apontar caminhos a partir de experiências vividas por diferentes pessoas, que podem estar, ou não, inseridas no nosso cotidiano.

O projeto foi intitulado de “Trajetórias Escolares de Sucesso”, e tem o intuito de conduzir os estudantes a lugares até então nunca imaginados, oportunizando-os refletir sobre suas vidas e a procurarem ser autores e coautores de suas próprias trajetórias pessoais e escolares. Sabemos que os sonhos, desejos, anseios, fracassos e decepções são inerentes ao ser humano, e que as dificuldades impostas, pelas circunstâncias da vida, não devem tolher os projetos de um jovem sonhador, até então adormecidos pelas mazelas sociais e emocionais impostas.

Vários professores de diferentes disciplinas se uniram para fazer deste projeto um sucesso, a fim de desenvolver um trabalho interdisciplinar, voltado para o desenvolvimento da capacidade investigativa, reflexiva e crítica dos estudantes.

Ao expor trajetórias escolares bem sucedidas de diferentes sujeitos, será solicitado aos estudantes que pesquisem e apresentem trajetórias escolares bem sucedidas, a partir de seu convívio, e depois cada um fará a escrita de suas próprias trajetórias, já pensando num projeto de vida futuro.

"O Projeto Trajetória traz à tona o resgate do caminho percorrido por profissionais da escola, fazendo um paralelo com grandes obras de escritores famosos, como Castro Alves, Machado de Assis, dentre outros, e que ao longo de suas vidas foram incentivados a trilharem novas perspectivas por intermédio da educação, quebrando paradigmas e vencendo desafios, vislumbrando um novo horizonte, repleto de conquistas e realizações. O cunho do projeto é incentivar os estudantes a conhecerem novas trajetórias de sucesso e a construírem suas próprias trajetórias, projetando seus sonhos.”, afirma a diretora Juliana de Paula Mendonça.

Queremos parabenizar a iniciativa do projeto da equipe EM Domingos Ribeiro de Rezende, que conta com a participação dos professores Christiane, Marisa Helena, Cleber, Fabiana, Leonardo, com a supervisora Juliana Cazelato e a orientadora Ana Cristina. São projetos como esse que fazem a diferença no dia a dia escolar dos estudantes, promovendo momentos prazerosos e significativos, os quais serão lembrados e ressignificados por toda uma vida.

Compartilhar no Facebook

Prefeito participa de reunião com governador Zema : 31/08/2021 11:51

O prefeito Vérdi Melo participou nessa segunda (30), em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, de uma reunião com o Governador Romeu Zema e sua equipe, que na oportunidade apresentou o detalhamento dos recursos de R$ 1,5 bilhão destinados aos municípios mineiros como parte de pagamento de indenização da Vale pela tragédia provocada pelo Rompimento de uma
Barragem no Município de Brumadinho, que comoveu o mundo pela morte de 272 pessoas. Prefeitos de várias regiões do Estado também participaram.

Varginha recebeu R$ 2,8 milhões sendo que as outras duas parcelas, no valor de R$ 2,1 milhões cada, serão pagas em janeiro e junho de 2022, totalizando os R$ 7 milhões. “Temos o compromisso de investir esse recurso em obras de Infraestrutura no nosso município, para que a nossa população tenha acesso a mais qualidade de vida.”, disse o prefeito Vérdi Melo.

“Sabemos que a indenização não vai devolver as vidas que foram ceifadas. Mas ela corrigirá o prejuízo causado para todos os municípios mineiros. Vamos honrar cada pessoa que se foi trabalhando com responsabilidade na aplicação desses recursos. Nossa gratidão a todos que participaram desse acordo, tanto do legislativo quanto do executivo e judiciário, que culminou com a liberação dessa verba.”, disse o governador Zema.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura comunica vacinação de adolescentes com comorbidades : 30/08/2021 12:06

A prefeitura comunica o pré cadastro para a vacinação contra COVID-19, de adolescentes de 12 a 17 anos.

