1 2

Alunos do Unis criam novo site para a Prefeitura de Varginha : 10/12/2018 21:48

No segundo semestre de 2018 alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Jornalismo e Publicidade se reuniram a fim de desenvolverem o Projeto Interdisciplinar de Curso, que integrou os três cursos.

Os alunos foram desafiados a criarem um novo site para a Prefeitura de Varginha. Quatro layouts foram desenvolvidos e apresentados em um evento, no dia 29 de novembro, à equipe de tecnologia da prefeitura representada por Luciano Ferroni e Julio Fais, além da equipe de comunicação e marketing, com Carla Beraldo e Seila Mara. Estiveram presentes também no evento de apresentação o Vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo e o Deputado Estadual Cleiton Oliveira.

O projeto apresentado pelos alunos Bruno Cruz, Gabriel Alcântara e Luís Fernando recebeu a melhor avaliação dos representantes, e será implantado oficialmente como novo site da Prefeitura Municipal de Varginha a partir do ano que vem.

A equipe vencedora apresentou melhorias relevantes para o site através de conceitos de adequação e acessibilidade a dispositivos móveis; simplificação dos conteúdos; layout adequado e atualizado; plataforma atualizada; facilidade de uso.

De acordo com o Coordenador do curso de Sistemas de Informação, Prof. Wariston Pereira, a Prefeitura procurou no início do semestre através do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação (CEPI) uma possibilidade de criação de um novo portal.

“Em reunião decidimos apresentar o projeto em formato de competição entre os alunos e integrar alunos de diversos cursos. Já é o segundo ano em que realizamos atividades conjuntas entre vários cursos e a experiência tem sido fantástica”, comentou o Prof. Wariston.

O trabalho permitiu a vivência real de um projeto com elevado grau de complexidade e importância. Os alunos puderam sentir as experiências do dia-a-dia de desenvolvedores, publicitários e jornalistas.

Compartilhar no Facebook

Índice de vacinação contra febre amarela na SES de Varginha é o mais baixo da região : 10/12/2018 20:50

Boletim divulgado nesta quinta-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais começa com uma boa notícia. Não foram registrados casos humanos confirmados de febre amarela silvestre no estado de Minas Gerais este ano.

É preciso, contudo, continuar com as medidas preventivas, como faz a Prefeitura de Varginha, recolhendo entulhos nos bairros e vacinando a população. A forma mais eficaz de evitar a febre amarela é por meio da vacinação. A vacina, elaborada com vírus vivo atenuado cepa 17DD é segura e eficaz a partir dos 9 meses de idade.

Entretanto, eventos adversos pós-vacinação (EAPV) têm sido notificados e estão relacionados à disseminação do vírus vacinal. A frequência de notificações de eventos adversos relacionados à vacina Febre Amarela (VFA) em campanhas de imunização tem sido maior que na rotina. É reconhecido que essas estratégias de vacinação em massa constituem situação potencialmente favorável ao aumento da percepção de risco em relação às vacinas, podendo, também, existir aumento de erros programáticos.

Índice ainda baixo

De acordo com o Boletim divulgado, o índice de vacinação nas regionais do Sul de Minas ultrapassam os 80%. Destas, a de Varginha, com 82,26%, tem o menor índice. O relatório aponta atenção em 13 municípios.

Os índices de vacinação nas regionais do Sul de Minas são os seguintes:

– Varginha: 82,26%;

– Alfenas: 83,11%;

– Passos: 83,80%;

– Pouso Alegre: 83,08%.

Metodologia alterada

O cálculo anterior levava em consideração o dado agregado do Estado, de forma generalizada (Não Vacinados = População Total – Doses Aplicadas de 2007 a 2018). Desta forma, englobava também populações de outros estados, que eventualmente foram vacinadas em Minas Gerais. Porém, em discussão com o grupo e conforme recomendações do Ministério da Saúde para todo o país, concluiu-se que o resultado era muito simplificado e não demonstrava a situação real do risco.

