1 2 3 4

Varginha registra 111 casos de Covid nessa terça; mais 2 óbitos foram confirmados : 18/05/2021 15:11

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados 111 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas em Varginha, sendo 58 homens e 53 mulheres. Cinco homens de 43, 48, 51, 54 e 83, e três mulheres de 34, 53 e 58 anos estão internados. Mais 2 óbitos foram confirmados.

64 pacientes estão hospitalizados, sendo 34 em enfermarias e 30 no CTI. Desses, todos 27 estão positivados e 3 com suspeita.

Até o momento, Varginha chega a 9765 casos confirmados, 218 óbitos e 9008 pessoas que conseguiram se recuperar da doença, o que equivale a 92,25% do total de casos.

Compartilhar no Facebook

Conselho Deliberativo da Fundação Cultural é empossado : 18/05/2021 14:46

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (17) na sede do Inprev, o prefeito Vérdi Melo empossou os novos membros do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural do Município de Varginha para o biênio 2021-2023. A solenidade foi restrita às autoridades, conselheiros e servidores públicos devido à pandemia.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, deu as boas-vindas aos novos conselheiros e destacou a importância da parceria e do diálogo em prol do setor cultural do município.

“A pandemia da Covid-19 impactou muito toda a cadeia produtiva da cultura e nossas ações na Fundação Cultural. Apesar de todas as dificuldades impostas, nossa equipe se reinventou e estamos desenvolvendo várias atividades. Espero que os próximos dois anos da gestão de vocês no Conselho Deliberativo sejam muito profícuos e que estejamos lado a lado em prol do desenvolvimento da cultura”, disse.

Logo em seguida, o procurador-geral do município, Dr. Evandro Marcelo dos Santos, destacou a importância do conselho na fiscalização dos atos da administração pública e que a cultura é um direito inserido na constituição e que, desta forma, a Fundação Cultural cumpre um papel de grande relevância.

O prefeito Vérdi enfatizou que “o Conselho Deliberativo é muito importante mostrando caminhos, sugerindo projetos e deliberando junto conosco”. Ele fez um balanço das ações que vem sendo desenvolvidas pela administração, que busca equilibrar o combate ao Covid-19 e as melhorias na infraestrutura e na qualidade de vida da população.

“Nós gostaríamos de estar a todo vapor executando os nossos projetos. Mas logo tudo isso vai passar e a vida vai voltar ao normal. Vamos trabalhar novamente para a retomada das ações e avançar ainda mais no desenvolvimento cultural. Enquanto isso, estamos realizando a reforma no Theatro Capitólio, que vai ficar maravilhoso, e fazendo lançamento de livros e várias lives musicais e educativas”, descreveu o prefeito.

“É com muita honra que assumo a presidência do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural do Município de Varginha a convite do prefeito Vérdi Lúcio Melo a quem agradeço a confiança em mim depositada. Os planos são de um trabalho para fomentar e proteger o patrimônio cultural, uma área universalista que em Varginha é riquíssima graças a tantos talentos, registros e histórias”, analisou a jornalista Seila Mara Soares de Alcântara, escolhida como presidente do Conselho.

Participaram também da solenidade o vice-prefeito Leonardo Ciacci; o secretário de Governo, Honorinho Ottoni; a gerente de Comunicação da Prefeitura, Carla Corrêa Beraldo; a chefe de gabinete da Fundação Cultural, Ana Luiza Romanielo e o presidente da Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, Expedito Gonçalves Dias.

Atualmente, a Fundação Cultural é gerenciada por um diretor-superintendente nomeado pelo prefeito municipal, que deve prestar contas ao Conselho Deliberativo, órgão superior de deliberação e orientação, formado por cinco membros: dois indicados pelo Poder Executivo, dois pelo Poder Legislativo e um da classe artística. Os Conselheiros terão mandato de dois anos e o desempenho de atribuições ou funções será considerado serviço público relevante, razão pela qual não poderão receber remuneração, gratificações e rendimentos de qualquer espécie.

Desta forma, compõe o Conselho Deliberativo da Fundação Cultural do Município de Varginha:

Membros representantes do poder Executivo Municipal

Seila Mara Alcântara – presidente do Conselho
Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza, atual secretária municipal de Educação – membro nato

Membros representantes do poder Legislativo Municipal

Bianca Gomes da Costa
Michela Oliveira

Membro representante da Comunidade Artística e Cultural do Município

Maria de Lurdes Silva, eleita no dia 22 de abril com 58,93% dos votos da classe artística varginhense – vice-presidente do Conselho

Compartilhar no Facebook

Capacitação em Saúde Mental prossegue até quarta (19) : 18/05/2021 14:33

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nessa terça (18), capacitação em saúde mental para Atenção Primária e Atenção Secundária. De acordo com o Ministério da Saúde, Atenção Primária é a porta de entrada para o SUS, constituída principalmente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Secundária é composta pelos serviços especializados encontrados em hospitais e ambulatórios.

A capacitação se estenderá até quarta (19), das 8h às 10h. Participam profissionais da área da saúde de Varginha e região que abordam o tratamento para as pessoas com transtornos mentais e debatem o tratamento adequado e rápido para que esse pacientes não venham piorar. De acordo com o psicólogo Anderson José de Souza, coordenador de saúde mental de Varginha, essa capacitação é fundamental, principalmente devido ao isolamento social e portanto, requer uma metodologia eficiente. “É fundamental que a pessoa seja acolhida de forma correta para ser atendida o mais rápido possível e que não venha a ter o problema agravado resultando inclusive em internação”, explica.

Os temas da capacitação são:

- A escuta qualificada em saúde
- Rede de Atenção Psicossocial em Varginha
- Protocolo de atendimento em saúde mental
- Apoio matricial: entraves e possibilidade
- Encaminhamento e acolhimento do paciente no CAPS ad
- Manejo medicamentoso com usuários de álcool e drogas

Compartilhar no Facebook

Prefeitura cobra ações mais efetivas do Shopping no enfrentamento da Covid : 18/05/2021 14:27

Na segunda (17), a Prefeitura, por meio dos representantes da Procuradoria Geral do Município, Dr. Evandro Santos, Secretário de Saúde Dr. Luiz Carlos Coelho, e da coordenadora da Vigilância Sanitária, Nara Mendes Viana, reuniram com o gerente do Via Café Garden Shopping, Leonardo Teixeira de Andrade, para cobrar ações mais efetivas de controle conforme os protocolos sanitários de combate a COVID-19, visando ajustamento de condutas ao enfrentamento da pandemia.

Na oportunidade, o Shopping foi autuado e deverá apresentar, no prazo de 72 horas, um Plano de Ação para ser analisado pelos setores competentes da Secretaria Municipal de Saúde sob pena de imposição de novas restrições e fechamento.

O responsável pelo Shopping se comprometeu a intensificar as medidas de proteção e o setor de Vigilância Sanitária manterá as fiscalizações de monitoramento para verificar o cumprimento das ações propostas.

Compartilhar no Facebook

Estudantes do CEFET disponibilizam curso gratuito sobre Física e Astronomia : 17/05/2021 14:56

As Leis de Newton, os espectros da luz, as densidades dos materiais. Estes e outros fenômenos da Física, da Astronomia, da Matemática e da Mecânica são temas do curso gratuito do CEFET “Introdução à Plataforma Algodoo”, disponível gratuitamente no YouTube. As videoaulas são destinadas a todas as pessoas que tenham acesso a computador com internet e desejam conhecer um pouco mais sobre as disciplinas.

A iniciativa é dos estudantes do CEFET-MG em Belo Horizonte e Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi (Gedai) Marcos Paulo Silva (graduação em Engenharia Elétrica), Augusto Lima (técnico em Eletroeletrônica) e João Santos (técnico em Redes de Computadores), sob coordenação do professor Weber Hanry Morais e Feu.

“Criamos esse curso pois, ao analisarmos diversos estudos, ficou evidente que a plataforma colabora para o entendimento de matérias ditas como difíceis para grande parte dos alunos”, explica Marcos Paulo. A plataforma “Algodoo” é uma ferramenta digital para simulação de física em 2D.

Além da difusão do conteúdo por meio das videoaulas, o curso oferece apostilas próprias destinadas aos estudantes com deficiência auditiva. O material pode ser acessado na descrição de cada vídeo.

Compartilhar no Facebook

Secretário de Desenvolvimento Econômico participa da abertura da Semana da Cidade Empreendedora : 17/05/2021 14:48

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Varginha, Juliano Cornélio, participou na manhã desta segunda (17) da abertura da Semana da Cidade Empreendedora, evento realizado pelo Sebrae.

Representando o prefeito Vérdi Melo, o secretário deu as boas vindas aos participantes e falou da importância deste tipo de iniciativa do Sebrae.

A Semana da Cidade Empreendedora tem objetivo de sensibilizar e engajar prefeitos, vereadores, dirigentes de consórcios públicos, equipe de governo e seus assessores acerca dos temas relacionados à elaboração de políticas públicas, ao papel do legislativo municipal, ao desenvolvimento econômico, à geração de trabalho, emprego e renda e à melhoria do ambiente de negócios.

“Para que possamos promover o desenvolvimento econômico é preciso também identificar, apoiar e criar políticas públicas de união dos municípios na busca de
soluções inovadoras ao fomento dos negócios”, disse Juliano Cornélio.

A Semana da Cidade Empreendedora acontece até a próxima quinta-feira (20) na sede da Sicred, em Varginha.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha publica Decreto com novas medidas para o enfrentamento da Covid 19 : 14/05/2021 21:57

A prefeitura de Varginha publicou nesta sexta-feira 14, novo Decreto, que determina medidas de caráter obrigatório, a fim de manter o enfrentamento da emergência em saúde pública causada pela pandemia de Covid-19, equacionando ações em favor da manutenção de atividades econômicas e dá outras providências.

O Decreto, tem vigência até 30 de junho de 2021, podendo vir a ser prorrogado sucessivamente, regula disposições sanitárias em geral, a fim de que se possibilite o funcionamento controlado de atividades comerciais, empresariais, industriais e outras atividades diversas.

