1 2

Mutirão Carcerário no Presídio de Varginha : 17/04/2019 21:02

Quarta-feira (10), o Presídio de Varginha recebeu o Mutirão Carcerário. Membros da Comissão de Assuntos Carcerários, Conselho da Comunidade e Defensoria Pública estiveram no local e atenderam 173 presos, entre homens e mulheres.

O objetivo do mutirão foi viabilizar atendimento jurídico voluntário aos detentos que cumprem pena definitiva, a fim de constatar eventual benefício ou progressão de pena. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, desde agosto de 2008, o Mutirão Carcerário.

Em síntese, a linha de atuação nos Mutirões é baseada em dois eixos: a garantia do devido processo legal com a revisão das prisões de presos definitivos e provisórios; e a inspeção nos estabelecimentos prisionais do Estado.

A iniciativa reúne juízes que percorrem os estados para analisar a situação processual das pessoas que cumprem pena, além de inspecionar unidades carcerárias, com o objetivo de evitar irregularidades e garantir o cumprimento da Lei de Execuções Penais.

Desde que o programa teve início, e após visitar todos os estados brasileiros, cerca de 400 mil processos de presos já foram analisados e mais de 80 mil benefícios concedidos, como progressão de pena, liberdade provisória, direito a trabalho externo, entre outros.

Pelo menos 45 mil presos foram libertados como resultado do programa, pois já haviam cumprido a pena decretada pela Justiça. No final de 2009, o Mutirão Carcerário do CNJ foi umas das seis práticas premiadas pelo Instituto Innovare, por atender ao conceito de justiça rápida e eficaz disseminado pela entidade.

O programa é conduzido pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF).

Compartilhar no Facebook

Projeto Yoga na Praça promove encontro para meditação ao ar livre : 17/04/2019 20:58

E pra quem ficou interessado em conhecer um pouco mais da prática do Yoga, o próximo encontro desse grupo está marcado para o dia 11 de maio, na praça Raul Ribeiro Salgado, mais conhecida como praça da Mina, no bairro Campos Elíseos.

https://www.youtube.com/watch?v=HrCPfy3xZNo

Compartilhar no Facebook

Paróquias realizam confissões nesta terça em preparação para a Páscoa : 15/04/2019 21:18

A Igreja Católica vive um momento especial para sua fé, um tempo para reflexões e orações mais intensas, que é a Semana Santa. Por isso, as paróquias de Varginha prepararam programações especiais para que os fiéis possam realizar a confissão, visando uma preparação para a Páscoa, Ressurreição de Jesus Cristo.

A confissão é um meio concreto para viver uma experiência da misericórdia do Deus vivo, que liberta o coração do peso do pecado. O Sacramento da Reconciliação é um Sacramento de cura. Quando se confessa é para curar, para curar a alma, o coração e algo de mal que se cometeu.

A programação diária e completa da Semana Santa você pode conferir aqui no site do CSul. Confira a programação das confições desta terça nas paróquias de Varginha:

Paróquia Matriz do Divino Espírito Santo
8h30 às 17h – Matriz do Divino (direto, sem interrupções)

Paróquia Nossa Senhora do Rosário
8h30 às 10h30 / 14h30 às 17h – Matriz do Rosário

Paróquia Nossa Senhora de Fátima
9h às 11h / 14h às 16h – Matriz de Fátima

Paróquia Mártir São Sebastião
8h às 11h / 14h às 17h – Matriz do Mártir

Paróquia Cristo Luz dos Povos
8h às 11h – na Matriz de Nossa Senhora Aparecida e comunidade São Francisco
14h às 17h – Matriz de Nossa Senhora Aparecida

Paróquia Santo Antônio de Sant’Ana Galvão
9h às 11h – Matriz de Frei Galvão

Paróquia Imaculada Conceição
8h às 10h / 14h às 16h – Matriz da Imaculada

Paróquia São José
9h e 14h – Matriz de São José

Paróquia Sant’Ana
9h às 11h / 15h às 17h na Matriz de Sant’Ana



Redação CSul – Iago Almeida / Foto: Reprodução diocese-braga.pt

Compartilhar no Facebook

ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DA CLASSE ARTÍSTICA NO CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNDAÇÃO CULTURAL : 15/04/2019 21:13

Eleição para representante da classe artística no Conselho Deliberativo da Fundação Cultural acontece amanhã

Nesta terça-feira (16/04), às 19h30, acontece no Theatro Capitólio a eleição para a escolha de um novo membro da classe artística para compor o Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Varginha na Gestão 2019 - 2021.

Podem participar todas as pessoas ligadas à área cultural: artesãos, artistas circenses, artísticas plásticos, atores, bailarinos, capoeiristas, carnavalescos, cenógrafos, cineastas, coreógrafos, desenhistas, designers gráficos, designers de moda, diretores de teatro, empreendedores culturais, escritores, escultores, figurinistas, fotógrafos, grafiteiros, humoristas, iluminadores, ilustradores, mágicos, modelos, manequins, músicos, poetas, produtores culturais, produtores de eventos, representantes de culturas populares e folclóricas (como Folia de Reis, Congado e Pastorinhas), sonoplastas, videomarkers, dentre outros.

Os candidatos à vaga poderão se inscrever durante o evento. Eles terão espaço para apresentar as suas trajetórias profissionais, de forma com que os demais participantes possam identificar o perfil que mais seja adequado para contribuir para o desenvolvimento da gestão cultural da cidade. Só não podem se candidatar os empreendedores culturais que tiveram projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura em 2019 ou que pretendam participar do edital nos próximos dois anos.

Uma lista com os três mais votados será encaminhada ao prefeito Antônio Silva que definirá quem será o representante da comunidade artística. De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, a participação de todos os artistas é fundamental. “Queremos que o processo seja o mais transparente possível e que os artistas possam escolher da forma mais democrática o seu representante no Conselho Deliberativo”, destaca Lindon Lopes.

Sobre o Conselho Deliberativo

De acordo com o Decreto 3.549/2004, o Conselho Deliberativo é órgão superior de deliberação e orientação da Fundação Cultural de Varginha. Ele é composto por cinco membros: dois membros representantes do poder Legislativo Municipal; dois membros representantes do poder Executivo Municipal e um membro representante da Comunidade Artística e Cultural do Município indicado em lista tríplice.

Os Conselheiros terão mandato de dois anos e o desempenho de suas atribuições ou funções será considerado serviço público relevante, razão pela qual não poderão receber remuneração, gratificações e rendimentos de qualquer espécie. Outras informações podem ser acessadas no Estatuto da Fundação Cultural disponível em https://bit.ly/2UF0z7s.

Compartilhar no Facebook

Ministério da Saúde inicia campanha contra a gripe em todo o país : 11/04/2019 21:06

Em Varginha, o público prioritário é de aproximadamente 36 mil pessoas. A meta é vacinar 90%, ou seja, um total de mais de 32 mil pessoas. A campanha deve contar com cerca de 120 profissionais de saúde.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 10 de abr de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=ZBoopGBEMDs

Compartilhar no Facebook

SEMEL INAUGURA NOVO NÚCLEO DE ATENDIMENTO : 11/04/2019 20:59

O novo núcleo de atendimento da SEMEL se iniciou na quarta-feira, dia 10,no CCI - Centro de Convivência do Idoso do bairro Corcetti. Fruto de uma parceria entre a SEMEL e o CRAS, professora Camila, da Semel, ministra aulas de alongamento, circuito, fortalecimento muscular, tudo com o objetivo de contribuir com a qualidade de vida das participantes através da prática de atividade física. As aulas são voltadas aos idosos e realizadas as segundas e quartas feiras, às 14h.

“O primeiro contato foi importante para conhecer melhor o grupo e avaliar suas limitações e potencial. Foi possível constatar a alegria de todos em realizar atividade física, já que muitas da idosas relataram estar sedentárias há algum tempo. Em conversa, constataram que o exercício é sim um dos caminhos para a prevenção de dores musculares, articulares e doenças comuns da idade, além de melhorar a disposição para as tarefas do dia-a-dia. E essa consciência facilita ainda mais o nosso trabalho”, disse a professora Camila Rocha

Quem se interessar em participar das aulas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas no CRAS Estrela pelo fone 3223-1351.

Compartilhar no Facebook

Morre em Varginha a mulher mais idosa do mundo : 10/04/2019 21:30

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (4) em Varginha, a mulher mais idosa do mundo. Dona Maria do Carmo morava no Lar São Vicente de Paulo. Ela ia completar 117 anos no próximo mês.

Ela nasceu em Carmo da Cachoeira em 10 de maio de 1902, dois anos antes de Santos Dumont voar no 14 Bis. A República do Brasil ainda engatinhava e Varginha tinha apenas 20 anos.

Dona Maria do Carmo não tinha parentes. Sua família eram os amigos do Lar São Vicente de Paulo.

Não houve velório e o sepultamento foi no Cemitério Campal, às 11h.

A japonesa Kane Tanaka, de 116 anos, é considerada a pessoa mais velha do mundo pelo Guinness, o livro dos recordes. Mas, na verdade, é mais nova do que Dona Maria do Carmo. Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903, um ano depois de Dona Maria do Carmo.

