1 2 3

Vigilância Sanitária promove encontro com profissionais da Saúde Pública : 29/06/2022 11:48

O encontro aconteceu no auditório do INPREV na última terça (22), e contou com a participação de enfermeiros, representantes da Vigilância Sanitária, Farmácia, Serviço de Vacinação e Imunização, Atenção primária e secundária.

O principal objetivo foi prestar orientações quanto as Boas Práticas de Funcionamento dos Serviços de Saúde, o que inclui: as documentações gerais, processos de trabalho, limpeza e higienização dos ambientes e superfícies, armazenamento de produtos, gestão de resíduos, radiodiagnóstico odontológico, processamento de artigos, infraestrutura física, dentre outros.

Na oportunidade, foram abordados os principais regulamentos sanitários aplicáveis aos serviços de saúde e empregados nas inspeções sanitárias para fins de licenciamento. Os presentes interagiram com os técnicos da Vigilância Sanitária, buscando esclarecimentos diversos sobre os temas apresentados.

A Vigilância Sanitária, cuja função institucional é fiscalizadora, reafirmou que encontra-se à disposição para elucidação de dúvidas eventuais e para a abertura de um canal permanente de diálogo, que irá proporcionar a construção de um processo coletivo de avanço frente às demandas apresentadas.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura homologa concurso público para Procurador Municipal : 29/06/2022 11:45

Após transcorridas todas as etapas, a Prefeitura de Varginha divulgou a homologação final do Concurso Público 001/2020, para Procurador Municipal, conforme disposição contida no Decreto Municipal nº 11.037, de 23 de junho de 2022.

Com isso, os candidatos poderão consultar sua classificação nos Anexos I, II e III do Edital 008/2022 e também deste edital.

A partir deste momento, a publicidade oficial referente a este Concurso Público dar-se-á exclusivamente através do Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal, no Órgão Oficial do Município, disponível em varginha.mg.gov.br/orgao-oficial, onde os candidatos terão acesso a lista de classificação na edição 1412, página 27, do Órgão Oficial do Município.

É possível ainda acompanhar os meios de publicidade anteriormente dispostos, até que expire o prazo de validade do concurso e manter atualizados os seus dados junto a Prefeitura, através de correspondência com aviso de recebimento ou pessoalmente, são de responsabilidade exclusiva do candidato, sob o risco de perder o prazo para posse.

"Esta foi uma das grandes metas traçadas e concretizadas pela Administração, pois concluímos o Concurso para Procurador Municipal, com uma carreira jurídica totalmente reestruturada e fortalecida. Uma Procuradoria forte traz segurança jurídica para as tomadas de decisão por parte de toda a Administração Pública”, disse o Procurador-Geral do Município, Dr. Evandro Santos.

O prefeito Vérdi Melo falou que “Ao assumirmos a Prefeitura, assumimos também o compromisso de realizar as propostas do nosso Plano de Governo, e o Concurso para Procurador Municipal foi parte das muitas conquistas que estamos alcançando. Dentre as atribuições da Procuradoria Geral do Município estão a consultoria e assessoramento jurídico administração direta e indireta (secretarias, fundações e autarquias), daí sua importância para nossa administração, com profissionais competentes e dedicados”.

Compartilhar no Facebook

Câmara Municipal concede Cidadania Honorária à dra. Geny Azevedo : 28/06/2022 14:50

A delegada Dra. Geny Azevedo, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, recebeu o título de Cidadã Honorária durante sessão da Câmara Municipal, realizada na noite desta segunda (27). A outorga do título foi feita pela proponente da homenagem, presidente Zilda Silva, e aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Além dos parlamentares e servidores do legislativo, a entrega contou ainda com a presença de autoridades civis, militares, amigos e familiares da homenageada.

O título de cidadão honorário é uma homenagem prestada pelo Poder Legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade em função dos relevantes serviços prestados em prol da coletividade.

Em uso da palavra os vereadores destacaram o mérito da delegada em receber o título, por prestar seu trabalho sempre com amor e competência.

“A presença da amiga e competente delegada Dra. Geny foi muito desejada por nós que lutamos há anos para ter aqui em Varginha uma mulher à frente da DEAM. Acredito que ela é uma dessas pessoas iluminadas que tem uma missão extremamente importante e que graças a Deus veio para nossa cidade”, enalteceu a presidente, vereadora Zilda Silva.

Visivelmente emocionada, Dra. Geny afirmou sua alegria em receber o título de cidadã varginhense.

“Já me sentia varginhense, aqui nunca me senti estrangeira. Ao revés, estou em casa e me sinto em casa. Se era uma honra ser varginhense por minha escolha, imagine agora ser varginhense por escolha da cidade e com toda a titularidade. Sempre agradeço a Deus, que nos dá a oportunidade, e a todas as pessoas que estão comigo, em especial minha família, amigos e a equipe da DEAM que luta diariamente comigo”, ressaltou a delegada.

Compartilhar no Facebook

Reclamações de iluminação Pública em Varginha têm redução de 500% : 28/06/2022 14:46

A Secretaria de Planejamento contabilizou, nesse último ano, uma redução acentuada nas reclamações de iluminação pública em todo o município, após a substituição de todo o parque de iluminação para LED em suas 18 mil luminárias, em 630Km de ruas e avenidas.

Atualmente, toda solicitação dos munícipes é realizada por meio do sistema de atendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana, considerando-se toda lâmpada apagada a noite, acessa durante o dia, piscando ou impactada por qualquer obstrução ou vandalismo. A média do tempo de atendimento é de 72 horas em dias úteis, exceção casos especiais.

Considerando-se os últimos 12 meses, a troca de toda a iluminação para LED provocou uma redução de 500%, correspondendo a 6 vezes menos reclamações por parte da população.

"A redução da sua média histórica dos últimos 20 anos, de 450 para apenas 80 reclamações/mês, apenas 0,4% de todo o parque de iluminação, resultou em melhoria de 500% e maior conforto, segurança e luminosidade à população da cidade", segundo o Prefeito Vérdi Melo .

Pedro Lopes Gazzola, coordenador do projeto, diz que atualmente todas as reclamações são analisadas e estatisticamente controladas, com indicadores de desempenho, buscando uma redução ainda maior em todas as reclamações, considerando-se as causas provocadas por meio ambiente, equipamentos e o impacto do sistema elétrico.

Compartilhar no Facebook

Vacinação contra gripe está disponível para a população em geral : 27/06/2022 14:32

A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, comunica que a partir dessa segunda (27) estarão sendo disponibilizadas as vacinas contra gripe para a população geral, independente de grupos de risco.

“Como previsto anteriormente, ao terminarmos a campanha de vacinação dos grupos prioritários na sexta (24), passaríamos a estender a oferta da vacina para população geral, com idade acima de 6 meses de vida. Trata-se de proteção específica, num momento sazonal de aumento dos casos de síndromes gripais. Vacinas salvam vidas“, explica Dr. Luiz Carlos Coelho, médico infectologista.

Varginha conta com a adesão de todos. Vacinem-se.

Compartilhar no Facebook

Clássico da Literatura infantil será apresentado no domingo (3) no Museu Municipal : 27/06/2022 11:18

O projeto “Visite o Museu no Primeiro Domingo do Mês” prossegue neste final de semana e pretende divertir as crianças no domingo (03). Com grande sucesso de público nas últimas apresentações, será a vez do espetáculo infantil “João e Maria e a Bruxa Lelé da Cuca” com exibição para toda criançada às 15 horas.

