1 2 3

Distribuidora Modesto, atingido por um incêndio na madrugada desta quarta-feira (20) em Varginha : 20/02/2019 20:53

Confira o que se sabe sobre o incêndio:

- fogo começou entre de meia-noite e 1h e as chamas se espalharam rapidamente;
- não havia ninguém da empresa no local;
- incêndio teria começado no primeiro andar, onde havia material inflamável;
- vizinhos ouviram pequenas explosões;
- prédios vizinhos foram isolados e empresas não funcionaram ao amanhecer;
- fogo ainda está sendo controlado, o combate já passa de 12 horas;
- perícia de Belo Horizonte vai investigar possíveis causas;
- Corpo de Bombeiros faz o combate do lado de fora, devido ao risco de desabamento do prédio;
- empresa não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, mas já tinha um projeto em análise junto aos militares.

Com informações G1 Sul de Minas

A empresa está atendendo local provisóio

A Distribuidora Modesto está atendendo provisoriamente na Rua Zoroastro Franco de Carvalho,608 – B, no Santa Mara.

Veja os contatos

Aline - 98866-2100 (Compras)
Renato - 99136- 2946 (Compras)
Liege - 99143-4588. (Compras)
Priscila 98805-1570 (Financeiro)
Daniele - 99928-9532 (Vendas)
Fábio - 98835 -9903. (Vendas)
Mauricio - 9 8826- 0900 (Vendas)
Vanessa - 99165-3470 (Vendas)
Luís Fernando - 98425-3947 (Suporte técnico)
Hellen - 98823-1643 (RH)

Compartilhar no Facebook

Portaria regulamenta participação de menores neste Carnaval : 20/02/2019 20:48

Portaria da 2ª Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Varginha vai regulamentar a participação de menores de 18 anos em bailes noturnos, diúrnos e em desfiles carnavalescos.

Assinada pela juíza, Maraíza Maciel Costa, a Portaria nº 001/2019, assinada segunda-feira (11), autoriza a presença de maiores de 12 anos e menores de 18 anos a participar de bailes noturnos e desfiles, sob condições especiais.

Está proibida a venda ou entrega de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. O infrator está sufeito à pena de detenção de 2 a 4 anos e multa que pode chegar a R$ 10 mil.

Clubes ou entidades que pretendem realizar bailes noturnos ou diúrnos precisam comunicar esta pretensão ao Juízo da Infância e e Juventude. Na comunicação devem constar os nomes dos dirigentes responsáveis.

Entre 14 e 18 anos

– Adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos podem participar de bailes noturnos, desde que o local esteja autorizado a funcionar;

– Podem participar em Escolas de Samba ou Blocos, sob inteira responsabilidade dos pais ou dirigentes.

Menores de 14 anos

– Desde que a requerimento justificado e ouvido o Ministério Público, garotos de 12 anos podem participar de bailes noturnos;

– Menores de qualquer idade podem participar de bailes dúrnos, até às 18 horas;

– Menor de 10 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis. Ou ainda, com autorização expressa, através de documento escrito com firma reconhecida;

– Menores com idade igual ou superior a 10 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis, estarão sob inteira responsabilidade dos promotores do evento;

– Menores entre 5 e 12 anos podem participar de Blocos e Escolas de Samba, desde acompanhadas dos pais, responsáveis ou pessoas expressamente autorizadas por documento com firma reconhecida;

– Menores de 12 anos ou mais, sem as presenças dos pais, estarão sob a responsabilidade dos dirigentes dos Blocos ou Escolas de Samba.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura inaugura quadra Coberta no Cemei Hortência Corina Ferreira : 19/02/2019 21:32

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai inaugurar nesta quarta-feira (20), a quadra coberta do Cemei Hortência Corina Ferreira, localizado no bairro Catanduvas.

A escola Hortência Corina Ferreira foi criada em 1938, sendo pertencente à rede estadual de ensino. Em 1998, com a desativação da Fundação Rotariana de Varginha, o local foi aproveitado para estudo e capacitação de professores da educação infantil da rede pública municipal. No ano seguinte, a pedido da comunidade, cinco salas de aula de turmas de 06 anos começaram a funcionar como modelo para treinamento de professoras novatas.

O setor de Educação Infantil continuou funcionando na escola, que passou a se chamar Escola Municipal de Educação Infantil “Hortência Corina Ferreira”, em 11 de fevereiro de 1999. A escola passou por obras de ampliação e reforma em setembro de 2016 e, atualmente, atende cerca de 230 alunos com idades entre 04 e 05 anos.

Quadra

Para melhor atender a suas crianças, acolhendo uma antiga reivindicação desta comunidade escolar, visando dar mais conforto para a realização das atividades educacionais externas, foram realizadas a cobertura e restauração da quadra escolar e também a instalação do Parque infantil em área coberta e pintura do espaço com desenhos educativos.

A solenidade contará com a apresentação da música “Era uma vez” pelo coral dos alunos de quatro anos das professoras Analucia, Franceli e Luciene, e dos alunos de cinco anos das professoras Mariza e Juliana, sob o ensaio da professora Lívia.

Compartilhar no Facebook

Bombeiros, prefeituras e Defesa Civil esclarecem sobre segurança de reservatório : 19/02/2019 21:15

Essas e outras ações de segurança foram motivadas pela tragédia que ocorreu em Brumadinho. A PCH Boa Vista Dois pertence à empresa CPFL Energias Renováveis, responsável pela construção, operação e manutenção da pequena central hidrelétrica em Varginha.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 19 de fev de 2019

https://www.youtube.com/watch?v=lrasrs7jJKg

Compartilhar no Facebook

CÂMARA PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR COLETA SELETIVA E DE LIXO ORGÂNICO EM VARGINHA : 18/02/2019 21:47

Na próxima quinta-feira (21), às 18h30, no Plenário da Câmara Municipal de Varginha a população poderá debater sobre as mudanças da coleta de lixo orgânico e coleta seletiva realizadas no Município. A discussão será durante audiência pública solicitada pelo vereador Zacarias Piva e aprovada por todos os vereadores.

Segundo Piva, as alterações ocorridas na coleta do lixo há alguns meses e a ampliação do serviço para todos os bairros da cidade tem se mostrado ineficiente e gerado problemas para moradores e comerciantes. “Não há dúvidas que a coleta seletiva é um marco positivo para a cidade, principalmente na esfera ambiental, pois reciclar é o caminho mais eficaz para reduzir os níveis de poluição, porém há alguns aspectos que precisam ser discutidos e alinhados para sanar alguns problemas que vêm ocorrendo”, justificou.

O vereador ainda informou que ao percorrer alguns bairros nos dias programados para as coletas, pode confirmar uma série de problemas apontados pela população e que vem causando o acúmulo de lixo nas calçadas. “Acredito que a realização de uma audiência pública, com a participação dos vários setores da sociedade, contribuirá para a conscientização da população sobre a importância da colaboração de todos, além de buscar meios para alinhar todos os pontos necessários para melhorar a prestação dos serviços públicos em nossa cidade”, enfatizou.

Todos os interessados em participar devem comparecer na sede da Câmara. A audiência também será transmitida ao vivo pelo Facebook e pelo canal da Câmara de Varginha no Youtube.

Compartilhar no Facebook

Exposição “Memórias do Carnaval” começa nesta terça-feira no Museu Municipal : 18/02/2019 21:30

O Museu Municipal de Varginha promove a partir desta terça-feira (19/02) a exposição “Memórias do Carnaval”. São mais de 40 jornais e fotografias inéditas disponíveis na Sala Nico Vidal, que mostram o carnaval na cidade entre a década de 1890 e a de 1960.