Informações do Blog do Madeira

Compartilhar no Facebook

VARGINHA INOVA COM SOFTWARE QUE MELHORA CRAS E CREAS : 10/04/2019 21:00

Tecnologia usada pela prefeitura foi considerada a melhor solução para gestão pública do país e moderniza Assistência Social da cidade

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, desde o ano passado é parceira do programa que leva às unidades socioassistenciais da cidade o que há de mais moderno em gestão pública.

O software GESUAS, desenvolvido para atender as necessidades do Sistema Único de Assistência Social já é utilizado por quase 100 municípios de todas as regiões do país. No último mês, a solução foi considerado a melhor do país pelo BrazilLAB. Na região, Varginha e Lavras são algumas das cidades a contar com o sistema premiado.

A ferramenta possibilita maior eficiência nos atendimentos e acompanhamentos, dispensando o uso de fichas de papel e automatizando parte do preenchimento dos formulários e integra toda a rede socioassistencial, que pode resgatar informações registradas em diferentes CRAS, CREAS e demais equipamentos. O sistema também reforça a segurança das famílias usuárias do SUAS, que têm seus dados restringidos aos técnicos vinculados ao seu caso.

Mas o maior destaque fica para a articulação entre a vigilância socioassistencial e a gestão: os registros feitos através do software se transformam em relatórios e mapas interativos que indicam as principais vulnerabilidades identificadas na cidade. Isso permite que a gestão identifique com clareza as principais ocorrências dos territórios, pense em soluções focalizadas na solução do problema e subsidie a tomada de decisões.

Além de tudo isso, a prestação de contas a outras esferas do governo é simplificada e, com isso, condicionalidades para captação de recursos são cumpridas com maior facilidade, podendo maximizar os repasses federais e estaduais para o município.

De forma a garantir a disponibilidade dos prontuários, atendimentos e acompanhamento realizados, mesmo após o encerramento do contrato, os dados registrados no software continuam disponíveis para consulta pelo período de 5 anos. Tudo isso para garantir que técnicos, coordenadores, gestores e toda a equipe da assistência social tenha acesso constante e seguro às informações ali confiadas.

Qualidade reconhecida

O software foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, pela Jungle Consultoria desde 2013. Atualmente, mais de 1 milhão de pessoas inscritas no Cadastro Único se beneficiam da solução. Para dar conta de tamanha demanda, o sistema é hospedado na mesma estrutura que sites como Netflix, Pinterest e Spotify. Na segurança, são utilizados protocolos e criptografia comparáveis aos usados por bancos.

Nesse mês de março, o GESUAS foi escolhido pela aceleradora de startups da área governamental BrazilLAB como a campeã do Desafio 2019. O programa reuniu mais de 200 empreendimentos inovadores que desenvolvem soluções tecnológicos para gestão pública. No Demo Day - evento realizado na cidade de São Paulo, no dia 28, reunindo especialistas internacionais, prefeitos, empresários e investidores - entre as seis empresas selecionadas, o software foi escolhido como a melhor solução com potencial para transformar a realidade socioeconômica do país.

Compartilhar no Facebook

Trecho da Rua Presidente Antônio Carlos é liberada para o trânsito de veículos : 09/04/2019 21:10

Depois de nove semanas interditado para as obras de Revitalização do Centro, o trecho da Rua Presidente Antônio Carlos entre a Avenida São José e Deputado Ribeiro de Resende, foi liberado para o trânsito nesta terça-feira (9). No trecho o asfalto foi substituído pelo piso intertravado e houve a troca do piso e alargamento das calçadas.

Inicialmente, a obra estava prevista para 6 semanas, mas de acordo com o secretário de Planejamento, José Manoel Magalhães Ferreira, a chuva e a instalação de fibra ótica foram responsáveis pelo atraso.
Ainda segundo o secretário, a próxima etapa das obras deverá contemplar o calçadão da Wenceslau Braz, depois a Rua Delfim Moreira, o final da Rua Presidente Antônio Carlos e um trecho que ainda resta das ruas Deputado Ribeiro de Resende.

“Temos um acordo com os lojistas de respeitar as datas comemorativas para não atrapalhar as vendas e entre Páscoa, Dias das Mães e Dias dos Namorados vamos dar andamento nas obras”, explicou.
O projeto está estimado em R$ 1 milhão, fruto de emeda parlamentar, mais R$146 mil de contrapartida do município. Na primeira etapa foram trocados os pisos das calçadas das ruas Álvaro Costa, Deputado Ribeiro de Rezende, São Paulo e da Travessa Monsenhor Leônidas.
https://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=181041

Compartilhar no Facebook

Após 30 anos o Hospital Regional de Varginha tem novo gerador de energia : 09/04/2019 21:01

Chegou na última semana o novo gerador de energia do Hospital Regional de Varginha. O atual gerador possui mais de 30 anos e não suporta o Hospital todo em eventual falta de energia. O equipamento, que pesa toneladas, precisou ser transportado com guincho para ser colocado, em caráter provisório, no estacionamento da recepção principal do hospital, próximo à atual cabine de energia. O projeto é colocá-lo, em breve, em caráter definitivo, ao lado da nova cabine de energia que fica no estacionamento nos fundos do Hospital.

O novo gerador chega por meio de uma emenda parlamentar de 2017, da ex-deputada estadual Geisa Teixeira. O valor do equipamento é de R$ 275.000,00 e foi adquirido através de processo licitatório.

"Esse novo gerador dará segurança energética por longos anos aos pacientes do Hospital. Há muitos anos era necessário um investimento desse para dar mais segurança ao serviço prestado sobretudo no CTI, onde temos 20 leitos adultos e UTI Neo onde temos 10 leitos de internação e salas cirúrgicas. Esses departamentos não podem sofrer interrupção de energia pelo fato de termos neles pessoas que dependem de equipamentos ligados para manterem as suas vidas ou atos cirúrgicos que não podem ser interrompidos. Mais uma importantíssima aquisição do hospital nestes últimos dois anos", ressaltou o ex-diretor do hospital, Rogério Bueno que deixou o cargo na última sexta-feira.

Compartilhar no Facebook

Sul de Minas terá rede contra explosões de caixas eletrônicos : 09/04/2019 20:56

De terça a quinta-feira (9 a 11/4), serão realizadas em Poços de Caldas, Pouso Alegre e Lavras reuniões de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) com as forças de segurança de cada município. Os encontros servirão para a criação de redes locais de monitoramento e combate a explosões de caixas eletrônicos nos municípios.

Nestas cidades ficam as sedes das Regiões de Polícia Militar de Minas Gerais: Poços de Caldas, o 18 RPM; Pouso Alegre, o 17 RPM; e Lavras, o 6 RPM, que engloba entre outros, o 24 BPM de Varginha.

A ideia é formar um grupo em cada cidade, com nomes pré-definidos de profissionais que ficarão responsáveis por realizar um trabalho específico e voltado para o acompanhamento, prevenção e apuração de explosões de caixas eletrônicos. Esses atores terão a missão de ampliar o compartilhamento de informações sobre o crime entre as instituições e formular ações coordenadas com todo o Estado.

O grupo de coordenação da Sesp tem forte atuação na área de inteligência, fazendo o mapeamento do modus operandi dos criminosos e a identificação de quadrilhas. De forma integrada, as apurações da inteligência se transformam em operações repressivas e preventivas.

Serviço:

Poços de Caldas

Data: 9/4

Horário: 9h às 12h;

Local: Auditório da Casa Sales (Av. João Pinheiro, 5.700 – Bortolan).

Pouso Alegre

Data: 10/4

Horário: 9h às 12h;

Local: Auditório do 20º Batalhão de Polícia Militar (Av. João Batista Piffer, 2 – Bairro São Cristóvão).

Lavras

Data: 11/4

Horário: 9h 12h;

Local: Auditório do 8º Batalhão de Polícia Militar (Rua Comandante Nélio, 111 – Bairro Santa Efigênia).

Compartilhar no Facebook

Vereador Joãozinho Enfermeiro pede que valor do IPTU seja congelado : 09/04/2019 20:54

Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Varginha, o vereador Joãozinho Enfermeiro apresentou uma indicação solicitando ao prefeito que seja estudada a possibilidade de congelamento do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, com incidência somente de correção da inflação.

De acordo com o vereador, o momento da crise financeira pela qual o Brasil passa, requer medidas por parte da Administração que ajudem a população a não comprometerem sua própria subsistência. “Não se justifica apelar aos bolsos da população, cobrando tributos cada vez mais altos, quando o próprio Estado não suporta a crise fiscal criada por ele mesmo. A realidade econômica do Brasil exige que os governantes tenham uma postura reta e que esteja atenta ao interesse coletivo”, justificou Joãozinho.

O vereador ainda reforçou que existe a necessidade de rever o sistema de descontos regressivos previstos na Lei Municipal nº 5.945/2014, o tornando compatível com a realidade da população, aplicando-se a correção do IPTU segundo a inflação em vigor, o que trará maior justiça social.

Compartilhar no Facebook

VARGINHA MAIS SAUDÁVEL REÚNE CERCA DE 700 PESSOAS NA CONCHA ACÚSTICA : 08/04/2019 19:55

No sábado, dia 6 de abril, aconteceu em frente a Concha Acústica, mais uma edição do Varginha mais Saudável. O evento marcou o Dia Mundial da Saúde e ainda trabalhou a conscientização sobre o Autismo e o Mês do Câncer.