Para melhor demonstrar a realidade dos territórios, optou-se por utilizar o somatório da estimativa de não vacinados de cada município. A soma do resíduo de cada um, levando-se em consideração que a homogeneidade de coberturas no Estado está abaixo da meta recomendada de cobertura de 95%, gerou este número aproximado de 3,1 milhões de não vacinados.

Este método, portanto, é mais fidedigno para estimar o risco real de adoecimento da população em razão da ausência de coberturas vacinais elevadas, uma vez que utiliza a informação específica de cada município do Estado.

Compartilhar no Facebook

Secretaria de Educação premia as melhores práticas pedagógicas da Rede Municipal de Ensino : 10/12/2018 19:40

Na última quinta-feira (6), no Espaço Mosaico – Centro de Eventos, aconteceu o V PRÊMIO MARINA PRADO DE CASTRO, que teve como objetivo, reconhecer, divulgar e premiar o trabalho dos profissionais do magistério da rede Pública Municipal de Ensino de Varginha, cujas práticas pedagógicas contribuíram para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em salas de aula, durante todo este ano nas instituições escolares.

O prêmio, que leva o nome da conceituada educadora varginhense, Professora Marina Prado de Castro, foi instituído em 2014 pela Prefeitura Municipal de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação e ao longo destas quatro edições contou com a participação de 287 profissionais da Educação Básica da Rede Municipal, totalizando 53 premiados.

Somente neste ano foram feitas 76 produções, que concorreram ao prêmio e foram avaliadas por uma comissão julgadora, que selecionou os 10 melhores trabalhos. Este ano, além dos candidatos ao prêmio, dos representantes das escolas municipais, das coordenadoras e funcionários da SEDUC, parceiros e autoridades, estavam presentes o prefeito Antônio Silva, acompanhado do vice-prefeito Verdi e vários secretários, o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Ciacci e o vereador Zué do Esporte.

Em seus pronunciamentos a secretária de Educação, Rosana Carvalho, o vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo, o presidente da Câmara Leonardo Ciacci e o prefeito Antônio Silva, discorreram sobre a relevância do prêmio, que procura valorizar e reconhecer os trabalhos feitos nas escolas pelos profissionais envolvidos na educação varginhense.

Foram homenageadas a secretária Rosana Carvalho e a professora Cristiane Juvêncio da Silva, esta última vencedora na edição anterior do Prêmio Marina Prado de Castro e atualmente ganhadora do 11º Prêmio Professores do Brasil, na temática especial “Educação Empreendedora”, com o projeto “Ong em Ação”. Cristiane participou no Rio de Janeiro da cerimônia de entrega dos prêmios, oportunidade em que recebeu das mãos do Ministro da Educação o troféu conquistado.

Conheça os vencedores do Prêmio Marina Prado 2018:
Categoria: Práticas exitosas – Sequência Didática – 0 a 3 anos – Educação Infantil
Sabrina Aparecida Ferreira (CEMEI Jardim das Estrelas) com a sequência “Na caixa tudo se encaixa”

Categoria: Práticas exitosas – Projeto – 0 a 3 anos – Educação Infantil
Helen Cristina Labre Lentz (Cemei Girassol) com o projeto “Musicalização na Educação Infantil”

Categoria: Práticas exitosas – Sequência Didática – 4 e 5 anos – Educação Infantil
Gisele Poliana Bartelega Penha (Cemei Luiz de Melo Viana Sobrinho) com a sequência “Conectando com a Natureza”

Categoria: Práticas exitosas – Projeto – 4 e 5 anos – Educação Infantil
Poliana Brito Alves Nogueira (Escola Municipal Antônio de Pádua Amâncio) com o projeto “Atenção, tem produto novo na sala”

Categoria: Práticas exitosas – Sequência Didática – 1º ao 3º anos – Ensino Fundamental
Josiane Marques da Silva Marcelino (Escola Municipal São José) com a sequência “Em cada paisagem uma descoberta diferente”

Categoria: Práticas exitosas Projeto – 1º aos 3º anos – Ensino Fundamental
Roberta de Souza Lima (Escola Municipal Matheus Tavares) com o projeto “Saber viver – Conhecendo o desfecho do ciclo”