“Vamos retratar o carnaval antigo com jornais a partir de 1894. Naquela época já havia os mascarados que saiam pelas ruas e até assustavam as pessoas”, destaca Cláudio Martins, curador da exposição e coordenador do Centro de Documentação Histórica, onde os arquivos foram consultados.

O público poderá ver ainda fotos de carros alegóricos que começaram a surgir na década de 1920 e do movimento nos bares e nos clubes em que as pessoas se reuniam para brincar o carnaval. Existiam também os corsos, que eram os carros enfeitados. As famílias saiam neles pela Avenida Rio Branco jogando serpentina e lança-perfume nas pessoas.

“Nossa proposta com a Sala Nico Vidal é trazer ao público fotos e arquivos inéditos da cidade, que resgatam um pouco da história e da memória do nosso povo”, explica Apoliano Rios, diretor do Museu Municipal.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, “com a exposição, a Fundação Cultural cumpre seu papel em promover a história da cidade e proporciona sempre novidades aos visitantes no Museu Municipal”.

O horário de visitação é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Museu Municipal fica localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações pelo (35) 3690-2716.

Compartilhar no Facebook

Implantação de plano de contingência na PCH Boa Vista 2 é iniciada em Varginha, MG : 18/02/2019 21:26

Um plano de contingência para acidentes com a PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Boa Vista 2, de Varginha (MG), começou a ser implantado nesta segunda-feira (18). A ideia é preparar os moradores tanto da cidade como da região que poderia ser afetada para um possível rompimento da barragem que forma a represa do local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho será dividido em três etapas:

cadastramento das famílias que moram abaixo da barragem.
elaboração do plano de ação de emergência e apresentação para a população
simulação de acidente junto aos moradores.
Os trabalhos estão sendo realizados pelo Corpo de Bombeiros, por membros da Defesa Civil de Varginha e Elói Mendes e também por funcionários da CPFL Renováveis, que é responsável pela represa.

Primeira fase
Na primeira fase, iniciada nesta segunda-feira, membros do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e funcionários da PCH estão visitando caras de moradores às margens do rio para fazer um cadastramento. A ideia é saber quantas pessoas moram na área e as necessidades especiais em relação à mobilidade.

"Nós queremos saber, nas casas, se o morador realmente mora ou se ele fica só no fim de semana, quantas pessoas moram na casa, a idade dessas pessoas. Se existem problemas de mobilidade, se existe alguma pessoa com deficiência, especial, que precise de algum auxílio para sair de casa. Então está sendo feito todo esse cadastro agora, cadastro prévio, para a gente saber qual é a realidade das pessoas que moram na proximidade da PCH Boa Vista 2", explicou o tenente Douglas Rotondo, do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com o tenente, um estudo hidrológico e o mapeamento da área que possivelmente ficaria alagada caso aconteça o rompimento da barragem foi realizado. Agora a ideia é usar as informações dos moradores para traçar planos mais detalhados.

"Esse levantamento já foi feito, das rotas, agora vai ser complementado com essa visita à população. E, posteriormente, nós vamos levar essa informação à população e dizer para cada pessoa: 'você mora aqui, se acontecer qualquer coisa, você vai correr para essa direção, vai aguardar nesse ponto, que vai chegar o socorro'", disse .

Sem riscos
Ainda de acordo com o tenente Rotondo, neste momento não existe risco de rompimento na represa e o trabalho está sendo realizado pensando na segurança futura dos moradores.

De acordo com os bombeiros, todo o processo de implantação do plano de contingência deve ser finalizado ainda no primeiro semestre de 2019.

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/02/18/implantacao-de-plano-de-contingencia-na-pch-boa-vista-2-e-iniciada-em-varginha-mg.ghtml

Compartilhar no Facebook

Autotrans divulga datas para cadastramento do Passe Escolar : 15/02/2019 21:19

Quem perdeu a data para o cadastro do passe escolar ou se matriculou depois do cronograma estabelecido, a Autotrans irá atender nos sábados, 16 e 23 de fevereiro. O atendimento será no guichê da Aututrans no Terminal Rodoviário das 8h as 16h.
Levar os seguintes documentos:
– Controle de carteirinha (disponibilizado na escola);
– Declaração escolar do aluno (disponibilizado na escola);
– Comprovante de endereço do responsável;
– CPF e RG do responsável.
Fonte: Varginha Online / Foto: Márcio Borges / Varginha Online

Compartilhar no Facebook

4ª CAMINHADA ECOLÓGICA - XÔ MOSQUITO - EM DOMINGOS RIBEIRO DE REZENDE : 15/02/2019 21:11

Alunos, professores e gestores da EM Domingos Ribeiro de Rezende saíram às ruas no entorno da escola, entregando panfletos informativos do problema e orientando os moradores a evitarem o acúmulo de água parada.

A atividade faz parte da programação 4ª CAMPANHA REGIONAL DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI, com o intuito de conscientizar as crianças e seus familiares sobre a importância do combate ao mosquito e às doenças causadas por ele.

A Polícia Militar e agentes da Vigilância Ambiental estiveram presentes, colaborando com a realização da caminhada.

Compartilhar no Facebook

AÇÕES DO PRÓ MANANCIAIS CHEGAM À ZONA URBANA DE VARGINHA : 15/02/2019 21:08

Alunos da Escola Municipal Matheus Tavares realizam o plantio de 150 mudas de árvores na Área de Preservação Permanente no Bairro Sete de Outubro

Com a implantação do Pró Mananciais (do programa Cultivando Água Boa - CAB) a região da Bacia do Ribeirão Santana, na Zona Rural de Varginha já recebeu e continua a ser beneficiada com várias ações ambientais como plantios de espécies nativas, cercamento de Áreas de Preservação Permanentes (APP), implantação de barraginhas, manutenção das estradas rurais e mobilização dos moradores e da população em geral.

Nesta sexta-feira, 15, as ações chegaram à Zona Urbana da cidade. Pela manhã, alunos do 2º e 5 º anos da Escola Municipal Matheus Tavares participaram de uma apresentação educativa com Carlos Roberto, integrante do Comitê Gestor do Programa Pró Mananciais. Logo após, os estudantes foram convidados para caminhada até à Área de Preservação Permanente existente ao longo da Avenida Ricardo Passatuto e da Rua Genésio dos Santos, no Bairro 7 de Outubro, com o objetivo de plantar mudas de árvores.

A previsão era plantar 40, porém diante do entusiasmo e interesse dos alunos o plantio chegou a cerca de 150 mudas. Ao todo, mais de 700 mudas de espécies nativas serão plantadas nessa região pela equipe do Pró Mananciais.

Preparo
Inicialmente o Comitê Gestor, por meio de representantes da COPASA, Prefeitura de Varginha - Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), Secretaria Municipal de Educação (Seduc) - Agenda 2030, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Sosub) – Departamento de Limpeza Urbana e também Vigilância Ambiental, preparou esta APP que possui nascentes que contribuem como o abastecimento do Ribeirão Santana e estava tomado por mato alto e servia como depósito de lixo, além da preparação do conteúdo educativo.

Participação
Participaram dessas atividades no Bairro 7 de Outubro os integrantes do Comitê Gestor do Programa Pró Mananciais (CAB), Luis Carlos Lemos e Carlos Roberto, ambos da Copasa; Rosana Carvalho (secretária municipal de Educação); Eliete Benfica, coordenadora da Agenda 2030 (Seduc); Roberta Cristina Ferreira (Semea), além de Franciene Pederiva, diretora da Escola Matheus Tavares e professoras.

Objetivo
O Programa Pró Mananciais (CAB) traz em seu nome, a ideia da prevenção, do antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a nascente até seu ponto de captação.