A apresentação da banda marcial Mirim do CDCA abriu o evento e logo em seguida as aulas de alongamento e ginástica tomaram conta do evento. Dança, Zumba e Funcional fizeram a galera suar bastante e entrar em forma. Diversos brindes foram sorteados e cerca de 700 pessoas passaram pelo local no sábado.

Atendimentos foram realizados durante todo o evento levando os cuidados com a saúde, estética e beleza para todos. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos tiveram uma programação bem bacana e diversificado, se interagiram por diversas vezes, num ambiente descontraído de atividade física e saúde.

Quem esteve presente viu de perto a mistura entre as diversas idades, a socialização, a interação social, a alegria, o sorriso no rosto de cada participante. Foi o caso do prefeito Antônio Silva e do vice prefeito Verdi Lúcio Melo, que passaram pela praça e puderam ver de perto o sucesso de mais esta iniciativa. Ambos elogiaram a organização do evento, que segundo eles “oferece as pessoas uma nova maneira de viver, com hábitos saudáveis, unindo esporte, saúde e diversão”.

Os atendimentos foram realizados durante todo o evento levando os cuidados com a saúde, estética e beleza para todos. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos tiveram uma programação bem bacana e diversificado, se interagiram por diversas vezes, num ambiente descontraído de atividade física e saúde.

Compartilhar no Facebook

Aguapés tomam conta do reservatório da Pequena Central Hidrelétrica em Varginha : 08/04/2019 19:52

O reservatório da Pequena Central Hidrelétrica Boa Vista II instalada em Varginha, está tomado por plantas aquáticas. As fotos do leitor Jairo Barbosa, registradas neste domingo (08), mostram o reservatório tomado de aguapés, plantas que se formam em temperaturas mais quentes e quanto há muita matéria orgânica na água.

Em outubro de 2018, logo após o enchimento do reservatório, as plantas apareceram. No início de março deste ano, as plantas continuaram e atingiram uma área maior.

Em nota, no início de março, a CPFL Renováveis informou que vem realizando periodicamente o trabalho de limpeza de restos florestais e macrófitas no reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Boa Vista 2. A companhia ressaltou que essas plantas já existem na condição natural do Rio Verde e que sua proliferação está associada à baixa qualidade da água, provocada pelo lançamento de esgoto e efluentes domésticos e industriais ao longo do rio.

A empresa disse ainda que as condições da qualidade da água do reservatório são monitoradas pela CPFL Renováveis e compõe um dos programas estabelecidos no Plano Básico Ambiental (PBA) devidamente licenciado pela Superintendência de Meio Ambiente (SUPRAM) Sul de Minas Gerais.

https://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=181020

Compartilhar no Facebook

CLASSE ARTÍSTICA VAI PODER ESCOLHER REPRESENTANTE PARA CONSELHO DELIBERATIVO DA FUNDAÇÃO CULTURAL : 08/04/2019 19:36

Na terça-feira (16/04), às 19h30, acontece no Theatro Capitólio a eleição para a escolha de um novo membro da classe artística para compor o Conselho Deliberativo da Fundação Cultural de Varginha na Gestão 2019 – 2021.

Podem participar todas as pessoas ligadas à área cultural: artesãos, artistas circenses, artísticas plásticos, atores, bailarinos, capoeiristas, carnavalescos, cenógrafos, cineastas, coreógrafos, desenhistas, designers gráficos, designers de moda, diretores de teatro, empreendedores culturais, escritores, escultores, figurinistas, fotógrafos, grafiteiros, humoristas, iluminadores, ilustradores, mágicos, modelos, manequins, músicos, poetas, produtores culturais, produtores de eventos, representantes de culturas populares e folclóricas (como Folia de Reis, Congado e Pastorinhas), videomarkers, dentre outros.

Os candidatos à vaga poderão se inscrever durante o evento. Eles terão espaço para apresentar as suas trajetórias profissionais, de forma com que os demais participantes possam identificar o perfil que mais seja adequado para contribuir para o desenvolvimento da gestão cultural da cidade.

Uma lista com os três representantes mais votados será encaminhada ao prefeito Antônio Silva que escolherá quem será o representante da comunidade artística. De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, a participação de todos os artistas é fundamental. “Queremos que o processo seja o mais transparente possível e que os artistas possam escolher da forma mais democrática o seu representante no Conselho Deliberativo”, destaca Lindon Lopes.

Sobre o Conselho Deliberativo

De acordo com o Decreto 3.549/2004, o Conselho Deliberativo é órgão superior de deliberação e orientação da Fundação Cultural de Varginha. Ele é composto por cinco membros: dois membros representantes do poder Legislativo Municipal; dois membros representantes do poder Executivo Municipal e um membro representante da Comunidade Artística e Cultural do Município, indicado em lista tríplice.

Os Conselheiros terão mandato de dois anos e o desempenho de suas atribuições ou funções será considerado serviço público relevante, razão pela qual não poderão receber remuneração, gratificações e rendimentos de qualquer espécie

Compartilhar no Facebook

PREFEITURA DE VARGINHA COMEÇA A MICROCHIPAR ANIMAIS : 08/04/2019 19:15

Começou em Varginha a microchipagem de cães, gatos e equinos. A prestação de serviços é realizada pelo Setor de Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura em obediência à Lei 5.489/11.

O Microchip para os animais é uma forma popular e moderna de identificar o animal de estimação de um modo eficaz e seguro. Ele é um micro circuito, envolvido em uma cápsula de biovidro, do tamanho de um grão de arroz, sendo implantado através de injeção subcutânea, ou seja, em baixo da pele, entre os ombros do animal. Ele contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas sobre o animal e seu responsável.

Desde o início do ano, quando começou essa ação, já foram microchipados mais de 200 animais, afirma a veterinária Marisley Camillo Barros Neves, supervisora do Setor de Bem Estar Animal. Ela explica que as pessoas interessadas devem procurar o Setor de Bem estar animal ( Avenida dos imigrantes, 3758) ou ligar para o setor 3690-2276, para retirarem a guia de recolhimento referente a taxa de microchipagem no valor de R$ 29,84. Essa guia poderá ser enviada por e-mail de acordo com a preferência do responsável pelo animal. Após o pagamento, será agendado o procedimento.

As pessoas interessadas em participar do programa de castração de cães e gatos gratuitos oferecidos pela Prefeitura e que quiserem saber mais sobre o procedimento de microchipagem poderão participar de reuniões que estão sendo oferecidas gratuitamente todo primeiro dia útil do mês, sendo que o próximo encontro será realizado no dia 2 de maio no auditório do Unis na vila pinto. Essas reuniões servirão para conscientizar a população sobre a castração, microchipagem e posse responsável. Sendo que o tutor que comparecer receberá um certificado.

Informamos que atualmente estão à disposição para adoção no Canil, um cavalo, cerca de 20 gatos e aproximadamente 180 cães. Todos os animais adotados do Canil Municipal serão microchipados.

Uma reunião na manhã dessa segunda-feira, 8, no gabinete da Prefeitura, abordou a novidade em Varginha. Participaram o secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, a veterinária Marisley e um grupo de quatro estudantes do curso de Medicina Veterinária do Unis-MG Thaynara Rodrigues Gaspar (5º período), Letícia Leal de Souza (3º), Karoline Alves de Oliveira Marinho e Geovana Sousa Sodré Moreira (ambas do 6º período). As estudantes criaram o facebook “Adote um amor varginha” e o Instagram “ Adote um amor.vga” para ajudar na divulgação de animais para adoção principalmente os do Canil Municipal e informações relevantes. Elas convidam a população para visitar o facebook e o Instagram e a ajudar na divulgação.

Quem tiver interesse em adotar, por exemplo, um cachorro pode ligar para o Setor e obter orientações importantes como escolher um animal já adulto, pois já conhece o tamanho e o temperamento, além de já sair do Canil com o chip, orienta as universitárias.

Compartilhar no Facebook

Hospital Regional é certificado com o Selo de Responsabilidade Social : 05/04/2019 21:11

O Hospital Regional do Sul de Minas, parceiro da Secretaria de Estado de Administração Prisional de MG, através do Presídio de Varginha, foi contemplado no 2º Ciclo de Concessão de Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional – Resgata, promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN.

O Selo é concedido a instituições que utilizam mão de obra oriunda do sistema prisional. Desde julho de 2017, o Hospital Regional tem utilizado a mão de obra de detentos da unidade prisional de Varginha que trabalham na manutenção, obras, limpeza e serviços gerais. Todos são profissionais comprometidos com o trabalho e tem excelente relacionamento com os demais funcionários do hospital.

Para o diretor do hospital, Rogério Bueno esse projeto cumpre várias finalidades: Para o hospital é uma mão de obra que fica bem mais reduzida, para o diretor é uma oportunidade de ressocialização e de se preparar para o mercado de trabalho no futuro, para a unidade prisional e uma oportunidade de desafogar o sistema que vive com problemas de vagas e para a sociedade é um ganho também, pois ao retornar para ela o preso estará com menor chance de reincidência.

Empresas e instituições de diversas partes do Brasil receberam o Selo, mas Minas Gerais é referência na ressocialização e o Hospital Regional do Sul de Minas faz parte deste esforço do Estado em colaborar efetivamente nesta vertente da Segurança Pública.