Categoria: Práticas exitosas – Relato de Experiência com uso de Metodologias Ativas – 4º e 5º anos – Ensino Fundamental
Elaine Cristina Rabelo (Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira) com o projeto “Quitanda do Nogueira”

Categoria: Práticas exitosas – Relato de Experiência com uso de Metodologias Ativas – 6º ao 9º anos – Ensino Fundamental
Rodrigo Aparecido Gomes (Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende) com o projeto “Quem ama cuida”

Categoria: Gestão Escolar: Prática Administrativa/Pedagógica e Projeto Institucional
Giselle Maria Ribeiro de Souza (Escola Municipal Profª Maria Aparecida Abreu) com o projeto Festival

Categoria: Artigo – Produções científicas na Área Educacional
Giselle Maria Ribeiro de Souza (Escola Municipal Profª Maria Aparecida Abreu) com o artigo “As dificuldades enfrentadas pelos professores da Educação Inclusiva”

A Secretaria Municipal de Educação agradece a todos os envolvidos nesta belíssima premiação: participantes inscritos, comissão avaliadora, parceiros e à equipe organizadora, que não mediu esforços para que esse evento se realizasse com sucesso.

Compartilhar no Facebook

Varginha é 5ª cidade mineira com melhor indicador de desenvolvimento econômico, aponta Sebrae : 10/12/2018 19:37

São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte são as capitais que apresentaram as melhores colocações do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local, o ISDEL. O indicador, criado pelo Sebrae Minas, faz uma análise de dados sobre as cinco dimensões responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local.

Além das capitais, também é possível conhecer os resultados obtidos pelos municípios brasileiros e seus respectivos estados.

O ISDEL é uma das iniciativas do Sebrae Minas para estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local. O índice tem o objetivo de reunir as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais.

“São informações que possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou estado”, justifica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão de Melo.

O índice posiciona os territórios entre uma escala que varia de 0 a 1, onde estão os níveis mínimos e máximos de desenvolvimento, analisando 30 indicadores, com base em fontes oficiais, divididos em cinco dimensões: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas), Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública), Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional).

“Mesmo algumas cidades possuindo características semelhantes em porte populacional, elas podem se diferenciar em aspectos como educação, inovação, infraestrutura, renda, entre outros fatores que o ISDEL considera como subdimensões, que podem ser avaliadas separadamente para comparar o que é mais desenvolvido em uma cidade do que em outra”, explica Melo.

Em relação aos estados, Minas Gerais (ISDEL 0,395) aparece em oitavo lugar, atrás de São Paulo (0,538), Rio de Janeiro (0,491), Distrito Federal (0,473), Santa Catarina (0,436), Rio Grande do Sul (0,434), Paraná (0,428]) e Espírito Santo (0,401). “O ISDEL não aponta se um território é melhor que o outro, mas sim, mostra em quais dimensões as cidades estão mais desenvolvidas e em outras que precisam de atenção para a formulação de políticas públicas mais efetivas”, afirma o gerente do Sebrae Minas.

No ranking das cidades mineiras mais bem posicionadas estão: Belo Horizonte (ISDEL 0,576), Contagem (0,488), Uberaba (0,472), Juiz de Fora (0,465), Varginha (0,458), Nova Lima (0,446), Sete Lagoas (0,445), São João del Rei (0,443), Divinópolis (0,441) e Pouso Alegre (0,436).

A expectativa é que o ISDEL seja atualizado anualmente de acordo com a divulgação dos dados das fontes oficiais.

Compartilhar no Facebook

EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA (EXAR)/2018 : 10/12/2018 19:33

Convocamos para o EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA DE 2018 (EXAR/2018) os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham sido licenciados do Serviço Militar no período de 1º de dezembro de 2014 a 30 de novembro de 2018 (inclusive). Nesse universo se enquadram os Atiradores do Tiro-de-Guerra.

PERÍODO DE APRESENTAÇÃO E LOCAL

Pela Internet: 1º Dez 2018 a 31 Janeiro de 2018 através do site www.exarnet.eb.mil.br. Após esta data, ainda poderão ser realizadas apresentações, porém com o pagamento de multa, conforme previsto na lei de serviço militar.