Os convites podem ser retirados nesta quinta-feira (30) gratuitamente na sede do Museu, localizada na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Serão disponibilizados 100 lugares. Além do espetáculo, o Museu estará aberto à visitação das 11h às 17h.

O espetáculo “João e Maria e a Bruxa Lelé da Cuca” é baseado na obra de Maria Clara Machado, “João e Maria”, com livre adaptação de Lindon Lopes e Marcos Misael. Conta a história dos irmãos que são abandonados pela madrasta na fria e desconhecida escuridão da floresta. Lá eles conhecem a Bruxa que tem uma deliciosa casa de doces feita de delícias e guloseimas. Neste maravilhoso universo de puro encantamento, João e Maria viverão uma fantástica aventura para encontrar o caminho de volta para casa e passarão por momentos de medo, surpresa, alegria e esperança. A duração é de 45 minutos e a classificação livre.

Para o diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, “o poder do teatro proporciona um ambiente mágico, que sempre nos presenteia com cenas vibrantes e emocionantes. A história é sempre contada pelos pais e apresenta um retrato cultural importante por meio da história de Maria Clara Machado, uma das principais escritoras da história do Brasil. Que as famílias possam aproveitar a peça proporcionada pelo Museu para respirar cultura e viver cenas de diversão e entretenimento”.

A produção do espetáculo distribuirá guloseimas para as crianças e também adianta que, se o tempo estiver chuvoso, a peça será adiada, já que ela acontece no jardim do Museu. A ação é realizada pela Associação Artística Viva Cultura, com apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural.

Compartilhar no Facebook

Demutran revitaliza a rotatória do Santa Maria : 23/06/2022 14:44

O Demutran está realizando a revitalização da rotatória do bairro Santa Maria, e também concluindo o trabalho na avenida dos Imigrantes, construindo um canteiro central que não permitirá mais virar para a esquerda próximo ao posto Pedra Negra, dando assim mais segurança para os usuários do local.

A partir de agora, todos que vierem da avenida dos Imigrantes deverão pegar a rotatória e retornar com segurança para ter acesso a Avenida Dr. Mário Frota.

O diretor do Demutran, Eduardo Sepini, explica que foram realizados próximo da rotatória duas travessias elevadas de pedestre e três faixas de pedestre com pintura no solo, dando maior segurança a motoristas e pedestres que trafegam pelo local. “O canteiro central na avenida dos Imigrantes funcionará como um divisor de pistas, proibindo a conversão à esquerda”, explicou .

“Com a construção da rotatória foi possível reorganizar e dar fluxo ao trânsito nesta localidade, que oferecia risco além da lentidão nos horários de pico. Agora, completamos a obra com a instalação de rampas de travessia e pinturas de faixas o que dará maia segurança para os nossos pedestres”, disse o prefeito Vérdi Melo.

Compartilhar no Facebook

Mutirão da Dengue dessa semana recolhe 4 caminhões e 2 caminhonetes de lixo : 23/06/2022 14:36

Quatro caminhões e duas caminhonetes cheias de materiais inservíveis. Esse é o resultado do Mutirão da Dengue que a Prefeitura realizou na quarta (22), nos Bairros Jardim Itália 1, 2 e 3, Jardim Colonial, Parque das Acácias e Nossa Senhora Aparecida. Também foram recolhidos 85 pneus.

A orientação é para que a população não esqueça de evitar os recipientes que acumulem água tanto fora quanto dentro de casa, como pratos de flores. Casas, quintais e terrenos devem ser mantidos limpos. Isso, na tentativa de evitar mosquitos transmissores de doenças.

O próximo mutirão, no dia 29, será no Corcetti. Sempre, a Prefeitura faz panfletagem nos dias anteriores à ação para orientar a população com dicas para retirar tudo que é inservível e colocar do lado de fora da casa, antes das 7h, no próprio dia do Mutirão. Não são recolhidos galhos de árvores e nem restos de construção.

Compartilhar no Facebook

INPREV realiza a 1ª Semana do Servidor Público Aposentado : 22/06/2022 12:11

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha – INPREV, compreendendo a importância de criar um Programa de pós-aposentadoria, realizou a 1ª Semana do Servidor Público Aposentado. A comemoração foi de 13 a 15 deste mês na sede do INPREV , na Praça Dalva Paiva Ribeiro, nº 312 – Vila Paiva.

As atividades desenvolvidas visaram auxiliar e orientar os servidores para usufruírem de uma boa aposentadoria e desfrutá-la com motivação necessária a prosseguirem com outras ocupações prazerosas e instrutivas, incentivando-os a uma direção saudável conjuntamente à cultura e à socialização para melhor qualidade de vida.

Apoiando os projetos e demandas do Instituto, o evento contou com a participação de diversos setores da Administração Municipal.

- dia 13: palestra “Programa MelhorIdade – Como melhorar a saúde do aposentado”, ministrada pelo secretário de Saúde, Dr. Armando Fortunato e repassadas orientações pelas enfermeiras, Patrícia Bernardes da Silva Sandy Reis e Patrícia Teodoro Borges, quanto aos serviços públicos de Saúde destinados à população de Varginha.
- dia 14: a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SEMEL apresentou a palestra “Atividade Física e Saúde – Considerações sobre a importância da atividade física na manutenção da saúde” e dinâmicas de grupo, oportunizando conhecimentos e informações dos serviços relevantes disponibilizados pela Administração Municipal na área de Esportes. As atividades foram desempenhadas pelos técnicos desportivos Helder Francis Lima Araújo e Renan Barros do Valle e pelo Supervisor do Serviço de Esportes, Alex Aleixo Domingues Rodrigues.
- dia 15: apresentação artística e cultural dos projetos do CDCA, “Batukalata e Orquestra Mirim”, coordenadas pelos servidores Cláudio dos Reis Reynaldo (Mestre Claudião) e Camilla de Paula Calheiros, contribuindo para a troca de experiências entre os servidores ativos e inativos, proporcionando momentos de apoio, reflexão, socialização, entretenimento e incentivo a uma aposentadoria mais ativa e participativa dos segurados do Instituto.

Foram momentos de descontração e aprendizado, convivência e acolhimento, que refletem nas mensagens deixadas pelos segurados que participaram do encontro. “Não tem como escolher qual foi o melhor dia”, disse a servidora pública aposentada Terezinha Lelo Viana Clepf.

“Toda a equipe INPREV, Conselho de Administração e Fiscal parabeniza vocês, servidores públicos aposentados”, concluiu Ana Paula Amorim, diretora-presidente do INPREV.

O prefeito Vérdi Melo enalteceu a realização desse “evento que propiciou a interação entre as pessoas que por anos contribuíram com serviços prestados à Administração Municipal e são merecedoras dessa atenção especial e de todo nosso respeito”.

Compartilhar no Facebook

Fundação Cultural participa de capacitação Cidade de Cinema : 21/06/2022 15:59

A equipe da Fundação Cultural participou, nesta terça (21), da capacitação Cidade de Cinema da Minas Film Commission, para que Varginha conquiste o Selo Cidade Amiga do Audiovisual.

A iniciativa está sendo oferecida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e pela Empresa Mineira de Comunicação.

O curso foi pensado especialmente para qualificar funcionários públicos que precisam entender o planejamento, execução e avaliação de iniciativas, projetos e até licitações como foco em conteúdos audiovisuais.

Participaram da capacitação os servidores Ana Luiza Romanielo, produtora cultural e assessora de gabinete, e Agnaldo Montesso, repórter.