Compartilhar no Facebook

Museu Municipal recebe exposição sobre Imigração Italiana em Varginha e região : 14/02/2019 21:10

A partir desta sexta-feira (15/02), o Museu Municipal recebe a exposição fotográfica “Nostra Terra Itália e Varginha”. A iniciativa é do colunista social e historiador, Marcelo Nascimento, e retrata a chegada dos primeiros imigrantes italianos em Varginha, que começou a partir de 1888 com a Abolição da Escravatura.

A história será mostrada por meio dos jornais e fotos da época disponibilizados pelo Centro de Documentação Histórica (Cedoc) da Fundação Cultural. O público poderá ter acesso a documentos ricos em detalhes históricos até o dia 22/02. O horário de funcionamento do Museu é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. O endereço é Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

De acordo com Marcelo Nascimento, “os italianos viveram uma grande luta. São exemplos de trabalho e união nas páginas destes 130 anos de história não só de Varginha, como de todo Brasil. Era uma gente trabalhadora com uma grande visão de empreendedorismo. A exposição mostra em detalhes a bravura daqueles que atravessaram o oceano por uma vida melhor”. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, da Câmara Municipal, do Varginha Online, da Rádio Clube 99.3 e da empresa Cor Laranja Atacadista de Alimentos.

Além da mostra fotográfica, na sexta-feira (22/02), às 19h, haverá uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. Já às 22h, acontecerá uma Noite Italiana no Salão Nobre do Clube de Varginha. A entrada da confraternização será por adesão. O colunista está convidando pessoalmente as famílias italianos e seus descendentes. Mais informações pelo (35) 9 8898-0807.

Compartilhar no Facebook

Varginha em 10º lugar na geração de empregos nos pequenos negócios : 13/02/2019 21:22

O saldo de emprego gerado pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras em 2018 foi quatro vezes maior que o das Médias e Grandes Empresas (MGE). É o que aponta o levantamento feito pelo Sebrae Minas, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que mostra ainda os setores, as ocupações e o ranking dos municípios que tiveram o melhor desempenho no ano passado.

Varginha ocupa o 10º lugar entre os municípios de Minas Gerais com maior saldo gerados pelas MPE em 2018. Levantamento completo pode ser encontrado no portal do Correio do Sul (www.correiodosul.com)

No acumulado de 2018, Minas Gerais teve o segundo melhor saldo de empregos gerados pelas MPE no país, 57.071 vagas, atrás apenas de São Paulo (167.066 vagas).
O resultado dos pequenos negócios mineiros foi 36% maior que o saldo gerado em 2017 (36.055 vagas).

“É importante lembrar que o saldo de empregos se refere a diferença entre as contrações e demissões ocorridas no período”, explica a analista do Sebrae Bárbara Alves.

No ranking das cidades mineiras que tiveram o melhor desempenho na geração de emprego pelas MPE no ano passado, Belo Horizonte ficou em primeiro lugar com o saldo de 11.319 vagas.

“O resultado colocou a capital mineira na 4ª posição da lista das cidades brasileiras onde as MPE geraram mais empregos”, complementa Bárbara.

Também tiveram destaque no ranking do saldo de empregos: Contagem (4.012 vagas), Uberlândia (3.304 vagas), Betim (1.904 vagas), Montes Claros (1.657 vagas), Sete Lagoas (1.521 vagas), Ipatinga (1.325 vagas), Juiz de Fora (1.061 vagas), Uberaba (859 vagas) e Varginha (799 vagas).

O setor de serviços (32.929 vagas) concentrou mais da metade (57%) do saldo de empregos gerados pelas MPE mineiras.

As ocupações que tiveram a maior parte das vagas abertas pelas MPE mineiras foram: servente de obras (6.012 vagas), alimentador de linha de produção (4.885 vagas), faxineiro (3.799 vagas), atendente de lojas e mercados (3.625 vagas) e motorista de caminhão – rotas regionais e internacionais (3.350 vagas).

Compartilhar no Facebook

Repasse da Lei Piva aumenta e beneficia outros municípios de Minas Gerais : 13/02/2019 20:58

Foi aprovado na reunião nesta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Varginha, o Projeto de Lei que aumenta o valor do repasse da Lei Piva para o Município. Até então, a Copasa era obrigada a repassar à Prefeitura da cidade, mensalmente, 3% da receita operacional líquida. Agora, o valor subiu para 4% da receita operacional líquida, o que representa um aumento de cerca de R$ 60 mil mês e que pode chegar a R$ 720 mil ao ano. De 2017 até hoje já foram repassados para o Fundo Municipal de Saneamento Básico de Varginha o valor de R$ 2.641.479,46.

Além disso, o projeto também comunica que a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – Arsae – agora reconhece esse repasse das empresas prestadoras aos Fundos Municipais de Saneamento para todos aqueles municípios que cumprirem alguns requisitos pré-estabelecidos. Uma iniciativa inaugurada em Varginha e que agora tem alcance em todo o estado de Minas Gerais.

A notícia foi comemorada por todos os vereadores, principalmente pelo vereador Zacarias Piva, autor de uma emenda que permitiu a criação do Fundo Municipal de Saneamento Básico em 2017, conhecida como Lei Piva. “Eu fico muito satisfeito de ver que uma iniciativa minha, aprovada nesta Casa, consiga reverter em tantos benefícios para nossa população. Através da Lei Piva já conquistamos obras de melhorias nas redes pluvial, de água e esgoto de várias áreas de nossa cidade, como na avenida Plínio Salgado, Parque Rinaldi, Jardim Ribeiro e Vila Barcelona. Agora com esse aumento de cerca de R$ 60 mil reais mensais, esperamos que áreas ainda necessitadas, como avenida Otávio Marques de Paiva, por exemplo, também sejam atingidas por esse benefício”, disse Zacarias.

REFERÊNCIA ESTADUAL

Desde quando a Lei Piva foi criada, o vereador Zacarias Piva é convidado para explicar a vereadores de outras cidades como se cria o Fundo Municipal de Saneamento Básico, que permite que as concessionárias que prestam serviço de água e esgoto possam devolver aos municípios parte do valor que arrecadam e que esse valor seja revertido em obras para melhorar a qualidade de vida da população.

Compartilhar no Facebook

Escola é interditada e alunos são dispensados por contaminação em Varginha, MG : 13/02/2019 20:42

Cerca de 550 estudantes do Ensino Fundamental e Médio tiveram que ser dispensados na manhã desta quarta-feira (13) depois da Escola Estadual Antônio Correia de Carvalho ser interditada em Varginha (MG). O motivo é que a caixa d´água do colégio está destampada há meses e a Vigilância Ambiental constatou que a água foi contaminada.

A prefeitura tomou a decisão de interditar a escola depois do diretor da escola dizer que o Estado não tem condições de fechar a caixa d'água por agora. A amostra da água foi coletada há 15 dias e uma empresa que presta serviços para a prefeitura foi contratada para fazer a limpeza da caixa. No entanto, se ela não for fechada, o risco de contaminação continua.

Segundo o encarregado da Vigilância Ambiental, José Donizete de Souza, foram encontrados coliformes fecais na água, o que pode provocar doenças intestinais como diarreia, vômito e mal estar. Um funcionário da escola chegou a ficar internado três dias no hospital por causa da água.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, por enquanto não tem uma previsão de quando vai conseguir resolver o problema.

Compartilhar no Facebook

HORA DA VERDADE: DESAFIO 15 DIAS VARGINHA VERÃO BATE RECORDE : 13/02/2019 20:41

O evento foi marcado por várias novidades; meia tonelada de quilos eliminada

Ao todo foram 498kg eliminados no #DESAFIO 15 DIAS VARGINHA VERÃO oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL. O resultado foi divulgado na noite dessa terça-feira, 12, após o dia de avaliação física. O organizador, professor da SEMEL, Flávio Henrique Pontes anuncia que “é recorde absoluto e essa meia tonelada de peso eliminada é quase o dobro da edição passada que – detalhe - foi de 21 dias”.