CONSIDERANDO que os Municípios, nos termos do artigo 30, incisos I e II da Carta da República, têm estatura constitucional para legislar sobre assuntos de interesse local, podendo, inclusive, suplementar a legislação federal e a estadual;

CONSIDERANDO as decisões exaradas pelo egrégio Supremo Tribunal Federal - STF nas Reclamações realizadas por municípios mineiros em face da Ação Declaratória de Constitucionalidade nº 1.0000.20.459246-3/000, na qual o eminente Ministro Alexandre de Moraes cassou a decisão proferida pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a qual vinculava os municípios mineiros às deliberações do Governo do Estado, exaradas na esfera do denominado “Plano Minas Consciente”, decisão ratificada pela 1ª Turma do STF e já transitada em julgado;

CONSIDERANDO a necessidade de manter as ações específicas para enfrentamento da COVID-19, bem como os critérios rigorosos de proteção sanitária estipulados nos Decretos até então editados pelo Município, e pelos Protocolos Sanitários confeccionados e amplamente divulgados pela Vigilância Sanitária Municipal, somados à efetiva e ostensiva fiscalização devidamente realizada por parte do Poder Público Municipal e dos demais órgãos de fiscalização;

CONSIDERANDO o acompanhamento realizado pelo Município, demonstrando que há razoável estabilidade, com tendência de queda, na taxa de transmissão da COVID-19, bem como nas internações em leitos de UTI;

CONSIDERANDO a expansão de leitos de UTI e enfermaria exclusivos para COVID-19, tanto no Hospital de Campanha como na Unidade de Pronto Atendimento - UPA e no Hospital Regional do Sul de Minas – HRSM, inclusive com a ampliação de recursos humanos, insumos e equipamentos;

CONSIDERANDO que, embora diversas medidas de restrições sanitárias tenham sido tomadas pelo Município, a pandemia ainda está em curso, carecendo da manutenção de controle sanitário de atividades diversas;
CONSIDERANDO, inobstante, que os Protocolos Sanitários estabelecidos pelo Município têm se mostrado eficientes, o que permite o funcionamento e a realização de atividades econômicas diversas, embora com restrições sanitárias;

CONSIDERANDO que o enfrentamento à pandemia, com proteção do Sistema de Saúde conjuntamente à manutenção da economia, é responsabilidade do Poder Público e de toda a sociedade;
CONSIDERANDO que as regras relacionadas à prevenção e combate à COVID-19 podem ser alteradas a qualquer tempo, mediante análise técnica dos setores competentes;

CONSIDERANDO, por fim, que todas as deliberações levadas a efeito neste Decreto foram submetidas e devidamente aprovadas em reunião pelos membros do Gabinete Especial de Resposta Imediata à Crise Causada pelo Coronavírus.

Fica decidido:

Serviços e atividades considerados essenciais

Os serviços e atividades considerados essenciais, nos termos do art. 6º do presente Decreto, poderão permanecer em funcionamento nos horários compreendidos entre 5h e 22h, todos os dias da semana.

As restrições de horários estabelecidas no caput não se aplicam aos serviços abaixo relacionados:

I – serviços de saúde;
II - serviços de segurança e policiamento;
III – serviços de manutenção em geral, desde que considerados de urgência, a critério da autoridade sanitária;
IV - drogarias e farmácias, observada, no mínimo, a escala de plantão estabelecida pela Vigilância Sanitária;
V – postos de abastecimento de combustível e gás;
VI – serviço de recolhimento de lixo e resíduos em geral;
VII – atendimento veterinário de urgência;
VIII – serviços de fiscalização em geral, desde que exercidos por agentes dos órgãos públicos;
IX – serviços e atividades exercidos por órgãos públicos considerados essenciais, nos termos do art. 6º do presente Decreto;
X – atividades industriais que sejam consideradas essenciais nos termos do art. 6º do presente Decreto.

Comércio considerado não essencial

O comércio considerado não essencial, seja de vendas no atacado ou no varejo, poderá funcionar, durante a vigência do presente Decreto, das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira e das 9h às 14h, aos sábados. Após o horário estabelecido no caput, é autorizado que o serviço não essencial funcione na modalidade de entrega em domicílio (delivery).

Ficam autorizados a funcionar, das 9h às 22h, todos os dias da semana, com entrada permitida até às 21h, além de observada lotação máxima de 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade, os estabelecimentos denominados shoppings ou congêneres, não podendo funcionar aos domingos e feriados, até que sobrevenha autorização em sentido contrário.

Restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, lojas de conveniência e estabelecimentos congêneres

Os restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, lojas de conveniência e estabelecimentos congêneres, inclusive aqueles que se situem dentro de áreas de shoppings, poderão funcionar todos os dias da semana, das 9h às 00h, com entrada permitida até às 23h, sendo que, após às 00h, ficarão autorizados a funcionar apenas na modalidade de entrega em domicílio (delivery).

A autorização de dias e horários de funcionamento presencial de que trata o caput do presente artigo é aplicada, na integralidade, tão somente aos estabelecimentos que tenham acesso direto a áreas externas.

As praças de alimentação situadas em shoppings e estabelecimentos congêneres, bem como os restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, lojas de conveniência e outros que não possuam acesso direto à área externa, funcionarão conforme o horário autorizado no § 2º, do art. 3º deste Decreto, sendo que, após às 22h, os mesmos poderão funcionar somente na modalidade de entrega em domicílio (delivery).

Ficam proibidos, no Município, enquanto não houver autorização em contrário, o consumo no local, a distribuição, a venda, a comercialização, a retirada e a entrega em domicílio de quaisquer bebidas alcoólicas, entre 00h e 5h, todos os dias da semana.

Serviços e atividades essenciais

Para os fins deste Decreto, são considerados serviços e atividades essenciais aqueles previstos nas normativas vigentes, a saber:

I - assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares;
II - assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
III - atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos;
IV - atividades de defesa nacional e de defesa civil;
V – trânsito e transporte municipal, interestadual e internacional de passageiros, inclusive por meio do uso de plataformas de tecnologias;
VI - telecomunicações e internet;
VI – telecomunicações e serviços de comercialização de aparelhos, planos telefônicos e dados de internet;
VII - serviço de call center;
VIII - clínicas veterinárias e lojas de alimentos, medicamentos e insumos para animais.
IX - geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como captação, filtragem e distribuição de água, além de coleta e tratamento de esgoto sanitário;
X - produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, limpeza, alimentos, bebidas e materiais de construção;
XI - serviços funerários;
XII - guarda, uso e controle de substâncias, materiais e equipamentos com elementos tóxicos, inflamáveis, radioativos ou de alto risco, definidos pelo ordenamento jurídico brasileiro, em atendimento aos requisitos de segurança sanitária, metrologia, controle ambiental e prevenção contra incêndios;
XIII - vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias;
XIV - prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais;
XV - inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal;
XVI - vigilância agropecuária;
XVII - controle de tráfego aéreo, aquático ou terrestre;
XVIII - atividades industriais, obedecidas as determinações do Poder Público;
XIX - serviços de pagamento, de crédito e de saque e aporte prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil;
XX - serviços postais;
XXI - serviços de transporte, armazenamento, entrega e logística de cargas em geral;
XXII - serviço relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados (data center) para suporte de outras atividades previstas neste Decreto;
XXIII - fiscalização tributária e aduaneira;
XXIV - produção e distribuição de numerário à população e manutenção da infraestrutura tecnológica do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro;
XXV - fiscalização ambiental;
XXVI - produção de petróleo e produção, distribuição e comercialização de combustíveis, biocombustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo;
XXVII - monitoramento de construções e barragens que possam acarretar risco à segurança;
XXVIII - levantamento e análise de dados geológicos com vistas à garantia da segurança coletiva, notadamente por meio de alerta de riscos naturais e de cheias e inundações;
XXIX - mercado de capitais e seguros;
XXX - cuidados com animais em cativeiro;
XXXI - atividade de assessoramento em resposta às demandas que continuem em andamento e às urgentes;
XXXII - atividades médico-periciais relacionadas com a seguridade social, compreendidas no art. 194 da Constituição; XXXIII - atividades médico-periciais relacionadas com a caracterização do impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial da pessoa com deficiência, por meio da integração de equipes multiprofissionais e interdisciplinares, para fins de reconhecimento de direitos previstos em lei, em especial na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - Estatuto da Pessoa com Deficiência;

XXXIV - outras prestações médico-periciais da carreira de Perito Médico indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade;
XXXV - fiscalização do trabalho;
XXXVI - atividades de pesquisa, científicas, laboratoriais ou similares relacionadas com a pandemia de que trata este Decreto;
XXXVII – a advocacia pública ou privada, uma vez que o advogado é indispensável à administração da justiça, nos termos da Constituição Federal e da Lei Federal nº 8.906/94;
XXXVIII - atividades religiosas de qualquer natureza;
XXXIX - unidades lotéricas;
XL - serviços de comercialização, reparo e manutenção de partes e peças novas e usadas e de pneumáticos novos e remoldados;
XLI - serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens;
XLII - atividades de desenvolvimento de produtos e serviços, incluídas aquelas realizadas por meio de start-ups, para o combate à pandemia de que trata este decreto;
XLIII - atividades de comércio de bens e serviços, incluídas aquelas de alimentação, repouso, limpeza, higiene, comercialização, manutenção e assistência técnica automotivas, de conveniência e congêneres, destinadas a assegurar o transporte e as atividades logísticas de todos os tipos de carga e de pessoas em rodovias e estradas;
XLIV - atividades de processamento do benefício do seguro-desemprego e de outros benefícios relacionados, por meio de atendimento presencial ou eletrônico, obedecidas as determinações do Poder Público;
XLV - atividade de locação de veículos;
XLVI - atividades de produção, distribuição, comercialização, manutenção, reposição, assistência técnica, monitoramento e inspeção de equipamentos de infraestrutura, instalações, máquinas e equipamentos em geral, incluídos elevadores, escadas rolantes e equipamentos de refrigeração e climatização;
XLVII - atividades de produção, exportação, importação e transporte de insumos e produtos químicos, petroquímicos e plásticos em geral;
XLVIII - atividades cujo processo produtivo não possa ser interrompido sob pena de dano irreparável das instalações e dos equipamentos, tais como o processo siderúrgico e as cadeias de produção do alumínio, da cerâmica e do vidro;
XLIX - atividades de lavra, beneficiamento, produção, comercialização, escoamento e suprimento de bens minerais;
L - atividades de atendimento ao público em agências bancárias, cooperativas de crédito ou estabelecimentos congêneres, referentes aos programas governamentais ou privados destinados a mitigar as consequências econômicas da emergência de saúde pública;
LI - produção, transporte e distribuição de gás natural;
LII - indústrias químicas e petroquímicas de matérias-primas ou produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas;
LIII - atividades de construção civil no setor público ou privado;
LIV – serviços de contabilidade;
LV - salões de estética, beleza e barbearias, obedecidas às determinações do Poder Público, nos termos do Decreto Federal nº 10.282 de 20 de março de 2020; e
LVI - academias de esporte de todas as modalidades, obedecidas às determinações do Poder Público, nos termos do Decreto Federal nº 10.282 de 20 de março de 2020.

Parágrafo único. Os serviços essenciais de que tratam o presente artigo observarão, para seus horários de funcionamento, o disposto no presente Decreto.

Hipermercados, supermercados, mercados, e congêneres

Os hipermercados, supermercados, mercados, e congêneres, além das feiras livres, durante a vigência do presente Decreto, deverão respeitar o limite de ocupação de 50% (cinquenta por cento) da capacidade do local, permitida a entrada de apenas 2 (duas) pessoas por família ou grupo social, vedado o consumo de alimentos e bebidas no local.