Compartilhar no Facebook

Segunda dose de reforço para população de 40 anos e mais começa a ser aplicada : 21/06/2022 10:45

A Prefeitura, através da Superintendência Especial de Enfrentamento da COVID-19, comunica a liberação da segunda dose de reforço da vacina contra COVID para toda população com idade de 40 anos ou mais. Para tanto, deverá ser respeitado o intervalo de 4 meses da primeira dose de reforço.

“A vacinação vem se comprovando de grande valia no enfrentamento da pandemia, bem como os índices de cobertura vacinal são parâmetros importantes para análise do cenário epidemiológico e assistencial. Proteja sua família e seus amigos, estejam completamente vacinados. Varginha continua contando com a adesão de todos”, afirma dr. Luiz Carlos Coelho, médico infectologista.

Procure uma sala de vacinação mais próxima e coloque em dia seu cartão de vacinação.

Compartilhar no Facebook

Grupo Marelli fará investimento de R$ 300 milhões em Varginha : 21/06/2022 10:41

A Divisão Aftermarket do Grupo Marelli anuncia o evento de Lançamento da Pedra Fundamental da sua nova operação, na cidade de Varginha, Sul de Minas Gerais, no dia 21 de junho. A empresa ocupará cerca de 25% do galpão de 83.000 m² que está sendo construído no condomínio Citlog em parceria com a Hedge Investments e o Porto Seco Sul de Minas, com apoio do governo do estado e da prefeitura.

As três empresas estão realizando um investimento da ordem de R$ 300 milhões, que deve atingir cifras maiores quando o galpão estiver completamente ocupado. Graças ao empreendimento, estima-se a geração de milhares de empregos diretos e indiretos durante o período de construção e, posteriormente, após o início das operações industriais e logísticas. Além da geração de novos postos de trabalho, o faturamento das empresas, estimado em bilhões de reais, contribuirá fortemente para a arrecadação de tributos para a cidade e, consequentemente, para o estado e para o país.

Varginha foi escolhida devido à sua localização geográfica, no Sul de Minas –
equidistante, cerca de 300 km, das três maiores capitais do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) – e pela moderna infraestrutura do condomínio Citlog. A cidade oferece, ainda, uma excelente estrutura de educação e saúde, o que proporciona um elevado nível de qualidade de vida para os colaboradores das empresas. Vale destacar que a microrregião de Varginha possui cerca de 800.000 habitantes em um raio de 60 km, o que facilita a contratação e capacitação de mão de obra.

O prefeito Vérdi Lucio Melo comemora mais essa conquista para Varginha.

“A vinda do grupo Marelli para Varginha fortalece ainda mais nosso polo industrial, traz novas tecnologias e geração de empregos e renda. Varginha recebe de braços abertos mais esse grande empreendimento e agradece a empresa Porto Seco Sul de Minas e gestora Hedge Investments por essa parceria de sucesso”.

A Marelli Cofap Aftermarket é a maior empresa do segmento no Brasil, líder do mercado de reposição de autopeças em diversas linhas de produtos, com escritórios regionais de vendas em algumas das principais capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) e com o maior portfólio de componentes para veículos de passageiros, veículos comerciais e motocicletas, com as marcas Cofap e Magneti Marelli.

A Marelli é um dos principais fornecedores globais independentes do setor automotivo. Com forte tradição em inovação e excelência em manufatura, tem como missão transformar o futuro da mobilidade por meio do trabalho com clientes e parceiros no sentido de criar um mundo mais seguro, mais verde e mais conectado. Com cerca de 54.000 funcionários, marca presença ao redor do mundo com 170 instalações e centros de P&D na Ásia, Américas, Europa e África, com resultado de 1.380 bilhões de JPY (10,6 bilhões de
euros) em 2021.

Compartilhar no Facebook

SEMEA avança para realizar Licenciamento Ambiental no âmbito municipal : 20/06/2022 14:32

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente avança nos trâmites para realizar o Licenciamento Ambiental no âmbito municipal, de acordo com a Deliberação Normativa Copam nº 213/2017, que tem como objetivo “Regulamentar o disposto no art. 9º, inciso XIV, alínea “a” e no art. 18, § 2º da Lei Complementar Federal n° 140/2011, para estabelecer as tipologias de empreendimentos e atividades cujo licenciamento ambiental será atribuição dos Municípios”.

Para que o licenciamento seja realizado de forma eficaz, o Município deve possuir uma equipe técnica multidisciplinar, regulamentação específica, sistema de meio ambiente, além, de formalizar os trâmites legais, junto ao Estado para assumir tal ação.

Diante disto o Município deu início a estas ações de grande importância ambiental, sendo que a equipe da SEMEA foi ampliada recentemente através da nomeação de mais dois cargos técnicos: 01 Eng. Ambiental e 01 Eng. Florestal para compor a equipe que já possuía 02 Biólogas, 01 Eng. Agrônomo e 01 Advogado.

No dia 14 de junho de 2022, na sede da Prefeitura foi realizada uma capacitação, sobre a DN Copam nº 213/2017, para a atual equipe da SEMEA. A capacitação foi realizada por Frederico Augusto Massote Bonifácio, que trabalha na Diretoria Regional de Controle Processual da SUPRAM-SM.

A SEMEA continuará os trâmites para que em breve possa assumir integralmente o Licenciamento Ambiental de âmbito municipal.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura receberá chaves do prédio da Junta Comercial de Minas Gerais : 20/06/2022 14:26

A Prefeitura de Varginha tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a solenidade de entrega das chaves do prédio da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, na terça (21), às 9hs, na Rua São Paulo, 180, Centro.

O prédio foi cedido sem ônus para o município, por prazo indeterminado. No local, serão instalados a Divisão de Corregedoria Municipal, o Serviço de Segurança do Trabalho (SESMT) e o Serviço de Treinamento e Valorização (STV), que hoje funcionam no antigo prédio da Prefeitura, na Rua Presidente Antônio Carlos.

Compartilhar no Facebook

Começa a vencer nessa segunda (20) o IPTU de Varginha : 20/06/2022 10:52

Nessa segunda (20), devem quitar o imposto os proprietários de imóveis com iniciais de A a E; terça-feira (21) de F a J; quarta-feira (22) de K a O e na quinta-feira (23) de P a Z.

Quem não recebeu os carnês pelos Correios poderá retirar no site varginha.mg.gov.br/ ou pessoalmente na sede da Prefeitura, na Rua Júlio Paulo Marcelini, 55, Vila Paiva.

A diferença nos valores em relação a 2021 refere-se ao percentual correspondente ao IPCA acumulado entre os meses de janeiro e dezembro de 2021, de acordo com Decreto Municipal nº 10.976/2022.

Valores até R$ 75,00 poderão ser pagos à vista – cota única. Quem optar por pagar à vista terá 10% de desconto.

Compartilhar no Facebook

Hemominas será inaugurado em Varginha no fim de julho : 15/06/2022 14:37

Uma ótima notícia para população de Varginha. Depois de uma longa batalha, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a vinda oficial do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Hemominas, que funcionará em um prédio alocado pelo município, localizado na Avenida Maria Rezende Braga, 105, no Vila Verde, que está passado por uma reestruturação para atender a demanda.

“A nossa expectativa é que a inauguração ocorra na última semana do mês de julho”, conta o prefeito Vérdi Melo, que ao longo dos últimos dois anos participou de várias reuniões com a equipe da Hemominas, com o intuito de viabilizar a abertura do PACE na cidade. “Com isso as pessoas não precisarão mais se deslocar para outras cidades para a doação de sangue. Poderão fazer aqui, em Varginha, com toda segurança”, conclui.