Os números comprovam o crescimento do evento: 227 pessoas cumpriram todas as tarefas e terminaram fazendo a avaliação final; foram 463cm de cintura eliminados (4,63m); 298cm de quadril eliminados (2,98m). “Tudo isso que foi eliminado significa mais saúde para a nossa população, menos triglicérides alto, menos colesterol alto, menos pressão alta e principalmente menos filas nos postos de saúde, já que uma população mais ativa e saudável tem menos dores e menos doenças”, avalia Flávio.

Na hora da avaliação, o participante recebeu uma ficha explicativa contendo valores, por exemplo, de percentual de gordura, PG (peso gordo), PM (peso magro). “Tem pessoas que não perderam peso, mas aumentaram a massa muscular e o peso magro, o que é bom, além disso, o percentual de gordura tem que ter baixado”, explica. Foi muito suor e determinação nesses dias. No último sábado, por exemplo, a turma fez a Caminhada da Pedreira Santo Antônio, saindo da Academia de Rua em frente ao Batalhão da PM, no alto do Sion. Subidas, descidas, trechos alagados somados à paisagem inigualável da natureza.

A conclusão é que 700 fizeram a inscrição, 450 fizeram a avaliação inicial e 227 cumpriram todas as tarefas inclusive de reeducação alimentar e atividades físicas. “Muitas pessoas foram eliminadas por não cumprir alguma das etapas, mas isso não quer dizer que abandonaram o Desafio, ou seja, muitas continuaram indo às aulas e às atividades e por outro lado, muita gente que não fez inscrição foi às aulas também”, analisa o organizador. “Agradecemos a todos os participantes, apoiadores e colaboradores que contribuem efetivamente para o êxito desse projeto que tem tirado pessoas da depressão, que tem devolvido a autoestima a muita gente e propiciado novas amizades”, ressalta o professor. O projeto conta com vários apoiadores como é o caso do SEST SENAT que enviou dezenas de brindes para serem sorteados visando incentivar os participantes. O agradecimento vai também para todos os professores que contribuíram para o sucesso absoluto.

Esse Desafio também foi marcado por novidades como a participação da Associação Cultural Bateria Nota 10 da Vila Mendes, crianças aprendendo sobre reeducação alimentar e coreografias que vão ser sucesso nesse Carnaval.

Os vencedores serão anunciados na noite de sexta-feira, 15, durante a festa de encerramento e confraternização na casa de Eventos Espaço Livre.

Os próximos Desafios serão em maio e setembro e o último de 2019 será no fim do ano, todos interligados para incentivar as pessoas a realmente adotar novos hábitos saudáveis. A SEMEL já realizou cinco Desafios (um de 21 dias, outro de 10 dias e três de 15 dias).

E agora?

As atividades nas Academias de Rua continuam normalmente e as turmas agora passam para uma nova etapa no treinamento. Até o Carnaval as aulas estão garantidas de segunda à sexta-feira, na Academia de Rua da Vila Paiva, a partir das 18h com corrida, caminhada e funcional visando ajudar a população a entrar em forma e sair do sedentarismo. Sábado as atividades são no início da manhã.

Compartilhar no Facebook

4ª CAMPANHA REGIONAL DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI : 12/02/2019 21:05

Parceira da EPTV na 4ª CAMPANHA REGIONAL DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI, a Prefeitura de Varginha, por meio do Setor de Vigilância Ambiental, programou uma semana com ações, 11/02 a 16/02/2019, envolvendo a comunidade, com atividades voltadas para todos os públicos, em diferentes pontos da cidade.

Na segunda-feira, (11/02), o CEMEI Ângela Aparecida Moreira, bairro Sagrado Coração, recebeu a apresentação de Teatro de Fantoches, com a Peça “XÔ MOSQUITO”, mais atividades em salas de aula e panfletagem e orientação no bairro. Às 18h a equipe da Vigilância Ambiental, sob o comendo do coordenador do setor, José Donizete Souza, participou das reunião na Câmara Municipal, apresentando os trabalhos realizados no combate ao Aedes Aegypti aos vereadores.

Hoje, dia (12/02), no CRAS - Centro de Inclusão e PSF do Novo Tempo, haverá a apresentação de Teatro de Fantoches, coleta de materiais que acumulam água (entrega de medalhas), pintura de rosto das crianças e pintura de desenhos, mais panfletagem e orientação aos moradores do bairro.

Amanha, quarta-feira, (13/02), entre 7h30 e 13h, acontecerá o Mutirão de limpeza no Bairro Centenário (segunda parte), Teatro de Fantoches e outras apresentações no CEMEI Nossa Senhora das Graças, a partir das 9h.

Na quinta-feira, (14/02/19), foi programado uma grande ação nos dois períodos, manhã e tarde, envolvendo todas as Escolas e CEMEIs do Município, um total de 33 estabelecimentos Educacionais, com a Coleta de Materiais que acumulem água, pelos alunos, com a distribuição de medalhas, sorteio de camisetas da 4º Campanha EPTV e atividades com relação a prevenção e erradicação do vetor Aedes Aegypti.

Para a sexta-feira, (15/02), a partir das 14h, na sede do PROPAC II, Vila Barcelona, foi agendada uma reunião entre o prefeito Antônio Silva e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Vérdi Melo e os Agentes de Combate às Endemias, com apresentação dos trabalhos realizados pelo Setor de Vigilância Ambiental no Combate ao Aedes, apresentação do Teatro de Fantoches e da Cantora Renata Batista, coordenadora da unidade III do CDCA, no Padre Vitor.

As atividade se encerrarão no sábado, dia 16, Dia D da Campanha, das 7h30 às 13h30 horas, quando todos os agentes partirão da Concha Acústica para visitar todos os imóveis do Centro da Cidade, Vila Pinto e Vila Floresta, fazendo o trabalho de tratamento e eliminação de depósitos de água parada e realizando panfletagem e orientação aos moradores.

A partir das 8h acontecerá a BLITZ EDUCATIVA no Centro de Varginha, coma participação da Guarda Municipal e dos Agentes de Saúde. Às 9h terá início a aula de ZUMBA na Concha Acústica, com professores da Semel – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, fechando com atividades na Concha.

Compartilhar no Facebook

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DIVULGA CALENDÁRIO DE PRÉ CONFERÊNCIAS : 11/02/2019 21:09

Entre os dias 26 a 29 de março de 2019, acontecerá em Varginha a “8º Conferência Municipal de Saúde”.

Para garantir uma ampla discussão do documento orientador com tema “Democracia e Saúde”, a comissão organizadora do evento, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, estarão promovendo 06 Pré-conferências em diversas regiões da cidade. A primeira será nesta terça-feira, 12 de Fevereiro, conforme programação abaixo.

A participação é livre e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas tanto nas unidades de saúde quanto no local do evento. Mais informações através do 3690-2211.

