1 2 3 4 5 6

Prazo para Regularização de Obras em Varginha vence segunda-feira : 24/01/2020 19:27

Atenção proprietários de imóveis em desacordo com a legislação urbanística do município, com ampliações e edificações já construídas ou em fase final de acabamento que necessitam de regularização junto a Prefeitura de Varginha. O prazo de vigência do protocolo de requerimentos vence na segunda-feira, dia 27.

Os interessados devem procurar pelo Setor de Protocolo na sede da prefeitura, na rua Presidente Antônio Carlos, 356, das 7h30 às 17h, levando duas cópias de projetos, requerimento imobiliário, documento de propriedade e registro atualizado, termo de Responsabilidade, laudo técnico do engenheiro, fotos necessárias para interpretação do local, fotos impressas em boa resolução em quantidade necessária, que permita a identificação das áreas construídas, cópia do Laudo de Vistoria Técnica e sua respectiva ART, xerox da identidade do proprietário e do engenheiro.

Proprietários de um único imóvel, cuja construção tenha área igual ou inferior a 70 metros quadrados ficam isentas de multa;

A SEPLA, poderá exigir modificações ou ajustes da área a ser regularizada. A aprovação da regularização de que trata a presente Lei fica condicionada ao pagamento de todas as multas e taxas incidentes na espécie;

Para as construções com área total construída superior a 70 metros quadrados, será cobrada do proprietário multa por metro quadrado de construção irregular.

Compartilhar no Facebook

Entidades repudiam divulgação de vídeo de mulher andando seminua no Centro : 24/01/2020 19:25

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de saúde mental e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha (CODEVA) divulgaram nota de repúdio sobre o caso da mulher que foi filmada andando seminua no Centro, em Varginha. O caso aconteceu na rua Santa Cruz, no dia 9 de janeiro.

Segundo informações das entidades, a mulher é usuária com deficiência e estava em crise mental no momento em que foi filmada. O vídeo foi compartilho em vários grupos de Whatsapp da cidade. A mulher foi amparada posteriormente pela Guarda Civil Municipal de Varginha.

Confira a nota na íntegra
“O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Varginha, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de saúde mental do município de Varginha e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha (CODEVA) manifestam seu veemente repúdio aos atos de discriminação e violações de direitos perpetradas contra uma usuária com deficiência em crise mental, mormente a divulgação e compartilhamento de imagens suas em cena de nudez, sem o consentimento da vítima, que, naquele momento, sequer possuía condições de fazê-lo, e causando danos à sua imagem.

É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.

É histórica a prática de internar em hospital psiquiátrico todo e qualquer tipo de “desvio” dos padrões esperados de comportamento. No entanto, a Lei n° 10.216/2001 (a conhecida “reforma psiquiátrica”) possibilitou a construção de novos territórios existenciais para esses sujeitos em sofrimento.

O movimento da reforma psiquiátrica se constituiu como um processo gerador de importantes transformações sociais, implicando uma nova perspectiva ética, teórica e política para a compreensão da loucura. O supracitado diploma legal dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

É direito da pessoa com de transtorno mental, a título de exemplo, ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis, assim como ser protegida de qualquer abuso ou exploração. O tratamento de pessoas com transtornos mentais visa, permanentemente, a reinserção social da(o) paciente em seu meio, sendo a internação medida extremamente excepcional, além de temporária.

A Lei n° 10.216/2001 tem a redução de danos como estratégia e paradigma orientador, dessa forma, os pacientes não deixam de possuir sofrimento psíquico e, muito menos, são privados do convívio em sociedade, mas a probabilidade de danos é reduzida por meio das medidas previstas.

O direito à imagem é um dos direitos da personalidade dos quais todos os seres humanos gozam, facultando-lhes o controle do uso de sua imagem. O Código Penal Brasileiro proíbe a divulgação de fotos e vídeos pessoais de terceiros, mormente em se tratando de pessoa com deficiência, sem autorização, gravados com ou sem o consentimento da vítima. Além disso, é crime punido com pena de reclusão a prática de publicar ou divulgar, sem o consentimento da vítima, cena de nudez ( Lei n° 13.718 de 2018) .

É oportuno lembrar que todo e qualquer cidadão ou cidadã que presencie ou tenha conhecimento de algum ato de violência ou violação aos direitos humanos das pessoas com deficiência deve comunicar à autoridade competente, conforme prevê o art. 7° da Lei n° 13.146/2015.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Varginha, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de saúde mental do município de Varginha e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha (CODEVA) seguem na luta contra a discriminação e a favor do tratamento de usuários e usuárias com humanidade e respeito à dignidade da pessoa humana.”

Compartilhar no Facebook

SINDMED-MG volta a se pronunciar contra Prefeitura de Varginha : 24/01/2020 19:23

Após a nota emitida pela Prefeitura de Varginha, rebatendo as acusações de que o município passa por uma “triste realidade na saúde”, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais – SINDMED-MG voltou a se pronunciar nesta quinta-feira (23). Segundo a categoria, a “Prefeitura de Varginha não resolve problemas da Saúde e tenta colocar a culpa nos médicos”.

Na última semana, em assembleia, o SINDMED-MG havia anunciado que foram enviadas reivindicações ao prefeito Antônio Silva e à Secretaria Municipal de Saúde. Em alguns relatos citados pela categoria, médicos afirmaram que foram surpreendidos com descontos de vencimento sob a rubrica “faltas injustificadas” e segundo eles não houve ausência dos profissionais, os quais compareceram ao trabalho e atenderam as demandas existentes.

Além disso, eles destacaram pontos importantes como a defasagem na remuneração, péssimas condições de trabalho, dizendo ainda que muitos utilizam equipamentos próprios para realização de procedimentos, que há falta de equipamentos, falta de insumos necessários e salas para o atendimento dos pacientes.

Na última quarta-feira (22), a Prefeitura de Varginha se pronunciou, rebatendo as críticas dos médicos. Segundo a nota oficial, o prefeito Antônio Silva disse que “o município tem investido em saúde mais do dobro do percentual mínimo exigido pela Constituição, construindo novas e modernas unidades de saúde, reformando as existentes, garantindo o regular funcionamento do Hospital Bom Pastor e da UPA, adquirindo equipamentos e veículos, e mantendo regular estoque de medicamentos”.

Nesta quinta-feira (23), o SINDMED-MG soltou nova nota oficial. Confira na íntegra a nota abaixo:

“A Prefeitura de Varginha emitiu “nota de esclarecimento”, que na verdade não esclarece nada, tenta culpar os médicos pelos problemas da saúde do município.

Em nenhum momento a categoria médica se posicionou contra o cumprimento da carga horária. O que de fato tem incomodado não só os médicos como a população são as condições precárias oferecidas pelos gestores que não garantem o que diz a Constituição em relação ao direito de acesso a uma saúde plena e de qualidade para todos.

Os médicos não só querem exercer sua jornada de trabalho, como exigem condições para fazê-lo da maneira adequada e respeitosa que a população merece.

A Prefeitura tentar colocar os problemas no setor na responsabilidade dos médicos, dizendo que eles não “querem cumprir horário”, quando na verdade o que acontece hoje é que, de fato, a gestão, segundo colocações apontadas em assembleia dos profissionais, não vem oferecendo as condições para o desempenho de um bom trabalho”.

Compartilhar no Facebook

Associação Anjos de Branco passa a fazer parte do Conselho Municipal de Saúde : 23/01/2020 17:44

Foi empossada, nesta semana, a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Varginha, entidade que coordena todos os assuntos referentes à saúde pública no município. Entre membros titulares e suplentes do Conselho, agora estão representantes da Associação Anjos de Branco.

Na solenidade de posse, a presidente da Associação, Zelma Romaniello Dominghetti, afirmou que pretende “contribuir com as ações voltadas à saúde dos cidadãos de Varginha, e que a instituição está à disposição para que sociedade civil e órgãos governamentais atuem em políticas transversais que se fortaleçam em prol do bem comum”.

Anjos de Branco é uma associação varginhense que trabalha na assistência a pessoas carentes que precisam de equipamentos médicos ou ortopédicos. A Associação recebe, reforma e empresta ou doa camas hospitalares para residência, cadeiras de roda e de banho, botas e coletes ortopédicos, entre outros equipamentos. Para conhecer melhor o trabalho da entidade basta acessar o Facebook Anjos de Branco Vga.

Compartilhar no Facebook

Guarda Civil Municipal intensifica trabalho em parques da cidade : 23/01/2020 17:34

A Guarda Civil Municipal de Varginha intensificou o patrulhamento nos parques municipais, com o objetivo de impedir o tráfico de drogas e a pesca ilegal nos lagos. As equipes têm se revezado nos Parques Novo Horizonte, Centenário, Zoológico e São Francisco.