Parágrafo único. Nos casos de hipermercados e supermercados, a entrada nos estabelecimentos deverá se dar até, no máximo, às 21h, observado o horário disposto no art. 2º do presente Decreto.

Clubes e associações

Os clubes, associações, bem como os estabelecimentos em geral voltados para a prática de atividades físicas ou desportivas, desde que possuam autorização de funcionamento expedido pela Prefeitura Municipal de Varginha, ficam autorizados a funcionar das 5h às 22h, todos os dias da semana.

Parágrafo único. Ficam proibidos o uso recreativo de piscinas e a utilização de áreas gourmet e de saunas, salvo, no caso das saunas, para uso não coletivo, e desde que haja expressa recomendação médica, comprovada documentalmente pelo usuário.

Atividades físicas e de esportes amadores

A prática de atividades físicas e de esportes amadores coletivos fica autorizada, todos os dias da semana, das 5h às 22h, desde que realizadas nos estabelecimentos descritos no caput do presente artigo.

Parágrafo único. Fica autorizada a prática de atividades físicas e de esportes amadores coletivos em equipamentos públicos municipais, desde que com acompanhamento de educadores físicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL.

Cultos ou celebrações religiosas

Ficam autorizados quaisquer cultos ou celebrações religiosas que não excedam à taxa de ocupação ambiente máxima de 30% (trinta por cento), respeitado, especialmente, o distanciamento mínimo de 1,5 (hum metro e meio) lineares entre pessoas, o uso obrigatório de máscaras de proteção das vias aéreas e de álcool em gel.

Reuniões públicas ou privadas

Ficam autorizadas reuniões públicas ou privadas, desde que não festivas, e que não ultrapassem o limite de 60 (sessenta) pessoas, respeitados os Protocolos Sanitários vigentes, especialmente o distanciamento mínimo de 1,5 (hum metro e meio) lineares entre pessoas, o uso obrigatório de máscaras de proteção das vias aéreas e de álcool em gel.


Locação de casas para eventos, sítios, espaços e/ou salões para festas

Fica proibida, durante a vigência do presente Decreto, em qualquer horário, a utilização e locação de casas para eventos, sítios, espaços e/ou salões para festas ou qualquer tipo de evento festivo, sujeitos às penalidades administrativas, civis e criminais aplicáveis, respondendo, solidariamente, proprietários, representantes legais e organizadores.

Velórios

Os velórios realizados no âmbito do Município terão duração máxima de até 06 (seis) horas, nos casos não suspeitos de COVID-19, devendo serem realizados no período das 07h às 18h, limitada a entrada e celebrações de despedida a 10 (dez) pessoas por vez.

Parágrafo único. A realização de velórios nos casos confirmados ou suspeitos de COVID-19 devem observar as normas específicas da Vigilância Sanitária.

Os estabelecimentos em geral, comerciais ou não, ficarão responsáveis pela fiscalização e organização das suas filas externas, devendo as mesmas obedecerem ao distanciamento de 1,5m (hum metro e meio) lineares entre cada pessoa, estando sujeitos os responsáveis às sanções previstas neste Decreto.


Multa administrativa nos casos de descumprimento do uso obrigatório de máscara

A multa administrativa nos casos de descumprimento do uso obrigatório de máscara de proteção das vias aéreas, instituída pela Lei Municipal nº 6.792, de 14 de janeiro de 2021, fica mantida no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Compete à Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, no uso do poder de polícia administrativa, no que será auxiliada pela Fiscalização de Posturas, Procon, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, promover a fiscalização e o integral cumprimento das medidas previstas neste Decreto.

O Município poderá instituir ou manter barreiras sanitárias nas vias e limites territoriais para contenção do fluxo de pessoas e veículos.

O não cumprimento das medidas estabelecidas neste Decreto por pessoas físicas ou jurídicas ensejará multa administrativa, além de suspensão cautelar de funcionamento e, em caso de reincidência, cessação do alvará de funcionamento ou suspensão definitiva da atividade.

Além das penalidades acima previstas, ficam os infratores sujeitos ao enquadramento no crime de propagação de doença contagiosa, nos termos do art. 268 do Código Penal Brasileiro e demais disposições legais em vigor.

O cidadão poderá apresentar denúncias sobre quaisquer violações às regras estabelecidas neste Decreto por meio do endereço eletrônico denuncia.covid@varginha.mg.gov.br, ou pelo telefone (35)99107-4735.

Os Protocolos de Saúde e Segurança até o momento implementados e amplamente divulgados pela Prefeitura do Município de Varginha, assim como os Decretos Municipais anteriormente editados, desde que não sejam divergentes com o presente Decreto, permanecem íntegros, devendo ser observados e respeitados.

Parágrafo único Os Decretos Municipais, Portarias, Protocolos Sanitários, Boletins, Notas Explicativas, Recomendações e diversas outras informações relacionadas à COVID-19 podem ser acessadas, integralmente, pelo sítio eletrônico da Prefeitura Municipal de Varginha ( https://www.varginha.mg.gov.br/), na tela de informações específica “Coronavírus”.

Compartilhar no Facebook

VEREADOR SUGERE CONSTRUÇÃO DE GINÁSIO POLIESPORTIVO ATRAVÉS DE PARCERIAS FEDERAL E ESTADUAL : 14/05/2021 14:26

O vereador Reginaldo Tristão apresentou na Câmara Municipal um requerimento questionando a possibilidade de uma parceria com os Governos Estadual e Federal para a construção de um ginásio poliesportivo que atenda os bairros Imaculada Conceição, Rio Verde, Eldorado, Nova Varginha, Primavera, Santa Terezinha, Urupês, Jardim Ribeiro, Portinari e bairros próximos.

O objetivo é incentivar a prática esportiva de crianças e jovens ajudando na formação social, esportiva e psicológica dos futuros cidadãos de Varginha. Tristão reforça que estará a disposição para ajudar com o desenvolvimento, apontando caminhos para que a obra seja feita de forma efetiva. “É importante frisar que os bairros a serem beneficiados pela obra constituem uma grande comunidade de moradores e muitos são jovens, crianças e praticantes de esportes variados que poderiam ser atendidos pelo Poder Público Municipal com uma obra desta envergadura e importância.”, explica.

O vereador Reginaldo Tristão entende que após estudos possa ser notado um lugar que seria mais viável para a construção do ginásio, contanto que isso beneficie também os bairros citados.

Compartilhar no Facebook

Associação de Guardas Civis Municipais apresenta projeto Guarda por Mim : 14/05/2021 11:11

Com o objetivo principal de preservar vidas, a AGCM desenvolveu e vai lançar neste final de semana o projeto GUARDA POR MIM. A entidade conta com a parceria da Guarda Civil Municipal de Varginha.

A proposta do evento é diminuir o número de acidentes com veículos causados pelo uso indevido do celular na direção e com os seguintes objetivos específicos:

a)- Conscientizar crianças e adultos a guardar o celular quando da condução de veículo:

b)- Divulgar o artigo do Código de Trânsito Brasileiro que proíbe o uso e manuseio de celular ao volante (Artigo 252, parágrafo único do CTB):

c) Enfatizar a necessidade da Educação para o Trânsito conscientizando a sociedade de que o uso indevido de celular ao volante gera acidentes;

d) Evitar ou diminuir acidentes provocados pelo uso do celular enquanto na direção de veículos:

e)- Evitar ou diminuir possíveis acidentes com pedestres vítimas de atropelamento devido ao uso de celular ao volante:

f)- Evitar ou diminuir colisões e acidentes de pequena monta devido à distração pelo uso do celular;

O lançamento do projeto acontecerá com uma concentração de veículos e viaturas dos órgãos que trabalham diretamente com o trânsito, às 9 horas de sábado (15), na Praça do ET.

Dali todos sairão em carreta dirigida até o Parque Centenário com a abertura oficial do Projeto GUARDA POR MIM e a abertura do MAIO AMARELO que marca uma profunda reflexão sobre a RESPONSABILIDADE no trânsito.

Após o protocolo oficial, às 10h30mim os pais todos estacionados com seus veículos em sistema drive-thru, já no Interior do parque, aguardarão que todos seus filhos participantes customizem a seu critério e gosto, a Sacolinha da Vida.

MENSAGEM DA AGCM

"Nossa missão é fomentar ações que diminuam os acidentes e seus impactos sociais.

O Projeto GUARDA POR MIM tem como foco principal a orientação das crianças para tê-las como parceiras e fiéis fiscalizadoras de seus pais e outros adultos.

Conforme a coordenadora do projeto, a GCM Gilma Jardim, Diretora Educacional da AGCM, 'somente sensibilizando a sociedade conseguiremos mudar o comportamento, e a atitude dos condutores quanto à NÃO UTILIZAÇÃO DO TELEFONE CELULAR DURANTE A CONDUÇÃO DE SEUS VEÍCULOS, a fim de diminuir o índice de mortes e acidentes devido ao uso de celular ao volante".

Compartilhar no Facebook

Museu Municipal promove encontro virtual na Semana Nacional de Museus : 13/05/2021 14:46

Com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Museu Municipal de Varginha integra na próxima quarta (19) a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus. O encontro virtual será transmitido a partir das 14h pelas redes sociais da Fundação Cultural de Varginha em no Facebook e no YouTube.

Participam da mesa redonda virtual Adriana Polez, membro do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais; Bárbara Mançanares, historiadora pela UFOP e mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO; e Thaís Carvalho, bacharel em Artes Visuais e Conservação – Restauração de Bens Móveis pela UFMG.

O encontro contará com a abertura feita pelo diretor do Museu Municipal de Varginha, Lindon Lopes, e será conduzido pelo jornalista Agnaldo Montesso, que atua na Assessoria de Comunicação da Fundação Cultural de Varginha.

O tema que norteia cada edição da Semana Nacional de Museus é aquele escolhido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para a comemoração do Dia Internacional de Museus (18 de maio) e visa fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

De acordo com o diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, “esse ano o tema escolhido propõe a reflexão sobre o futuro dos museus e isso não significa apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo”.


Perfil das convidadas

Adriana Beatriz de Oliveira Polez Rocha: professora graduada Educação Artística e Artes Plásticas /UNAERP, pós-graduada em Mídias na Educação / UFOP, Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Passos, representante regional RI Varginha do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais SEMMG/SECULT.

Bárbara Mançanares: nasceu em Alfenas e cresceu nas ruralidades de Paraguaçu, Minas Gerais. É poeta, bordadeira e integrante da Academia Paraguaçuense de Letras. Graduada em História (Universidade Federal de Ouro Preto) e mestra em Museologia e Patrimônio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), inscreve com as linhas e as letras o que suspeita no mundo. Atuou como Diretora de Patrimônio e Museologia na AME Cultura entre 2014 e 2020, realizando pesquisas na área de patrimônio cultural no sul de Minas. Em 2020, foi selecionada na convocatória “Novos Pesquisadores”, do Memorial Minas Gerais Vale, tendo sua pesquisa de mestrado transformada em exposição na referida instituição. É autora do livro Maio (Quintal Edições, 2018), Cartografias do corpo que canta (Editora Patuá, 2021), e possui poemas publicados em antologias e coletâneas – Antologia Ruínas (Editora Patuá, 2020) e Tomar Corpo (Editora Jandaíra, 2021).