PROGRAMAÇÃO das PRÉ-CONFERÊNCIAS de SAÚDE

Dia: 12/02/2019 TERÇA
Das 18h30 às 21h30

Escola Municipal São José Av. Boa Vista, 220 – São Geraldo
Dia: 14/02/2019 QUINTA
Das 18h30h às 21h30

ARTEPRECONFERENCIAS

Escola Municipal Prof. Helena Reis CAIC II Alam. das Garças, 01 Parque das Acácias
Dia: 20/02/2019 QUARTA
Das 18h30 às 21h30

Escola Municipal Antônio de Pádua Amâncio R. Dom Joseph Kallas, 28 - Vila Murad
Dia 22/02/2019 SEXTA
Das 18h às 21h

Unidade Básica de Saúde Martins
Dia: 25/02/2019 SEGUNDA
Ds 18h30 às 21h30

cola M. Dr. Jacy de Figueiredo CAIC I Av. Manoel Vida S/N – Imaculdada
Dia: 27/02/2019 QUARTA
Das 18h30h às 21h30

Escola Municipal José Augusto de Paiva R. Ver. José Dália, 146 - Santana

Compartilhar no Facebook

CANCELAMENTO: “A BELA E A FERA – O ESPETÁCULO MUSICAL” : 11/02/2019 20:53

Informamos o cancelamento do espetáculo “A Bela e a Fera – o Musical”, que seria realizado no próximo sábado (16/02), às 19h, no Theatro Municipal Capitólio. A produtora responsável ressaltou a inviabilização da logística do evento devido ao processo de revitalização da Rua Presidente Antônio Carlos.



As pessoas que compraram o ingresso pelo site terão o valor pago estornado na fatura do cartão. As que compraram na Pré-Festa, poderão solicitar a quantia na Rua Dona Zica, 46 A – Vila Pinto.

Compartilhar no Facebook

CDCA recebe a visita do Delegado Regional de Varginha : 08/02/2019 19:09

O CDCA recebeu a visita do Dr. Wellington Clair, Delegado Regional da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais – e professor universitário da FACECA – visando intensificar a relação da entidade com o Poder Público de Segurança do Município, além de delinear ações propositivas e diretas no que se referem as políticas públicas de segurança para crianças e adolescentes.

A Coordenadora Geral, Maria Alice Barros Bemfica, apresentou o CDCA para o Dr. Wellington, relatando das atividades educativas, oficinas temáticas e atendimentos sociais do mesmo no decorrer dos mais de 30 anos de trabalho ininterrupto da entidade.

Para Maria Alice, “estreitar os laços com os mais diversos poderes, em especial de segurança pública, é situação essencial para a convivência harmoniosa e positiva das pessoas em seu meio social”.

A visita contou com a participação mais que especial do vereador “Buiú do Ônibus” e da Drª. Fernanda Souza, assistente do Delegado Regional que firmaram seu compromisso ético e social com as crianças e adolescentes, tão importante para a concretização de seus sonhos e ideais.

Compartilhar no Facebook

Novo fórum de Varginha deve ficar pronto em 2021 : 08/02/2019 19:07

O desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, anunciou nesta quinta-feira (7) a construção do novo fórum de Varginha. Segundo o desembargador, as obras devem ser concluídas até 2021.

O novo prédio do fórum de Varginha terá seis pavimentos e espaço suficiente para a instalação de 13 varas, centralizando todo atendimento jurisdicional da comarca, segundo divulgado pelo TJMG. A estrutura deve ser construída na Rua Um, s/nº, Bairro das Palmeiras.

Agora o projeto deve passar por licitação para determinar a empresa responsável pelas obras.

Atualmente a comarca atende também Carmo da Cachoeira, Monsenhor Paulo e o distrito de Palmital do Cervo. Ela é dividida em três prédios, sendo dois alugados, conforme o tribunal. Em uma unidade está localizado o fórum cível e criminal, em outra os juizados especiais, e na terceira o arquivo da comarca.

Segundo dados do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo), em 2018 foram distribuídas na comarca 20.523 ações, julgados 22.283 processos e proferidas 26.532 sentenças.

Compartilhar no Facebook

Theatro Capitólio receberá melhorias por meio do ICMS Cultural : 06/02/2019 21:28

Na última semana o diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Lindon Lopes, fez uma visita ao Theatro Municipal Capitólio junto com a arquiteta, Danielle Guimarães, e o chefe de Operações e Controle Técnico, Humberto Xavier. A equipe foi recebida pelos servidores do Theatro, Alessandro Di Carli e Valdiney Moura.

O superintendente averiguou e planejou medidas que precisam ser tomadas em caráter de urgência no 1º semestre deste ano. Segundo Lindon Lopes, “está prevista a compra de equipamentos como caixas amplificadas, mesa de som, microfones com fio e sem fio e data show. Será feita ainda a troca dos pisos em taco, com raspagem, calefação e envernização, a revitalização dos ladrilhos do hall e do foyer, além do conserto e ajuste das cadeiras da plateia”.

Compartilhar no Facebook

SESSÕES DA CÂMARA DE VARGINHA RETORNAM E SÃO FORMADAS AS COMISSÕES PERMANENTES PARA 2019 : 06/02/2019 16:40

As sessões legislativas da Câmara Municipal de Varginha retornaram nesta segunda-feira (4) sob a condução da nova Mesa Diretora, formada pelo presidente, vereador Dudu Ottoni, vice-presidente, vereador Marquinho da Cooperativa e secretário, vereador Carlos Costa. Também foram eleitas as Comissões Permanentes, responsáveis por emitir os pareces de todos os projetos que tramitam na Câmara, que ficaram assim compostas:

COMISSÃO DE JUSTIÇA, LEGISLAÇÃO E REDAÇÃO FINAL:

Presidente: Cláudio Marcírio Vidal Abreu (PTB)
Secretário: Leonardo Vinhas Ciacci (PP)
Vogal: Zilda Maria da Silva (PSDB)

COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO:
Presidente: Zacarias Abrão Piva (PP)
Secretário: João Martins Ribeiro (PSC)
Vogal: Carlos Lúcio Ferreira (SD)

COMISSÃO DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA, PROMOÇÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER:
Presidente: Fernando Guedes de Oliveira (PTB)
Secretário: José de Alencar Santana Faleiros (PSDB)
Vogal: Josué Campos Narciso (PODE)

COMISSÃO DE VIAÇÃO, OBRAS PÚBLICAS, AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA:
Presidente: Anderson José Firmino (PODE)
Secretário: Celso Ávila Prado (PSB)
Vogal: Pastor Fausto da Silva França (PR)

A primeira reunião também foi marcada pela presença do ex-deputado estadual, ex-prefeito de Varginha, ex-presidente da Câmara e ex-vereador, Eduardo Ottoni, pai do atual presidente, Dudu Ottoni.

Feliz em acompanhar a primeira reunião ordinária presidida pelo filho, ele falou, emocionado, sobre o fato histórico. “Acredito que desde 1940, não há registros de pai e filho que tenham ocupado a cadeira da presidência da Câmara e isso me deixa muito orgulhoso. Desejo sucesso ao meu filho, que ele atenda aos anseios da nossa população e continue honrando a nossa família”, disse o ex-prefeito.

NOVOS PROJETOS

Os vereadores se manifestaram, falaram sobre os trabalhos que continuaram durante o recesso e sobre a expectativa para este ano.

“Continuaremos várias ações importantes, como o Câmara nas Escolas, Câmara nas Empresas, a Escola do Legislativo, além de ações novas, como o Câmara Social, que implantaremos neste ano de 2019, quando iremos visitar as entidades sociais que fazem um trabalho muito importante em nossa cidade e ver o que podemos apoiar para ampliar e melhorar essas ações desenvolvidas em Varginha. Outro ponto importante é o Plano Diretor, que continuaremos a analisar e votar, sem ter pressa, pois é um projeto que traça o futuro da nossa cidade para os próximos 10 anos. Nossa expectativa para 2019 é a melhor possível e contamos cada vez mais com a participação da população para fazer uma gestão totalmente participativa”, explicou o presidente da Câmara.

Compartilhar no Facebook

Plano de emergência preocupa moradores próximos ao Rio Verde : 05/02/2019 21:12

Moradores ribeirinhos da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Boa Vista II, da CPFL Renováveis, em Varginha (MG), estão preocupados após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). O motivo é que até agora nenhum plano de ação emergencial foi apresentado pela empresa responsável pela represa.