“Com a abertura do PACE, as coletas inicialmente ocorrerão três vezes por semana, mediante agendamento de uma média de 60 candidatos/dia, e a expectativa de coletar de 45 a 50 bolsas de sangue que seguirão para Poços de Caldas, onde passarão pelo processamento para então serem encaminhadas às agências transfusionais do município, explica Janaína Vieira Picheli, enfermeira referência técnica do Hemominas em Varginha .

“Em breve estaremos inaugurando a nova unidade do Hemominas em Varginha em uma sede mais moderna e adequada do ponto de vista sanitário, fornecendo o sangue para as cirurgias que são realizadas nos nossos hospitais, além dos insumos necessários, o que dará mais tranquilidade para a classe médica mas principalmente para a população de termos o sangue tão necessário para salvar vidas”, disse o secretário de Saúde, Dr Armando Fortunato Filho.

Compartilhar no Facebook

Fundação Cultural moderniza sistema de inscrições em editais e projetos : 14/06/2022 14:43

A Fundação Cultural de Varginha, com o objetivo de modernizar, agilizar e dar transparência ao processo de inscrições em editais e projetos, está implementando um novo sistema eletrônico que já está disponível a partir dessa semana.

A plataforma contratada para a gestão dos editais municipais é a Prosas, administrada por uma startup de Belo Horizonte, e que é utilizada por outras administrações municipais e estaduais, além de grandes empresas como Usiminas, Basf, Itaú e Ambev.

O primeiro cadastramento a ser gerenciado na plataforma é o das bandas que queiram se apresentar no 5ª da Boa Música, projeto da Fundação Cultural que completa 13 anos de história em 2022. Os músicos de Varginha e região podem acessar o site da Fundação Cultural e logo na página inicial haverá um link para acessar a plataforma. É importante destacar que é necessário fazer um cadastro inicial para ter acesso ao edital. A expectativa é que o 5ª da Boa Música seja retomado após a licitação para a contratação de uma empresa para executar o som e a iluminação dos shows, que acontecerá no próximo dia 20.

Em seguida, haverá a disponibilização do cadastro no Sistema Municipal de Cultura, que conta com os dados dos trabalhadores da cultura. No segundo semestre, deve ser lançado o edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, além de outros projetos, como a participação em coletâneas de poesias e contos.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, ressalta que a digitalização é de extrema relevância e que com a pandemia da covid-19 esse processo foi acelerado.

“O prefeito Vérdi Lúcio Melo tem se empenhado em implementar essas ferramentas tecnológicas em toda a administração. No caso da Fundação Cultural, com a pandemia e com o advento da Lei Aldir Blanc, buscamos formas de digitalizar as informações. Com a contratação da plataforma Prosas daremos mais um salto em qualidade em benefício da administração pública e dos trabalhadores da cultura da nossa cidade”, afirma.

Caso haja dúvidas em relação à plataforma Prosas, o atendimento é feito pela empresa de segunda a sexta-feira das 9h às 18h pelo e-mail contato@prosas.com.br. Dúvidas em relação aos editais podem ser sanadas na Fundação Cultural também de segunda a sexta das 7h às 12h e das 14h às 17h pelo e-mail superintendencia@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

Compartilhar no Facebook

Obras de revitalização do Parque São Francisco são iniciadas : 14/06/2022 14:36

A Prefeitura iniciou as obras de revitalização do Parque São Francisco, e o Prefeito Vérdi Melo, acompanhado do secretário de Meio Ambiente Joadylson Ferreira, esteve no local acompanhando as obras de revitalização daquele importante espaço, conhecido como o pulmão de Varginha, com mais de um milhão de metros quadrados, e rica fauna e flora.

Na oportunidade, Vérdi falou da importância do Parque para a cidade, lembrando que a revitalização faz parte de seu Plano de Governo. "O Parque é centro de pesquisas, estudos e educação ambiental para a cidade, que em breve voltará a receber a visitação pública”, destacou.

”A obra contempla a construção de uma Sala de Multimídia, Sanitários e Sala de Gerência, a construção de uma base para a a Guarda Civil Municipal e reforma da Portaria principal do Parque São Francisco e os recursos são da ordem de 1 milhão de reais”, explica o secretário Joadylson.

Com um misto de árvores de cerrado e de campo, o parque São Francisco conta com grande número de espécies nativas Toda essa vegetação abriga várias espécies de animais de pequeno porte e aves típicas da região. Sem dúvida, outra riqueza do parque são as inúmeras minas, formando ribeirões, que são captados e ajudam no abastecimento de água da cidade.

Compartilhar no Facebook

Campeonato de Futebol Amador de Varginha será em agosto : 13/06/2022 10:45

A Prefeitura de Varginha definiu os detalhes do Campeonato de Futebol Amador – Amadorzão/2022 ,um dos mais disputados do interior de Minas, que volta a ser realizado depois de dois anos devido a pandemia da Covid-19.

A competição terá a participação de 16 equipes, movimentando mais de 500 atletas amadores de vários bairros da cidade. O início está previsto para o dia 07 de agosto, e o término dia 18 de dezembro. A bola vai rolar em 64 partidas.


Equipes com vagas garantidas:

América
Barcelona
Bonsucesso
Corcetti
Fertipar
Figueirinha
Frangobel
Libertas
Matos Calçados
NAV
PSG
Registanea
Roma
São Bento
São José
São Sebastião.


O Congresso Técnico para a definição do regulamento e forma de disputa da competição será realizado no dia 13 de junho, às 20 no Hotel Fênix, na avenida Princesa do Sul, 3333.

Na última edição do Amadorzão, realizado em 2019, a equipe campeã foi o Bonsucesso e a vice campeã o Corcetti.

Compartilhar no Facebook

Em parceria com a Emater, Prefeitura adquire tobata para hortas comunitárias : 08/06/2022 12:29

Em Varginha existem hortas comunitárias em diferentes bairros, que geram renda para as famílias e incentivam o plantio orgânico. Agora, a produção de hortaliças, frutas e legumes ganhará um ímpeto. É que a Prefeitura, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, adquiriu um tobata. “É um mini-trator movido a combustão e que vai ajudar os produtores”, explica o prefeito Vérdi Melo.

A máquina está na horta familiar do Donizete Eduardo, no Nova Varginha. “É uma mão na roda pra fazer canteiro, enquanto eu gastava até 15 dias para fazer cinco canteiros, agora gasto meia hora”, conta Donizete.

“A Prefeitura nem imagina o benefício dessa aquisição e além da gente produzir para o consumo próprio, fazemos doações para famílias que não podem comprar, doamos também para entidades beneficentes como o Lar São Vicente e o forte é o fornecimento diário para restaurantes que preferem produtos orgânicos fresquinhos”, revela, afirmando que agora não vai faltar produtos mais, já que o plantio será mais rápido graças ao tobata que possibilita fazer os canteiros com rapidez.

O assistente da Secretaria Municipal de Agricultura, Chiquito Bebiano, visita frequentemente as hortas.

“Nessa horta do Donizete tem acelga, três tipos de alface, tomatinho cereja, rúcula, salsinha, hortelã, agrião, couve-flor, cebolinha, cebola de cabeça, cenoura, cana e batata-doce e com esse investimento, a Prefeitura auxilia os produtores, pois o tobata vai estar em todas as hortas comunitárias e também poderá auxiliar produtores da zona rural”, enfatiza Chiquito.