“É com muito orgulho que recebemos este Selo que reconhece nossos esforços e nossa crença na humanização e ressocialização destes homens e mulheres que dependem de uma oportunidade. Não é por acaso que Minas figura entre os estados com melhores índices de segurança do país. Aqui, 1 a cada 3 detentos trabalha. Ser mais um dos representantes mineiros desta ferramenta de transformação é mais uma vitória para o Hospital Regional do Sul de Minas”, disse o diretor do Hospital, Rogério Bueno.

Compartilhar no Facebook

WhatsApp cria nova regra de privacidade para entrada em grupos : 03/04/2019 21:49

Usuário pode escolher quais pessoas podem adicioná-lo a um grupo, novo ou já existente. Configuração começa a valer a partir desta quarta (3).

O WhatsApp anunciou novas regras de privacidade para que o usuário possa ser adicionado em grupos, novos ou já existentes. As mudanças começam a valer a partir desta quarta-feira (3) em atualizações para Android e iOS.

De acordo com o aplicativo, que faz parte do grupo do Facebook, as novas configurações possibilitam ao usuário escolher qual tipo de contato pode ou não adicioná-lo aos grupos.

Como aplicar
Para ativar, é necessário ir no campo "Configurações" no aplicativo, depois em "Conta > Privacidade > Grupos" e selecionar uma das três opções: "Ninguém", "Meus contatos", ou "todos".

"Ninguém" significa que você terá que aprovar a entrada em cada grupo para o qual você foi convidado, e "Meus contatos" significa que somente usuários da sua lista de contatos poderão adicionar você a um grupo.

Nesses casos, será solicitado que a pessoa que convidar você a um grupo envie um convite privado em uma conversa privada. O usuário terá três dias para aceitar o convite antes que ele expire.

O aplicativo afirma que os usuários terão mais controle das mensagens em grupo que irão receber.

Compartilhar no Facebook

Vereador de Varginha é indiciado por compra de diploma : 03/04/2019 21:46

A Polícia Civil de Varginha finalizou na última semana o inquérito que investiga o vereador Zué do Esporte (Podemos) por suspeita de compra de diploma de Educador Físico de uma Universidade da Bahia. A informação foi revelada por uma reportagem do programa Alterosa em Alerta desta quarta-feira (3).

Segundo a reportagem, as investigações começaram após a polícia receber a denúncia. E que durante as investigações, a polícia descobriu que em 2015, o vereador de posse do diploma, teria tentado se inscrever no Conselho Regional de Educação Física – CREF, órgão que regulamenta a atividade de educador físico.

Segundo o CREF, o registro do vereador foi negado, pois ao verificar junto ao MEC o nome da instituição, descobriu-se que a instituição não existia. Outro dado que chamou a atenção, foi o histórico escolar apresentado pelo vereador. O documento trazia a informação de que o vereador teria sido aprovado em todas as matérias no curso de Bacharel à distância de Administração, ao invés de Educador Físico.

A reportagem traz ainda outra prova apresentada pela polícia. São prints de conversa onde o vereador usa sua conta nas redes sociais para buscar informações de como adquirir o diploma. Além desta prova, a perícia grafotécnica apontou que a assinatura do vereador realizada na delegacia é a mesma que está no documento apresentado ao Conselho Regional de Educação Física – CREF requerendo o seu cadastro.

O suplente de Zué, Carlos Roberto Rodrigues, pediu uma cópia do laudo pericial para abrir um processo por quebra de decoro.
Segundo a Polícia Civil, o inquérito foi enviado para o Ministério Público que irá analisar se apresenta a denúncia contra o vereador. O vereador foi indiciado por uso de documento falso e se for condenado, pode pegar de 2 a 6 anos pelo crime.

Em contato com a reportagem da TV Alterosa, o vereador negou as acusações. Procurada também pela TV Alterosa, a Câmara de Vereadores de Varginha por meio da assessoria de imprensa, disse não ter sido notificada a respeito do indiciamento e que só iria se manifestar após ser notificada. O advogado do vereador também foi procurado mas não retornou o contato da TV.

Com informações da TV Alterosa

https://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=180993

Compartilhar no Facebook

André Yuki recebe chef Ricardo Martin : 03/04/2019 21:35

No dia 8 de abril, segunda-feira, acontece a edição 2019 do Festim – Festival Gourmet e Cultural do Sul de Minas no Restaurante Água Doce, em Varginha. O chef anfitrião André Yuki, recebe o chef mineiro Ricardo Martin, proprietário do Sericicola Bistrô, para um jantar especial. Nessa noite, os chef’s servem um cardápio preparado a quatro mãos, a partir das 20h00.

Os dois chef’s se encontraram pela primeira vez no ano passado, na edição do Festim. Para Yuki, a intenção desses encontros é apresentar aos clientes comidas diferentes, com produtos e formas de produção fora do tradicional.

O cardápio segue a proposta dos chef’s em valorizar a gastronomia mineira, o Arroz Ouro Pretano, receita adaptada carinhosamente para homenagear a cidade mineira de Ouro Preto, acompanhado de Filé Mignon Suíno assado com ervas e regado ao molho de rapadura, o menu tem uma raiz histórica, já que utiliza componentes que fazem referência à cultura gastronômica de Minas Gerais. A rapadura, a carne seca, a carne suína, o queijo minas e a cachaça dão um toque regional ao prato. É o que chamamos de gastronomia de fusão. O valor do jantar sai por R$ 40 por pessoa e não estão incluídos as bebidas e sobremesas.

André Yuki, idealizador do projeto, diz que o seu objetivo é gerar novos e estreitos laços entre os chef’s e suas cozinhas, aproximando as diferentes propostas ao público.

Sobre os Chef’s Chef ANDRÉ YUKI

André Yuki está no setor da alimentação há 24 anos, já trabalhou em São Paulo, São José dos Campos e Fortaleza. Em Varginha está há 15 anos no comando do restaurante Água Doce, Yuki é conhecido em promover eventos beneficentes constantes, todos eles em prol de entidades da cidade. Foi homenageado com a “Moção de Aplausos” em 2014 e com o “Título de Cidadão Varginhense” em 2015 pela Câmara Municipal.

A gastronomia está no DNA deste empresário.

Chef RICARDO MARITIN

O Chefe Ricardo Lucio Martin é mineiro de Barbacena – MG, formado em Turismo pela UEMG e Pós-Graduado em Gastronomia e Hotelaria, é um dos idealizadores e empreendedores do Sericícola Bistrô, localizado em Varginha – MG, produzindo “Sabores Autênticos” à frente da cozinha do Sericícola. Atua desde 2017 é professor no Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS, ministrando aulas no Curso de Gastronomia. Chegou a Varginha em 1999 após ter trabalhado em São Paulo no Restaurante Café Gardênia, para fazer parte do quadro de funcionários do SENAC Minas, no setor da hotelaria, ficando por 18 anos como Instrutor desta instituição, participando por várias vezes do Festival de Gastronomia e Cultura de Tiradentes e demais eventos promovidos pela instituição.

Serviço

Água Doce – Sabores do Brasil

Av. Salum Assad David, 6 – Santa Luiza – Varginha – MG

Tel.: (35) 3214.7549 / WhatsApp (35) 9.8828.4318

Ingressos limitados e vendidos antecipadamente na Água Doce a partir das 17h00 e na WEspanha Comunicação Inteligente (35) 3222.3059 no horário comercial.

Compartilhar no Facebook

Começa construção do novo Fórum : 03/04/2019 21:32

Nesta segunda-feira (1º), a empresa Engemon – Comércio e Serviços Técnicos iniciou as obras da nova edificação do Fórum da Comarca de Varginha, com data marcada para entrega em 10 de maio de 2021.

Vencedora da concorrência pública, a empresa vai receber R$ 22.341.926,77 milhões para construir o edifício de seis pavimentos. Quando pronto, abrigará até 13 varas, centralizando todo atendimento jurisdicional da comarca, segundo informações do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG. A estrutura começou a ser construída na Rua Um, s/nº, bairro das Palmeiras.

A adjudicação e homologação da empresa vencedora da concorrência pública foi feita pela diretora executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio do TJMG, no uso de suas atribuições legais e com fundamento no inciso VI do artigo 43 da Lei Federal nº 8.666/93.

Atualmente, a comarca atende também Monsenhor Paulo, Carmo da Cachoeira e o distrito de Palmital do Cervo. Ela é dividida em três prédios, sendo dois alugados. De acordo com dados do Ceinfo, em 2018 foram distribuídas 20.523 ações na comarca. Além de 22.283 processos julgados e 26.532 sentenças proferidas.

Baluarte da luta pela construção de um novo edifício que pudesse abrigar todo o aparato jurisdicional da comarca espalhado hoje por vários endereços, o juiz Antonio Carlos Parreira visitou o canteiro de obras nesta segunda-feira.

Compartilhar no Facebook

Prefeitos de 39 cidades banhadas pelo Lago de Furnas questionam baixo nível de reservatório : 02/04/2019 19:57

Prefeitos de 39 cidades banhadas pelo Lago de Furnas no Sul de Minas pedem explicações para o baixo nível do reservatório. A geração de energia caiu, mas apesar da chuva, a água não subiu na mesma proporção. Em uma carta, eles afirmam que a água de Furnas está sendo desviada para abastecer a Hidrovia Paraná-Tiête.