Em todos os lugares é comum encontrar jovens usando e vendendo drogas, inclusive menores de idade. No caso da pesca ilegal, já houve apreensão de redes e alçapões. No Parque São Francisco foi encontrado até acampamento de moradores de rua, segundo a guarnição.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, diretamente à Guarda Municipal.

Compartilhar no Facebook

Nova escola no bairro Carvalhos já recebe confirmação de matrículas : 23/01/2020 17:31

A Secretaria Municipal de Educação, pede aos pais ou responsáveis pelos alunos alunos inscritos na Escola Municipal Professor Wanderley Bueno Oliveira, recém-construída no bairro Carvalhos, que procurem a secretaria da unidade para confirmação das matrículas de seus filhos.

A secretaria fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Pais e responsáveis devem levar comprovante de endereço, Certidão de Nascimento ou RG do aluno, cartão SUS, documentos dos pais ou responsáveis, foto e declaração de transferência.

Recém-construída no bairro Carvalhos, a nova nscola, que será inaugurada no dia 15 de fevereiro, vai atender aproximadamente 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com aulas em tempo Integral.

Para atender às necessidades da comunidade escolar dos bairros Novo Tempo, Cruzeiro do Sul, Carvalhos e Imperial, a escola, oferece 12 amplas salas de aula, biblioteca, laboratório de Informática, ginásio poliesportivo e salas multiuso.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha se manterá alerta para possíveis tempestades na cidade : 23/01/2020 17:25

A Prefeitura de Varginha informa que manterá sob alerta para o caso de chuvas fortes nesta sexta-feira e final de semana, com máquinas e equipes prontas para atendimento de ocorrências. Chamadas devem ser direcionadas à Secretaria Municipal de Obras, das 7h às 17h, pelo 3690-2055 (sexta-feira) ou pelo (35) 99192-4788 (WhatsApp) (final de semana). As pessoas podem ainda ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros.

Pede-se que evite áreas de risco, beiradas de rio, córregos, cachoeiras e vias que costumeiramente alagam com as chuvas.

Confira as dicas :

– Quando estiver chovendo, não entre em piscinas, lagos, ou lugares alagados. A recomendação é que saia ao primeiro sinal de chuva;

– Redobre a atenção quando estiver em rios ou cachoeiras, pois há riscos de tromba d´água;

– O cuidado deve continuar mesmo após cessar a chuva, pois os raios podem continuar;

– Evite também ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas. Procure estruturas firmes para se proteger;

– Ventos fortes podem levar a queda de árvores sobre carros e casas;

– Desvie o carro de locais alagados, caso não seja possível, o motorista deve esperar que a chuva pare ou diminua.

Compartilhar no Facebook

Varginhenses não são obrigados a fazer cadastro biométrico para votar nas eleições de 2020 : 22/01/2020 18:57

Varginha é um das 594 cidades mineiras em que os eleitores não são obrigados a fazer o cadastro biométrico para votar nas eleições de 2020.

O recadastramento é feito conforme a necessidade. À medida que o eleitor precisa de algum serviço nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral, ele é atendido por meio da coleta de seus dados biométricos.

O cadastro biométrico em Minas Gerais começou a ser feito em 2018 e os eleitores de 175 cidades precisavam fazer. Até fevereiro os eleitores de 62 cidades ainda precisam fazer a biometria. Quem não fizer pode ter o título de eleitor cancelado.

Em todas essas cidades, os eleitores podem agendar o atendimento pelo Disque-Eleitor (148) ou pelo site do TRE. O atendimento também pode ser feito por ordem de chegada. Confira os endereços dos cartórios.

Mais informações no Cartório Eleitoral de Varginha, na rua Coronel José Alves, 170, Vila Pinto, ou pelos telefones (35)3222-2800.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha contesta reclamações dos médicos servidores municipais : 22/01/2020 18:54

A Prefeitura de Varginha emitiu uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira (22) contestando as declarações do SINDMED-MG, sindicato que representa os médicos servidores municipais, após Assembleia Geral realizada na última sexta-feira (17), em Varginha.

Segundo o SINDMED, os médicos reclamam de uma suposta falta de respeito da atual gestão com a categoria. Os médicos reclamam também de descontos em folha por faltas injustificadas, que segundo eles, nunca existiram. Outra reclamação, segundo os médicos, seriam as péssimas condições de trabalho oferecidas a eles.

Confira a nota na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde, em respeito à população, em especial aos cidadãos que demandam os serviços de saúde, sente-se no dever de vir a público contestar as declarações do SINDMED-MG, sindicato que representa os médicos servidores municipais.

Não é verdade que o Prefeito tenha, em algum momento, faltado com o respeito com a laboriosa categoria dos médicos que prestam serviços ao Município, não servindo tal inverdade como pretexto para paralisações.

O que precisa ser dito é que os médicos da rede municipal têm sido cobrados para que cumpram sua jornada de trabalho, exigindo que registrem os horários de entrada e saída no “registro de ponto”, como fazem todos os demais servidores municipais, exigência perfeitamente legal e atualmente fiscalizada pelo Ministério Público.

Tal exigência tem incomodado alguns médicos, causando-lhes insatisfação que os leva a mobilizar o respectivo sindicato, parecendo desconhecerem que na administração pública prevalecem, entre outros, os princípios da legalidade, da isonomia e, acima de tudo, da supremacia do interesse público.

Não procedem as declarações do SINDMED-MG que os médicos municipais trabalham sob péssimas condições de trabalho, sofrem com a defasagem da remuneração, falta de equipamentos, de salas e de insumos necessários ao atendimento dos pacientes.

Num passado não muito distante, através da Lei Municipal nº 3.947, de 09/09/2003, tiveram seus níveis salariais alterados do E-22 para E-24, tratamento diferenciado em relação aos demais servidores municipais.
Posteriormente, através do Decreto nº 5.588, de 27/04/2011, tiveram sua jornada de trabalho reduzida pela metade, sem redução proporcional do respectivo salário.

Até a presente data, todos os seus direitos têm sido respeitados, possuem plano de carreira e seus salários são pagos pontualmente no último dia útil do mês a que se referem.

O Município tem investido em saúde mais do dobro do percentual mínimo exigido pela Constituição, construindo novas e modernas unidades de saúde, reformando as existentes, garantindo o regular funcionamento do Hospital Bom Pastor e da UPA, adquirindo equipamentos e veículos, e mantendo regular estoque de medicamentos.

Tudo isso, mesmo depois de ter suas receitas confiscadas, arbitrária e ilegalmente pelo Governo do Estado, nos anos de 2017 e 2018, comprometendo gravemente o orçamento municipal.

Portanto, as declarações levadas à imprensa pelo Sindicato (SINDMED-MG), a que estão filiados médicos da rede municipal desta cidade, são injustas e não correspondem à verdade dos fatos.

Compartilhar no Facebook

Via Café Garden Shopping seleciona comediantes do Sul de Minas : 21/01/2020 18:43

Com o objetivo de divulgar os talentos do Sul de Minas, o Via Café Garden Shopping está selecionando artistas da região para se apresentarem no mall, como parte do projeto Mostre seu talento no Garden. Nesta edição, o centro de convivências está à procura de comediantes de Stand-Up Comedy.

O Stand-Up Comedy é um espetáculo de humor executado por apenas um comediante, que se apresenta geralmente em pé (daí o termo ¨stand-up¨), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral. No shopping, os comediantes serão selecionados pela equipe do Marketing do Via Café, que também ficará responsável por definir os locais e as datas disponíveis de cada apresentação. Podem participar homens e mulheres, com mais de 18 anos. Serão selecionados 10 artistas.

De acordo com a coordenadora de Marketing do Via Café Garden Shopping, Etienne Bandeira, a iniciativa é uma forma de reafirmar o papel do empreendimento como opção de lazer e entretenimento na região.

“Estamos cientes de que nosso público procura, cada vez mais, viver experiências exclusivas dentro do shopping e, assim, buscamos um meio de valorizar os artistas regionais, abrindo espaço para que se apresentem”, comenta.

Para participar da seleção é necessário enviar um vídeo, de no máximo um minuto, para o e-mail gardenvoceviacafe@grupotenco.com.br com o assunto Talento no Garden. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3221-7183 e o regulamento está disponível no site do shopping.

Compartilhar no Facebook

Varginha recebe 500 doses da vacina pentavalente : 21/01/2020 18:40

Já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Varginha, as doses da vacina pentavalente. Constante no calendário nacional de imunização, a pentavalente deve ser aplicada em bebês, aos dois, quatro e seis meses de vida. A vacina imuniza contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite causada pela bactéria haemophillus influenzae. A vacina estava em falta desde dezembro na cidade e região.

O Ministério da Saúde informou na última semana, a compra de novo lote da vacina, com um milhão e 700 mil doses, que foi distribuído para todo país. Segundo o Ministério, de junho a dezembro do ano passado, a oferta foi irregular por causa de problemas com os fornecedores.