"Ninguém fez uma visita, explicou alguma solução, algum processo diferente que a gente tenha que fazer por algum motivo de acidente dessa barragem", disse o empresário Moysés Prado Ferreira.

Num raio de 15 quilômetros, após a barragem, existem várias comunidades. A estimativa é de que a população ribeirinha seja de cerca de 150 a 200 moradores. Nenhum deles teve acesso a um plano de ação emergencial.

"Vamos supor que aconteça um acidente, nós não vamos ver nada, então me preocupa, eu acho que isso aí, até as autoridades têm que se preocupar. É algo que eu acho que não deveria estar funcionando, não deveria ter enchido o reservatório sem estar esse plano junto à comunidade", disse o ambientalista Ronipeterson Landim Costa.

Para conseguir o licenciamento ambiental para a construção da central hidrelétrica, a CPFL, que é a companhia responsável, teve que apresentar um plano de ação emergencial à Supram, a Superintendência Regional de Regularização Ambiental. A companhia informou que também cadastrou esse plano nas prefeituras de Elói Mendes e Varginha.
No entanto, a principal etapa, de repasse dessas medidas de segurança para os moradores da região, nunca aconteceu.

"Como que um plano de emergência é confidencial? Isso para mim não existe", questionou o ambientalista.

Plano só na prefeitura
No fim do ano passado, o Corpo de Bombeiros chegou a pedir o plano de ação na Defesa Civil e na Secretaria de Obras e Meio Ambiente de Varginha. Mas ele só foi encontrado no gabinete da prefeitura.

"Foi uma questão burocrática nossa que aconteceu, mas na verdade logo que esse documento chegou, o prefeito e o pessoal da CPFL apresentou para todos os secretários, um desses secretários é o chefe da Defesa Civil, que é o secretário de Obras, e o secretário de Planejamento, de Indústria, Meio Ambiente, todos nós tomamos conhecimento da chegada desse plano de emergência e que ele já se encontrava, inclusive ele foi analisado por cada uma das áreas", disse o secretário de Planejamento, José Manoel Magalhães Ferreira.

Ainda segundo o secretário, os moradores só não foram informados porque ainda faltam duas etapas: uma de elaboração de um plano de contingência e outra de uma simulação de emergência, aí sim, com a população envolvida.

"O próximo plano é construído conjuntamente, prefeitura, CPFL, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, todos agora juntos constroem esse plano, agora no início de fevereiro nós já vamos começar a construí-lo", completou o secretário.

A Pequena Central Hidrelétrica de Varginha começou a ser construída em 2017. Com a inundação, no ano passado, ela ocupou uma área de cerca de 60 hectares. Diferente de Brumadinho, onde havia rejeitos de minério de ferro, a barragem retém água, mas no caso de um rompimento, poderia provocar uma espécie de tsunami sobre as casas. Por isso, a importância de uma orientação sobre o que fazer no caso de uma emergência.

"A gente fica apreensivo sim, se acontecer não dá tempo de nada, como foi o acidente lá em Brumadinho", disse a técnica administrativa Luciene Pompeu Silva.

O outro lado
Em nota, a CPFL Renováveis reforçou que os planos de ação de emergência dos municípios de Elói Mendes e Varginha foram entregues aos prefeitos das duas cidades. A empresa informou ainda que a central hidrelétrica é devidamente monitorada e inspecionada e atende aos parâmetros de segurança estabelecidos pela legislação brasileira.

Já a Prefeitura de Varginha informou que uma reunião com a CPFL deve acontecer na próxima sexta-feira (8), quando a Defesa Civil receberá o material dos planos de contingência.

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/02/05/falta-de-divulgacao-de-plano-de-emergencia-preocupa-moradores-proximos-a-barragem-em-varginha.ghtml

Compartilhar no Facebook

Hospital Regional recebe novos aparelhos : 05/02/2019 21:06

O vereador Delegado Celso Ávila esteve no Hospital Regional do Sul de Minas para acompanhar a entrega e o funcionamento de importantes equipamentos que foram adquiridos por meio de emenda parlamentar, destinada pelo deputado federal Edson Moreira e que foi fruto de um pedido do vereador.

“Em um trabalho conjunto com o deputado Edson Moreira, conquistamos três ventiladores pulmonares, que foram destinados ao Hospital Regional e vão, agora, beneficiar a população de grande parte do Sul de Minas. Agradecemos ao deputado pelo empenho em nos destinar essa verba”, disse o Delegado Celso.

O diretor do Hospital, Rogério Bueno, agradeceu o empenho do vereador e a dedicação do deputado em encaminhar essa verba.

“Esses equipamentos são de última geração e serão destinados para as pessoas que necessitam de um suporte mecânico de ventilação. São equipamentos de alto custo, no valor de mais de R$ 51 mil reais cada um deles. É um alto investimento, para salvar aquilo que é mais precioso, que é a vida das pessoas. Fico muito agradecido pelo trabalho do vereador Delegado Celso, em conjunto com o deputado Edson Moreira”, disse Rogério.

O vereador ainda destacou que ainda foram mais equipamentos destinados pela emenda parlamentar, em um total de R$ 231 mil reais. “Ficamos satisfeitos em poder colaborar, independentemente de sigla partidária, temos feito nosso trabalho e contribuído em benefício da nossa população”, concluiu Delegado Celso Ávila.

Compartilhar no Facebook

Proprietários de imóveis com focos do Aedes aegypti podem ser multados : 05/02/2019 21:04

Para denunciar possíveis focos do mosquito, envie mensagem pelo e-mail denguedenuncias@varginha.mg.gov.br ou ligue para 3690-2230 e 153.
TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 5 de fev de 2019

https://www.youtube.com/watch?v=m_GHIYnc1t4

Compartilhar no Facebook

CCCMG abre pré-inscrições para o Curso de Classificação e Degustação de Café : 04/02/2019 19:41

Estão abertas as pré-inscrições para o 22º Curso de Classificação e Degustação de Café do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG. O prazo vai até o dia 15 de fevereiro. O curso é realizado apenas uma vez por ano e acontecerá entre 12 de março a 13 de junho, sempre às terças e quintas-feiras. O objetivo é promover e valorizar o tema café, onde o aluno vai aprender a classificar o grão, além de degustar variados tipos de bebida para a escolha do primordial produto. A iniciativa tem a finalidade de capacitar tecnicamente profissionais para atuar no mercado.

Para participar do curso é necessário ter idade mínima de 18 anos, ter completado o 2º grau, apresentar o atestado de sanidade bucal (documento que se consegue com seu dentista após inspeção e solicitado após ser selecionado para realização do curso), e comprovante de vínculo empregatício com empresa associada ao CCCMG (caso o inscrito seja associado. Se o inscrito não for associado, este documento não é necessário).

Está previsto inicialmente a abertura de 24 vagas. O curso será realizado das 19h às 22h. O investimento do curso será de R$2.490,00 para associados e R$3.490,00 para não associados, podendo ser parcelado em 3 vezes no cheque (entrada, 30 e 60 dias). Todos os participantes recebem apostilas.

O curso é muito tradicional no país e existe há muitos anos. Surgiu na década de noventa. Em 2019 será a vigésima segunda edição do evento. Inicialmente o curso era só classificação e degustação. Como o mercado exige um conhecimento geral do café acrescentou-se outras matérias de outros segmentos. As aulas são ministradas por 15 profissionais da área que alternam conteúdos teóricos e atividades práticas ao longo do curso.

Além da classificação física e sensorial, também é realizada a degustação. É apresentado aos alunos cafés do todo o Brasil e vários assuntos são abordados como história, transporte, economia, dentre outros. A avaliação do processo de capacitação é feita através de atividades desenvolvidas em sala de aula. Para obtenção do certificado será exigida a frequência mínima de 80% da carga horária.