Em 2011, o lago atingiu a sua cota máxima, com 99,05% de volume útil em média. No mês seguinte, o vertedouro chegou a ser aberto para liberar o excesso de água. Desde então, isso nunca mais aconteceu.

No mesmo ano, a geração média de energia foi de 668 megawats por mês. Já em 2018, esse número caiu para 269 megawats por mês, queda de 59,7%. Mesmo assim, o reservatório não tem se recuperado e atualmente está com 42% da capacidade.

A situação afeta a maior parte dos municípios banhados pelo lago.A preocupação é que agora com a estiagem, a água possa secar e trazer mais prejuízos.

“Vai ter horas que você não vai conseguir fazer o transporte de uma carga dentro do município mesmo ou até para fora do município. Um ônibus grande que leve pacientes, por exemplo, que tiver que passar por uma balsa, por exemplo, que liga Guapé a São José da Barra não vai ter condições de passar, devido ao nível baixo da água”, afirma Antônio de Souza, secretário de Infraestrutura de Boa Esperança.

Por isso, prefeitos de 39 cidades da Associação de Municípios do Lago de Furnas (Alago) divulgaram uma carta em que pedem uma explicação sobre a queda no volume do lago e afirmam que a água tem sido desviada para abastecer a Hidrovia Paraná-Tiête

“Nós fizemos as contas e, pelo que nos mostra aqui, não precisa mais que 19% do lago para produzir energia. E onde está indo o resto dessa água? Essa é a grande pergunta nossa: onde está indo o resto da água?”, questiona Hideraldo Henrique Silva, presidente da Alago.

A carta foi encaminhada ao Ministério de Minas e Energia e para agências federais.

O que dizem as agências envolvidas
A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a gestão de recursos hídricos deve sempre proporcionar os usos múltiplos da água, sendo que o uso prioritário é o consumo humano em situações de escassez.

No caso específico de furnas, a ANA não estabeleceu regras específicas de operação, uma vez que as autorizações relativas ao funcionamento do reservatório são anteriores à existência da agência.

Já Furnas disse que as usinas hidrelétricas brasileiras são componentes do sistema interligado nacional e que os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pela ONB com o objetivo de garantir energia elétrica.

Procurado pela EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é o regulador dos níveis dos reservatórios do Brasil, não respondeu os contatos.

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/04/02/prefeitos-de-39-cidades-banhadas-pelo-lago-de-furnas-questionam-baixo-nivel-de-reservatorio.ghtml

Compartilhar no Facebook

OBRA FINALIZADA NAS PISCINAS DA SEMEL : 02/04/2019 19:50

Buscando dar uma melhor qualidade de atendimento aos cidadãos que fazem uso das piscinas, a Prefeitura de Varginha, por meio da secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SEMEL, iniciou há alguns meses uma obra de melhoria nos equipamentos utilizados para limpeza e qualidade de água.

A SEMEL hoje conta com um complexo aquático com três piscinas, sendo um com formato de 50m, onde são realizadas competições e treinamento da equipe de natação da SEMEL. As outras duas piscinas são utilizadas para aulas de hidroginástica e zumba aquática. A piscina infantil é utilizada para iniciação de crianças a natação.

Após uma longa reforma onde foram trocados diversos equipamentos comprados novos, as piscinas estão novamente preparadas para receber os alunos das diversas modalidades aquáticas.

Todas as aulas são gratuitas. Para saber mais sobre vagas e inscrições basta ligar no 3690-2172.

Compartilhar no Facebook

Unidade do Mart Minas em Varginha abre processo de seleção : 01/04/2019 21:20

O Mart Minas - Atacado & Varejo quem breve deve inaugurar uma unidade em Varginha, começa na próxima semana o processo de seleção.
Para se cadastrar para às vagas, o candidato deve procurar a UAI de Varginha que Fica no Via Café Garden shopping.

Documentos necessários:

- Carteira de Trabalho;
- Identidade;
- CPF;
- Comprovante de Escolaridade

Observação: sem esses documentos não será possível realizar o cadastro.

Confira as vagas:

- Analista de Departamento pessoal;
- Gerente de Loja;
- Subgerente;
- Vendedores / Representante Comercial;
- Conferente e Auxiliar (Recebimento de mercadoria);
- Assistente Administrativo;
- Operador (de caixa, empilhadeira e loja);
- Encarregado de Setores (Mercearia, horfruti, perecíveis, frente de caixa, recebimento de mercadoria, prevenção de perdas e financeiro);
- Auxiliar(operações, perecíveis, hortfruti e padaria)
- Fiscal de Loja;
- Estoquista;
- Cartazista;
- Conferente de Avaria e Loja;

Benefícios:

- Cartão alimentação;
- Assistência médica;
- Assistência odontológica;
- Auxilio universitário;
- Alimenta na empresa
- Vale compras;
- Plano de carreira
- Uniforme.

https://www.varginhaonline.com.br/noticias/exibe_noticia.asp?id=180963

Compartilhar no Facebook

Youtube premia professora do Colégio Alpha por canal com vídeos pedagógicos : 01/04/2019 21:12

Carla Pereira é professora de Educação Física há mais de 13 anos. Em suas aulas, sempre tentou desenvolver atividades mais atrativas e interessantes que motivassem os alunos. As ideias fizeram surgir um blog: o “Aula Criativa”, onde Carla descrevia suas experiências. Para facilitar as apresentações, ela passou a exibir vídeos, fazendo com que seu canal ganhasse um perfil no Youtube. Desde então, a professora, que leciona no Colégio Alpha, ganhou seguidores do mundo todo. O trabalho foi reconhecido e Carla recebeu do Youtube uma placa de prata comemorando a marca de 100 mil seguidores.

A notícia foi muito comemorada por Carla, que traz em seus vídeos diversas atividades pedagógicas utilizando materiais reciclados e de fácil acesso. “Meu objetivo é desenvolver atividades que atinjam as propostas pedagógicas de uma forma atraente, divertida e diferente para as crianças e com um custo muito mais baixo para as escolas. Seguirei preparando materiais com a finalidade de auxiliar outros educadores a desenvolver aulas mais criativas”, relata.

O canal criado pela Profa. Carla é um dos poucos da região que alcançaram essa quantidade de seguidores. Agora ela pretende seguir para a próxima marca do Youtube.

Compartilhar no Facebook

CAMINHADA DE 16KM ATÉ O RECANTOS BAR ATRAIU 300 PESSOAS : 01/04/2019 21:06

Um turma de 300 pessoas participou da Caminhada Recantos Bar, na manhã do último sábado, 30. A saída foi da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL, no bairro São Geraldo. Os participantes caminharam 16km e presenciaram um roteiro de subidas, descidas, sol, muita beleza natural e também muita animação.

A estrutura contou com total suporte como carro de apoio. Na chegada do destino, música ao vivo, e descontração. “O bom é que quem participa já formou uma grande família devido às amizades e o melhor é que mais pessoas estão atendendo o convite da Prefeitura para sair do sedentarismo e adquirir melhores hábitos de vida e consequentemente mais saúde”, ressalta o organizador professor Flávio Henrique Pontes.

A próxima atração será o “Varginha + Saudável”, das 8h às 12h, no próximo sábado, dia 6, na Concha Acústica com cerca de 40 atividades para todas as idades, tudo gratuitamente.

Compartilhar no Facebook

Operação da Receita Estadual e da ANP fecha posto de combustíveis em Varginha, MG : 01/04/2019 21:03

Uma operação da Receita Estadual e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fechou um posto de combustíveis em Varginha nesta segunda-feira (1º). Segundo a Receita, a suspeita é que os equipamentos haviam sido adulterados para fazer sonegação de impostos.

Ainda de acordo com a Receita Estadual, a fraude era realizada no falta do encerrante, equipamento utilizado para determinar quantos litros passam pela bomba. Com os números adulterados, o resultado final seria diferente na caixa registradora.

A Receita disse ainda que essa mudança no equipamento permite que um posto consiga ocultar a quantidade de litros comercializada e também se houver combustível de origem duvidosa.

A operação foi denominada ‘Encerrando’, em alusão à suspeita sobre o posto, e as investigações foram realizadas durante seis meses. O fechamento foi realizada após auditores fiscais realizarem o cruzamento de dados e apontarem as supostas irregularidades.

A Receita informou ainda que, com a investigação, o posto de combustíveis teve a inscrição estadual cancelada, ou seja, perdeu a autorização para comercialização. Depois a ANP cancelou também a autorização para funcionamento do estabelecimento.

Segundo a Receita Estadual, outros postos de combustíveis devem ser alvos da operação nos próximos dias.

A EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo, procurou a administração do posto de combustíveis, que preferiu não comentar o caso.

Compartilhar no Facebook

Câmara de Varginha Lança projeto que aproxima o legislativo das entidades sociais : 28/03/2019 20:36

A Câmara Municipal de Varginha mais uma vez inova e lança um projeto que aproxima ainda mais os vereadores da comunidade. Teve início nesta quinta-feira (28) o Câmara Social, idealizado pela atual presidência e que tem como objetivo levar o Legislativo até as entidades sociais, para conhecer de perto a realidade desses trabalhos voluntários que tanto contribuem em várias áreas da assistência social do Município.