Um estoque da Pentavalente adquirido por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi reprovado em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As compras com este fornecedor foram interrompidas e por não haver disponibilidade de entrega imediata de nenhum outro fornecedor internacional, o desabastecimento de doses foi gerado e preocupou moradores. A Pentavalente não tem produção nacional, e por isso a necessidade de importação.

Segundo a Prefeitura Municipal de Varginha, a cidade recebeu 500 doses da vacina, que já foram distribuídas para as UBS’s. “A expectativa é que em março a situação esteja definitivamente resolvida”, informou a assessoria da Prefeitura.

O Ministério da Saúde é responsável pelo abastecimento da vacina na Rede SUS – Sistema Único de Saúde. A distribuição é feita para os Estados, que por sua vez, organizam esta logística em Regionais de Saúde.

Compartilhar no Facebook

Autotrans volta atrás e alunos com mais de 17 anos terão direito ao vale-transporte escolar : 21/01/2020 17:05

Desde o início de janeiro uma notícia estava tirando o sono dos estudantes: os alunos com 18 anos ou mais, que estão no Ensino Médio e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, perderiam direito ao vale-transporte escolar. Mas Autotrans voltou atrás e esses alunos terão direito ao benefício.

A decisão aconteceu após uma reunião realizada, na semana passada, no gabinete do prefeito Antônio Silva com a presença do vice-prefeito Verdi Lúcio Melo e do proprietário da Autotrans, Rubens Lessa com os representantes do Conselho Municipal da Juventude – Conjuve.

As informações foram divulgadas no perfil do Facebook do Conjuve, neste link, nesta segunda-feira, 20. Ainda será divulgada a data para a regularização do benefício.

Entenda o que aconteceu
A determinação, divulgada anteriormente pela Autotrans, informava que receberiam o benefício alunos de 4 a 17 anos, que estejam matriculados na educação básica, ou seja, pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O problema é que vários alunos com 18 anos estão cursando o Ensino Médio, principalmente no período noturno, sem falar dos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA . Com o peso de ter que pagar R$ 8,00 por dia (ou aproximadamente R$ 176,00 por mês), muitos deles estavam pensando em desistir dos estudos.

De acordo com as informações do site da Autotrans, a empresa estava seguindo a Lei 9.394/96 Art. 4 que determina a idade dos alunos da educação básica. Mas a lei não leva em consideração que parte da população não completa o Ensino Médio antes de 18 anos.

Compartilhar no Facebook

Fundação Cultural lamenta morte do trompetista Cláudio Roditi : 20/01/2020 18:56

Com grande pesar, a equipe da Fundação Cultural de Varginha foi informada do falecimento do trompetista Cláudio Roditi na madrugada de sábado (18/01), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O músico morreu aos 73 anos na luta contra o câncer.

Roditi nasceu no Rio de Janeiro, mas passou boa parte da infância em Varginha, onde teve os primeiros contatos com a música na banda do Colégio Marista.

Considerado um dos pais do samba jazz, Roditi iniciou a carreira precocemente na década de 1960, quando integrou o conjunto do compositor e arranjador Ed Lincoln. No início da década seguinte, trocou o Brasil pelos EUA, para cursar a renomada Berklee College of Music, em Boston. Depois, mudou-se para Nova Jersey, onde manteve base até o fim da vida.

Ele se tornou nome reconhecido no circuito internacional de jazz latino sem jamais ter se afastado intimamente da música do Brasil, desde sempre incorporada pelo músico ao jazz que lhe deu justa fama mundial.

Contabilizando mais de 30 álbuns lançados entre 1984 e 2014, a discografia de Roditi destaca títulos como Claudio! (1985), Gemini man (1988), Slow fire (1989), Impressions (2006), Brazilliance (2009) – álbum que valeu a Roditi uma indicação ao Grammy 2010 na categoria Melhor álbum de jazz latino – e Bons amigos (2011).

Com o falecimento, várias pessoas e autoridades que tiveram contato com o músico expressaram seus sentimentos em relação à perda no Facebook “Varginha Antiga”:

“Roditi deixa um legado enorme para a música mundial. Na passagem por Varginha fez muitos amigos e sempre se lembrava com carinho da nossa cidade” – Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha.

“Na década de 1990, entrevistei-o para o especial do programa ‘Alô Cidade’ na TV Princesa. Era muito carismático, profissional da música atuante nos EUA e que sempre levava o nome de Varginha para todos os lugares. Até a sua produtora chama ‘Varginha Music’” – Cláudio Henrique Martins, publicitário.

“Que triste notícia, Claudinho era um grande músico e sempre divulgou o nome de Varginha por todo o Brasil e exterior…” – Antônio Borba, cantor, compositor e apresentador.

“Muito triste mesmo. Começou sua carreira aqui na Banda Marista em 60. Tem uma matéria linda que Cláudio H. Martins produziu na TV Princesa onde tive o prazer de tocar com ele ao lado do super saudoso Renato Fioravante, na casa do seu primo Quinzinho Braga” – Rosildo Beltrão, maestro e produtor de eventos.

“Fomos colegas aqui no Colégio Marista em 1957/58… convivência muito agradável… foi destaque internacional com seu trompete… meus sentimentos aos seus familiares”, Eduardo Ottoni, ex-prefeito de Varginha e ex-deputado estadual.

“Muito triste! Amigo Claudinho na meninice, deixará um legado musical de muito valor!” – Elvira Gomes, pianista.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha inicia construção de ponte no bairro Santa Maria : 20/01/2020 18:52

A Secretaria de Obras e serviços Urbanos inciou nesta semana a instalação das aduelas que servirão de sustentação para a ponte que está sendo construída no bairro Santa Maria, nas proximidades do Sesi, fazendo a interligação das Avenidas Mário Frota e Miguel Alves.

Serão 39 aduelas medindo 2,5 x 4 que darão sustentação a ponte que terá 13 metros de cumprimento por 13 de largura. Após a instalação das aduelas, será feito um piso de concreto para, posteriormente, serem construídos os guarda- corpos e as calçadas nas laterias da ponte.

Importante salientar que trata de uma obra complementar para a construção de uma rotatória no bairro Santa Maria, no local onde antes existia uma quadra. Com a rotatória prefeitura pretende desafogar o trânsito de veículos que passam naquela localidade, vindo de diversos bairros vizinhos.

Compartilhar no Facebook

Novo VTC terá parque aquático totalmente remodelado e escola de futebol : 20/01/2020 18:00

Localizado no coração da cidade, o Varginha Tênis Clube passa por mudanças que transformarão o espaço. Segundo Paulo Vítor Freire, presidente do VTC, em entrevista ao Blog do Jotinha, o parque aquático passará por completa reforma bem como todas as instalações do seu entorno.

A academia será modernizada, assim como a sauna e o salão de jogos que também passam por uma remodelação. Na parte baixa do clube, também serão reformados os quiosques, churrasqueiras, quadras de peteca e o ginásio de esportes coberto. As obras, segundo o presidente, devem ser entregues nas próximas semanas.

“Dentro de algumas semanas vamos anunciar oficialmente como será o novo VTC. Além da modernização de todo o parque aquático para nossos sócios, vamos criar uma estrutura para receber sócios da Terceira Idade para o que adequaremos todas as instalações com acessibilidade plena pois fizemos uma pesquisa e constatamos que o VTC é o clube ideal para esta vasta clientela que carece de um local central e acessível por eles utilizável”, disse o presidente.

Paulo Vítor ainda revelou uma importante conquista para o clube. Será implantada no VTC, a Escola de Futebol do Clube de Regatas Flamengo do Rio de Janeiro, que vai receber crianças e adolescentes. “Vamos ter no VTC a Escola Oficial de Futebol do Flamengo carioca que vai receber crianças e adolescentes para treinamento com instrutores do clube do Rio de Janeiro que em contraparte vai promover reformas na sua estrutura da parte baixa do VTC”, informou.

“Marcamos um gol de placa ao assinar com o Flamengo do Rio de Janeiro um contrato para que o clube sedie em Varginha, exatamente aqui no VTC, uma escola de futebol profissional para descobrir novos craques. Oferecemos a eles o ginásio de esportes interno pois temos dois, bem como todas as instalações esportivas ali existentes”, completou o presidente.

Segundo o presidente, a Escola de Futebol terá entrada oficial pela avenida Benjamin Constant e seu intuito é descobrir valores esportivos que poderão ser revelados e utilizados nas categorias de base do Flamengo ou de clubes que negociarem com o carioca. “Quem sabe se não descobrirão futuros craques aqui em Varginha?”, disse Paulo Vítor.