Thaís Carvalho: bacharel em Artes Visuais e Conservação-Restauração de Bens Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como restauradora trabalhou em diversos projetos para instituições públicas, privadas, galerias de Arte e antiquários como: a Biblioteca e Arquivo Público de BH, Cecor/UFMG, Museu de Artes e Ofícios, Inhotim; Galerias Firenze, Celma Albuquerque e Rugendas. Atualmente atua em ateliê próprio restaurando principalmente pinturas de cavalete e esculturas sacras.

Compartilhar no Facebook

CÂMARA HOMENAGEIA 60 ANOS DA FUVAE COM MOÇÃO DE APLAUSO : 13/05/2021 14:43

Na última segunda (10), a Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais – FUVAE, recebeu uma Moção de Aplauso na Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Lucas, que destacou o trabalho desenvolvido pela entidade ao longo desses 60 anos.

“Me sinto honrado em homenagear essa Fundação que vem desenvolvendo ao longo desses 60 anos, ações com intuito de cumprir sua missão com qualidade, dedicação e eficiência nas ações desenvolvidas e contribuindo para a construção e efetivação de um sistema inclusivo, favorecendo, assim a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e seus familiares”, justificou Dr. Lucas.

Falando em nome da Câmara, o vereador Dr. Guedes enalteceu mais uma vez o trabalho desenvolvido pela FUVAE

“A Fuvae realiza um trabalho fantástico, lugar de paz, trabalho que pode ser resumido em uma única palavra: amor. Amor ao próximo. Um exemplo de renúncia em prol do outro que deve servir de lição para todos nós. A FUVAE deve ser homenageada todo o dia. Um grupo de colaboradores e de pessoas que contribuem com um trabalho extremamente valoroso para toda a nossa sociedade”, enfatizou o vereador.

Emocionada, a Diretora Administrativa Katia Nogueira Paiva Campos agradeceu a homenagem e destacou que o reconhecimento reforça ainda mais todo o amor, reconhecimento e compromisso da instituição com todas as famílias e alunos da FUVAE.


FUVAE

A FUVAE - Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais é uma fundação beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, saúde, educação, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa, meio ambiente e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos.

A escola foi idealizada pelo casal Targino Hermógenes Nogueira Neto e Maria Aparecida Figueiredo Nogueira que convidaram outros casais Jairo Rezende Paiva e Nadia Barbosa Paiva, José Merberg Porto e Maria Célia Porto e em 01 de fevereiro de 1961 fundaram a Escola dos Excepcionais São Sebastião, hoje FUVAE – Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais.

Compartilhar no Facebook

Prefeito e secretário se reúnem com empresários na sede das Lojas Edmil : 13/05/2021 14:20

A convite do Hub de Inovação – CesulLab, nessa quarta-feira, 12, o prefeito Vérdi Melo participou do Exchange de Presidentes das Verticais do CESULLAB, uma manhã de networking exclusivo para os presidentes compartilharem suas experiências.

Juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, Vérdi foi a Elói Mendes, onde conheceu de perto a sede da Vertical de Varejo, as Lojas Edmil.

Também estiveram presentes o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo com o secretário de Desenvolvimento econômico, Thiago de Paula Mariano e o reitor do grupo Unir, Prof. Stefano Gazzola.

Para Juliano Cornélio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Varginha,. “foi uma oportunidade importante de estreitar o networking entre as empresas e promover a troca de experiências e boas práticas para o desenvolvimento dos negócios.

Compartilhar no Facebook

Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa da Liderança para a Retomada Econômica : 13/05/2021 11:12

Com objetivo de atrair novos investimentos, desenvolver negócios e gerar empregos por meio de políticas econômicas assertivas, o Programa de Liderança para a Retomada Econômica foi lançado em 2021 pelo Governo do Estado.

O município de Varginha, por meio do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, foi selecionado para participar do Programa de Liderança para a Retomada Econômica. A seleção levou em conta, os critérios técnicos, sociais e econômicos do município.

Desenvolvido pela Fundação João Pinheiro (FJP) em conjunto com especialistas da área do desenvolvimento econômico, o programa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Agência Metropolitana, do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, e da Associação Mineira dos Municípios (AMM).

Além dos encontros online, a conclusão do programa foi marcada pelo Workshop Atração e Expansão de Negócios que contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, da Assessora de Inovação, Cinthia Silva, do Supervisor de Negócios, Ricardo Takei, do Reitor do Grupo Educacional Unis, Stefano Gazola, do CEO do Cesullab, Gustavo Franco, do Coordenador do Projeto Levante e fundador do Geessul Guilherme Vivaldi, do Secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Lima, do Presidente Regional da Fiemg, Sebastião Rogério, e ainda contou com a participação dos convidados Breno Paiva, Citlog e Breno Palhares, Interaduaneira.

Para Juliano Cornélio, o Programa de Liderança para a Retomada Econômica é uma importante ferramenta para elaboração de diagnósticos e desenvolvimento de ações para atrair novas oportunidades, investimentos e acima de tudo contribuir diretamente para a geração de empregos, sendo uma das principais metas da secretaria.

Compartilhar no Facebook

GCM faz operação de prevenção e combate ao uso de cerol e linha chilena : 12/05/2021 16:23

A Guarda Civil Municipal iniciou neste mês de maio uma operação contra o comércio e a utilização de linha chilena e linha com cerol. A prática é crime e em caso de flagrante o autor poderá ser conduzido à Delegacia de Polícia Civil. Se o autor for menor de idade será encaminhado à Depol com o responsável legal.

Conforme a Lei Municipal nº 5.753/2013 é proibido o uso de pipas e papagaios com linha cortante (cerol ou chilena) e também o comércio desses produtos em áreas públicas e comuns em todo o território de Varginha.

Já nos primeiros dias de operação, as equipes da GCMV depararam com vários flagrantes de descumprimento da lei que resultaram no recolhimento de carretilhas e materiais com linha chilena e cerol em diversos bairros como Carvalhos, Imperial, San Marino, Jardim Estrela e Alto dos Pinheiros.

Segundo os agentes da GCMV, uma prática comum neste tipo de ocorrência que dificulta que a lei seja cumprida integralmente é que ao avistarem a viatura, os infratores abandonam os materiais e fogem para a casa, matas ou cafezais nos arredores. Porém, a Guarda apreende anualmente uma grande quantidade de linhas cortantes e respectivos materiais.

A operação seguirá intensa com rondas por toda a cidade.


Palestras

A Guarda Civil Municipal, por meio do Centro de Formação e Treinamento, também trabalha preventivamente para evitar o uso de cerol e linha chilena, aborda o tema em palestras realizadas na rede municipal de ensino para crianças e adolescentes.

O trabalho de conscientização apresenta fotos e vídeos alertando os estudantes sobre os riscos desta prática e mostrando como uma “brincadeira” pode se tornar fatal para ciclistas, motociclistas e pássaros.


Riscos graves

Para os motociclistas e ciclistas a linha com cerol pode representar risco de morte. Até mesmo a linha comum sem cerol pode causar acidentes se ficar atravessada em vias públicas, na frente de motos ou bicicletas.

Embora pareça divertida essa “brincadeira”, inúmeros casos de morte são registrados por cortes de linha chilena e cerol. Segundo dados da Associação Brasileira de Motociclistas são mais de 100 acidentes por ano, sendo que 25% deles são fatais.

Não só os motociclistas podem sofrer com um corte do cerol. Alguns animais também são vítimas como urubus, gaviões e corujas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama - informa que as aves de médio porte como pombas e passarinhos quando sofrem lesão e raramente conseguem sobreviver.


Lei Municipal

De acordo com a lei, fica proibida a venda de linha cortante composta por cola e vidro moído (cerol) e/ou linha chilena, linha com mistura de cola e pó de quartzo e óxido de alumínio, em quaisquer estabelecimentos, comerciais ou não, do Município de Varginha.

O descumprimento da lei resulta em pagamento de multa mínima no valor de R$ 100,00 e máxima de R$ 1.000,00, a ser fixada e escalonada em regulamento, observada a correção monetária por índice oficial.

Na hipótese de ser criança ou adolescente, na primeira infração, não haverá a incidência da multa, devendo ser encaminhado ao Conselho Tutelar para as devidas orientações.

Ainda de acordo com a lei, havendo reincidência por parte do infrator criança ou adolescente, este se sujeita à multa citada anteriormente, devendo os pais ou representantes legais arcarem com o pagamento da referida multa.

Compartilhar no Facebook

Prazo de vencimento da Taxa de Fiscalização e Funcionamento é prorrogado : 12/05/2021 16:19

Levando-se em consideração a pandemia global reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, que resultou na suspensão dos serviços, atividades ou empreendimentos públicos e privados no município, prejudicando seriamente o comércio e serviços na cidade, o prefeito Vérdi Melo decidiu pela prorrogação do pagamento da Taxa de Fiscalização e Funcionamento, que venceria em 15 de julho e 15 de agosto.

Com a prorrogação os pagamentos poderão ser realizados em 15 outubro e 15 de novembro.

De acordo com o prefeito, “trata-se de uma medida simples, dentro das nossas possibilidades, mas que acredito dará um fôlego aos nossos empresários neste momento difícil por que atravessa a nossa economia”.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura comunica vacinação de grupos especiais : 12/05/2021 10:52

A vacinação agora será para pessoas com síndrome de Down, Gestantes, Puérperas, doença renal crônica, Imunossuprimidos, Deficiências Permanentes, cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada, de 18 a 59 anos, e pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos. O processo acontece na Praça Dalva Ribeiro, na Vila Paiva, em frente ao Inprev, através de drive thru, presencialmente nas Unidades Básicas de Saúde, das 15h às 20h.

Unidades de Saúde:

UBS Sion – Praça Santo Agostinho – Sion/Telefone: 3690-2156 e 3690-2287
UBS Mont Serrat – Rua Nelson de Freitas, 100 – Mont Serrat/Telefone: 3223-1018
UBS CAIC I – Rua Francisco Ferreira de Carvalho, 330 – Bairro Imaculada/ Telefone: 3690-2197 e 3690-2706
UBS CAIC II – Rua Sabino de Oliveira, 55 – Cidade Nova / Telefone: 3690-2198 e 2234-2769

Idosos acamados serão vacinados em domicílio, cujos familiares deverão comunicar na unidade de saúde mais próxima.

De acordo com a prefeitura, é aconselhável que o paciente busque a unidade de saúde mais próxima de sua residência, evitando assim, filas e aglomerações. É necessário levar cartão do sus; identidade e comprovante de residência.