Compartilhar no Facebook

Inscrições abertas para o 4º Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha : 08/06/2022 12:02

A Fundação Cultural de Varginha realizará no dia 30 de junho o IV Seminário de Patrimônio Cultural. O evento acontecerá de modo presencial no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais, das 13h às 17h, e abordará o tema “Gestão, Patrimônio e Políticas Públicas”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla (sympla.com.br/4-seminario-de-patrimonio-cultural-de-varginha__1608973). Estão sendo disponibilizadas 60 vagas e haverá emissão de certificados aos participantes. A ação é uma proposta da Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural voltada para gestores e conselheiros municipais de cultura e patrimônio, estudantes, pesquisadores, professores, profissionais ligados à área e interessados em geral de Varginha e região.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, a atividade vai contar com palestras que objetivam ampliar o diálogo e o debate em torno das políticas públicas voltadas para a gestão, proteção e promoção valorização do patrimônio cultural da cidade. “Nosso propósito com o seminário é sensibilizar a comunidade para uma atuação amparada em uma visão contemporânea do patrimônio cultural e também promover a reflexão sobre a questão da preservação do patrimônio histórico para a construção da memória e da identidade”, destaca.

Confira a programação:

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura – mediação: Gustavo Uchôas Guimarães

13h45 – Palestra: “A Preservação do Patrimônio Cultural e seus Instrumentos”
Palestrante: Amon Lasmar, arquiteto

14h30 – Palestra: “Gestão do Patrimônio Cultural e a importância dos Conselhos Municipais”
Palestrante: José Manoel Magalhães Ferreira, presidente do Conselho de Patrimônio Cultural de Varginha

15h15 – Café Cultural

15h45 – Palestra: “Fundo Municipal do Patrimônio e o ICMS Patrimônio Cultural”
Palestrante: Júlio Ferreira Leite Filho, analista do Patrimônio Cultural do IEPHA-MG

16h30 – Palestra: “Intervenções em Edifícios Históricos”
Palestrante: João Paulo Martins, arquiteto do IPHAN/MG

17h15 – Encerramento

Perfil dos palestrantes

Gustavo Uchôas Guimarães é graduado em Normal Superior e História e é pós-graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia e em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Está se graduando em Sociologia e faz mestrado em Ciências da Educação. É professor de História em duas escolas, escritor, membro do CODEPAC, vice-presidente da Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (APESUL), membro do grupo literário Prosa e Verso, membro correspondente da Academia Caxambuense de Letras e tem cadeiras no Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Minas e no Instituto Genealógico Sul-Mineiro.

Amon Lasmar é professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNA Pouso Alegre. Com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ (2017). Pós-graduação em Projeto Arquitetônico e Docência para o ensino superior, ambas pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS (2020). Mestrando em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pelo programa interdisciplinar PIPAUS-UFSJ. Proprietário e idealizador do Abstrato: Ateliê de arquitetura e Design gráfico.

José Manoel Magalhães Ferreira é professor de Sociologia e Antropologia Jurídicas na Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA). Possui graduação em Estudos Sociais pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como Secretário Municipal de Planejamento Urbano de Varginha entre os anos de 2016 e 2020. Atualmente é Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social de Varginha, MG e Presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha (CODEPAC).

Júlio Ferreira Leite Filho possui graduação em Ciências Econômicas pela UFMG e MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC, com experiência nas áreas Administrativa, Financeira, Contábil e Auditoria. Atualmente é analista do Patrimônio Cultural do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) atuando especialmente na análise de toda a documentação dos municípios mineiros em relação ao Conjunto Documental do Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural/FUMPAC; desenvolvimento de estudos e propostas para normatizações no âmbito do patrimônio cultural; elaboração de cursos ministrados pelo IEPHA/MG em matérias pertinentes ao Fundo Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e aos investimentos em bens protegidos e/ou em educação/difusão para o patrimônio e assessoria aos municípios quanto à correta utilização dos recursos do FUMPAC e quanto ao cumprimento das Deliberações Normativas do CONEP – Conselho Estadual de Patrimônio e das Portarias do IEPHA/MG.

João Paulo Martins possui graduação em História pela UFMG e em Arquitetura e Urbanismo pela UFOP. Especialista em Geoprocessamento Aplicado pelo IFNMG e Mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG. Atuou como historiador da Prefeitura Municipal de Ouro Preto entre os anos de 2007 e 2019, especialmente nas áreas de acervos arquivísticos, patrimônio imaterial e gestão de políticas culturais. Atualmente é analista da Superintendência do IPHAN em Minas Gerais, atuando especialmente na análise de intervenções em bens tombados individualmente, em conjunto e áreas de entorno; desenvolvimento de normatizações para conjuntos tombados; licenciamento cultural e instrução de processos de tombamento.

Compartilhar no Facebook

Vice-prefeito representa Varginha em congresso da AMM : 02/06/2022 16:19

O vice-prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, participou em Belo Horizonte do 37º Congresso Mineiro de Municípios .

"Uma oportunidade de acompanhar debates, palestras e discussões relevantes para o dia a dia da administração pública, com foco no desenvolvimento econômico dos municípios e na qualidade de vida da população”, contou Ciacci.

Ciacci ainda diz que "gerir a economia do município, com projetos voltados à sociedade, é o principal pilar para se promover o desenvolvimento das cidades".

Esteve presente também o Secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra.

Compartilhar no Facebook

Prefeito se reúne com equipe da Comissão Especial nomeada para catalogar itens do Cine Rio Branco : 02/06/2022 12:23

O Prefeito Vérdi Melo se reuniu essa semana com os servidores nomeados para fazer parte da Comissão Especial responsável pelo levantamento dos bens do Cine Rio Branco, desapropriado pelo município em abril.

A comissão apresentou os primeiros resultados de um trabalho minucioso e cuidadoso, de levantamento do acervo tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA, visando a retirada de todos os itens, para a reforma e revitalização do prédio.

“Criamos essa comissão com o objetivo de catalogar todos os itens que compõem o Cine Rio Branco, que serão transferidos para um local seguro, onde permanecerão até a conclusão da obra de reforma e revitalização do prédio. Não queremos que as peças sejam danificadas, por isso tudo está sendo catalogado e fotografado, para somente após o serviço concluído, serem retirados”, esclareceu o prefeito.

Após a reforma, o prédio será transformado em um Centro Educacional de Eventos, mantendo suas características.

Compartilhar no Facebook

Usina de energia solar é instalada em Escola Rural : 01/06/2022 11:11

A Prefeitura já instalou, até a presente data, 80% das usinas fotovoltaicas previstas nas escolas municipais, sendo que 20 escolas já foram contempladas e já estão gerando a energia do sol, limpa e renovável, para atender 100% de todo o consumo da área de educação do município.

Já são 1.200 módulos fotovoltaicos instalados em tempo recorde nos diversos prédios conectados aos equipamentos inversores, transformadores e dispositivos de proteção e medição em processo de atualização.

Entre as escolas beneficiadas com a instalação dessa fonte de geração de energia, destaca-se a Escola Municipal Rural Emilio Justiniano de Rezende Silva, com potência de 17 KW, e estará gerando 2000 KWH ao mês, contribuindo com a geração interligada e zerando sua fatura de energia.

Após concluídas as obras planejadas nos próximos meses, a Prefeitura estará gerando 75 mil KWh ao mês, correspondendo a uma economia de R$ 800 mil reais ao ano.

Todo o processo passa por acompanhamento conforme Projeto e rigorosa inspeção, para dotar o município de um um sistema eficiente, durável e que proporcione os resultados esperados na geração de energia, em todas as etapas de solicitação de acesso à concessionária, construção, comissionamento e operação .