MAREXAER

Desde que anunciou que a competição MAREXAER terá provas disputadas em Varginha, no VTC, a Prefeitura vem recebendo duras críticas nas redes sociais, de moradores. A maior parte das reclamações envolvem a decisão de reabastecimento da piscina olímpica, que será utilizada pelos competidores da disputa, organizada pela ESA – Escola de Sargento das Armas de Três Corações, com atletas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Segundo o presidente do VTC, a presença de atletas das três forças de defesa do país trarão movimentação à Varginha. “Para nós varginhenses deveria ser motivo de orgulho por terem escolhido nossa cidade e precisamente o VTC para as provas de natação, pois temos a única piscina olímpica da região, que necessitam. Imaginem quanta movimentação terá a cidade com a presença de atletas das três forças de defesa do país presentes aqui”, disse.

“O VTC é utilizado pela prefeitura o ano inteiro. É em provas esportivas de natação, o ginásio de esportes e enfim todas as nossas instalações. Não cobramos nada do município em nenhum momento. E além disso, temos um cronograma a ser cumprido e a piscina maior será disponibilizada aos associados em junho, mas como os exercícios da competição dos militares tem que começar em maio, a prefeitura de forma solícita vai dar abastecer a piscina maior”, completou.

Compartilhar no Facebook

Centro de Iniciação do Esporte ganha estrutura de cobertura metálica : 20/01/2020 17:54

Prevista para ser entregue no final de abril, as obras do Centro de Iniciação Esportiva, que está sendo construído na avenida Zoroastro Carvalho, no bairro Santa Maria, teve instalada a estrutura metálica de sua cobertura neste final de semana.

A obra começou em 2017 mas apresentou problemas técnicos e outras empresas desistiram do contrato, segundo a prefeitura, e teve que ser paralisada. Com uma nova licitação, as obras foram retomadas em 2019, a cargo da empresa Consill Construtora Irmãos Lara Ltda, que prometeu entregar o centro em 180 dias (seis meses) a partir de outubro, data da retomada das obras.

O prefeito Antonio Silva decidiu que o município assumiria a obra com recursos próprios, porque o Governo Federal interrompeu os repasses e a empresa que executava a obra não cumpriu o contrato apesar de ter embolsado R$ 915.564,68. Mesmo pagando o restante da obra, a prefeitura vai continuar cobrando o dinheiro devido pelo Ministério do Esporte, garante o prefeito. Para a conclusão dessa nova etapa, o município está investindo R$ 2.244.545,13.

O CIE vai ocupar terreno de 2.500m² na Av. Zoroastro Franco de Carvalho, Bairro Santa Maria, e terá área construída de 1.600m². Entre os destaques terá arquibancada com 177 lugares, área de administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público, além de quadras e estrutura para diversos esportes.

As modalidades praticadas serão as olímpicas de atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso e mais seis paraolímpicas: esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball e uma não-olímpica (futsal).

Compartilhar no Facebook

Varginha tem queda nos casos notificados de dengue : 17/01/2020 19:55

Dados divulgados pela Prefeitura de Varginha mostram que o número de casos de dengue notificados caíram. Em janeiro, até agora, foram notificados 18 casos, sendo 1 confirmado. Em janeiro de 2019 foram 71 casos, ou seja, uma queda de 29%.

Recentemente Varginha foi classificada como risco médio de infestação do mosquito Aédes aegypti pelo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa)

O primeiro LIRAa de 2020, realizado nos dias 6, 7 e 8 de janeiro, mostrou que foram encontrados 119 focos do mosquito, contra 30 focos encontrados no levantamento realizado em outubro de 2019.

Nos imóveis visitados pelos Agentes de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.

Os bairros com maior número de depósitos com focos foram o Jardim Sion, Cruzeiro do Sul, Mont Serrat, Parque Rinaldi e Parque Boa Vista. Os recipientes mais comuns com focos foram baldes (captação de água de chuva), ralinhos e pneus.

“É importante destacar que o Setor de Vigilância Ambiental, em conjunto com outras Secretarias do Município, vem realizando diversas ações tais como Mutirão de Limpeza, colocação de tampas em caixas d’agua de residências abandonadas ou de pessoas carentes, intensificando vistorias nos bairros com maior número de focos encontrados no LIRAa entre outros”, explicou José Donizete de Souza, encarregado do Setor de Vigilância Ambiental.

Muitas famílias aproveitam o período de férias para viajar ou se ausentar por longos períodos de casa. Diante disso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça sobre os cuidados com a saúde e proteção contra às infecções causadas por vírus transmitidos pelo Aedes aegypti e que podem causar a dengue, chikungunya e zika.

A coordenadora do programa estadual das Doenças Transmitidas pelo Aedes, da SES, Carolina Amaral, lembra que as doenças não são transmitidas de pessoa a pessoa. A contaminação se dá pela picada do mosquito do gênero Aedes infectado pelos arbovírus (dengue, zika ou chikungunya).

“Para evitar o acometimento destas arboviroses alguns cuidados são essenciais e proporcionam proteção contra a picada, como o uso individual de repelentes domésticos em aerossol, espiral ou vaporizador, roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos. Para quem dorme durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos, os mosquiteiros também podem ser utilizados para auxiliar na proteção. Em caso do surgimento de algum sintoma, a orientação é procurar ajuda médica”, ressalta.

Compartilhar no Facebook

Pais terão que esperar para saber em qual escola estadual seus filhos vão estudar : 16/01/2020 19:48

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) adiou a divulgação da 1ª chamada de encaminhamento dos alunos para a rede estadual de ensino. Ou seja, os pais ainda não sabem em que escola seus filhos irão estudar.

De acordo com o SEE/MG o atraso acontece por causa do novo sistema, que é inédito no estado, e passa por ajustes técnicos para viabilizar a divulgação para a população. A equipe técnica da secretaria está trabalhando ininterruptamente e empenhada a solucionar a situação o mais rápido possível.

As datas da divulgação da lista e do novo calendário serão informadas assim que a situação for regularizada. A equipe se compromete a deixar a população informada sobre a situação por meio dos canais oficias de comunicação do órgão - Instagram, facebook, site, hotsite e canais de atendimento.

A secretaria ressalta que nenhuma pessoa ficará sem vaga nas unidades escolares e reafirma que o início do ano letivo não será prejudicado.

Compartilhar no Facebook

Campanha Troco Solidário Havan arrecada R$ 32 mil no segundo semestre de 2019 em Varginha, valor será destinado ao ao Vida Viva : 16/01/2020 17:48

A campanha Troco Solidário das lojas Havan, arrecadou R$ 32 mil no segundo semestre de 2019 na loja de Varginha que fica no Via Café Garden Shopping. O valor arrecadado será destinado ao voluntariado Vida Viva. No primeiro semestre foram R$ 16 mil destinados à Associação Beneficente Levanta-te e Anda.

A campanha realizada desde 2010, auxilia semestralmente entidades onde a rede tem lojas. A iniciativa conta com a solidariedade dos moradores e clientes, que doam seu troco, ou parte dele, diretamente nos caixas das lojas. Em 2019, as 141 unidades da Havan arrecadaram R$ 11,4 milhões, que beneficiaram 206 entidades. As entregas dos valores às instituições, através do cheque simbólico da campanha, acontecem no início de fevereiro.

O diretor-presidente da rede, Luciano Hang, afirma que a campanha é uma forma de a empresa, seus colaboradores e clientes retribuírem às entidades e aos seus voluntários, pelo trabalho realizado nas comunidades.

"É com muito prazer que entregamos este valor para as entidades. O Troco Solidário é um trabalho de quatro mãos, em que os colaboradores conscientizam os clientes sobre a importância da doação, que tem o objetivo de auxiliar as instituições onde a Havan tem lojas. De pouco em pouco é que se consegue muito para ajudar quem faz bastante", finaliza.

Desde 2010 foram arrecadados mais de R$ 21 milhões em todo o Brasil, em benefício de mais de 800 instituições

Para participar da campanha Troco Solidário basta procurar o gerente da filial de sua cidade (se for mais de uma loja no município vá a apenas uma filial) e cadastrar a instituição na campanha. A entidade passa por avaliação. É necessário que a instituição tenha CNPJ próprio, conta bancária em nome da entidade, estatuto social, além de idoneidade.

A partir do cadastro aprovado, o Troco Solidário passa a ser um convite, realizado por parte do operador de caixa da Havan, a doar seu troco, ou parte dele, para a campanha. O valor doado é contabilizado no sistema e a pessoa recebe um comprovante de participação, informando qual entidade está ajudando. A doação do montante arrecadado é feita a cada seis meses e a cada edição contempla uma entidade diferente.

Compartilhar no Facebook

Guarda Civil Municipal de Varginha convoca candidatos aprovados em concurso público para atualização de dados : 16/01/2020 17:43

A Guarda Civil Municipal de Varginha dará prosseguimento, entre os dias 16 e 24 de janeiro de 2020, ao Concurso n° 02/2015, com a convocação de 180 candidatos aprovados na prova objetiva para atualização de dados pessoais.