O curso é inteiramente realizado na sede do CCCMG, localizado à Rua do Comércio de Café, 185 – Bairro Industrial Reinaldo Foresti – Varginha/MG.

Interessados em participar do curso devem acessar o site www.cccmg.com.br fazer o download da ficha de inscrição, preencher os dados, reunir a documentação e enviar para o e-mail cccmg@cccmg.com.br ou entregar pessoalmente na Secretaria da instituição. O recebimento do e-mail pode ser confirmado com Viviane no telefone (35) 3214-2122 ou diretamente pelo e-mail.

Salientamos que esta pré-inscrição não garante uma vaga no curso, pois há grande procura que excede o número de vagas disponíveis.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura começa segunda etapa de obras no Centro de Varginha : 04/02/2019 19:31

A Prefeitura de Varginha (MG) retoma nesta segunda-feira (4) as obras de revitalização do Centro da cidade, em uma segunda etapa de trabalho. Desta vez, o foco dos trabalhos será em trechos da rua Presidente Antônio Carlos.

A previsão inicial era de que as obras tivessem começado no dia 21 de janeiro. No entanto, foram adiadas por conta do movimento no comércio no início de ano, principalmente pela compra de material escolar.

O trecho que irá receber a segunda etapa das obras está entre a rua São José e a Deputado Ribeiro de Rezende. O local, em frente ao Theatro Capitólio, ficará interditado para o trânsito de veículos por cerca de seis semanas. Entre as melhorias, estão a troca de pisos, aumento e reforma das calçadas e a substituição do asfalto.

"As calçadas vão ser trocadas. Todo o piso, vamos vir com ladrilho hidráulico uniforme desde o início. No lugar do asfalto, será colocado o piso intertravado para ter melhor impermeabilidade", explica o secretário de planejamento José Manoel Magalhães.

Além das melhorias, será instalada a sinalização tátil para deficientes visuais. "Também já foi autorizado fazer o estudo técnico da iluminação do Centro e depois disso vamos por etapas, regulamentar as fachadas, uso das calçadas", completa.

A primeira etapa das obras foi feita começou em junho de 2018 nas ruas Álvaro Costa, Deputado Ribeiro de Rezende, São Paulo e Travessa Monsenhor Leônidas. O projeto deve receber um investimento de R$ 1 milhão de emenda parlamentar e mais R$ 146 mil de contrapartida do município.

Compartilhar no Facebook

EMPREENDEDORES CULTURAIS TERÃO OFICINA SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTAS : 31/01/2019 19:52

O Conselho Municipal de Incentivo à Cultura (Comic) realiza na próxima quinta-feira (07/02), das 13h30 às 16h30, uma oficina sobre prestação de contas para os empreendedores culturais que tiveram projetos aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura em 2018 e 2019.

O treinamento será ministrado no Museu Municipal pela equipe da Secretaria Municipal de Controle Interno. Além de destacar a prestação de contas, serão repassados os itens do edital com foco nas planilhas orçamentárias, nos pagamentos e na captação de recursos.

A presidente do Comic, Ana Luiza Romanielo, reforça que a presença dos empreendedores é fundamental para a boa administração dos recursos provenientes da renúncia fiscal.

“Todo recurso investido em cultura se multiplica em ações que impactam milhares de pessoas. Com a oficina, queremos que o processo se torne mais cada vez eficiente e transparente”, destaca Ana Luiza.

As inscrições poderão ser feitas até quarta-feira (06/02) pelo telefone (35) 3690-2705 ou pelo e-mail comic@fundacaoculturaldevarginha.com.br.

Compartilhar no Facebook

Segunda etapa da Revitalização do Centro começa segunda-feira (04/02) : 31/01/2019 19:49

A Prefeitura de Varginha inicia na próxima segunda-feira (4), a próxima etapa das obras de Revitalização no Centro da cidade.

Segundo o secretário de Planejamento, José Manoel Magalhães Ferreira, as obras serão realizadas na avenida Presidente Antônio Carlos, no trecho compreendido entre a Av. São José e Rua Deputado Ribeiro de Rezende.

Serão trocados os pisos das calçadas e reforma, substituição do asfalto por piso intertravado na pista, que ficará temporariamente interditada.

O projeto, estimado em R$ 1,146 milhão, contou com de emenda parlamentar de R$1 milhão, e R$146 mil de contrapartida do município.

Compartilhar no Facebook

OBRA DA PRAÇA DOM PEDRO II DEVE SER CONCLUÍDA EM ABRIL : 30/01/2019 21:08

Está prevista para o início de abril a conclusão da obra de revitalização da Praça Dom Pedro II, carinhosamente conhecida como Jardim do Sapo. O conjunto paisagístico é tombado como patrimônio cultural de Varginha desde 2000.

De acordo com José Roberto Bueno Pelloso, diretor do Departamento de Engenharia da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, 70% da obra está concluída, sendo que toda a pavimentação foi refeita em pedra São Thomé e alguns canteiros foram elevados para preservar as raízes das árvores centenárias.

Todos os bancos estão sendo restaurados e o coreto receberá novos ladrilhos, pintura e revestimento. O projeto de paisagismo e iluminação também já está sendo implementado para garantir a beleza e a segurança do local.

O projeto é de autoria da arquiteta da Fundação Cultural, Danielle de Souza Guimarães, com execução da Resende e Resende Construtora Ltda. A obra está sendo custeada com recursos próprios do município no valor de R$ 417.397,63.

Compartilhar no Facebook

Theatro Capitólio receberá melhorias : 29/01/2019 19:50

Na manhã desta terça-feira (29/01), o diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Lindon Lopes, fez uma visita ao Theatro Municipal Capitólio junto com a arquiteta, Danielle Guimarães, e o chefe de Operações e Controle Técnico, Humberto Xavier. A equipe foi recebida pelos servidores do Theatro, Alessandro Di Carli e Valdiney Moura.

O superintendente averiguou e planejou medidas que precisam ser tomadas em caráter de urgência no 1º semestre deste ano. Segundo Lindon Lopes, “está prevista a compra de equipamentos como caixas amplificadas, mesa de som, microfones com fio e sem fio e data show. Será feita ainda a troca dos pisos em taco, com raspagem, calefação e envernização, a revitalização dos ladrilhos do hall e do foyer, além do conserto e ajuste das cadeiras da plateia”.

Para as contratações, serão usados os recursos provenientes do FUMPAC (ICMS Cultural).

Compartilhar no Facebook

Primeiro aulão do Desafio 15 Dias Varginha é sucesso de participação : 29/01/2019 19:48

Nesta segunda-feira (28) teve início o Desafio 15 dias Varginha etapa Verão. A academia de Rua do Alto da Vila Paiva ficou lotada, aproximadamente 600 pessoas participaram da abertura do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Varginha por meio da Semel e com a coordenação do professor Flávio Pontes.

Durante 15 dias, todos serão incentivados a participar das atividades físicas para combater o sedentarismo e adotar hábitos saudáveis de alimentação. Dentre as atividades estão: ginástica aeróbica, treino funcional, H.I.T, dance mix, zumba, caminhada e corrida.

Os participantes inscritos no projeto têm companhamento de professor de educação física, nutricionista, coaches, além de suporte por whatsapp.

Mesmo aquelas pessoas que não se inscreveram no desafio, podem participar das atividades que são totalmente gratuitas.

Compartilhar no Facebook

Hospital Regional recebe veículo doado pelo Governo do Estado de Minas Gerais : 29/01/2019 19:46

O veículo será usado para auxiliar nas diversas necessidades do hospital como por exemplo a busca de sangue na sede do Hemominas em Poços de Caldas, como foi feito na primeira viagem do veiculo pelo hospital.