Esse grupo, a exemplo dos demais, será chamado por faixas etárias estratificadas, a partir do dia seguinte que os maiores de 18 anos tiverem sido contemplados. Os adolescentes e seus responsáveis devem ficar atentos aos Boletins Informativos, e assim que chegar sua vez deverão se encaminhar para uma das unidades de vacinação contra COVID-19.

Para primeira fase, foram disponibilizados dois links, um para adolescentes portadores de comorbidades e outro para portadores de deficiência.

Comorbidades:
bit.ly/vacinavarginha-comorbidades02

Com deficiências:
bit.ly/vacinavarginha-pessoascomdeficiencia02

NO ATO DA VACINAÇÃO Será
NECESSÁRIA A APRESENTAÇÃO DE TODA DOCUMENTAÇÃO:

- Identidade,
- Cartão SUS ou CPF;
- Documentos listados no link , com comprovação da condição especial.
- Nome deverá constar da lista de pré cadastro;

Pedimos que reúna os documentos necessários e aguarde pelo cronograma etário.

Compartilhar no Facebook

Esquema de vacinação em Varginha sofrerá alterações : 30/08/2021 12:01

A Prefeitura informa que a partir de segunda (30), os locais e horários de vacinação contra Covid em Varginha sofrerão algumas alterações.

A Policlínica Central passará a realizar a aplicação de primeira dose no horário padrão de 15h as 20h, de segunda a sexta-feira.

O Drive Thru passará a ser um ponto de vacinação exclusivo para segunda dose e funcionará no período da manhã de 07h30 as 11h30 e tarde de 17h as 20h de segunda à sexta-feira.

Outra alteração importante é que o ponto de Vacinação para segunda dose localizado no Via Café Garden Shopping será desativado.

As primeiras doses continuam a ser recebidas nas UBS Imaculada, Jardim Colonial, Mont Serrat, Sion, no horário de 15h as 20h de segunda a sexta-feira. As segundas doses serão feitas no período da manhã de 07h30 às 11h30.

Aos sábados a vacinação de primeira dose permanece no horário de 07h30 às 16h, com inclusão da Policlinica Central. As segundas doses serão feitas também aos sábados no horário de 07h30 às 11h30.

Compartilhar no Facebook

Nova Rotatória do Santa Maria recebe iluminação de LED : 27/08/2021 12:19

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, está executando a obra de iluminação da nova e moderna rotatória no bairro Santa Maria.

Mantendo o mesmo padrão da iluminação de LED de toda cidade, estão sendo instaladas 14 luminárias de 120W, fabricadas na fábrica Philips/Signify da cidade, totalizando 1680 watts, correspondendo a 200.000 mil lux distribuídos em toda área, para garantir maior segurança de pedestres e motoristas que estarão usando aquele novo espaço.

Os serviços estão sendo executados pela empresa Ecológica, responsável pelo contrato de obras e serão concluídos nessa semana.

Segundo o prefeito Verdi Melo, “a iluminação da Avenida Miguel Alves, próxima ao local, está prevista nos próximos meses, completando a iluminação daquele importe setor viário de nossa cidade".

Compartilhar no Facebook

Prefeitura cria link para cadastro para quem for assistir a partida do Boa : 27/08/2021 12:14

A Prefeitura criou um link de cadastro de torcedores e participantes da partida do Boa Esporte no jogo desse sábado (28), com vistas ao monitoramento da vigilância epidemiológica do município.

bit.ly/cadastro-torcedores-jogo1

Compartilhar no Facebook

Exposição “Varginha Cidade do ET” pode ser visitada online : 26/08/2021 14:36

A Exposição Fotográfica Varginha Cidade do ET é um projeto do site Memorial do ET. A exposição tem o objetivo de mostrar a influência do Caso do ET na cidade, com um olhar especial em seus pontos turísticos relacionados a visita do extraterrestre em 1996. As fotos da exposição podem ser acessadas no site memorialdoet.com.br de 26 de agosto a 12 de setembro de 2021.