Os candidatos convocados devem comparecer à sede da Guarda Civil Municipal de Varginha, situada na Rua Dona Francisca, n° 19, no bairro Jardim Orlândia, munidos dos originais e cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de endereço (atual) e comprovante de inscrição. O horário de atendimento será de 8h às 11h e 14h às 16h.

O edital de convocação para atualização de dados está disponível nos sites da GCMV, da Prefeitura de Varginha, e também foi publicado na edição 1263, de 9 de janeiro de 2020, do Órgão Oficial do Município.

Os candidatos convocados passarão por mais duas etapas (teste de aptidão física e teste psicológico), concorrendo a 36 novas vagas para ingresso no curso de formação da GCMV. Os aprovados em todas as etapas, inclusive o curso de formação, irão compor a 7ª turma da Guarda Civil Municipal de Varginha.

Compartilhar no Facebook

Prefeito Antônio Silva empossa nova diretoria do COMPIR : 16/01/2020 17:41

O prefeito Antônio Silva empossou a nova diretoria do COMPIR – Conselho Municipal da Igualdade Racial, que passa a ter como presidente Adriana Martins, como vice-presidente Osvaldo Marcelino, 1º Secretário Sebastião da Silva e 2º secretário, Joel Nascimento.

Criado por Lei Municipal nº 5944/2014, o Compir tem por finalidade propor políticas voltadas à promoção da igualdade racial, combate ao racismo e efetivação de ações afirmativas, visando à valorização e ao reconhecimento da participação histórica das populações negras e outras etnias vulneráveis a discriminação, reconhecendo-as como agentes sociais de produção de conhecimento, riqueza, estimulando a preservação de suas manifestações e inserção na sociedade.

Trata-se de um órgão autônomo, normativo, monitorador, consultivo, fiscalizador, avaliador e encarregado de assessorar o Poder Público Municipal em assuntos referentes ao estudo de políticas que visem a promoção da igualdade racial, com ênfase na população de pessoas negras e outras etnias, com vista à participação popular e do controle social, para o seu bem estar, educacional, Cultural, econômico e político, integrando-as à realidade social.

Eleita presidente do Compir, Adriana Martins falou da importância do Conselho.

“Nossa missão é reduzir as diferenças entre negros, brancos, indígenas, quilombolas e ciganos. Fazer com que no Brasil, todos índices da pirâmide social, deixam a base socio- econômica. Vamos divulgar as artes e culturas e denunciar o que está fora do estatuto da igualdade racial e da constituição federal”.

Adriana fala também das expectativas para o ano. “Nós conselheiros queremos dar sequência da diretoria anterior, fazendo os projetos e atividades previstas no calendário de 2020 sejam executadas”, contou .

“Este é um momento importante para todos nós, por se tratar de uma causa justa e necessária, e queremos que saibam que estaremos sempre juntos, trabalhando para o fortalecimento do Conselho”, disse o vice-prefeito Vérdi Melo.

Antônio Silva falou da satisfação de participar desse acontecimento, dada a importância do Conselho. “Quero aqui reafirmar nosso dever de apoiar o trabalho do Compir, porque temos a consciência do trabalho que ele desenvolve”, justificou.

Compartilhar no Facebook

Tiro de Guerra de Varginha convoca jovens para Processo de Seleção Complementar 2020 : 15/01/2020 20:07

O Tiro de Guerra de Varginha avisa que o processo de Seleção Complementar 2020, que definirá os conscritos mais aptos a se tornarem atiradores e posteriormente Reservistas de 2ª Categoria do Exército Brasileiro, terá seu início no período de 23 a 31 de janeiro 2020 às 8h, conforme escrito no Certificado de Alistamento Militar. Na apresentação os conscritos deverão levar a seguinte documentação: Certificado de Alistamento Militar, identidade, comprovante de residência e CPF.

São denominados conscritos os jovens brasileiros que se alistaram para o Serviço Militar Obrigatório. Após a Seleção Geral, uma parcela desses jovens é encaminhada para a Seleção Complementar.

No Tiro de Guerra de Varginha, este ano, são 300 conscritos, divididos em sete grupos, que passarão por entrevistas sociais. Ao final do processo, desse total serão selecionados cerca de 100 conscritos para a incorporação no Serviço Militar Inicial.

Durante a Seleção Complementar, o jovem também têm a oportunidade de se familiarizar com a organização militar à qual irá pertencer e de conhecer as atividades do Exército Brasileiro, para melhor integrar-se às atividades militares.

O TG fica na rua Silvio Cougo, nº 300, Vila Paiva, telefone 3690-2023.

Compartilhar no Facebook

Alunos da Escola Estadual Coração de Jesus preparam exposição : 15/01/2020 20:03

Os alunos do 3º Módulo do Curso Técnico em Administração da Escola Estadual Coração de Jesus já estão na fase de planejamento dos estandes para apresentação de seus trabalhos à comunidade escolar, docentes e público em geral. Quatro projetos estão selecionados e nesta fase eles buscam ajuda do empresariado local, em razão dos altos custos envolvidos.

A coordenadora do curso, professora Gislaine Tavares, informa que os alunos, durante o curso, aprendem a desenvolver um projeto completo de negócios. O objetivo é desenvolver nos jovens o raciocínio, espírito empreendedor, trabalho em equipe e criatividade.

Nos quatro projetos escolhidos pela banca de professores, com o uso de uma ferramenta do Sebrae, os alunos descrevem a empresa, criam o logo, fazem a análise da concorrência e público que poderão atingir, pesquisam fornecedores e elaboram as estratégias promocionais. Desenvolvem ainda o layout da empresa, capacidade produtiva e de pessoal, detalham toda a parte financeira e ao final é realizada uma conclusão com bases nos resultados obtidos.

Quatro projetos serão expostos no início de março na escola:

Espaço Gourmet Cafeteria – é um espaço para confeitos e cafés de todos os tipos. Localizada no shopping, tem como diferencial o “dunuts” (conhecido dos americanos). Também combos promocionais com refeições deliciosas. Alunos participantes: Aline Cristina Reis; Ana Beatriz da Silva Humberto; Carlos Raphael Jambeli; Daiana Aparecida Mesquita Leite; Karoline Eduarda Marcelino Julio e Luiz Otávio Barbosa.

Beleza a Jato – O intuito da Empresa Beleza a Jato, dirigida ao público feminino, é fornecer os serviços de lavagem simples e completa de veículos automotores. E ainda serviços de beleza como: lavagem e secagem de cabelos, cortes femininos e masculinos, escova modeladora, serviços de manicure e pedicure, design de sobrancelha e maquiagem. A água usada será captada do meio pluvião. Alunos participantes: Amanda Elpidio Gianesini; Ana Karoline Muniz Araújo Barreto; Ana Luisa Gonçalves Delfim; Ariadna Vitoria de Oliveira Costa; Bruna Couto Pereira; Giullia Graziela Ferreira e Rafaela Aparecida de Souza.

SoverCone –A empresa SoverCone é um espaço de lazer e diversão, com o objetivo de oferecer sabores diversificados de sorvetes, churros, pizzas doces e cones recheados. Tudo em um treiler motorhome especialmente adaptado. Alunos participantes: Alisson Lima de Souza; Hellen Caroline Fávaro; Heloíza Irene Oliveira; Isabella Vilas Boas da Silva; Lucas Couto Pereira; Maria Fernanda Jardim Ciríaco e Tauane Aparecida Pires.

Cyber Café – O CyberCafé é um espaço que reúne área de computadores, vídeo games, xerox e impressão, área de leitura e área alimentícia. Um espaço para jovens e estudantes fazerem trabalhos ou relaxarem. Também será locado o espaço para eventos empresariais. Alunos participantes: Bruno César de Oliveira Filho; Luis Felipe da Silva Alves; Maryana Grande Isidoro; Natália Eduarda Brito; Nicole Dutra Ferreira; Paulo Vinícius Cardoso Rosa e Thaís Grazielly Silva Tana.

Compartilhar no Facebook

Empossados novos membros do Conselho Tutelar de Varginha : 15/01/2020 19:57

Em solenidade na tarde da última sexta-feira (10), o prefeito Antônio Silva e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDEDICA, representado por sua presidente Juliana Ferreira da Silva, deram posse aos novos membros do Conselho Tutelar para o mandato 2020-2024.

“A função do Conselho Tutelar é árdua porque lida com uma matéria-prima muito preciosa que são as nossas crianças, adolescentes e jovens, que é a família; e na maioria dos casos consegue resolver diversos conflitos com muita eficiência e competência, que é a conciliação, que é a responsabilização e a preservação da dignidade humana e por isso, em nome da cidade, agradeço todos por essa dedicação”, enfatizou o prefeito Antônio Silva em seu pronunciamento.