A primeira visita do Câmara Social foi no centro social da Associação Nossa Senhora do Rosário, mais conhecido como Recanto da Criança Feliz. No local, o presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni e os vereadores Leonardo Ciacci e Zacarias Piva foram recebidos por crianças e adultos que participavam das atividades promovidas nesta manhã. “Essa primeira edição do Câmara Social ultrapassou nossas expectativas. É muito importante o vereador sair do gabinete e ter esse encontro com a realidade das regiões da nossa cidade. Hoje, com o contato com o pessoal aqui do Recanto já conhecemos várias demandas que a comunidade aqui precisa e vamos levar para as autoridades competentes para tentar resolver. Essa visita foi muito produtiva e esperamos que as próximas sejam tão recompensadoras como foi hoje”, disse o presidente Dudu Ottoni.

A coordenadora do projeto, Odília ficou muito satisfeita com a visita dos três vereadores. “Sentimos valorizados por sermos os primeiros a receber o Câmara Social. Temos esse trabalho aqui que atende a cerca de 300 pessoas e sempre precisamos de apoio, pois sobrevivemos de doações e de trabalho voluntário. Estamos localizados em uma comunidade carente, que falta muita coisa e receber representantes do poder público aqui demonstra que eles estão preocupados com a gente. Espero que sejamos atendidos nos pedidos que fizemos”, disse uma das fundadoras da Associação.

Para o vereador Leonardo Ciacci, a iniciativa só reforça o que a Câmara de Varginha tem trabalhado há bastante tempo, que é se aproximar cada vez mais dos cidadãos. “Somos uma Câmara próxima da população e além de investirmos em transparência, para que os cidadãos acompanhem nossos trabalhos, ainda promovemos ações para ir até o povo. Parabenizamos a atual Mesa Diretora pela criação de mais um projeto, que é o Câmara Social, que reforça essa vocação dos vereadores de Varginha de estarem sempre presentes e atentos aos anseios do nosso povo”, disse Ciacci.

O vereador Zacarias Piva também parabenizou a atual gestão da Câmara pela criação do Câmara Social. “O papel do vereador é esse. Somos os representantes da população e nada mais correto do que sairmos da Câmara e termos esse contato direto com o povo e com seus anseios. O presidente e os demais ocupantes da Mesa estão de parabéns pela implantação de mais esse projeto, que vem somar ao Câmara nas Empresas e Câmara nas Escolas e fortalecer ainda mais a nossa relação com a comunidade”, concluiu Zacarias.

Associação Nossa Senhora do Rosário

A Associação Nossa Senhora do Rosário, da qual o Recanto da Criança Feliz faz parte, atende a mais de 1040 famílias na região do Jardim Áurea e dos demais bairros que fazem parte da paróquia da Igreja do Rosário. São oferecidos atendimento odontológico, atividades físicas, reforço escolar, oficina de leitura, oficina de artesanato, doação de brinquedos, consultas oftalmológicas, doação de enxovais, doação de cestas básicas, doação de cestas verdes, doação de fraldas descartáveis e inúmeras ações que ajudam a promover a qualidade de vida das pessoas que precisam dessa assistência.

Compartilhar no Facebook

Varginhenses realizam oitava Conferência Municipal de Saúde : 28/03/2019 20:32

Lembrando novamente: a conferência continua até sexta-feira, no auditório da Fadiva; hoje, as atividades foram da uma às cinco da tarde; amanhã, a programação é das seis da tarde às dez e meia da noite; e no último dia, da uma às cinco da tarde.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 28 de mar de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=NmW0FDs__U8

Compartilhar no Facebook

PREFEITO ANTÔNIO SILVA DA POSSE AO NOVO CONSELHO MUNCIPAL DE ESPORTES DE VARGINHA : 28/03/2019 20:29

O prefeito Antônio Silva deu posse nesta quarta-feira, 27/03, aos membros do Conselho Municipal de Esportes de Varginha nomeados pela Portaria Nº 15.273/2019, para um mandato voluntario de dois anos.

Criado pela LEI Nº 5.481/2011, o Conselho é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SEMEL, tendo como finalidade auxiliar na organização do esporte, na consolidação de políticas públicas e na melhoria do padrão de organização, gestão, qualidade e transparência do esporte municipal.

Ao Conselho Municipal de Esporte, compete:

I – cooperar com o Conselho Estadual de Desportos e com os órgãos federais e estaduais, incumbidos da execução das Políticas de Esporte;

II – adotar medidas e apoiar iniciativas em favor do incremento da prática do esporte e de atividades físicas e de lazer, objetivando a saúde e o bem-estar do cidadão, observando o cumprimento dos princípios e normas legais;

III – fornecer, quando solicitados, auxílio e informações ao Poder Público e à comunidade, quanto a programas e projetos que visem a melhoria da prática de atividades físicas e do esporte no Município;

IV – opinar, quando consultado, sobre a concessão de auxílios e recursos financeiros, às entidades e associações esportivas, sediadas no Município;

V – zelar pela memória do esporte;

VI - contribuir para a formulação da política de integração entre o esporte, a saúde, a educação, a defesa social e o turismo, visando potencializar benefícios sociais, gerados pela prática de atividade física e esportiva;

VII – acompanhar, a partir de análises orçamentárias, entre outras que se façam necessárias, a gestão de recursos públicos voltados para a prática de atividades físicas e de esporte, bem como, avaliar os ganhos sociais obtidos e o desempenho dos programas e projetos aprovados, manifestando-se a respeito e sugerindo aprimoramentos;

VIII – realizar os esforços necessários ao esclarecimento de dúvidas quanto à correta utilização, por parte das entidades beneficiárias, de recursos públicos voltados para a prática de atividades físicas e de esporte;

IX – elaborar e aprovar, em reunião plenária, o Regimento Interno do Conselho.

As funções de membro do Conselho Municipal de Esporte e de membro de suas comissões, são consideradas serviço público relevante, não lhes cabendo qualquer remuneração.

§ 3° O representante do Poder Público ou de entidade da Sociedade Civil, poderá ser substituído a qualquer tempo, por nova indicação do representado.


Realizado no Gabinete do Prefeito, a solenidade contou com as presenças dos os seguinte representantes: pela Secretaria de Esporte - SEMEL, Sebastião Carlos Ladeira, Wesley Gonçalves, Rodrigo Silva e Rodrigo Marcondes de Lima; pela secretaria de Educação - SEDUC – Erondina Leal Barbosa e Aparecida de Brito Bonfim;- pela Secretaria de Saúde SEMUS – Rodolfo de Oliveira Raimundo e Rodrigo Baptista da Silva; Associações Comunitárias Anderson Vitor Barros e Wander Lucio da Silva; Clube Esportivo – Felipe Augusto de Rezende e Mateus Gonçalves Alexandre; Esporte no Município – Cleiton Luiz Rodrigues, Alberto Dias Valeiro, Alisson Barros Paulino e Aldo Jose Belo Silva; Conselho Regional De Educação Física – CREF6/MG Sandro Pena Aureliano e Tulio Henrique Lima Silve a e Universidade – Jose Braga da Silva Júnior e André Vitor Justiniano.

Na oportunidade foi eleita a diretoria, tendo o representante da Aprosep, Alberto Dias Valério; vice-presidente Wesley Gonçalves, da Semel e secretário, Sandro Dias Aureliano , .do Conselho Regional De Educação Física

Eleito presidente Alberto dias Valério, falou da importância do Conselho e do proposito de reestruturar o esporte de Varginha, começando pela formação dos atletas, pelas categorias de base, fazendo o mapeamento das entidades esportivas que existem na cidade regularizadas, para buscar recursos. “queremos alinhar o esporte a educação e a saúde. Esta é uma das metas da nossa diretoria”.

Finalizando, o prefeito Antônio Silva deu as boas vindas aos novos membros do Conselho e falou da importância do Conselho para detectar as demandas e os anseios das comunidades, dando a administração, a possibilidade, dentro dos recursos disponíveis, de investir no esporte, “Minha palavra é de agradecimento pela disponibilidade de todos em exercerem um trabalho dignificante para todos”.

A primeira reunião ocorrerá no dia 29/03, na sede da SEMEL, às 13h30 com a seguinte pauta: “Informações da lei e regimento interno do CME e assuntos gerais”

Compartilhar no Facebook

PREFEITO ANTÔNIO SILVA PARTICIPA DA ABERTURA DA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE : 28/03/2019 19:16

Democracia e Saúde é o tema da 8ª conferência Municipal de Saúde, aberta na terça-feira, 26, no auditório da Fadiva, com a presença do prefeito Antônio Silva, que na oportunidade falou das dificuldades enfrentadas pelo município para gerenciar demandas crescentes e recursos escassos, do momento delicado onde a falta de repasses por parte do Governo do Estado, faz com as prefeituras invistam recursos próprios

O tema desta conferência é muito oportuno porque a saúde pública brasileira é a mais democrática do mundo, porque aqui todos tem direito a saúde, direitos estes garantidos pela nossa Constituição. Garantir saúde de qualidade é a responsabilidade de todos que militam na área. Em Varginha o orçamento da saúde chega a R$ 200 milhões de reais, e priorizamos a saúde e agradecemos aos nossos parceiros, à Câmara Municipal, ao Conselho Municipal de Saúde, à Regional de Saúde e a todos que caminham lado a lado com a administração. Esta conferência tem a oportunidade de trazer essa discussão de como manter os níveis dos nossos serviços de saúde e a garantir que os cidadãos terão respeito e atendimento que merecem”, disse o prefeito.