A Prefeitura também reitera a necessidade de se fazer o pré cadastro no link. Atenção para o link direcionado ao seu grupo:

Síndrome de Down: bit.ly/vacinavarginhasd1859

Gestantes e puérperas: bit.ly/vacinavarginhagpc1859

Doença renal crônica: bit.ly/vacinavarginhapd1859

Imunossuprimidos: bit.ly/vacinavarginhapi1859

Deficiências permanentes: bit.ly/vacinavarginhapcdcbpc1859

Comórbidos de 55 a 59 anos: bit.ly/vacinavarginhapc5559

Compartilhar no Facebook

ESCOLA DO LEGISLATIVO DISCUTE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO : 11/05/2021 14:36

A Câmara Municipal abriu mais uma vez as portas do Plenário para as Mulheres. No mês em que comemoramos o dia do trabalho, o tema abordado foi “Mulheres Trabalhadoras: Os Desafios da Atualidade”.

Estiveram presentes na discussão a presidente da Câmara vereadora Zilda Silva, o Presidente da Escola do Legislativo Professor Rodrigo Naves, o vereador Dr. Lucas, o deputado estadual Professor Cleiton Oliveira, o reitor do grupo Unis Professor Stefano Gazzola, a bacharel em Direito Erika Tobias, a psicopedagoga Nidia Mirian Rocha Felix, a pedagoga Márcia Francelino, a bacharel em administração Rosalina Vale da Silva Reis, e a técnica de enfermagem Beatriz Souza Terra.

Na abertura do evento que faz parte do Projeto Parlamento Mulher da Escola do Legislativo de Varginha, a presidente Zilda Silva destacou a importância do encontro como forma de incentivar outras mulheres. “Ouvir o relato de todas essas profissionais, é uma forma que temos de encorajar outras mulheres, principalmente neste momento de pandemia onde nós temos inúmeras dificuldades de colocação e recolocação das mulheres no mercado de trabalho”, disse.

O deputado Professor Cleiton agradeceu o convite e parabenizou a Câmara pela iniciativa. “É uma honra estar neste evento que demonstra a preocupação desta casa em fortalecer a participação das mulheres nos diversos espaços de poder. Nós precisamos discutir e debater de fato essas questões”, destacou o deputado.

O reitor Stefano Gazzola lembrou que trabalha em uma instituição formada em sua maioria por mulheres que nesse período de pandemia assim como outras mulheres tiveram que repensar suas atuações tanto no mercado de trabalho como em suas rotinas do lar.

“As mulheres estão passando por um momento difícil. Elas sempre tiveram uma jornada dupla que foi intensificada com essa pandemia. Precisamos olhar com carinho a questão das mulheres no mercado de trabalho”, reforçou também o vereador Dr. Lucas.

Para o vereador Rodrigo Naves as mulheres são incansáveis na luta do dia a dia. “Eu vejo aqui a história das mulheres buscando sua valorização sendo que ao longo dos anos sempre foram desvalorizadas. São eventos como esse que nos fazem pensar e sermos melhores na nossa condição de seres humanos”, enfatizou.

Erika Tobias lembrou que não importa a maneira de chegar, sempre será preciso alguém que possa acreditar e confiar em você. “É uma alegria estar aqui representando as mulheres negras e a trabalhadora que hoje sou. Nós como mulheres queremos nosso lugar no mercado. Temos sonhos, anseios e buscamos simplesmente nosso direito de trabalhar e a missão está só começo”, disse.

Para a professor Nídia, tudo no mundo parte da ideia de um processo de experiência. “Minha fala é uma fala de emancipação. Como uma profissional da educação eu tenho o dever de ensinar. Dar oportunidade para as pessoas terem a oportunidade de experimentar, transformar. A educação acontece em todo lugar e pode transformar nossa realidade”, enfatizou.

A pedagoga Márcia Francelino destacou a alegria de estar junto com tantas mulheres podendo abordar um assunto tão relevante. “Não vejo diferenças na minha cor, trabalho com afinco. Se estou onde estou, tenho um trabalho digno, eu conquistei através da educação e de todo o aprendizado que tive dos meus pais. Estamos no caminho certo”, reforçou ela.

Rosalina Reis agradeceu a confiança em abrir esse espaço para que as mulheres possam expressar suas ideias. “Trabalho há vários anos no setor de empregos e vejo que é preciso incentivar as pessoas para que elas busquem a qualificação profissional e nesse sentido as mulheres tem mais coragem. A luta é constante, embora já tenhamos alguns avanços”, disse.

A técnica de enfermagem Beatriz disse que foi uma honra estar no plenário da Câmara podendo representar os profissionais da área da saúde. “Temos muitas vezes uma jornada extenuante e na grande maioria somos mulheres. Mulheres que são profissionais, mães e esposas, mas que em todas essas funções dão sempre o melhor de si”, destacou.

Ao final do encontro a presidente Zilda fez a leitura de uma mensagem onde homenageou todas as mulheres, trabalhadoras ou não e também a todas as mães pelo seu dia.

Compartilhar no Facebook

Servidores da Secretaria Muncipal de Saúde participam de treinamento sobre Ginástica Laboral : 11/05/2021 14:32

A Ginástica Laboral é um tipo de ginástica, cuja prática é especificamente destinada aos funcionários no seu local de trabalho. Com o objetivo de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional, os exercícios (que duram, em média, entre 5 e 15 minutos) trazem muitos benefícios.

Pensando nisso, a CIPA-DO da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS, através de seu presidente, o educador físico, Rodolfo de Oliveira Raimundo, juntamente com a fisioterapeuta Cíntia Aline Martins, no último dia 29, ministraram treinamento que visa instruir e replicar a Ginástica Laboral em diversas unidades de saúde do município.

Participaram servidores que ocupam cargos de dentistas, agentes de saúde e enfermeiros, num total de 15 servidores que, por sua vez, serão multiplicadores da prática.

As unidades de saúde que serão contempladas com a Ginástica Laboral ministrada pelos servidores treinados são as UBSs Corcetti, Mont Serrat, Rio Verde, Vila Mendes, Sion, Fátima 1 e 2, Jardim Áurea, Novo Tempo, Cidade Nova, Padre Vitor, Zona Rural e Girassol.

Espera-se que os servidores da Prefeitura de Varginha dessas unidades contempladas melhorem suas condições musculares, reduzam a carga de estresse e incrementem a interação entre si, já que esses são alguns dos benefícios trazidos pela Ginástica Laboral.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura comunica vacinação de homens com 60 anos ou mais : 10/05/2021 11:07

A vacinação de segunda (10) será para homens com 60 anos ou mais. O processo acontece na Praça Dalva Ribeiro, na Vila Paiva, em frente ao Inprev, através de drive thru, presencialmente nas Unidades Básicas de Saúde, das 15h às 20h.

Unidades de Saúde:

UBS Sion – Praça Santo Agostinho – Sion/Telefone: 3690-2156 e 3690-2287
UBS Mont Serrat – Rua Nelson de Freitas, 100 – Mont Serrat/Telefone: 3223-1018
UBS CAIC I – Rua Francisco Ferreira de Carvalho, 330 – Bairro Imaculada/ Telefone: 3690-2197 e 3690-2706
UBS CAIC II – Rua Sabino de Oliveira, 55 – Cidade Nova / Telefone: 3690-2198 e 2234-2769

Idosos acamados serão vacinados em domicílio, cujos familiares deverão comunicar na unidade de saúde mais próxima.

De acordo com a prefeitura, é aconselhável que o paciente busque a unidade de saúde mais próxima de sua residência, evitando assim, filas e aglomerações. É necessário levar cartão do sus; identidade e comprovante de residência.

A Prefeitura também reitera a necessidade de se fazer o pré cadastro no link
bit.ly/vacinavarginha60m

Compartilhar no Facebook

VACINAÇÃO DOS GRUPOS DE COMORBIDADES : 10/05/2021 11:05

Compartilhamos aqui as diretrizes que norteiam essa etapa da campanha de vacinação contra COVID-19 no Município de Varginha, com base nos documentos e orientações do PNI - Programa Nacional de Imunizações:

1. A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde deste Ministério da Saúde (CGPNI/DEIDT/SVS/MS), vem por meio deste fornecer orientações que tratam dos documentos comprobatórios para fins da vacinação dos grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas.

2. Em caráter de continuidade à operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, considerando o alcance de oferta de vacinas COVID-19 à totalidade da população idosa, (60 anos ou mais) e demais grupos-alvo prévios (trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais residentes em Instituição de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas, indígenas vivendo em terras indígenas, povos e comunidades tradicionais Ribeirinhas e Quilombolas), de acordo com as esmavas iniciais, a Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, apresentou a estratégia de vacinação para os próximos grupos por meio da NOTA TÉCNICA No 467/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS.

3. A referida Nota Técnica trata da inclusão do grupo de gestantes e puérperas em até 45 dias após o parto, a partir de 18 anos, e da estratégia de priorização do grupo de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

4. Considerando o disposto no Anexo I do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (6a edição), que trata da descrição dos grupos prioritários e recomendações para vacinação, este ofício retifica as recomendações de comprovação das pessoas com comorbidades e portadores de deficiência e ratifica as recomendações para os grupos de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas.

ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DO GRUPO DE PESSOAS COM COMORBIDADES

Para indivíduos que fazem acompanhamento pelo SUS, poderá ser utilizado o cadastro já existente da sua unidade de referência, como comprovante que este faz acompanhamento da referida condição de saúde, a exemplo dos programas de acompanhamento de diabéticos.

Sugerimos, quando possível, que se aproveite a oportunidade para cadastrar os usuários ainda não cadastrados na Atenção Básica.

Aqueles que não estiverem cadastrados na Atenção Básica deverão apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um dos seguimentos contemplados no grupo de comorbidades, atendendo às definições do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), podendo ser utilizado:
Laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo e o CID da doença ou condição de saúde, CPF ou CNS do usuário, assinado e carimbado, em versão original; (sugestão anexa)

ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DO GRUPO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE

A deficiência deverá ser comprovada por meio de qualquer documento comprobatório, desde que em atendimento ao conceito de deficiência permanente adotado pelo PNI, que segue:

Laudo médico que indique a deficiência;
Cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência;

Documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência;

Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Deficiência permanente, conforme a Nota Técnica 467/2021, viabilizando a antecipação da vacinação de uma parcela dessa população-alvo, os indivíduos pertencentes a esse grupo cadastrados no Programa de Beneficio de Prestação Continuada (BPC) deverão comprovar ser beneficiário para vacinação, de acordo com a estratégia apresentada na referida Nota Técnica.

Adicionalmente recomenda-se que para a operacionalização da vacinação das pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde articulem com as respectivas Secretarias de Assistência Social, afim de identificar estratégias que potencializem o alcance dessa população-alvo.

ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DO GRUPO DE GESTANTES E PUÉRPERAS

Para vacinação prioritária, conforme fase I dessa etapa atual da campanha, a gestante e a puérpera com comorbidade deverá comprovar a condição de risco conforme recomendações de comprovação do grupo de comorbidades.

Para vacinação das demais gestantes e puérperas, conforme a faixa de idade (fase II), a mulher deverá comprovar estado gestacional (ex. carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, laudo médico) ou fase de puerpério (ex. declaração de nascimento da criança, certidão de nascimento), e pertencer à faixa de idade recomendada para vacinação.

Diante do quantitativo ainda limitado na disponibilidade das vacinas para oferta à população-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 2021, o PNI segue reforçando a importância das doses distribuídas serem destinadas aos grupos pré-determinados, principalmente considerando essa a etapa com maior número de pessoas para alcance.

O cronograma de datas para cada grupo , estratificação de faixas etárias, bem como locais e horários, serão divulgados diariamente para que, com a tranquilidade necessária, possamos avançar na vacinação em nossa cidade . Na dependência de chegadas semanais dos quantitativos dos imunizantes.

Não haverá necessidade de acorrer aos serviços de saúde, pois os documentos relativos aos portadores de comorbidades terão sua validade reconhecida dos últimos seis meses. Desse modo, não precipitem em buscar laudos médicos, o momento é de não aglomerar e de permitir que as vagas das consultas sejam usadas para os que delas necessitem para o controle de suas patologias.

Os links para cadastramento estarão sendo divulgados e permanecerão no site da Prefeitura de Varginha. Serão de preenchimento obrigatório para os grupos a serem vacinados nessa fase.

O modelo da declaração médica já foi divulgado aos médicos do município, bem como a especificação e os critérios das comorbidades listadas pelo PNI .

Esse modelo ( que faz parte como anexo dessa nota ) também está disponível no site da prefeitura de Varginha.

Além da declaração ( ou documento comprobatório das comorbidades), deverá estar de posse de exames complementares e prescrição médica ( com data válida dos últimos seis meses ), caso indicado, para serem auditados na fila que antecede a aplicação da vacina.

Os grupos serão estratificados por faixas etárias, bem como, se tivermos quantitativo alto de doses, faremos extensão de horários ao longo do dia para otimizar aplicações.

Nesse caso, dividiremos o grupo a ser vacinado no dia usando manhã / tarde / noite, distribuindo público pelas iniciais do seu nome constante no RG .

Fiquem atentos aos comunicados que emitirmos diariamente junto ao nosso boletim/vacinômetro da COVID-19 .

Aguarde pela sua vez.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura comunica vacinação de mulheres com 60 anos ou mais : 07/05/2021 17:00

A vacinação de sábado (8) será para mulheres com 60 anos ou mais. O processo acontece na Praça Dalva Ribeiro, na Vila Paiva, em frente ao Inprev, através de drive thru, presencialmente nas Unidades Básicas de Saúde, das 15h às 20h.

Unidades de Saúde:

UBS Sion – Praça Santo Agostinho – Sion/Telefone: 3690-2156 e 3690-2287
UBS Mont Serrat – Rua Nelson de Freitas, 100 – Mont Serrat/Telefone: 3223-1018
UBS CAIC I – Rua Francisco Ferreira de Carvalho, 330 – Bairro Imaculada/ Telefone: 3690-2197 e 3690-2706
UBS CAIC II – Rua Sabino de Oliveira, 55 – Cidade Nova / Telefone: 3690-2198 e 2234-2769

Idosos acamados serão vacinados em domicílio, cujos familiares deverão comunicar na unidade de saúde mais próxima.

De acordo com a prefeitura, é aconselhável que o paciente busque a unidade de saúde mais próxima de sua residência, evitando assim, filas e aglomerações. É necessário levar cartão do sus; identidade e comprovante de residência.

A Prefeitura também reitera a necessidade de se fazer o pré cadastro no link
bit.ly/vacinavarginha60m

Compartilhar no Facebook

VII Congresso Internacional do Unis será no dia 17 de maio : 06/05/2021 15:21

Entre os dias 17 e 21 de maio acontecerá o VII Congresso Internacional do Unis, que este ano acontecerá em parceria com VI Congresso da Rede Acinnet e a II Conferência Internacional da U.Experience. O evento conta ainda com atividades da IX Semana da EaD do Grupo Unis e a II Jornada Interinstitucional Stricto Sensu e Representações Sociais.

Levando em conta o cenário atual e a necessidade de se desenvolver capacidades nas pessoas para que elas possam se reinventar e superar as dificuldades, os temas principais serão “Empoderar gente para transformar realidades” e “La transformación como estrategia de las organizaciones hacia la post pandemia”. Essas temáticas foram escolhidas por estarem diretamente relacionadas com o momento em que vivemos e com o que acreditamos ser uma das principais motivações para a educação: impactar e empoderar pessoas.

Pelo segundo ano seguido, em meio a crise sanitária, o evento será em formato virtual. Agora, mais do que nunca, a internet e os canais digitais tornaram-se ferramentas essenciais para se conectar com o mundo.

Através de palestras, oficinas, minicursos, workshops, debates e práticas, o evento buscará atuar de forma efetiva em propostas de empoderamento e incluir a sociedade como agente direto na solução das metas apresentadas.

E para a abertura do VII Congresso Internacional do Grupo Unis contamos com uma palestra ministrada pelo tecladista da banda Skank, Henrique Portugal, que também atua como investidor e sócio da empresa Bioneem. A abertura acontece no dia 17 de maio, às 20:30.

A programação completa do Congresso pode ser acessada no link: even3.com.br/vci2021/

Compartilhar no Facebook

Conselho Municipal de Assistência Social realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social : 06/05/2021 15:14

O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, por meio de sua Presidente a Sra. Valéria Aparecida Naves Damião Nascimento, juntamente com o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Sr. Sérgio Kuroki Takeishi, convidam V. Sa. para a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada, de maneira virtual, no dia 24/06/2021, das 8h às 17h.

Para participar, favor preencher o formulário de inscrição no link: forms.gle/UJC5ms6XSh5g94sT8

O link do evento será disponibilizado em breve.

Compartilhar no Facebook

Banco Safra inaugura escritório de investimentos em Varginha : 05/05/2021 14:40

Nesta quarta (05), o prefeito Vérdi Melo e sua equipe participaram da inauguração do escritório de investimento do Banco Safra, que se instala na cidade por meio da OKUS Capital, com atendimento a pessoa física e jurídica, com a oferta de investimentos, financiamentos e outros serviços para o setor econômico e empresarial do município.

“Hoje realmente foi um grande dia. Duas inaugurações e dois novos empreendimentos para a cidade. Me sinto extremamente feliz com a vinda do Banco Safra para Varginha, que acreditou no potencial da nossa cidade. E estamos na expectativa da vinda de novos investimentos para a cidade, como resultado da política de desenvolvimento implementada pela nossa administração”, disse o prefeito, que agradeceu a assessora de investimento da OKUS Capital, Gislaine A. Dias Silva.

Acompanharam o prefeito na inauguração, o vice-prefeito Leonardo Ciacci, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, o secretário de Governo, Honorinho Ottoni juntamente com a presidente da Câmara Municipal, Zilda Silva.

O escritório foi instalado na avenida Otávio Marques de Paiva, 230, loja 6, Santa Luiza.

Compartilhar no Facebook

Grupo Alcob Company inaugura unidade no Distrito Industrial Miguel de Luca : 05/05/2021 11:34

Hoje, juntamente com o vice-prefeito Leonardo Ciacci e o secretário de Desenvolvimento Econômico Juliano Cornélio, o Prefeito Vérdi Melo participou da solenidade de inauguração de uma nova indústria para Varginha.

Trata-se da unidade fabril da Alcob Company, que se transferiu de Ribeirão Preto para Varginha, trazendo consigo seu grupo econômico que é a indústria de cobre.

A unidade, instalada no Distrito Industrial Miguel de Luca, produz vergalhão de cobre a partir da reciclagem do produto, com a geração inicial de 43 novos empregos diretos podendo chegar em um curto espaço de tempo a geração de 70 novos empregos. O Grupo ainda traz a linha de reciclagem de alumínio que vai produzir os lingotes a base do metal, além de uma transportadora.

“Com a reestruturação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estamos trabalhando na busca de novos investimentos para Varginha. Buscando o reequilíbrio da nossa economia, que foi largamente prejudicada coma chegada da pandemia. Graças ao trabalho do nosso secretário Juliano Cornélio e sua equipe, estamos caminhando a passos largos. Hoje inauguramos a unidade do Grupo Alcob Company com um faturamento expressivo, e a contrapartida do município na orientação de logística, meio ambiente e auxílio na busca de incentivos fiscais em nível de estado”, disse o prefeito.

“Com esta nova empresa na cidade, iniciamos o planejamento da Sedec e Governo Municipal no apoio, incentivo e atração de investimentos, visando sobretudo a geração de empregos, de renda e orientados para o desenvolvimento econômico sustentável”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico Juliano Cornélio.

Compartilhar no Facebook

Estudantes dos CEMEIs e Escolas Municipais de Varginha recebem KITs com materiais escolares para o ano letivo vigente : 04/05/2021 21:42

Durante o mês de abril, os estudantes da Rede Municipal de Varginha recebem os Kits com materiais escolares, que estão sendo disponibilizados nas instituições municipais de ensino, onde as famílias dos estudantes devem buscar, seguindo um cronograma de entrega criteriosamente estabelecido para evitar aglomerações e atendendo aos protocolos sanitários de combate à COVID 19.

Os Kits escolares vêm em um momento em que as diferenças sociais são acentuadas pelo baixo poder aquisitivo das classes menos favorecidas, atendidas pelas escolas da rede municipal de ensino, visando aperfeiçoar suas ações frente às demandas da sociedade e as contradições sociais que prejudicam o nosso país. Portanto, se faz necessário a aquisição desses materiais escolares pela Secretaria Municipal da Educação para atender a esta demanda, que vem crescendo em função das consequências da pandemia do coronavírus. Assim, os produtos serão utilizados para garantir de forma igualitária a todos os estudantes o acesso aos materiais escolares (lápis, borracha, caneta, caderno com pauta e sem pauta, régua, apontador, cola, tesoura, dentre outros) necessários para um aprendizado com qualidade.

Ao todo são 13 Kits diferenciados, conforme o ano e o segmento em que o estudante está matriculado, para atender às especificidades do trabalho pedagógico de cada etapa de ensino, assim distribuídos:
Kit 1: 0 a 1 ano
Kit 2: 2 anos
Kit 3: 3 anos
Kit 4: Pré-escola (4 e 5 anos)
Kit 5 : 1º Ciclo - Anos Iniciais
Kit 6: 2º Ciclo - Anos Finais
Kit 7: EJA
Kit 8: AEE/Baixa visão - Ensino Fundamental
Kit 9: Síndrome de Irlen - Ensino Fundamental
Kit 10: Cegueira - Ensino Fundamental
Kit 11: AEE/Baixa Visão - Educação Infantil
Kit 12: Síndrome de Irlen - Educação Infantil
Kit 13: Cegueira - Educação Infantil

A Prefeitura de Varginha por meio da Secretaria Municipal de Educação tem o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade e a oferta dos kits escolares compõe um importante instrumento para isso.