Segundo o Prefeito Vérdi Melo, “o uso da energia solar no município de Varginha, além dos ganhos econômicos e de tecnologia do investimento, é uma grande aliada na redução da poluição e das taxas de carbono, é considerada limpa (em oposição aos combustíveis fósseis), pois não gera resíduos poluentes e gases causadores do efeito estufa”.

Compartilhar no Facebook

SEMEA realiza reunião sobre revitalização do Parque São Francisco : 31/05/2022 11:06

Em continuidade aos procedimentos para revitalização do Parque São Francisco, foi realizado, na segunda (30), uma reunião entre os representantes da SEMEA, Joadylson Barra Ferreira, Roberta Cristina Ferreira, Carlos Henrique Mariano, representante da SOSUB, os engenheiros civis e fiscais de obras, Marcelo Itamar Bocoli, João Paulo Ferreira Júnior, o Diretor da Guarda Civil Municipal, Marcos Cleber Sales e os representantes da empresa LF Construtora e Prestadora de Serviço Ltda, Luis Felipe de Lima Alves Damasceno e Edson de Carvalho Silva, com o objetivo de tratar das obras de revitalização do Parque São Francisco.

O Município firmou o Contrato nº 30/2022 que tem como objeto execução das obras de construção de Sala de Multimídia, Sanitários e Sala de Gerência, reforma da base da Guarda Civil Municipal e reforma da portaria principal do parque, sendo que a contratada receberá a importância de R$728.982,99, com Ordem de Serviço emitida, para que as obras sejam iniciadas no dia 06 de junho.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura anuncia retirada de árvore no Jardim do Sapo : 31/05/2022 11:00

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, em parceria com o Corpo de Bombeiros, comunica que na quarta (01) será realizado corte de uma castanheira na praça Dom Pedro II, conhecida como “Jardim do Sapo”. A retirada da árvore é recomendada pois apresenta rachaduras ao longo de todo caule e há risco iminente de queda.

Durante a realização do trabalho, por medida de segurança, o fornecimento de energia elétrica será interrompido no local de 09 às 15h e haverá interrupção do trânsito de veículos e pedestres na Rua Tenente Gaspar. Agradecemos a compreensão da população.

Como medida compensatória será feito, em época propícia, o plantio de outra muda de castanheira no local.

Compartilhar no Facebook

SEDUC participa de seminário da Undime : 30/05/2022 18:29

Aconteceu de terça a quinta (24 e 26) o XVII Seminário Estadual da Undime. O evento, realizado na capital mineira debateu assuntos educacionais prioritários para os dirigentes e equipes técnicas das secretarias de educação dos municípios do Estado. O evento aconteceu no formato presencial e teve como tema “O direito e a qualidade da educação pública sustentam-se na eficácia da gestão”.

O seminário tem caráter formativo para Dirigentes Municipais de Educação e equipes das secretarias, sobretudo neste momento de gestão após a reabertura das escolas e todos os desafios advindos desse retorno presencial.
Organizado em conferências, mesas de debate e minicursos, durante os três dias de evento foram abordados assuntos como financiamento da educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Sistema Nacional de Educação, processo de ensino-aprendizagem pós pandemia, tecnologias na educação, Programas e Políticas de Educação do Governo Federal e Estadual, entre outros.

Na ocasião, o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, reforçou a importância do regime de colaboração e enalteceu a participação de diferentes esferas do governo no evento. "Sozinho ninguém faz política pública no Brasil. Nós aqui representamos um esforço coletivo da sociedade mineira e brasileira para que a educação seja de fato uma pauta e uma razão de ser do nosso trabalho".

Estiveram presentes no Seminário, representando a Secretaria Municipal de Educação, a Coordenadora de Gerenciamento de Programas, Planos e Conselhos, Ana Lúcia Prado, o contador Demétrio Lopes Tomaz, e a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil, Erika Apª. Trombini de Souza.

A SEDUC foi convidada a participar do Seminário como conferencista, explanando sobre “As novas perspectivas no âmbito da Educação Infantil”, pela Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil, Erika Trombini, representando a Secretária Juliana de Paula Mendonça.

A Diretora Executiva da UNDIME, Suely Duque Rodarte, salientou que Varginha vem se destacando em suas práticas pedagógicas inovadoras e parabenizou a brilhante apresentação realizada no seminário, onde foram apresentadas as novas abordagens metodológicas atribuídas à Educação Infantil no município de Varginha.

Para a Secretária Juliana de Paula Mendonça, "momentos como estes são fundamentais para as trocas de experiências e o fortalecimento das parcerias entre os municípios e os demais entes da federação e celebra o reconhecimento que a educação municipal tem alcançado no âmbito estadual e nacional"

Compartilhar no Facebook

Dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos é iniciada : 30/05/2022 11:36

A Superintendência de Combate à COVID-19 vem comunicar que iniciará nessa segunda (30) a vacinação da dose de reforço contra COVID-19 para adolescentes de 12 a 17 anos .

A dose deverá ser aplicada àqueles cuja segunda dose tenha sido feita há 4 meses ou mais .

“Está mais que provada a eficácia da dose de reforço da vacina contra COVID-19, tendo sido fator decisivo para queda da morbi-mortalidade em pacientes com a doença. Para não ser necessário retroceder em medidas restritivas, precisamos avançar na cobertura vacinal e mantermos nosso cenário epidemiológico e assistencial.” Comentou o médico infectologista Luiz Carlos Coelho.

Procure uma sala de vacina mais próxima e tenha seu direito à vacinação completa.

Varginha conta com adesão de todos.

Compartilhar no Facebook

Protocolo Sanitário para Eventos é atualizado : 27/05/2022 18:55

A partir de segunda (30), todos os eventos, com público acima de 300 pessoas, em locais fechados ou em espaços que possibilitem controle de acesso, deverão adotar, como critério de entrada, a certificação vacinal com pelo menos a 3ª dose para a população acima de 18 anos, ou, teste rápido de antígeno ou PCR para COVID-19, realizado no mínimo, 48 horas antes do evento.

A medida faz parte das estratégias de combate a COVID-19 no município e tem o objetivo de fortalecer a campanha de vacinação, incentivando o aumento da cobertura vacinal, principalmente a relacionada a dose de reforço.

A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas, por isso a Secretaria de Saúde reforça a importância da população acima de 18 anos completar o esquema vacinal com a dose de reforço. Se você ainda não tomou sua dose de reforço, procure a Unidade de Saúde mais próxima.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura ressalta os municípios que pactuaram para terem atendimentos na UPA : 27/05/2022 18:52

A Prefeitura de Varginha, através da Superintendência especial de combate à COVID-19, vem apresentar a lista das cidades que pactuaram conosco o atendimento na nossa UPA porte 3.

- Boa Esperança
- Cordislândia
- Elói Mendes
- Monsenhor Paulo
- São Gonçalo do Sapucaí
- Santana da Vargem

Nas últimas semanas houve crescimento exagerado de atendimentos não urgentes na nossa UPA, com expressiva procura por consultas médicas para pacientes vindos de várias cidades que não fazem parte da lista de nossa pactuação. Sendo que mais de 90% dos pacientes são para atendimentos não urgentes e, como adição, mais de 30% é oriundo de outras cidades. Isso sobrecarrega em muito nossa unidade, gerando grande espera e altíssima pressão sobre as equipes de saúde de nossa UPA, uma grande referência de urgências para nossa cidade.