A presidente do COMDEDICA, Juliana, garantiu o apoio aos membros do Conselho Tutelar para o trabalho durante o mandato.

“O COMDEDICA está apoiando o Conselho Tutelar e estamos de portas abertas para garantir que o trabalho seja bem feito e que a promoção dos direitos da criança e do adolescente seja para fortalecer os vínculos entre os familiares, instituição e Conselho“, declarou.

A Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Patrícia Rodrigues de Souza, agradeceu o empenho. “Reconhecemos esse trabalho como extremamente relevante e desejamos uma boa atuação”, disse.

A conselheira tutelar Francine de Souza registrou o agradecimento à Administração Municipal. “Com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia, temos conseguido avançar nos trabalhos, melhorar nossa atuação, por isso, agradeço“, concluiu.

O vice-presidente do COMDEDICA, Jaime Macedo, que também é conselheiro da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL, registrou o interesse e empenho da Administração para a obtenção de resultados positivos junto à sociedade.

Compartilhar no Facebook

Varginha entre os cinco municípios mineiros em desenvolvimento Econômico : 15/01/2020 19:55

O Isdel é o índice do Sebrae Minas que sintetiza dados sobre as cinco dimensões responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local: Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.

Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,778, PIB de R$ 4.609.501, o Sebrae analisou outros 135 indicadores para atribuir a Varginha a nota 0,458, o quinto melhor em Minas. O maior Isdel é Belo Horizonte (0,576).

Entre as maiores cidades da região, Pouso Alegre recebeu o índice 0,436, o décimo melhor no estado. Poços de Caldas, com a nota 0,407, ficou classificada pelo Sebrae em 32º.

O índice utiliza 135 indicadores e variáveis de fontes oficiais, divididos nas cinco dimensões do DEL – Capital Empreendedor, Tecido Empresarial, Governança para o Desenvolvimento, Organização Produtiva e Inserção Competitiva.

Compõem o Isdel, dentre outros, os indicadores: escolaridade, vulnerabilidade social, Índice de Planejamento Urbano, Infraestrutura, Densidade de Empresas, Índice de Transparência, Valor da Exportação, Nota Prova Brasil, Renda Per Cápita, Nível de Informatização.

O Sebrae Minas lançou o site Identidades Territoriais (www. inteligencia-sebraemg. com.br), que reúne os principais dados territoriais, setoriais e socioeconômicos dos municípios mineiros. O objetivo é oferecer a empreendedores e gestores públicos subsídios para entender a realidade local, as potencialidades e oportunidades de atuação para estimular o desenvolvimento econômico.

Os materiais disponibilizados no site estão separados em quatro grupos: Identidades Setoriais, Dados Territoriais, ISDEL e Dados Socioeconômicos.

Nas Identidades Territoriais estão agrupados dados econômicos (PIB, massa salarial, potencial de consumo urbano, arrecadação por setor etc), de infraestrutura, demográficos (grupos etários, por gênero, etc), sociais (IDH, taxa de alfabetização e outros) e empresariais (número de empresas, porte, taxa de empreendedorismo, diversificação produtiva).

Compartilhar no Facebook

Varginha terá novo número para reclamações de Iluminação pública a partir do dia 1º de fevereiro : 14/01/2020 18:54

A Prefeitura de Varginha assinou nesta terça-feira (14) contrato com a empresa Luz Forte Iluminação e Serviços. A empresa vencedora da licitação, assume a partir do dia 1º de fevereiro, os serviços de manutenção corretiva e preventiva da rede de iluminação pública do município.

De acordo com a Prefeitura, o contrato engloba o perímetro urbano, zona rural e bairros mais afastados (antes conhecidos como Distritos), com fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra, para atender 17 mil pontos de iluminação pública instalados em 600 quilômetros de rua da cidade.

O contrato terá vigência por 12 meses, a contar a partir do dia 01/02/2020, podendo ser prorrogado por sucessivos períodos, nos casos e condições definidos no art. 57 da Lei nº 8.666/93, mediante Termo Aditivo, pelo período máximo 60 meses, nos termos do que dispõe o Inciso II do mesmo artigo.

Agora fique atento! A partir do dia 1º de fevereiro, se na sua rua tiver lâmpadas acesas durante o dia ou apagadas à noite, ligue 0800 033 1825 (para ligações) ou pelo Whatsapp (31) 99222-0496 ( para mensagens).

Compartilhar no Facebook

Biblioteca Pública vai contar com espaço literário dedicado às obras de escritores varginhenses : 14/01/2020 14:55

As obras de escritores varginhenses vão contar com um espaço dedicado apenas a elas na Biblioteca Pública de Varginha. O objetivo é valorizar os talentos da cidade expondo os trabalhos que, muitas vezes, são pouco conhecidos pela população.

Todos os escritores e poetas varginhenses que tiverem um livro publicado poderão disponibilizá-lo para consulta do público. Os interessados deverão doar a publicação para a biblioteca de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

“Queremos valorizar o que é nosso. O intuito é mostrar os talentosos escritores para que eles sejam cada vez mais prestigiados na cidade”, destaca a bibliotecária Eliana Costa. Todo o acervo já disponível pode ser consultado online pelo site.

No início de fevereiro, a Fundação Cultural, que é gestora da Biblioteca Pública, fará uma cerimônia para homenagear um grande escritor varginhense que dará o nome ao novo espaço literário dos autores da cidade. Além disso, será lançada oficialmente a FLIV 2020 – 6ª Feira Literária de Varginha e será aberta a inscrição para a publicação literária que é tradicionalmente apresentada durante a feira literária.

“Será uma noite voltada à literatura e à cultura, em que vamos prestigiar os varginhenses que se dedicam a expressar seus sentimentos por meio da escrita. Convido todos os escritores da cidade para doarem as obras para a biblioteca para que ela possa ser um centro de difusão do trabalho desenvolvido pelos nossos talentos locais.”, destaca Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2141 ou ainda pelo e-mail biblioteca@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

Compartilhar no Facebook

Piscinas do VTC serão reabastecidas pela prefeitura para competição Militar : 14/01/2020 14:49

Após a repercussão nos grupos de Whatsapp de que a Prefeitura de Varginha iria custear o reabastecimento das piscinas do Varginha Tênis Clube – VTC, nesta terça-feira (14), a Prefeitura emitiu uma nota explicando o fato.

De acordo com a Prefeitura, o fornecimento de água para o reabastecimento das piscinas do Varginha Tênis Clube – VTC, se dará em razão da realização de uma competição desportiva militar denominada MAREXAER, que envolve Escolas de Formação de Sargentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e conta com 9 modalidades de esporte, dentre elas a natação. A competição está sendo organizada pela Escola de Sargentos das Armas e ocorrerá no período de 12 a 18 de setembro e exige medidas oficias olímpicas

Em Varginha o único clube que atende as exigências da competição é o VTC, cujas piscinas olímpica e semiolímpica estão praticamente vazias, sendo necessário seu reabastecimento para que possa viabilizar a competição bem como os treinamentos dos atletas.

A Prefeitura ressalta que o reabastecimento das piscinas ocorrerá uma única vez, e será realizado até maio de 2020, quando os atletas de natação da Escola de Sargentos das Armas - ESA iniciarão os treinamentos.

Ainda segundo a Prefeitura, a MAREXAER fomentará o turismo, o esporte e o lazer, resultando em renda para o município.

A Prefeitura também esclarece que o projeto foi devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores.

Compartilhar no Facebook

Companhias demonstram fé e devoção no 6º Encontro Anual de Folia de Reis de Varginha : 13/01/2020 19:55

Centenas de pessoas se reuniram neste domingo (12) para participar do 6º Encontro Anual de Folia de Reis, organizado pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. Nem a chuva que caiu no início da tarde desanimou as companhias e os devotos que acompanharam a Missa de Ação de Graças e as apresentações dos grupos.

O encontro foi iniciado às 14h com uma missa celebrada pelo Pe. Rafael que lotou a Igreja Matriz do Espírito Santo. O pároco fez a benção dos instrumentos dos músicos e os integrantes das companhias puderam fazer uma reverência ao Menino Jesus durante a celebração.

“Com o apoio do município, trazemos tantas Companhias de Reis para manifestar esta tradição popular. Eles alimentam e divulgam isso e fazem tudo com carinho e cuidado em cada gesto para preparar os cantos, os versos, as roupas e as bandeiras. Tudo para manifestar a cultura de um povo”, destacou o Pe. Rafael.