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, por meio de seu presidente Cláudio Miranda, com apoio da Secretaria de Saúde, a Conferência, que segue até o dia 29, sexta-feira, tem por objetivo:

I - Debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS);
II - Pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o SUS;
III - Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990;
IV - Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade Varginhense acerca da saúde como direito e em defesa do SUS:
V - Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da 8 Conferência Municipal de Saúde de Varginha;
VI - Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Municipal de Saúde, e dos Planos Plurianuais Estadual e Nacional, no contexto dos 30 anos do SUS; e,
VII - Aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, bem como da necessidade da democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde.

Participaram da abertura o presidente do Conselho Municipal de Saúde , Cláudio Miranda, representando a secretaria Municipal de Saúde, Venicio Rocha, o Presidente da Câmara, vereador Dudu Ottoni, representando a Superintendência Regional de Saúde, Monique Borsato Filardi e representando o Coronel Serpa, comandante do 24º BPM, o capitão Flávio José da Costa. e dos alunos e alunos do curso de odontologia da Unifenas.

Compartilhar no Facebook

Consumidor considera ruim o atendimento no comércio de Varginha, revela pesquisa da ACIV : 27/03/2019 19:21

Empresários também avaliaram negativamente o atendimento no comércio

A Associação Comercial de Varginha realizou no início de março uma pesquisa sobre o Atendimento das Empresas da cidade, foram ouvidos empresários e clientes. O objetivo da pesquisa foi entender o cenário que o comércio vem passando e quais aspectos podem ser melhorados.

Visão do Cliente

Quando perguntado ao cliente, qual nota ele daria para o atendimento do comércio, em uma escala de 0 a 10, o resultado não foi muito positivo, recebendo avaliação de 4,5 pontos. Ainda sobre atendimento na loja, 69,6% dos entrevistados preferem olhar os produtos à vontade e 30,4% preferem ser abordados pelo vendedor.

Sobre a responsabilidade na qualidade do atendimento, 67,7% acreditam que tanto a empresa, quanto o vendedor são responsáveis por um bom atendimento. A pesquisa revelou ainda, através de palavras chaves, o que o cliente espera de um bom vendedor, e as palavras que mais se destacaram foram: educação, simpatia, atenção, conhecimento e boa vontade. Seguindo os mesmos princípios, foi perguntado quais as principais falhas no atendimento e as palavras de destaque foram: mau humor, desinteresse, despreparo, má vontade e preguiça.

Em uma última pergunta foi questionado aos clientes, o que eles achavam que deveria ser feito para melhorar o atendimento e a maioria disse que um bom treinamento ajudaria neste quesito.

Visão do Empresário

As mesmas perguntas feitas aos clientes, foram feitas aos empresários. Sobre a nota que eles dariam ao atendimento do comércio, em uma escala de 0 a 10, eles deram nota 5,6. Sobre abordar o cliente ou deixa-lo à vontade, 90,9% dos empresários pedem para o vendedor abordar o cliente e 9,1% pedem para o vendedor deixar o cliente à vontade na loja.

Sobre a responsabilidade na qualidade do atendimento, 78,8% dos empresários que responderam à pesquisa, acreditam que a responsabilidade de um bom atendimento é de ambos (empresa e vendedor).

Seguindo o padrão de palavras chave, perguntamos aos empresários o que eles esperam de um bom vendedor e as palavras de destaque foram: conhecimento, educação, atenção, cordialidade e simpatia. E sobre as falhas no atendimento as palavras de destaque foram: desinteresse, antipatia, passividade, falta de motivação e educação.

Na última pergunta, sobre o que as empresas devem fazer para ter um melhor atendimento, grande parte dos empresários acreditam que é necessário dar mais treinamento para sua equipe e contratar melhor.

Compartilhar no Facebook

Organização e participantes se reúnem para tratar assuntos sobre o Festival Gourmet : 27/03/2019 19:17

Na manhã desta segunda-feira (25), foi realizada a 1ª reunião de alinhamento entre a organização do Festival Gourmet e Cultural do Sul de Minas e os restaurantes participantes da edição deste ano. O encontro aconteceu na sede da WEspanha Comunicação Inteligente, idealizadora do evento.

O objetivo da reunião foi abordar assuntos técnicos, como: orientações da infraestrutura do evento e o cronograma das ações realizadas durante os três dias. Os participantes também foram informados sobre a área de preparo, higienização adequada dos materiais e alimentos e venda dos pratos.

Estiveram presentes os representantes dos restaurantes: Água Doce Sabores do Brasil, Água na Boca, Art Burguer, Bar do Eri, Chiquinho Sorvetes, Degraus Restaurante, Goiaba Lanches, Grand’Enio Hotel e Cantina, Ma Chérie Creperia, Pipoca Gourmet Escoteira, Seo Haki Chopperia e Izakaya, Temperato Restaurante Delivery e Sericícola Bistrô.

O Festival Gourmet e Cultural do Sul de Minas é considerado o maior evento gastronômico da região que proporciona diversidade, inovação e qualidade a todos os convidados.

Fique ligado: Festival Gourmet e Cultural do Sul de Minas 2019
Data e horário: 19, 20 e 21 de abril das 12h às 22h.
Local: Espaço Cive Veículos – Avenida Princesa do Sul, 777, Jardim Andere (em frente ao Supermercado Alvorada)

Compartilhar no Facebook

Impasse na revitalização do Centro Comercial de Varginha : 26/03/2019 19:20

Uma obra desejada e esperada há anos pelos comerciantes do Centro Comercial de Varginha, a revitalização, está provocando descontentamento. Uma reunião realizada sexta-feira (22), na Associação Comercial, com as presenças de lojistas e prefeitura expôs as dificuldades.

“A revitalização é um projeto que a ACIV vem pleiteando há muitos anos junto à Prefeitura Municipal e que recebemos com muita alegria quando anunciado, porém os comerciantes do atual trecho onde as obras se encontram estão passando por muitos problemas e o principal deles é o atraso nas obras”, disse o presidente da Aciv, Anderson Martins. O Objetivo do encontro foi expor aos representantes da prefeitura o pensamento dos comerciantes. Dentre outras proposições, querem que as obras avançem no sábado, após o horário normal de funcionamento, domingos e feriados. A empresa responsável pela obra não enviou representante à reunião. A empresa responsável pela obra garantiu equipes com mais trabalhadores à partir de segunda-feira (25).

Na primeira fase, foram realizadas alargamento dos passeios na Rua São Paulo e um trecho da Deputado Ribeiro de Rezende, entre a Avenida Rio Branco e Delfim Moreira. No momento, as obras se concentram na Rua Presidente Antonio Carlos, entre a Avenida São José e Deputado Ribeiro de Rezende. A empresária, Marly Silva, proprietária do Supermercado Oba Oba, cuja loja está a mais de um quarteirão do atual estágio da obra, reclama que a empresa está atrasada quanto ao cronograma estipulado: “Queria deixar claro que não sou contra o projeto, eu sou contra a maneira que está sendo executado. Já se passaram 46 dias e o projeto inicial era para 60 dias, o que eu já acho um absurdo”.

Marly conta que conversou com o proprietário da empresa que executa os serviços, sobre a possibilidade da obra seguir nos fins de semana e recebeu como resposta que “não era possível, pois o Ministério do Trabalho não permitia”.

Os comerciantes presentes à reunião reclamaram ainda da falta de vagas de estacionamento, planejamento para as datas comemorativas, qualidade das obras e do material que está sendo utilizado, banheiros públicos e também de diversos acidentes que estão acontecendo com os pedestres que circulam nos trechos das obras.

Defendendo a revitalização, o vice-presidente da Aciv, empresário Wagner de Brito Pio, tem opinião sobre a falta de estacionamento: “O problema da falta de estacionamento, muitas vezes é causada pelo próprio lojista, que chega cedinho, para seu carro lá e fica o dia todo”. Ele concorda que a obra está em ritmo lento.

Explicações

O secretário de Planejamento, José Manoel Magalhães, que compareceu representando a Prefeitura de Varginha com o engenheiro, Marcelo Itamar Bocoli, deu explicações para alguns questionamentos dos lojistas. “Na questão do estacionamento, toda a parte do centro que está passando por revitalização, até o Jardim dos Sapos, se tornará uma Zona Cultural trazendo benefícios especiais para pessoas que investirem em estacionamentos particulares nessas áreas”. Quanto aos banheiros públicos, o secretário destacou que os únicos disponíveis estão na Praça da Fonte.

As obras têm parado nas datas sazonais (Dia das Mães e outros), informou José Manoel

Quanto à demora na execução, o secretário informou que houve contratempos em razão das chuvas. Disse ainda pediu à empresa mais funcionários e que trabalhassem à noite e nos fins de semana. “O que nós conseguimos deles, nesta quarta-feira (20), é que na próxima semana, duas equipes maiores estará trabalhando no centro e acredito que isso vai se cumprir”, finalizou.