Desse modo, na recepção será cobrado o cartão do SUS e comprovante de endereço, exceto para pacientes trazidos por remoções de atendimentos de urgência pré-hospitalar do fluxo pactuado da RUE - rede de urgências e emergências

A Prefeitura, sempre buscando melhoria contínua dos serviços ambulatoriais e do enfrentamento das síndromes gripais, espera que os demais municípios de seu entorno também se esforcem para que haja um fluxo adequado do acolhimento e atendimento de seus munícipes em suas cidades.

Na oportunidade, importante ressaltar que as medidas de prevenção devem ser continuamente adotadas: vacinação completa com doses de reforço (pessoas de 18 anos ou mais ), uso de máscaras quando estiver nos serviços de saúde, higiene frequente das mãos, para que possamos prosseguir com redução de danos .

Faça sua parte, Varginha conta com a colaboração de TODOS.

Compartilhar no Facebook

Dois novos servidores são nomeados para a SEMEA : 26/05/2022 11:29

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente anuncia a nomeação de dois novos servidores efetivos para compor a equipe:

Joana Junqueira Carneiro - Engenheira Florestal- UFV - Viçosa (2009), Doutorado em Ciencias do Solo- UFLA - Lavras (2020);

Bruno Vasconcelos da Rosa Pin - Engenheiro Ambiental - UNIFEI- Itajubá ( 2015), Mestre em Engenharia de Energia - UNIFEI-Itajubá (2018).

“A nomeação é de extrema importância para compor a equipe técnica da Secretaria, pois será o grande passo para iniciar o licenciamento ambiental em nosso Município”, ressalta o secretário Joadylson Barra.

Compartilhar no Facebook

24º Batalhão da Polícia Militar completa 27 anos : 26/05/2022 11:16

Nessa quarta (25), o vice-prefeito Leonardo Ciacci representou o prefeito Vérdi na solenidade comemorativa dos 27 anos do Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais em Varginha, ocorrida no Teatro Mestrinho.

“Para nós é motivo de grande orgulho participar de um evento dessa natureza, em que uma das instituições mais respeitadas do país comemora uma data significativa em nossa cidade. Registro aqui em nosso nome, o reconhecimento e agradecimento a cada um desses profissionais que dedicam sua vida em
Prol da nossa comunidade”, disse Ciacci.

Compartilhar no Facebook

Internet Popular da Câmara Municipal retoma as atividades : 24/05/2022 16:15

Foi reinaugurada, de forma simbólica, na tarde desta segunda (23) a Internet Popular da Câmara de Varginha. O serviço estava suspenso devido às restrições causadas pela pandemia, mas agora já retorna com atendimento à população.

“Passamos por momentos difíceis durante a pandemia do Coronavírus e, infelizmente, por restrições impostas para preservar a saúde da nossa população, tivemos que suspender os atendimentos. Graças a Deus, com as restrições retiradas, voltamos a oferecer esse serviço, que sabemos ser fundamental para quem precisa”, disse a presidente da Câmara, Zilda Silva.

Também estiveram presentes para conferir a reabertura dos trabalhos, os vereadores Cristovão Villas Boas e Rodrigo Naves, além da Supervisora do Setor de Cadastro e Emprego da Prefeitura de Varginha, Rosalina Vale da Silva Reis.

“O funcionamento da Internet Popular aqui na Câmara de Varginha é um auxílio muito importante para o nosso Setor de Cadastro e Emprego, pois muitas pessoas que nos procuram pelas vagas ofertadas não estão com currículo ou, até mesmo, o currículo está desatualizado, precisando de ajustes. Dessa forma, podem vir até aqui e consertar, melhorar e aumentar suas chances de conquistar uma vaga”, disse Rosalina.

A Internet Popular funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e os atendimentos mais realizados são para a confecção de currículos e realização de trabalhos escolares. A média de atendimentos diários chega a 30 pessoas, em sua grande parte, adultos. “Antes da pandemia eu já vinha aqui e acho que é um serviço muito importante para a gente que precisa. Estou voltando hoje para fazer meu currículo, pois estou desempregado e há uma vaga que eu quero concorrer”, disse José Vitor Andrade de Souza, morador das Três Bicas e que esteve na Internet Popular.

Compartilhar no Facebook

Chega a Varginha a sede da maior franquia de cafeterias do Brasil : 24/05/2022 16:10

O Prefeito Vérdi Melo, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Cornélio, esteve na quinta (19), na sede do Centro Administrativo da Universal Franchising - UF Participações, uma das empresas que assinaram protocolo de intenções com o município em setembro de 2021, e que inaugurou o seu centro administrativo e desenvolvimento de produtos na cidade, e em breve trará também o seu Centro de Distribuição para atendimento as suas centenas de franquias pelo Brasil.

Na oportunidade eles foram recebidos pelos proprietários da empresa, Wilton Bezerra e Eduardo Schroeder que administram a holding detentora da marca ”Cheirin Bão”, Cafeteria recém inaugurada na cidade, nas proximidades do Memorial do ET, além das marcas Beauty B, Depile-se, Showbrancelhas e Empório Gastronômico.

“A Universal Franchising é mais uma das diversas empresas que assinaram protocolo de intenções com a Prefeitura e já se instalou na cidade inaugurando a sua nova estrutura, gerando cerca de 50 empregos diretos e centenas de indiretos, com investimentos em tecnologia no seu próprio laboratório de desenvolvimento de produtos e tornou-se a maior rede de cafeterias do Brasil, sendo agraciados recentemente com premiações da ABF - Associação Brasileira de Franchising. Portanto, receber a Sede desta importante empresa na cidade mostra que estamos no caminho certo na atração de investimentos e empregos”, diz o secretário Juliano Cornélio.

“Um dos atrativos de Varginha foi a qualificação da mão de obra, isso sem contar que é uma cidade que nos impressiona por estar permanentemente em desenvolvimento”, disse o empresário Eduardo Schroeder”.

“União de mão de obra e logística foram os principais atributos que fizeram com que implantássemos nossa empresa em Varginha, onde fomos muito bem recebidos pela administração e pela população, disse Wilton Bezerra. Segundo ele, o grupo pretende gerar mais empregos e qualificar mão de obra na cidade. Temos o plano de até 2025, atingir 2000 lojas e iniciarmos a expansão para o mercado externo”.

“Ficamos encantados com o que vimos. Dois empresários visionários, um projeto ousado de expansão de suas lojas para todos o Brasil, o que vem de encontro com o que queremos, que é promover o desenvolvimentismo sustentável e o emprego. É motivo de orgulhoso temos uma empresa como esta em nosso município, ressaltou o Prefeito Vérdi Melo.

Compartilhar no Facebook

Prefeito toma posse como membro da diretoria do CIMBASP : 24/05/2022 16:06

A Assembleia de implantação do CIMBASP aconteceu na sexta (20), com a posse da primeira diretoria e Conselho Fiscal.

A ideia da criação do Consórcio surgiu com o propósito de promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios, reforçando a importância do cooperativismo, associativismo e do consorciamento.

“A criação do CIMBASP veio depois de um ano de muito estudos, empenho e dedicação. Um sonho que tornou realidade. O resultado de parte de um grande projeto de revigoração e empoderamento da Ambasp, disse o presidente do Consórcio”, prefeito de Santana da Vargem, José Elias Figueiredo.

"Nós constituímos o consórcio para que possamos usar desse instrumento no sentido de facilitar as licitações, facilitar o trabalho dos prefeitos da região. O Consórcio veio em boa hora e certamente termos condições de agilizar nossa gestão. Quero parabenizar a direção da AMBA SP por essa feliz iniciativa”, disse o prefeito Vérdi Melo.