Por volta das 15h30, os grupos subiram a Avenida Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil. Participaram a Cia dos Peões, Estrela Brilhante, Imaculada Mãe dos Anjos, Irmãos da Fé, Lenço Preto, Nossa Senhora da Guia, Rei dos Reis, Reis do Oriente, Santo Expedito, São Benedito, São João Batista, São Lázaro e São Marcos. Cada uma teve 10 minutos para fazer parte da apresentação que foi levada às casas e entidades varginhenses entre o Natal (25/12) e o Dia de Reis (06/01).

O vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo acompanhou o evento e parabenizou a organização da equipe da Fundação Cultural. Vérdi relatou ainda a emoção do povo com esta tradição.

“Você vê a emoção no rosto das pessoas, nos olhos das crianças e dos jovens, não somente neste dia da missa, mas sobretudo nas visitas. É realmente muito bacana, é um momento de fé sem limite, uma tradição e uma cultura muito forte”, destaca Vérdi Lúcio Melo.

Para o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, o município ao longo de todos estes anos busca manter essa tradição de fé.

“É um momento marcante para a área cultural da nossa cidade. Temos registro que a Folia de Reis passou a integrar o nosso folclore em meados de 1930. O município tem dado total incentivo para que os grupos se mantenham e levem estas mensagens de fé e devoção às nossas famílias. O resultado este último encontro foi surpreendente”, ressaltou Lindon Lopes.

De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), a celebração é de origem ibérica, sendo uma das mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros.

“Gostaria de parabenizar a administração, através da Fundação Cultural, que tem feito de tudo manter as nossas tradições na cidade. Essa não é uma festa não é apenas religiosa, mas também da cultura nacional”, afirmou o vereador Leonardo Ciacci.

Os grupos recebem incentivo financeiro da Prefeitura de Varginha, por intermédio da Fundação Cultural, para a aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos e também para transporte. Em junho de 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o registro dos grupos de Folias de Reis varginhenses. Desde então, elas são bem cultural imaterial da cidade.

O 6º Encontro contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Paróquia do Divino Espírito Santo, Polícia Militar e Secretaria de Turismo e Comércio.

Compartilhar no Facebook

Varginha começa a receber este mês parcela do acordo com Governo de Minas : 13/01/2020 19:48

A Prefeitura de Varginha e outras que aderiram ao acordo entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o governo de Minas Gerais para a quitação do confisco de R$ 7 bilhões da cota-parte dos municípios mineiros sobre os valores do ICMS e Fundeb será paga no dia 31 de janeiro.

Pelo acordo, homologado pelo presidente do TJ, desembargador Nelson Messias de Morais, e pela terceira-vice-presidente do tribunal, desembargadora Mariângela Meyer, o estado vai pagar a dívida em 33 parcelas a partir deste mês.

As três primeiras parcelas, que devem ser pagas até março, são referentes à retenção de repasses obrigatórios de impostos em janeiro de 2019, pela atual administração, no valor de R$ 1 bilhão.

Após o pagamento das três parcelas, o governo começará o pagamento da dívida herdada do governo de Fernando Pimentel, referente ao mesmo tipo de retenção durante 2017 e 2018, no valor de R$ 6 bilhões em 30 parcelas.

Em caso de descumprimento das regras fixadas no acordo mediado pelo TJ, o governo concorda com o bloqueio imediato de valores retidos há mais de 30 dias em suas contas, mediante acionamento do Poder Judiciário pela AMM.

Compartilhar no Facebook

Aciv entrega doações recolhidas na Casa do Papai Noel para a ABRAÇO : 10/01/2020 19:51

A Aciv entregou na última quarta-feira, 8, as doações recolhidas durante a temporada da Casa do Papai Noel em dezembro do 2020, para a Associação Brasileira Comunitária para Prevenção do Abuso de Drogas de Varginha e Região – ABRAÇO.

A ABRAÇO é uma associação que atende à jovens e adultos na prevenção e tratamento para dependência e codependência de álcool e drogas na cidade de Varginha e Região e já desenvolve um excelente trabalho há 19 anos na cidade. A instituição oferece oficinas de Artesanato, Musicalização, Sala de leitura e Brinquedoteca em sua sede.

“O trabalho da ABRAÇO em Varginha é muito importante para a população, a ACIV apoia projetos que investem nos jovens e famílias da nossa cidade e tem orgulho em colaborar e firmar parceria com a instituição”, disse o Presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins.

Compartilhar no Facebook

Vigilância Ambiental de Varginha realiza primeiro LIRAA de 2020 : 10/01/2020 19:48

Realizado nos dias 06, 07 e 08 de janeiro, o primeiro LIRAA – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti do ano de 2020, classificou Varginha como médio risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti

Realizado em todo território nacional, em cidades com índice de infestação com mais de 2 mil imóveis, o LIRAA consiste na visitação de quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde.

Nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, são recolhidos exemplares das larvas encontradas, que segue junto a formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas sendo encaminhadas ao laboratório do setor onde se faz a contagem e a identificação das mesmas.

Em Varginha no total geral foram encontrados 119 focos do Aedes Aegypti, contra 30 focos encontrados no levantamento realizado anteriormente no mês de outubro de 2019. Os bairros com maior número de depósitos com focos foram o Jardim Sion, Cruzeiro do Sul, Mont Serrat, Parque Rinaldi e Parque Boa Vista. Os recipientes mais comuns com focos foram baldes (captação de água de chuva), ralinhos e pneus.

“É importante destacar que o Setor de Vigilância Ambiental, em conjunto com outras Secretarias do Município, vem realizando diversas ações tais como Mutirão de Limpeza, colocação de tampas em caixas d’agua de residências abandonadas ou de pessoas carentes, intensificando vistorias nos bairros com maior número de focos encontrados no LIRAa entre outros”, explicou José Donizete de Souza, encarregado do Setor de Vigilância Ambiental.

Compartilhar no Facebook

99Food chega em Varginha; Estabelecimentos já podem fazer cadastro : 09/01/2020 19:33

A 99Food, plataforma de entrega que leva até os consumidores opções dos estabelecimentos locais, amplia seu serviço de entregas para Varginha, no final de janeiro. A cidade faz parte da primeira fase de expansão do aplicativo de entregas lançado em dezembro de 2019 em Belo Horizonte. Além de Varginha, Divinópolis também receberá o serviço.

Os estabelecimentos interessados podem fazer o cadastro a partir de hoje, 9 de janeiro, acessando o link: http://www.queroser99food.com. Nessas cidades, a entrega é feita pelo próprio estabelecimento e, como contrapartida, a 99Food oferece a visibilidade e o gerenciamento de pedidos direto no aplicativo.

Para os consumidores, a 99Food estará disponível a partir do final de janeiro, com a facilidade deles poderem pedir através da mesma plataforma onde já são solicitadas as corridas.

"O mercado de entregas está aquecido no Brasil e a 99Food chegou para atender a demanda por mais variedade, estimulando a economia local e oferecendo opções acessíveis para todos os momentos do dia e para todos consumidores", diz Danilo Mansano, responsável pela operação da 99Food no Brasil.

Compartilhar no Facebook

Escola Municipal no Carvalhos deve ser entregue ainda em janeiro : 09/01/2020 19:26

A nova Escola Municipal Wanderley Bueno de Oliveira, construída no bairro Carvalhos, deve ser entregue ainda nesse mês para uso da população.

O prédio está em fase final de acabamento e contará com doze salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, ginásio esportivo coberto, sanitários com chuveiros e salas multiuso. A obra custou três milhões e quatrocentos mil reais aos cofres da prefeitura municipal.

Serão atendidos 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com aulas nos período da manhã e contará com atividades educativas à tarde. A ideia da prefeitura é atender os moradores dos bairros Cruzeiro do Sul, Carvalhos e Novo Templo.

Compartilhar no Facebook

Empreendedores culturais recebem certificado de enquadramento da Lei de Incentivo à Cultura : 08/01/2020 19:32

Em cerimônia conduzida pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Lindon Lopes, e pelo presidente do Conselho Municipal de Incentivo à Cultura, Sérgio Hitoshi Yano, os empreendedores culturais receberam o certificado de enquadramento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura na noite da última terça-feira (07), no Museu Municipal. Participaram ainda os conselheiros Bianca Gomes da Costa, Eliana Cristina Costa, Rubens de Ananias Soares, Lauro Cézar Santiago Sarto e Vanderson Lopes.

O certificado habilita os projetos aprovados a captarem recursos com as empresas da cidade para a execução das atividades neste ano. As pessoas físicas e jurídicas fornecendo este apoio destinam parte dos impostos que seriam pagos à Prefeitura para financiar as atividades artísticas e culturais aprovadas pela Lei de Incentivo.

O superintendente Lindon Lopes fez um balanço das ações desenvolvidas pela Fundação e reforçou a importância dos projetos aprovados em prol da cultura varginhense. Ressaltou ainda o incentivo da administração municipal nas atividades.