Além das fotos, o site também mostra um mapa com a Rota do ET, um roteiro para conhecer os locais mais visitados de Varginha, como os pontos e locais turísticos relacionado ao caso.

O projeto foi realizado pelo varginhense Beto Menali, fotógrafo e programador. Beto atua na área de tecnologia e produção de conteúdo, é estudante de Licenciatura em Artes Visuais, além de divulgador cultural.

A realização da exposição tem apoio da Lei Aldir Blanc.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura libera partida do Boa no Melão com torcida : 26/08/2021 13:20

A prefeitura acaba de liberar o protocolo sanitário para a partida entre Boa Esporte x Rio Branco de Venda Nova (ES), no sábado (28), às 17h no estádio do Melão. Para esse evento-teste, ficou autorizado um público máximo de 1000 pessoas, sendo 500 na coberta e 500 na descoberta.

Para acesso ao estádio será necessário estar vacinado com a primeira ou a segunda dose, ou apresentar o teste de antígeno, ou apresentar o PCR realizado com 60 dias de antecedência.

O Protocolo determina distanciamento na arquibancada ou nas dependências do estádio, álcool gel e aferição da temperatura na entrada.

Importante ressaltar que 1000 pessoas representam 7% da capacidade do estádio que é para 15 mil torcedores.

Compartilhar no Facebook

Escola Municipal Profª Helena Reis é contemplada com equipamentos de informática : 26/08/2021 11:17

A Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde de segunda (23) a entrega de 39 Headset Omen (fone de ouvindo) para a própria SEDUC, e 198 para a Escola Municipal Professora Helena Reis, juntamente com 132 Mouses.

Doados pela empresa Coletek, representada pelo Gerente Administrativo e Financeiro, Rafael Arja, pela Gerente de Produção, Julia Bregalda, pelo gerente de RH, Marcos Oliveira, e pelo Encarregado de Manutenção, Alexandre Grossi.

Estiveram presentes a Secretária de Educação, Gleicione Apª Dias Bagne de Souza, a Diretora e a Vice da Escola Municipal Profª Helena Reis, Gizelda Apª Pompeu e Elisabeth de Fátima Bartelega Domingueti, juntamente com professores e alunos.

A escola agradece a atenção e ressalta que foi um grande ganho, principalmente neste momento de ensino remoto, onde novos acessórios de informática vêm a contribuir de maneira diferenciada, agregando valor a forma de ensinar e ressignificando a aprendizagem.

Compartilhar no Facebook

Corpo de Bombeiros renova Auto de Vistoria da Câmara Municipal : 26/08/2021 11:10

A Câmara Municipal renovou o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), após análise dos equipamentos e das instalações do Legislativo.

O documento é válido até 2026 e certifica o cumprimento de todos os itens e critérios contidos no laudo de exigências, como a presença e o bom funcionamento de dispositivos preventivos como extintores, caixas e bombas de incêndio.

Atualmente o prédio conta com cerca de 35 funcionários. Recebe eventos no Plenário, como as sessões legislativas, audiências públicas e outras atividades de interesse público para as quais o espaço muitas vezes é cedido, o que resulta em um grande fluxo de pessoas.

Dessa forma, a preocupação com o bem-estar social e a garantia de segurança de todos foram pontos criteriosos e relevantes para o andamento da aprovação do laudo.

“Essa é uma conquista muito importante para a segurança da Casa. Temos que ser exemplo”, diz a presidente da Câmara, Zilda Silva.

Vale ressaltar que ainda nesta semana, os servidores do legislativo passarão por um treinamento de brigada de incêndio que será ministrado pelos bombeiros militares do 9º Batalhão de Varginha.

Compartilhar no Facebook
1 2 3 4