Diretoria e Conselho Fiscal do Consórcio:

Presidente: José Elias Figueiredo, prefeito de Santana da Vargem;
1 vice-presidente: Rossano de Oliveira, prefeito de Coqueiral;
2 vice-presidente; Vérdi Lúcio Melo, prefeito de Varginha ;
Helcio Antônio Chagas, prefeito de Carmo da Cachoeira, presidente do Conselho Fiscal;
José Antônio de Carvalho, prefeito de Carvalhópolis, Membro do Conselho Fiscal;
Lázaro Roberto Silva, prefeito de Campanha, membro do Conselho Fiscal;
Hideraldo Henrique Silva, vice-presidente da AMM ( Associação Mineira de Municípios)

Compartilhar no Facebook

Presidente da Câmara Municipal busca solução para implantar o Câmara sem Papel : 20/05/2022 15:14

Facilitar a vida da comunidade, investir em inovação e preservar o meio ambiente são algumas das vantagens vistas para a implantação de um sistema completamente digital, em que a utilização de papel seja quase que totalmente descartada na Câmara de Varginha.

Em busca de realizar esse serviço, a presidente da Câmara, Zilda Silva, esteve em reunião com o secretário de Governo de Ribeirão Preto (SP), Antonio Dias Abbod, que explicou como foi realizado o trabalho no Município. “Há um ano e meio eliminamos o papel para os procedimentos internos e os prestados para a comunidade. Nesse período, já recuperamos mais do que o valor investido na contratação da empresa que realizou o serviço. É modernidade e economia de recursos públicos caminhando juntos”, explicou o secretário.

A presidente da Câmara ficou muito empolgada com o que foi mostrado e já entrou em contato com a Prefeitura para dar andamento na implantação da automatização dos serviços prestados à comunidade.

“A Prefeitura Sem Papel e a Câmara Sem Papel é uma realidade que estamos caminhando a passos largos para a implantação. Já recebi informações de que a nossa Prefeitura também está bem avançada nesse assunto. Aqui na Câmara já demos pontapé inicial para isso. Com certeza, todo o Município ganha com essa implantação e o meio ambiente agradece”, concluiu Zilda.

A previsão é que até o início do ano que vem a Câmara de Varginha já esteja com quase a totalidade dos serviços prestados funcionando de forma eletrônica. O objetivo é, além de atender à legislação, facilitar a vida do cidadão, que poderá realizar consultas, solicitar informações e até mesmo fazer pesquisas, tudo de forma online, também reduzir custos com papel, impressão, transporte e promover a preservação ambiental.

Compartilhar no Facebook

Câmara Municipal realiza audiência pública sobre o trânsito : 19/05/2022 17:06

A Audiência Pública sobre o Transporte ocorreu nesta quinta (19), na Câmara Municipal e contou com a presença do vice-prefeito Leonardo Ciacci, acompanhado do Diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Eduardo Sepini, o servidor Anderson Firmino, o diretor e o Comandante da Guarda Civil Municipal, Cleber Sales e Gerson Alves da Trindade, respectivamente.

“Foi muito importante uma vez que o tema Transporte merece toda nossa atenção devido a sua complexidade, uma vez que a cidade é muito dinâmica, está em franco desenvolvimento, e, devido a sua topografia, oferece algumas dificuldades. Porém, é importante salientar que a administração Vérdi e Leonardo vem trabalhando constantemente para solucionar problemas pontuais, a exemplo da construção de uma rotatória no bairro Sanara Maria, onde o trânsito era caótico, o recapeamento asfáltico de diversas ruas e avenidas e até mesmo da iluminação de LED em toda a cidade, gerando mais segurança para motoristas e pedestres”, disse Leonardo Ciacci.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura promove capacitação de servidores municipais : 19/05/2022 17:02

Trata-se de mais uma ação da Prefeitura de Varginha, visando a capacitação dos servidores da administração direta e indireta, no cumprimento das normas que entrarão em vigor a partir de agosto para o setor público, compreendendo entre elas o E-Social, em sua terceira etapa, a EFD Reinf e a DCTFWeb (duas declarações da plataforma Sped), bem como as retenções das contratações de pessoas jurídicas que envolvam contribuições previdenciárias.

"O objetivo é capacitar os servidores para que não tenhamos problemas no cumprimento das obrigações acessórias junto a Receita Federal, e possa ter as declarações bloqueadas como Certidões Negativas de Débito e ISSQN, e isso impedir transferência de recursos voluntários, bem como operações de crédito", explica o Secretário da Fazenda, Wadson Camargo.

Wadson ainda conta que trata-se de uma capacitação importante para o funcionalismo “para que possamos continuar prestando serviço de qualidade para a sociedade”.

Os servidores envolvidos na capacitação são da administração direta, indireta, do departamento de contabilidade, tesouraria e recursos humanos, e uma iniciativa do Poder exercício capacitar os servidores, não apenas da Prefeitura.

Compartilhar no Facebook

Estradas rurais recebem manutenção : 18/05/2022 11:30

Os produtores rurais de Varginha estão sendo assistidos pela Prefeitura que investe na manutenção das estradas rurais.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal da Agricultura, visa facilitar o trânsito dos moradores e trabalhadores rurais, bem como o escoamento da produção.

Na tarde desta terça (17), foram feitos registros na Estrada do Sítio Galante. As benfeitorias envolvem o nivelamento da estrada e nos pontos críticos, cascalhamento, para evitar deslize dos veículos em época de chuva. O resultado positivo já pode ser percebido por quem passa pelos locais atendidos e muitos depoimentos de gratidão chegam à Prefeitura de Varginha.

O secretário de Agricultura, Marcos Batista, destaca que “a Prefeitura está atenta às demandas e age com profissionalismo visando o bem comum e a segurança dos moradores das comunidades rurais”.

Compartilhar no Facebook

Varginha é referência nacional no uso do ArcGis : 18/05/2022 11:26

O ArcGis é uma plataforma de geoprocessamento, coleta e análise de dados, internacionalmente conhecida, produzida pelo Instituto americano ESRI (Environmental Systems Research Institute) e distribuída no Brasil pelo grupo Imagem. Na semana passada, Varginha foi escolhida entre as três cidades nacionais de destaque para se apresentarem no “Workshop GIS/ Governo Municipal”, um evento on line promovido pela organização, cujo objetivo foi divulgar soluções inovadoras, conquistadas por meio da plataforma ArcGIS.

Os resultados obtidos por meio dos aplicativos PNCD Digital (Vigilância Ambiental) e BO Digital/ BOS Digital (Guarda Civil Municipal), ambos desenvolvidos a partir da parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Planejamento e o Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura são considerados “cases” de sucesso para os municípios que utilizam o ArcGIS. Tratam-se de modelos perante as demandas de digitalização, coleta de dados e fiscalização no setor público.

Marcelo Santander, analista de sistemas, afirma que o workshop "foi uma excelente oportunidade para troca de experiências entre as prefeituras que fazem uso da plataforma assim como, para a divulgação das ações que Varginha tem desenvolvido com a digitalização dos trabalhos, a coleta de dados e a fiscalização em campo”.

Daniela Monteiro, encarregada do setor de topografia, enfatiza que práticas como essa significam o reconhecimento pela dedicação da equipe. Segundo ela, “é muito bom ter hoje essa ferramenta disponível tanto para os setores, quanto para as atividades de geoprocessamento”.

Ronaldo Lima, Secretário Municipal de Planejamento, acredita que a validação desse trabalho é motivo de muito orgulho e contribui para incentivar na busca constante de soluções que tragam qualidade ao serviço municipal, além das fronteiras de Varginha.

Compartilhar no Facebook
1 2 3