Pessoalmente: 09 a 16 Dezembro (exceto sábado e domingo), na Junta de Serviço Militar mais próxima. A Junta de Serviço Militar de Varginha está localizada na Travessa Monsenhor Leônidas, 145 – Centro – Tel 3690-2022.

Horário de atendimento : 8h às 14h

Compartilhar no Facebook

CDCA divulga resultado do concurso de fotografia : 07/12/2018 18:51

Nesta quinta-feira (6), o CDCA o resultado do concurso de fotografia sobre o tema Natureza Urbana, que envolveu os colaboradores das quatro unidades da instituição.

Os concorrentes deveriam se inspirar na natureza e no belo que persiste em meios urbanos, prédios, bairros, ruas, fios de energias elétricas, parques e praças da cidade.

Os trabalhos foram julgados por uma comissão formada pelo secretário municipal de Turismo, Barry Charles; pelo jornalista Marcos Madeira; pelo diretor da Casa da Cultura, Lindon Lopes; pela fotografa Andrea Sanches e pelo responsável pelo departamento de informática da Prefeitura de Varginha, Luciano Ferroni.

A solenidade ocorreu na sede da unidade I do CDCA, quando todos conheceram os três primeiros colocados:

1° lugar. Nave Burocrática – Tânia Romanelli

2° Maravilha de DEUS – Elaine Leal

3° Divina Perfeição – Elisete Casagrande Tavares

Na oportunidade, a tora geral do CDCA, Maria Alice Bemfica, agradeceu a cada parceiro que dedicou o seu tempo com o projeto de tamanha relevância para a entidade.

Presente na solenidade o vice-prefeito de Varginha, Vérdi Melo destacou a iniciativa do CDCA em promover o concurso, que, segundo ele, acabou culminando com a integração de seus colaboradores, com a possibilidade de revelar talentos.

Compartilhar no Facebook

Último encontro do CESUL irá debater impulsionamento dos negócios : 06/12/2018 21:13

Nesta sexta-feira (7) será realizado o último encontro de 2018 do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL),.

Evento reúne lideranças regionais para apresentarem inovações, trocarem experiências e discutirem necessidades do cenário empresarial, em busca de novas parcerias entre as empresas presentes que incentivem o crescimento regional.

Nesta edição, os presentes participarão de um rico debate sobre o impulsionamento dos negócios, a partir da palestra: “Alavancas de Valor de um Negócio”, ministrada por Aloysio Carvalho. Ele é Diretor de Desenvolvimento do Negócio da empresa FALCONI, onde também atuou como consultor por 13 anos.

Aloysio é graduado em Engenharia, mestre em Engenharia de Produção pela UFMG e com especializações em Harvard, Insper e Berkeley. Depois assumiu as diretorias Industrial e Executiva na GERDAU por oito anos. Seu job description inclui uma forte atuação para impulsionar vendas e a busca por novos caminhos para o crescimento sustentável do negócio.

O Encontro do CESUL tem início marcado para as 11 horas, e acontece no Bloco B da Cidade Universitária, no endereço: Av. Alzira Barra Gazzola, nº 650, Jardim Aeroporto.

Fundado em dezembro de 2015 por iniciativa do Grupo Educacional Unis, o Conselho Empresarial do Sul de Minas foi criado para reunir as mais importantes lideranças empresariais do Sul do Estado.

Objetivo é promover um ambiente colaborativo na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região. A cada encontro são discutidas questões empresariais com palestras sobre temas atuais como tendências globais, mercado de franquias, cenário econômico, entre outros.

A iniciativa do Grupo Unis rompeu fronteiras e em 2017 foi criado o CEZOM, Conselho Empresarial da Zona da Mata, que já conta com 40 empresas da região, além da instalação do Conselho Empresarial do Chile, que já iniciou as atividades com 40 empresas afiliadas.

Compartilhar no Facebook

“Voe Minas” cresce 73,1% em um ano em Varginha : 06/12/2018 19:18

Em um ano a ocupação de voos do programa “Voe Minas” com decolagem do aeroporto de Varginha cresceu 73,1%.