Compartilhar no Facebook

Carreata pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e adolescentes : 04/05/2021 12:02

O dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e adolescentes, lembrado no dia 18 de maio, está chegando, e neste ano os Cras, juntamente com o Creas vão realizar uma carreata de conscientização ao tema.

A carreata está programada para o dia 18, terça-feira, com concentração às 10h concentração no pátio do supermercado Bretas na Av. Benjamim Constant, com a saída marcada para as 10h30.

Não fique de fora dessa campanha tão importante e venha fazer parte com a gente. Sexo com crianças e adolescentes é crime e estamos de olho.

Compartilhar no Facebook

SEDUC lança Projeto Alfabetiza+ : 04/05/2021 11:54

A alfabetização é questão fundamental para a vida escolar e para o pleno exercício da cidadania, por isso é ponto central de atenção da Rede Municipal de Ensino de Varginha.

Assim, a Secretaria Municipal lança oficialmente o Projeto Alfabetiza Mais, para oferecer novas oportunidades de aprendizagem da leitura, escrita e conceitos básicos da matemática aos alunos da rede municipal.

Alfabetiza Mais: novas ferramentas ampliando espaços e oportunidades para uma aprendizagem com qualidade!

Compartilhar no Facebook

Prefeito se reúne com o secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti : 04/05/2021 11:52

Hoje o prefeito Vérdi Melo, acompanhado do deputado Federal Diego Andrade, se reuniu com o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, na cidade administrativa em Belo Horizonte.

Na oportunidade o prefeito Vérdi apresentou ao secretário um resumo das principais ações já desenvolvidas pelo seu governo, que mesmo em meio a pandemia segue com investimento buscando melhorias na saúde, em especial no atendimento à população.

Vérdi destacou ainda as ações tomadas no enfrentamento à Covid 19, como a Instalação do Hospital de Campanha a ampliação de leitos de CTI na UPA e apoio financeiro ao hospital Regional bem Como a logística para a vacinação.

Por fim, Vérdi conversou com o secretário sobre a importância do Hospital Bom Pastor, com atendimento 100% SUS e o Centro de Oncologia referência para toda a região.

Vérdi agradeceu a receptividade do secretário de Estado da Saúde e também ao deputado Diego Andrade por tê-lo acompanhado na cidade administrativa.

Ao final o secretário Fábio Baccheretti agradeceu pela reunião, e disse que o Estado estará a disposição para apoiar o município nas ações que forem necessárias, em especial relacionadas ao Hospital Bom Pastor.

Compartilhar no Facebook

Canil municipal é preparado para a chegada do inverno : 04/05/2021 11:48

Pensando nos animais e nas suas necessidades, a secretaria de Meio Ambiente, por meio do setor de Proteção e Bem-Estar Animal, criou a “CAMPANHA DO COBERTOR”, que tem como objetivo arrecadar mantas, toalhas, cobertores, pallets, roupinhas, casinhas, lonas, sacarias de café e lençóis, para aquecer os animais abrigados na unidade durante a estação mais fria do ano.

Atualmente, o Canil Municipal conta com cerca de 200 cães e 30 gatos, que são recolhidos das ruas, vítimas de abandono ou em situação de maus-tratos, todos aguardando com ansiedade por um novo lar por meio da ADOÇÃO RESPONSÁVEL.

Além disso, o setor de Bem Estar Animal mantém um cronograma de castrações e microchipagens.

Se você tem em casa alguns dos itens acima mencionados, se junte a nós nessa campanha.

As DOAÇÕES devem ser realizadas no Setor de Bem-Estar Animal / Centro de Zoonoses, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h30 .

O endereço é Avenida dos Imigrantes, nº 3758, bairro da Vargem.

Devido às restrições da pandemia da Covid-19 pedimos que a entrega seja individualizada, com o uso de máscara de proteção.

Para outras informações, basta lugar deve entrar em contato pelo (35) 3690-2276.

Compartilhar no Facebook

Varginha é contemplada como Referência Macrorregional no Serviço de Atenção Especializada : 03/05/2021 11:08

Varginha foi contemplada como Referência Macrorregional de SAE-Ampliado, visando fortalecer e ampliar a carteira de serviços para as condições crônicas transmissíveis, mantendo à vigilância, assistência, prevenção, promoção, tratamento, reabilitação e educação em saúde para os casos mais complexos. Também será implantado o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), com o objetivo de beneficiar uma parcela especial da população com doenças ou condições especiais de saúde, que precisem de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações no âmbito do SUS.

“Com a implantação do SAE/Ampliado e com o envolvimento da gestão para sua manutenção, acreditamos que os resultados originados desta iniciativa trarão grandes benefícios para os pacientes residentes em Varginha e nos outros municípios. Pois irá favorecer o acesso dos mesmos aos serviços especializados e de alta complexidade existentes no município. Garantirá a resolutividade, confidencialidade e anonimato dos pacientes cadastrados. Permitirá maior agilidade no enfrentamento dos problemas.”, afirmou o prefeito Verdi Melo.

O modelo atual desenvolvido na Policlínica Central está muito sintonizado ao preconizado pelo Ministério da Saúde, nas ações desenvolvidas pelo SAE/CTA. Porém se faz necessário otimizar e promover interação do quadro de profissionais a fim de possibilitar o acompanhamento das ações e serviços dispensados as pessoas que procuram o serviço. Para que isso aconteça é necessário o investimento na capacitação dos profissionais envolvidos no processo das ações de prevenção, assistência e epidemiologia dos agravos contemplados no projeto.

Todo o investimento com as equipes e na estrutura da unidade, que virá desse credenciamento, irá influenciar na qualidade do atendimento das pessoas que buscam o serviço, por isso a importância do credenciamento do SAE-ampliado. Incluem-se como condições e doenças crônicas transmissíveis: HIV/AIDS, Tuberculose, Hanseníase, Leishmaniose, Hepatites virais e as infecções sexualmente transmissíveis.

“Muito orgulhoso dessa conquista. Nosso SAE sempre foi minha ‘menina dos olhos ‘ desde minha chegada a Varginha para implantação do programa de controle das Hepatites vitais . E, ver nosso trabalho se tornar referência macrorregional, traduz toda trajetória do trabalho de nossa equipe.”, comemora o secretário de saúde Luiz Carlos Coelho.

Compartilhar no Facebook

Nenhum caso positivo entre os professores da rede municipal que foram testados : 03/05/2021 10:53

Realizada neste domingo (02) a aplicação do teste rápido de antígeno para testagem da COVID-19, fazendo parte do inquérito epidemiológico realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde. Dos 913 profissionais da educação voluntários cadastrados, 530 compareceram e todos aprestaram resultado negativo para a COVID-19.

Foram disponibilizadas as Unidades básicas e a Policlínica Central para as testagem realizadas pelas equipes da Secretaria de Saúde com apoio das equipes da secretaria de Educação. Finalizando a primeira etapa do inquérito epidemiológico, que acompanhará o retorno às atividades presenciais, pelo protocolo híbrido, da educação municipal.

Sejam bem-vindos! Escolas prontas!

Compartilhar no Facebook

Nova sede da Secretaria de Saúde é inaugurada : 30/04/2021 15:59

A prefeitura inaugurou nesta sexta (30) a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Alferes Joaquim Antônio, 160, Vila Pinto.

“Um compromisso da administração e um sonho da população usuária do SUS, bem como dos servidores da saúde, a Secretaria de Saúde ganha novo impulso centralizando todos seus serviços de gestão, coordenação e de logística”, disse o secretário de Saúde, Luiz Carlos Coelho que participou diretamente de todo o processo de escolha e adaptação do imóvel e agora da mudança.

No novo prédio estarão em funcionamento, já a partir de sexta-feira, 30, todos os setores de Regulação do SUS do município, como o Tratamento Fora de Domicílio, autorizações de internações hospitalares, Controle de Avaliação, Ouvidoria do SUS, e a Vigilância Sanitária, que agora passa a integrar o mesmo endereço da sede da SEMUs; a coordenação de Saúde Mental , a Direção Administrativa e os setores administrativos de suporte, o Recurso Humano, a coordenação de Atenção Básica primaria e secundária, o Setor de Imunização, Coordenação de Saúde Bucal e toda parte de logística de insumos da Saúde do município, sendo material e medicamentos, centralizados na sede da secretaria para dispensação e distribuição para as demais unidade de saúde,

No novo prédio também funcionará a gerência da farmácia e do almoxarifado, bem como a bem como a rede de frios central do município.

“Um momento muito esperado por todos nós, que assumimos o compromisso de transferir a secretaria de Saúde para uma sede nova, moderna, acessível, e que comportasse todos os serviços que compõem SEMUS. Ganham os servidores da saúde, bem a população usuária. A mudança da secretária para um prédio novo, dotado de acessibilidade, trará maior dignidades produtividade para os servidores, ao mesmo tempo viabilizando o acolhimento de maior qualidade aos usuários do Sus do Município”, disse o prefeito Vérdi Melo que se emocionou ao falar do grande amigo, o médico José da Frota Vasconcelos, que deu o nome ao prédio da Secretaria de Saúde, por meio de uma proposição do colega Dr. Fernando Guedes de Oliveira.

“Doutor José da Frota foi uma grande amigo, parceiro de uma vida que acreditou nos meus projetos. Em 2000 aceitou sair candidato a vice-prefeito pela minha chapa para prefeito de Varginha. Um dos nossos grandes desafios. Só tenho que agradecer a sua família hoje aqui presente, compartilhando conosco de uma grande conquista para Varginha”, concluiu.

A cerimônia contou com a presença do padre João Batista, da paróquia do Mártir, e do pastor Valmir Rocha de Oliveira da Igreja templo dos Milagres.

Homenagem
A Secretaria de Saúde leva o nome do médico varginhense Dr. José da Frota Vasconcelos, falecido em em 18 de maio de 2019 aos 73 anos de idade.
Casado com Patrícia Frota Vasconcelos e pai de Daniela, Ana Lúcia, Priscila e Letícia.

Dr. José da Frota Vasconcellos nasceu em Varginha em 11 de agosto de 1945, formou-se na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (EMC), em 1972, tendo se especializado em psiquiatria na Academia Brasileira de Medicina Militar, em 1973, e médico legista, formado em 1976, onde também frequentou o Curso de Aperfeiçoamento em Chefia Policial. Cursou ainda especialização em Saúde Mental pelo Instituto Presidente Castelo Branco e aposentou pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Especialista em Psiquiatria Clínica e Psicopatologia Geral pela Academia Brasileira de Medicina Militar.