“Temos todo o apoio do prefeito Antônio Silva e do vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo nas nossas ações da Fundação Cultural. Eles não medem esforços para promover a cultura em nosso município”, relatou Lindon.

“A Fundação Cultural tem uma expectativa muito boa em relação a estes projetos. Os que foram selecionados tem uma excelente qualidade e temos a convicção que ele possibilitarão o acesso da população a diversas atividades durante o ano”, destaca Sérgio Yano.

Já na 3ª edição, o October Festival será viabilizado pela primeira vez pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Para André Yuki, organizador do evento, “além de incentivar e valorizar a cultura, a lei é uma facilitadora de captação de recursos financeiros. Os eventos culturais atraem um grande público, movimentam o setor de turismo, de comércio, a rede hoteleira, a de alimentação. Todos saem ganhando e eles ajudam divulgar a cidade de varginha como polo cultural e gastronômico”.

A Associação Cultural Casa da Capoeira será uma das entidades beneficiadas novamente pela lei. Ela desenvolve uma série de atividades para públicos de todas as idades e de vários bairros do município incentivando a arte da Capoeira e a cultura afro.

“Varginha está um passo a frente na cultura em comparação a vários municípios não só do estado de Minas, mas de todo o Brasil. Ficamos lisonjeados em poder participar mais um ano”, destacou o professor e coordenador da associação Osvaldo Henrique Mendonça Teófilo, conhecido como Pé de Vento, .

Compartilhar no Facebook

Conselho Municipal de Saúde faz chamamento para composição do colegiado : 08/01/2020 19:28

O Conselho Municipal de Saúde de Varginha (CMSV), por meio de seu presidente Cláudio Miranda Souza, considerando as deliberações da 369ª Reunião Plenária Ordinária realizada em 17 de dezembro de 2019, faz, através dos editais anexos, chamamento a todos os “Trabalhadores de Saúde” e “Usuários de Saúde” do Município para se candidatarem e concorrer a vagas para composição deste colegiado – órgão máximo de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos termos da Resolução Nº. 453 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), as funções, como membro do Conselho de Saúde, não serão remuneradas, considerando-se o seu exercício de relevância pública e, portanto, garante a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro.

Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico no website: www.conselhodesaudedevarginha.org até o dia 21/01/2020.

Compartilhar no Facebook

Gás de cozinha varia 15% em Varginha : 07/01/2020 19:44

A Petrobras reajustou no último dia 27 de dezembro de 2019, em cerca de 5%, o preço de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP) para botijão de até 13 quilos, popularmente conhecido como gás de cozinha. Foi o terceiro mês seguido de alta nos preços do gás pela Petrobras, e a sexta alta no ano passado.

Em Varginha, segundo pesquisa realizada pelo CSul nesta terça-feira (7), o preço do botijão de 13 quilos mais barato foi encontrado a R$ 67,00 e o mais caro a R$ 78,00. Segundo o estudo, o preço do item pode variar até 15%, como é o caso do botijão de 13 kg retirado na loja, que pode custar de R$ 67 a R$ 78. Já o mesmo produto para entrega em casa tem variação de 11%, com valor entre R$ 70 e R$ 78.

O preço alto da botija de gás que é um problema sério para uma fatia expressiva dos brasileiros torna-se uma das indicações de como a economia globalizada afeta a vida das sociedades estejam elas no epicentro dos conflitos ou muito distantes deles.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta segunda-feira (6), após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, que o governo federal estuda formas de compensar uma eventual alta no preço dos combustíveis, caso a crise envolvendo Estados Unidos e Irã impacte com mais força o preço internacional do petróleo.

“Temos que criar, talvez, mecanismos compensatórios que compensem esse aumento sem alterar o equilíbrio econômico do país. Que isso não gere inflação, mas também não frustre expectativa de receitas”, adiantou o ministro em coletiva de imprensa, ao lado do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e do diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Décio Odone.

Segundo balanço realizado pelo CSul nesta terça-feira (7), nos postos de combustíveis de Varginha, o preço da gasolina varia apenas R$ 0,09 no município (2%). O preço do litro mais barato foi encontrado a R$ 4,79 e o mais caro a R$ 4,88.

Já o etanol mais barato foi encontrado a R$ 3,25 e o mais caro R$ 3,39, diferença de até R$ 0,14. Em Varginha, o preço médio da gasolina é R$ 4,79 e do etanol R$ 3,32.

Albuquerque praticamente descartou a possibilidade de o governo instituir algum tipo de subsídio para segurar alta do combustível, como foi feito, em 2018, no governo de Michel Temer, frente ao aumento no preço do óleo diesel, uma das principais reclamações dos caminhoneiros, que paralisaram o país durante uma greve em maio daquele ano.

“Não sei se será feito com impostos [subsídios], certamente não vamos procurar esse caminho dos impostos para não onerar mais ainda, mas se há maior receita, talvez possa haver uma compensação em cima disso e esse é um dos instrumentos que estão sendo analisados”, disse.

Compartilhar no Facebook

Novo voo semanal da Azul para BH tem início em fevereiro : 07/01/2020 19:41

A partir de 05 de fevereiro, a Azul aumentará sua operação em Varginha. A companhia irá operar um novo voo para Belo Horizonte, que acontecerá às quartas. Hoje, a companhia já opera dois voos semanais, às segundas e sextas, entre Varginha e a capital mineira.

A nova operação decolará de BH às 08h50, chegando em Varginha às 09h55. A operação da volta parte às 10h25 e chega na capital às 11h25. As ligações entre as cidades continuarão sendo realizadas pelas aeronaves modelo ATR, com capacidade para até 70 Clientes. Com a novidade, Clientes poderão viajar entre as cidades, a lazer ou a negócios, para passar a semana ou um final de semana no destino.

“A partir de fevereiro, nossos Clientes de Varginha terão um novo voo para a capital, às quartas. Com essa nova frequência, chegamos a três operações semanais entre as cidades, ampliando a oferta de voos e as opções para quem quiser utilizar o modal aéreo”, comunicou Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.

Ainda segundo ele, “estamos felizes com a maturação dessa rota e a resposta da demanda, que nos motivou a apostar nesse mercado e ampliar nossa operação. Esse novo voo, no meio da semana, vai facilitar a vida de quem viaja entre BH e Varginha a trabalho ou a lazer, fazendo com que a pessoa não precise passar a semana para retornar de avião até sua cidade de origem”.

Compartilhar no Facebook

Prefeito Antônio Silva toma posse como 1º vice-presidente da AMBASP : 07/01/2020 19:37

Nesta terça-feira (7), foram empossados os novos diretores e o Conselho Fiscal da AMBASP - Associação Municípios Micro Região do Baixo Sapucaí - e Cissul/SAMU para o exercício de 2020. A solenidade aconteceu no auditório do Cissul. O Prefeito de Varginha, Antônio Silva, tomou posse como 1º vice-presidente da AMBASP e membro efetivo do Conselho Fiscal do Cissul.

Em seu pronunciando, Antônio Silva falou da satisfação de participar da Ambasp e do Cissul e cumprimentou os prefeitos empossados. “Acreditamos num 2020 otimista e reafirmamos o papel da Ambasp e do Cissul no desenvolvimento de nossa região. Unindo forças, conseguimos dar voz às nossas reivindicações e propostas”, concluiu.

AMBASP

DIRETORIA:

Presidente: Julbert Ferre de Morais – Prefeito de Machado
1º vice-presidente: Antônio Silva – Prefeito de Varginha
2º vice-presidente: JoséTibúrcio de Prado Neto – Prefeito de Paraguaçu

CONSELHO FISCAL:

Membros efetivos:
Luiz Fernando Tavares– Prefeito de Campanha
Marlene Monteiro – Prefeita de Cordislândia
Jane Rezende Silva Elizei – Prefeita de São Bento Abade

Membros suplentes:
Rossano de Oliveira – Prefeito de Coqueiral
Luiz Gonzaga Ribeiro Neto – Prefeito de Serrania
Renato Teodoro– Prefeito de Santana da Vargem

CISSUL

DIRETORIA:

Presidente: Luiz Fernando Tavares – Prefeito de Campanha
1º vice-presidente: Fabrício dos Santos Simoni – Prefeito de Cambuquira
2º vice-presidente: Marcelo Chaves Garcia– Prefeito de Três Pontas

CONSELHO FISCAL:

Membros efetivos:
Antônio Silva – Prefeito de Varginha
Marlene Monteiro de Oliveira Pereira – Prefeita de Cordislândia
Jane Rezende Silva Elizei – Prefeita de São Bento Abade

Membros suplentes:
Maria Beatriz Reis Mendes – Prefeita de Carmo da Cachoeira
Hideraldo Henrique Silva – Prefeito de Boa Esperança
Edvaldo Bellinelli – Prefeito de Ilicínea

Compartilhar no Facebook
1 2 3 4 5 6