“A conquista desse veículo é fruto de um trabalho que estamos fazendo há mais de um ano. Os veículos que tínhamos eram bastante rodados e geravam um alto custo com manutenção. Com esse veículo zero km, teremos, ao mesmo tempo, custo bem menor e melhor desempenho na execução dos serviços. Esse tem sido nosso foco aqui.”, destacou o diretor do hospital, Rogério Bueno.

A diretoria agradece a atuação do deputado Federal Odair Cunha, que se empenhou para que o veiculo viesse para o hospital e também à Prefeitura de Varginha, através do prefeito Antônio Silva, que contribuiu para que essa conquista fosse efetivada.

Compartilhar no Facebook

Divulgado o Gabarito Preliminar do Concurso da Prefeitura de Varginha : 28/01/2019 20:00

Foi divulgado nesta segunda-feira (28), o Gabarito Preliminar do Concurso da Prefeitura de Varginha. Os candidatos fizeram as provas objetivas no dia 20 e 27 de janeiro.

Ao todo são 10.729 candidatos para 122 vagas oferecidas, com salários que variam de R$ 988 a pouco mais de R$ 8 mil.

De acordo com a Prefeitura de Varginha, o gabarito definitivo, com as notas da Prova Objetiva, estará disponível para consulta no dia 21 de fevereiro.

Gabarito Preliminar

https://varginhadigital.com.br/wp-content/uploads/2019/01/gabarito-preliminar-concurso-prefeitura-varginha.pdf

https://varginhadigital.com.br/wp-content/uploads/2019/01/gabarito-preliminar-concurso-prefeitura-varginha.pdf

Compartilhar no Facebook

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE VARGINHA RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS : 28/01/2019 19:57

O Prefeito Antônio Silva esteve na manhã desta sexta-feira, 25, juntamente com o Vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo, na Sede da GCM para realizarem a entrega de equipamentos adquiridos através de Emenda Parlamentar apresentada no ano de 2018, pelo então Deputado Estadual Dilzon Melo, com contrapartida do Município. Foram entregues 03 Computadores completos, 03 Notebooks, 03 HD`s externos, 02 escadas, 01 aparelho telefônico sem fio, 45 tonfas táticas militar e 50 coletes balísticos.

Outros equipamentos estão sendo adquiridos pelo setor de Suprimentos do Município e tão logo sejam entregues também irão fazer parte do patrimônio da Instituição.

O Diretor da GCMV, Eduardo da Silva, ressaltou que esta aquisição é de grande importância, pois além de alguns serem equipamentos de proteção individual, também destacasse a questão da modernização com a aquisição de equipamentos eletrônicos de última geração.

Compartilhar no Facebook

Pequenos negócios têm até dia 31 para aderir ou desenquadrar do Simples Nacional : 25/01/2019 19:28

Termina na próxima quinta-feira (31), o prazo para os pequenos negócios que faturam até R$ 4,8 milhões por ano solicitarem a adesão ou o desenquadramento do regime de tributação simplificado, o Simples Nacional.
As solicitações são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Simples Nacional: www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional.

O Simples Nacional garante o tratamento diferenciado aos pequenos negócios, previsto na Constituição. O regime de tributação simplificado, criado em 2006, tem o objetivo de reduzir a burocracia e os impostos pagos por essas empresas, unificando oito tributos em um só boleto – IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição Patronal Previdenciária para a Seguridade Social (CPP).

As Micro e Pequenas Empresas, já optantes pelo Simples Nacional, que preveem um faturamento menor em 2019 – abaixo de R$ 81 mil -, poderão solicitar o enquadramento no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos (Simei), que independe da receita bruta mensal.

Quem já é MEI está automaticamente cadastrado no regime Simei, porém, se a previsão do faturamento anual ultrapassar o teto de R$ 81 mil, o empreendedor deverá optar pelo desenquadramento e passar a recolher tributos pela regra geral do Simples Nacional.

Porém, as empresas registradas como MEI, devem ficar atentas, se o faturamento anual ultrapassar o teto em até 20%, ou seja, até R$ 97,2 mil, a empresa irá pagar sobre o faturamento bruto excedente com base nas tabelas do Simples Nacional. Mas se o excesso for maior que 20%, os tributos com base nas tabelas do Simples Nacional, irão incidir sobre o faturamento total do ano.

Já para as empresas que ainda não são cadastradas no Simples Nacional, o prazo de adesão também termina no final de janeiro. O pedido deverá ser feito também pelo Portal do Simples Nacional. Quem perder o prazo só poderá entrar no sistema em 2020. A empresa que fez o agendamento do Simples no final do ano passado e que não apresentou nenhuma pendência de documentação foi incluída no sistema automaticamente.

Compartilhar no Facebook

Segunda etapa do Concurso da Prefeitura será neste domingo : 25/01/2019 18:49

A segunda etapa do concurso da Prefeitura (prova objetiva) será realizada neste domingo (27), para os cargos de auxiliar de serviços públicos/servente escolar e oficial de administração.

A orientação para os candidatos é conferir se o nome consta na relação de inscritos, levar o comprovante de inscrição, documentação e caneta transparente.

“A dica é que também leve sua água devido ao calor e que as pessoas não percam tempo ao se deslocarem para se hidratar várias vezes, lembrando que a garrafa deve ser transparente e sem rótulo”, aconselha Ana Maria Rosa, chefe do Departamento de Recursos Humanos.

Ela também ressalta que como são muitos os locais, os candidatos devem prever o tempo que gastarão no transporte a fim de evitar atrasos e assim não conseguirem fazer a prova.

A divulgação do gabarito preliminar será na segunda-feira (28), a partir das 14 horas. Já o gabarito definitivo e as notas da prova objetiva sairão dia 21 de fevereiro. Ao todo são 10.729 candidatos para 122 vagas oferecidas, com salários que variam de R$ 988 a pouco mais de R$ 8 mil.

Compartilhar no Facebook

5ª da Boa Música: reunião define segurança para Temporada 2019 : 24/01/2019 19:48

O projeto 5ª da Boa Música retorna no próximo dia 07/02 na Estação Ferroviária de Varginha com show da banda Sonnora. Para garantir a segurança dos frequentadores do projeto, que em 2019 completa 10 anos, a equipe Fundação Cultural reuniu-se nesta quinta-feira (24/01) com o comando da Guarda Civil Municipal.

Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação, foi acompanhado da produtora Ana Luiza Romanielo e do chefe de operações e controle técnico, Humberto Xavier. Pela Guarda Municipal, participaram o diretor Eduardo da Silva e o comandante Gerson Alves da Trindade.

Na reunião, ficou assegurada a presença de quatro Guardas Municipais durante todas as edições deste ano. A corporação fez ainda a assessoria na compra das câmeras de videomonitoramento que serão instaladas na Estação Ferroviária.

“Esta parceria é muito importante para garantirmos que os frequentadores tenham a tranquilidade e a segurança de vir com a família e amigos e possam se divertir”, destaca Lindon Lopes.

O comandante Gerson Alves da Trindade garantiu todo o apoio ao projeto e salientou que “é a primeira vez que o superintendente da Fundação Cultural vem à Guarda pedir apoio ao projeto, que a cada ano vem se consolidando. É nossa missão garantir a integridade do patrimônio público e a segurança dos varginhenses”.

Além da reunião com a Guarda, haverá ainda contato com a Polícia Civil e a Polícia Militar, para reforçar o policiamento no evento. Outra ação prevista é a melhoria da iluminação, que está sendo elaborada pela Secretaria de Indústria e Tecnologia, com o objetivo de reprimir a ação de vândalos e outras pessoas mal-intencionadas.

Compartilhar no Facebook
1 2 3