A média de passageiros subiu de 26% para 45% entre novembro de 2017 e outubro de 2018, de acordo com dados da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Ainda segundo os dados, que foram realizados 243 voos saindo do município nos últimos 12 meses, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 183 decolagens – crescimento de 32,8%. Com isso, o número de passageiros também cresceu, e passou de 423 para 989, um aumento de 133,8%.

O número supera Pouso Alegre e Poços de Caldas, cidades da região que que contam com voos do programa. Enquanto a primeira teve crescimento de 18,8%, a segunda foi a última a entrar no programa, com voos a partir de junho de 2017, e teve ocupação média de 31%.

Varginha é a cidade com a passagem mais barata. De segunda a quinta, os voos para Belo Horizonte custam R$ 380 ida e volta, enquanto às sextas-feiras o valor sobe para R$ 400.

Contudo, em Pouso Alegre, o preço é bem mais alto – R$ 500 de segunda à quinta e R$ 550 às sextas-feiras. Com a menor taxa de ocupação no Sul de Minas, Poços de Caldas oferece voos por R$ 550 e R$ 600 durante a semana. Aos sábados e domingos a linha não funciona.

Dessa forma, entre as cidades cuja rota foi cancelada, Passos tinha passagem que variavam entre R$ 450 e R$ 490; já Guaxupé cobrava entre R$ 530 e R$ 500 dos passageiros. Todos estes valores não incluem as taxas dos aeroportos.

Compartilhar no Facebook

Nova sede Guarda Civil Municipal de Varginha será inaugurada nesta quinta : 05/12/2018 20:33

A Prefeitura de Varginha inaugura nesta quinta-feira, dia 06, a sede própria da Guarda Civil Municipal, localiza na Rua Dona Francisca, 19, bairro Jardim Orlândia. O prédio onde antes funcionava a Escola Municipal Antônio de Pádua Amâncio, que foi reformado para receber a GCM.

A obra de reforma do prédio, teve início em meados do mês de janeiro, levando cerca de 10 meses para a sua conclusão, tendo sido investidos cerca de R$300 mil.

O prédio, que ocupa uma área construída de 1.138,20 metros quadrados em um terreno de 1.347 metros quadrados, alojará tanto a parte administrativa quanto a parte operacional da Instituição, que conta hoje com um efetivo de 93 agentes no local, além dos serviços disponibilizados à população, também comportará o canil da GCMV, além das salas para serviços administrativos, arquivos, reuniões, bem como um estacionamento para acomodar a frota de viaturas.

Durante a cerimônia serão recebidas pela Corporação as duas mais novas viaturas da GCMV, uma Ford Ranger e uma Van que foram adquiridas através de Emendas Parlamentares.

Compartilhar no Facebook

Horário especial do comércio começa neste sábado em Varginha : 05/12/2018 18:40

Neste sábado, 8 de dezembro, feriado municipal pelo dia de Imaculada Conceição, o comércio irá funcionar normalmente das 08h às 18h. Segundo a ACIV, um acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Varginha e o Sindicato dos Empregados no Comércio, o feriado trabalhado será trocado pelo dia 2 de janeiro 2019.

A partir da quinta-feira, 13 de dezembro, o comércio de rua irá funcionar das 08 às 22h durante os dias de semana. Nos sábados 15 e 22, o horário será até às 18h. No domingo, 23, o comércio irá abrir das 10h às 16h. Na segunda-feira, 24, véspera de natal, das 08h às 18.

No Via Café Garden Shopping, as lojas e quiosques ficarão abertos das 10 às 23h entre os dias 19 e 23 de dezembro. Na segunda-feira (24), o expediente das 10h às 18h.