Compartilhar no Facebook

PREFEITO ANTÔNIO SILVA DA POSSE A DIRETORIA 2019-2021 DO CODEMA DE VARGINHA : 26/03/2019 19:09

A nova Diretoria do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – Codema de Varginha foi empossada no final da tarde desta segunda-feira, dia 25, no gabinete do Prefeito Antônio Silva. Inicialmente, Jaara Cardoso, ex-presidente do Conselho, agradeceu a parceria, comprometimento e realizações durante o mandato em que esteve no cargo e desejou sucesso à nova Diretoria. “O meio ambiente vai além das questões da natureza. Envolve questões econômicas e sociais”, ressaltou finalizando que coloca-se à disposição para continuar a contribuir com o Codema.

Na sequência, o presidente eleito Acácio Ponciano Rodrigues (Agenda 21) disse estar agradecido por ter sido eleito, declarou que tem ciência dos desafios, mas que com a ajuda de todos os demais integrantes se empenhará para um mandato com êxito. “O Codema não se resume à Diretoria, todos são Codema”, disse ao se referir da importância do meio ambiente para a vida da população. Ele ainda adiantou que pretende atrair novas parcerias para o fortalecimento e enriquecimento das decisões.

Já o prefeito Antônio Silva afirmou que a Administração Municipal está solidária para as decisões que beneficiem o meio ambiente. “Reafirmo o compromisso para as medidas que contribuam e favoreçam o meio ambiente tanto para a presente quanto para as futuras gerações”, afirmou.

Logo após, foi lido o Termo de Posse com todos os componentes da Diretoria, sendo assinado pelo prefeito Antônio Silva, empossando oficialmente a nova formação. Também participaram da solenidade de posse, além dos integrantes da nova Diretoria e Conselheiros, o vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo e o secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira.

Diretoria do Codema 2019-2021:

Presidente: Acácio Ponciano Rodrigues (Agenda 21)
Vice-presidente: Diogenes Caxin de Deus
Secretária: Danielli Delello Schneider
Secretário-adjunto: Ronaldo Ronaldo Gomes de Lima Junior

Conselheiros:

Agenda 21 Local
Alencar de Souza Filgueiras
Acádio Ponciano Rodrigues

Associação Oficina do Ser
Diego Alvim Gonçalves
Juliana Ferreira da Silva
Wender Reis Ramos

Associação de Proteção Ambiental de Varginha e Região – Apavar
Antônio José Ernesto Coelho
Paulo Fernando Dantas
José Maurício da Mata

Associação Varginhense de Engenheiros e Arquitetos – Avea
Adimar Rezende Lages
Donizete Leão de Miranda
Rodrigo Garcia Rezende de Souza

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade
Sérgio Frank Carvalhos
Flávio Henrique Ricetto Braidotti
Juliano de Oliveira Pena

Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha
Arnaldo Bottrel Reis
Antônio Miranda Botrel
Diogenes Caxin de Deus

Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa
Inês Massa de Souza de Deus
Eduardo Amâncio
Luis Carlos Lemes
Luciano Ribeiro Pereira

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater
Rogério da Silva Araújo
José do Socorro Lage Duarte
Luiz Geraldo Marciano R. Reis

Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA
Alexandre Francisco A. Arantes
Heitor Schiavon Couto
Soares Ferreira
Pedro Henrique Palhares Pena

Secretaria Municipal de Governo – Segov
Carlos Honório Ottoni Júnior
Marcos Antonio Batista
Carla Correa Beraldo
Seila Mara Soares de Alcântara Guimarães

Secretaria Municipal de Planejamento – Sepla
José Manoel Magalhães Ferreira
Ronaldo Gomes de Lima Junior
Marcio Ribeiro Moyses
Luciana Santos de Oliveira Luiz

Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semea
Joadylson Barra Ferreira
Roberta Cristina Ferreira
Danielli Delello Schneider
Fernando César Costa

Compartilhar no Facebook

Oficina gratuita ensina a fazer artesanato para Páscoa : 25/03/2019 20:42

Quem quer ganhar uma renda extra na Páscoa não pode perder a oficina gratuita de artesanato que será oferecida pela Casa do Artesão na próxima quinta-feira (28/03). Das 14h às 17h, as artesãs Sabine Portugal Oliveira e Nilva Mira ensinarão a fazer cenouras em tecido que poderão ser usados para colocar pequenos ovinhos ou barras de chocolate.

Serão oferecidas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Fundação Cultural pelo telefone (35) 3690-2700 ou presencialmente na Casa do Artesão, que fica ao lado do Supermercado BH.

Todo o material e um lanche ao final da oficina serão oferecidos pela Associação de Aposentados e Pensionistas de Varginha e Região, responsável pela iniciativa. A oficina é uma parceria entre a Fundação Cultural e o Via Café Garden Shopping para o funcionamento da Casa do Artesão.

Compartilhar no Facebook

Últimos dias de inscrição via internet para o 8ª Conferência Municipal de Saúde : 22/03/2019 21:03

As inscrições para a 8ª CMS (2019) pela internet se encerram às 12h do dia 25/03/2019. Após essa data, a inscrição só poderá ser feita no dia e local do evento.

Links com materiais/informações sobre a 8ª CMS:

1) Programação completa
http://www.conselhodesaudedevarginha.org/programacao8cms2019.pdf

2) Resolução e Regimento da 8ª CMS
http://www.conselhodesaudedevarginha.org/programacao8cms2019.pdf

3) Decreto Municipal Nº 9.244/2019
http://www.conselhodesaudedevarginha.org/programacao8cms2019.pdf

4) Portaria de nomeação da Comissão Organizadora
http://www.conselhodesaudedevarginha.org/programacao8cms2019.pdf

CLIQUE AQUI para fazer a inscrição.
http://www.conselhodesaudedevarginha.org/programacao8cms2019.pdf

Compartilhar no Facebook

Cadastro Único/Atendimento do Bolsa-Família terá novo horário de atendimento a partir de abril : 22/03/2019 20:51

A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social de Varginha (SEHAD), comunica que no mês de abril o setor do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, responsável pelo cadastramento de famílias de baixa renda para concessão de benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros, terá novo horário de atendimento.

O atendimento agora será de segunda a quinta-feira, de 7h30 às 12h30. O atendimento telefônico, via 0800 283 2109, continuará sendo prestado de segunda a quinta-feira, de 8h às 11h.

A redução de horário será apenas para os atendimentos por demanda espontânea, já que no restante do período da tarde os funcionários do setor continuarão em atendimento externo nos diversos bairros do município para a realização de busca ativa de famílias cuja atualização cadastral é obrigatória.

A busca ativa que será iniciada no mês de abril será concentrada, primeiramente, em 437 (quatrocentos e trinta e sete famílias) em situação de extrema pobreza (per capta familiar abaixo de R$ 85,00) cujos cadastros precisam ser atualizados por não constarem informações atualizadas há mais de 24 (vinte e quatro) meses.

Após a busca ativa das famílias em situação de extrema pobreza, será realizada busca ativa às famílias em situação de pobreza (per capta familiar entre R$ 85,01 e R$ 170,00) e, posteriormente, às famílias de baixa renda (per capta de ½ salário mínimo ou renda familiar total de até 03 salários mínimos).

É importante esclarecer que essas ações de identificação e localização das famílias para fins de inclusão e atualização cadastral são necessárias porque a atualização cadastral é compromisso compartilhado entre as famílias e a gestão municipal do Cadastro Único.

O posto fixo de atendimento do Cadastro Único se localiza nas dependências da SEHAD, no Bloco 01 do Terminal Rodoviário. Também há pontos fixos, em sextas-feiras alternadas, com calendário pré-fixado, nas unidades dos CRAS dos bairros Sion, Centro, Urupês, Jardim Estrela e Novo Tempo.

Compartilhar no Facebook

Grupo Unis é convidado para participar de edição especial do programa Altas Horas em homenagem a Milton Nascimento : 22/03/2019 20:49

No dia 19 de março alunos, professores e colaboradores do Grupo Unis participaram da gravação de uma edição especial do programa Altas Horas, da Rede Globo. A edição acompanhada pelos universitários prestou homenagem ao cantor Milton Nascimento.

O Grupo Unis, que já compareceu a diversas gravações do Altas Horas, recebeu um convite da produção do programa para marcar presença nessa edição especial, principalmente pela presença da Instituição no município de Três Pontas com a Fateps, cidade essa que tem uma grande parte na história do cantor.

Alunos dos cursos de Publicidade, Jornalismo, Ciências Contábeis, Administração, Engenharia de Produção, Recursos Humanos, Educação Física, Fisioterapia, Direito, Pedagogia e Biomedicina do Centro Universitário do Sul de Minas, Fateps e Unis Pouso Alegre marcaram presença na homenagem a Milton Nascimento.

O programa será exibido no próximo sábado, dia 23 de março, e conta com grandes nomes da música nacional para compor essa homenagem a Milton Nascimento. Gal Costa, Ney Matogrosso, Samuel Rosa, Lô Borges, Maria Gadú, Criolo, Padre Fábio de Melo, Anavitória, Ceú e Chitãozinho & Xororó, marcaram presença na edição especial.

A edição abriu mão dos tradicionais quadros e também das perguntas do público para fazer um programa com 12 músicas interpretadas pelos convidados, intercaladas por histórias dos convidados sobre o cantor.

Compartilhar no Facebook
1 2