Foi Professor Adjunto das Faculdades Integradas Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, em 1974. Retornou para Varginha em 1975. Foi orientador de vários alunos da Faculdade de Direito de Varginha, em Teses para Conclusão de Curso, entre os anos de 2001 a 2009, e também recebeu o Título de Professor Honorário da Universidade de Alfenas em 1989.

Dr. José foi membro do Conselho Diretor e Administrativo do Hospital Regional em 1985 e 1986, e foi diretor e fundador do Hospital Humanitas. Destacou se na Aquisição de vários Aparelhos Médicos ,para melhoria da Assistência Médica em Varginha, destacando se: Ultrassom, Tomografia.
Trabalhou no ambulatório de Saúde Mental do Município de Varginha. Também foi presidente da Associação Médica de Varginha, onde sempre lutou para a valorização da Classe e o estímulo a melhoria da Saúde em Varginha. Em Varginha, também foi vereador por 2 mandatos e Presidente da Câmara Municipal nos anos de 1995 à 1998.

Compartilhar no Facebook

Nota de pesar da prefeitura sobre enfermeira vítima de acidente : 29/04/2021 14:31

É com pesar que a Prefeitura de Varginha recebeu a informação do falecimento da enfermeira Poliane Guedes, em acidente automobilístico, no início da noite de ontem, na Rodovia do Contorno.

Respeitada e admirada pelos colegas, foi grande ser humano e profissional tendo exercido com excelência sua função na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, por meio da Kerigma, e atualmente trabalhava no Hospital de Campanha do Município de Varginha, para onde seguia para assumir o plantão quando ocorreu o acidente.

Sua falta já está sendo sentida por todos nós.

Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha encaminha à Câmara Projeto de Lei que cria a Superintendência Especial de Enfrentamento à Covid-19 : 28/04/2021 21:29

A Prefeitura de Varginha encaminhou à Câmara Municipal Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Superintendência Especial de Enfrentamento à Covid-19.
A Superintendência terá autonomia técnica para implementar e executar as políticas de enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19, sendo responsável pela gestão e aplicação dos recursos destinados a tal enfrentamento, possuindo acesso direto ao Gabinete do Prefeito.
Importante destacar que a criação da Superintendência não terá impacto no orçamento do município, pois não aumenta a despesa orçamentária já prevista para o exercício de 2021. A despesa criada não afetará as metas de resultados fiscais, uma vez que sua fonte de recurso advém da redução permanente das despesas pela extinção de diversos cargos e funções.

De acordo com o prefeito Vérdi Melo, “a criação da Superintendência Especial de Enfrentamento à Covid-19 é de extrema importância para o atual momento que vivenciamos, pois a mesma se dedicará única e exclusivamente à implementação e coordenação das políticas de combate à pandemia, com utilização de recursos humanos e materiais a fim de que seja superado esse momento gravíssimo pelo qual passa a humanidade”.
Vérdi ainda explica que a com a pandemia, as ações da Secretaria de Saúde ficaram focadas no enfrentamento da Covid 19, que demanda tempo, investimentos e foco diuturnamente. “A Secretaria de Saúde é uma das maiores e mais importantes da nossa administração. Uma secretaria dinâmica, que necessita de atenção pontual para a manutenção dos serviços e atendimento de qualidade à população”.

O prefeito explica que a secretaria de saúde é uma das maiores e mais importantes da administração, com altos recursos, uma grande oferta de serviços e consequentemente uma grande demanda por atendimento. “A chegada da Covid absorveu grande parte das ações e agora, passado um ano da pandemia, precisamos retomar as ações da secretaria de Saúde, investir em novas tecnologias, dar dinamismo ao atendimento não apenas da parte administrativa, mas nas nossas Unidades Básicas de Saúde, retomar com as cirurgias que estão suspensas, reorganizar o sistema de consultas e de exames, dar especial atenção a instalação do Hemominas em Varginha ”, disse Vérdi.

Compartilhar no Facebook

Secretaria de Saúde é transferida para nova sede : 28/04/2021 10:34

A secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), está de mudança para novo endereço, na rua Alferes Joaquim Antônio, 160, Vila Pinto.

“Um compromisso da administração e um sonho da população usuária do SUS, bem como dos servidores da saúde, a Secretaria de Saúde ganha novo impulso centralizando todos seus serviços de gestão, coordenação e de logística”, disse o secretário de Saúde, Luiz Carlos Coelho que participou diretamente de todo o processo de escolha e adaptação do imóvel e agora da mudança.

No novo prédio estará em funcionamento, já a partir de sexta (30) com todos os setores de Regulação do SUS do município, como o Tratamento Fora de Domicílio, autorizações de internações hospitalares, Controle de Avaliação, Ouvidoria do SUS, e a Vigilância Sanitária, que agora passa a integrar o mesmo endereço da sede da SEMUs; a coordenação de Saúde Mental , a Direção Administrativa e os setores administrativos de suporte, o Recurso Humano, a coordenação de Atenção Básica primaria e secundária, o Setor de Imunização, Coordenação de Saúde Bucal e toda parte de logística de insumos da Saúde do município, sendo material e medicamentos, centralizados na sede da secretaria para dispensação e distribuição para as demais unidade de saúde.

No novo prédio também funcionará a gerência da farmácia e do almoxarifado, bem como a bem como a rede de frios central do município.

“Um momento muito esperado por todos nós, que assumimos o compromisso de transferir a secretaria de Saúde para uma sede nova, moderna, acessível, e que comportasse todos os serviços que compõem SEMUS. Ganham os servidores da saúde, bem a população usuária. A mudança da secretária para um prédio novo, dotado de acessibilidade, trará maior dignidades produtividade para os servidores, ao mesmo tempo viabilizando o acolhimento de maior qualidade aos usuários do Sus do Município”, disse o prefeito Vérdi Melo.

Compartilhar no Facebook

Nova sala na sede do SEMUL está sendo construída : 27/04/2021 15:25

A prefeitura, por meio do Serviço Municipal Funerário e de Organização de Luto – Semul, iniciou esta semana, em seu prédio sede, obras de construção de uma sala para a preparação e higienização de corpos, a fim de proporcionar uma melhoria nos serviços prestados aos munícipes.

O diretor administrativo do Semul, Cristiano Lima Silva explica que a execução da obra trará um espaço mais adequado para os agentes funerários realizarem seus trabalhos, além de proporcionar um atendimento com excelência aos nossos entes queridos em um momento tão difícil. O prazo e execução da obra é de 60 dias e será custeada com recursos próprios do Município.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura abre rua entre o rodelão da Vila Paiva e a Av. Aristides Paiva : 27/04/2021 15:22

O prefeito Vérdi Melo visitou hoje a obra de abertura da rua que liga o rodelão da Vila Paiva à Av. Aristides Paiva, próxima ao Inprev.

A via fica entre a Cemig e imóveis particulares, tem 80m de comprimento por 9m de largura, e teve o asfaltamento concluído no início da tarde dessa terça-feira, 27.

Agora, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos vai colocar meio fio e construir a calçada. Já o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran – terá que aguardar pelo menos 10 dias da cura do asfalto para posteriormente fazer a sinalização.

Vérdi, que estava acompanhado do vice-prefeito Leonardo Ciacci, conferiu o trabalho da Sosub e cumprimentou os servidores responsáveis pelo serviço.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura disponibiliza canais para retirada de boletos para débitos inscritos em Dívida Ativa : 26/04/2021 18:28

A Prefeitura comunica a disponibilidade de retirada de boletos para débitos inscritos em Dívida Ativa através do site do executivo. Basta seguir os passos abaixo:

- Acesse o site da prefeitura varginha.mg.gov.br

- Posicione o mouse sobre a aba "Serviços";

- Clique em "Dívida Ativa";


Para boletos de IPTU, Taxa de Iluminação e demais débitos IMOBILIÁRIOS:

∟ Clique em "Emissão de boleto a vista imobiliário"

∟ Informe o CPF/CNPJ (com ponto, hífen e barra)

∟ Informe o registro OU a inscrição (apenas números)

∟ Clique em "Pesquisar"

∟ Marque os boletos que quer emitir e clique em "Gerar Boleto"


Para boletos de Taxa de Alvará, ISS, Simples Nacional e demais débitos MOBILIÁRIOS:

∟ Clique em "Emissão de boleto a vista imobiliário"

∟ Informe a inscrição (apenas números)

∟ Informe o CPF/CNPJ (com ponto, hífen e barra)

∟ Clique em "Pesquisar"

∟ Marque os boletos que quer emitir e clique em "Gerar Boleto"


Dúvidas frequentes:

ONDE ENCONTRO O REGISTRO/INSCRIÇÃO?

O número de registro/inscrição pode ser facilmente localizado no seu carnê de IPTU, na própria capa e acima do nome do proprietário. O registro possui 7 dígitos e a inscrição 12 dígitos. No caso de débitos mobiliários, a inscrição consta no próprio alvará e possui 6 dígitos.

QUANTO TEMPO LEVA PARA A COMPENSAÇÃO DO BOLETO?

O tempo pode variar de 2 a 3 dias úteis.

ONDE POSSO EFETUAR O PAGAMENTO?

Os bancos conveniados com a Prefeitura de Varginha são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Sicoob e Casas Lotéricas.

EM QUANTO TEMPO CONSIGO A CERTIDÃO NEGATIVA?

A certidão negativa pode ser retirada cerca de 2 a 3 dias úteis após o pagamento.

Compartilhar no Facebook

Na contramão de Minas, Varginha registra crescimento de 13% em novas empresas : 23/04/2021 14:32

O percentual de pequenos negócios abertos em Varginha no primeiro trimestre de 2021 teve alta de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. O dado vai na contramão de Minas Gerais, que registra retração de 2,5% no número de abertura de pequenos negócios.

De acordo com os dados disponibilizados pela Receita Federal, no primeiro trimestre de 2021 foram abertos 765 novos pequenos negócios (ME, MEI e EPP), 88 a mais em comparação com o mesmo período de 2020. Já em relação ao número de empresas que encerraram suas atividades, foi registrado 254 fechamentos, 61 a menos comparado com o mesmo período do ano passado.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico Juliano Cornélio, a necessidade de empreender em meio a pandemia é um dos fatores que contribuíram para o crescimento deste número. “Existe o empreendedorismo por necessidade, ou seja, o empreendedor decide investir em um negócio próprio porque a situação em que se encontra faz buscar alternativas de sobrevivência, sendo na sua maioria microempreendedores individuais”, disse o secretário.

“Esta situação faz com que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tenha uma atenção ainda mais especial no intuito de que estas empresas consigam se manter no mercado e até mesmo crescer. Políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal precisam ser implementadas e este tem sido o foco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no apoio aos pequenos negócios de Varginha”, conclui.

Compartilhar no Facebook
1 2 3 4