Compartilhar no Facebook

Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências elege e dá posse à Diretoria do Biênio 2019-2020 : 05/12/2018 18:30

Na noite da última segunda-feira (03/12), os acadêmicos membros efetivos da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) elegeram a Diretoria do Biênio 2019-2020. A nova diretoria tomou posse em ato contínuo à proclamação do resultado da eleição. O escritor, historiador, psicólogo e pedagogo José Roberto Sales foi reeleito presidente. A diretoria é composta também por Cláudio Henrique Martins (vice-presidente), Vânia Vinhas Cardoso (Secretário-Geral), Moacyr Vallim Filho (Primeiro-Secretário), Lygia Di Lorenzo Oliveira (Segundo-Secretário), Tadeu Pinto Mendes (Tesoureiro) e Luiz Henrique de Souza Pinto, Marco Antonio Sales e Wanderson Vitor Boareto (membros do Conselho Fiscal).

É o quinto mandato em que Sales está à frente da coordenação da Academia. Sob gestão dele e com a contribuição dos demais acadêmicos, têm promovido atividades culturais variadas, dentre elas, a realização da Exposição Oneyda Alvarenga com montagens em vários municípios da região, além de Varginha (Alfenas, Campanha e Poços de Caldas).

Realiza ainda palestras sobre literatura e história de Varginha para alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais e estaduais, montagem de peças de teatro em parceria com escolas públicas. Faz denúncia pública de danos aos bens patrimoniais culturais do município como no caso da danificação da liteira pertencente à família de Matheus Tavares da Silva, exposta no Museu Municipal, Manifesto Público de repúdio sobre o incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro, sugestões de recolocação de bens culturais para sua melhor adequação ao cenário cultural edificado e exposição ao público como o traslado da locomotiva do Parque Zoobotânico Municipal para os trilhos em frente à Estação Ferroviária, dentre outros.

Além disso, a Academia também se preocupa com o meio ambiente e com a ecologia. No final do ano passado e neste ano, os acadêmicos plantaram cerca de 600 mudas de árvores nativas no Parque São Francisco e em praças da cidade. A Academia foi declarada de utilidade pública municipal em 1964 e estadual em 1965. As reuniões acontecem uma vez ao mês na Sala da Torre da antiga Estação Ferroviária, localizada na Praça Matheus Tavares.

Compartilhar no Facebook

Ministério dos Transportes classifica aeroporto de Varginha como Regional A : 04/12/2018 20:45

O Ministério dos Transportes divulgou em novembro o mais novo estudo sobre o setor aéreo. O Plano Aeroviário Nacional – PAN, faz um diagnóstico do setor e prevê a necessidade de investimentos urgentes.

No estudo, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, o Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, de Varginha é classificado como Regional A. Segundo o documento, essa categoria tem potencial de desenvolvimento.

Em 2017, de acordo com anexos do documento, o movimento no Aeroporto de Varginha foi de 9.344 passageiros e este ano, 7.441. Nos lembremos que por falta de aeronaves, a Azul reduziu os voo semanais de três para dois, daí a diferença. Na análise de cenário feita, o aeródromo local poderia, em 2019, ter um movimento de mais de 170 mil passageiros, e mais de 187 mil em 2020. Por isso o estudo recomenda o investimento.

Utilizando ainda dados do IBGE, a universidade constata que o aeroporto local serve uma microrregião com alto poder aquisitivo como Alfenas, Boa Esperança, Cambuquira, Campanha, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Carvalhópolis, Coqueiral, Elói Mendes, Fama, Machado, Monsenhor Paulo, Paraguaçu, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Thomé das Letras, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Custo benefício

A pista do aeroporto de Varginha tem 2.100 metros de comprimento e largura de 30 metros, classificada tecnicamente como PCN 26. Duas vezes por semana a Azul Linhas Aéreas opera aqui dois voos semanais com um avião modelo ATR72-600 de 70 assentos que precisa de uma pista PCN 14. Com alguma infraestrutura (largura da pista para 45 metros, largura do pátio), a pista poderia passar de 3C, como hoje, para 4C e PCN 40. E veríamos operando no aeroporto de Varginha, normalmente, aeronaves do porte de um Airbus A319, que precisa de uma pista de 1.800 metros.

Compartilhar no Facebook

Professora de Varginha recebe prêmio nacional : 04/12/2018 20:41

Cristiane Juvêncio da Silva está entre os vencedores do Prêmio Nacional Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi anunciado na última quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, e Cristiane recebeu o prêmio do Ministro da Educação substituto, Henrique Sartori, com o trabalho reconhecido na categoria “Educação Empreendedora”.

Cristiane é professora da Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira, localizada na zona rural de Varginha. O trabalho premiado foi desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que criaram a ONG “Escola em ação”.

A idéia surgiu após a leitura de um livro, que resultou em um debate em sala de aula sobre formas de se fazer a diferença e mudar a vida de pessoas em vulnerabilidade social.

A professora procurou o Sebrae Minas, em Varginha, e buscou informações sobre como poderia criar e organizar uma ONG e, a partir disso, orientou os adolescentes no desenvolvimento do projeto. Os estudantes decidiram ajudar instituições filantrópicas Vida Viva, Levanta-te e Anda e o Lar São Vicente de Paula. Cristiane conta que os alunos tomaram gosto e a frente das ações.

“Eles se organizavam, faziam reuniões para decidir o que iriam produzir, comercializar e a margem de lucro. Tudo era registrado em ata e em livro caixa pelos próprios alunos, eu apenas acompanhava”, ressaltou.

Após sete meses de trabalho, os estudantes conseguiram arrecadar R$ 800 e mais de 300 quilos de alimentos, que foram distribuídos nas entidades.

“É um orgulho muito grande saber que uma professora da nossa cidade participou e ganhou um prêmio como este. E ao mesmo tempo é uma satisfação ver que o nosso trabalho contribuiu para este resultado”, afirma Vânia Flores, diretora do departamento de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Varginha.

“É muito significativo ter uma professora da rede municipal de ensino ganhando um prêmio de destaque como este, na temática de empreendedorismo. Isso mostra que estamos no caminho certo para implementar uma cultura empreendedora nas escolas, promovendo uma transformação significativa em nossa cidade e região por meio da educação”, comenta Arrison Tavares, analista do Sebrae Minas.

Mais de um prêmio

No ano passado, o mesmo projeto venceu o Prêmio Marina Prado de Castro, concurso da rede municipal de ensino de Varginha, que há 5 anos avalia práticas pedagógicas inovadoras e que tiveram êxito dentro de sala de aula.

“É o reconhecimento pra ela e para toda a equipe, fruto de uma formação que vem sendo criada há algum tempo na rede municipal”, comenta Rosana Aparecida Carvalho, secretária municipal de Educação”, afirmou.

Escola empreendedora

A ONG “Escola em ação” é um dos projetos da Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira e reflexo do Programa Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae Minas. A iniciativa capacita os educadores para disseminar a cultura empreendedora em sala de aula, estimulando os jovens a pensar e agir de modo empreendedor.

Os resultados foram surpreendentes para uma escola considerada pequena, com 140 alunos. Além de projetos inovadores, a motivação dos estudantes influenciou o aprendizado: no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no ano passado.

A escola atingiu 6.8 pontos, nota superior à média da cidade (6.6) e do estado (6.3). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira também ficou na quinta colocação no ranking das melhores notas de escolas públicas de Varginha. Um resultado acima do esperado para uma escola rural, que nunca tinha participado do exame.

O Programa Educação Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae Minas desde 2017. No Sul de Minas, em 2018, mais de 32 mil alunos participaram das atividades, com 800 professores capacitados em 35 municípios da região. Para o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira, a premiação da professora Cristiane e os demais resultados evidenciados na Escola Municipal Cláudio Figueiredo são estímulos ao trabalho desenvolvido.

“A maioria dos jovens não é educada para o empreendedorismo. É nosso grande objetivo despertar os jovens para isso e contribuir para o desenvolvimento de competências múltiplas, como atuação em equipe e capacidade de adaptação e de promover transformações”, conclui.

Compartilhar no Facebook

Curso “Cara de Palco” encerra atividades de 2018 com espetáculo no Theatro Capitólio : 04/12/2018 15:09

A peça infantil “O Aniversário de Pantera Cor-de-Rosa” divertiu centenas de pessoas no último sábado no Theatro Capitólio e marcou a finalização do curso de teatro “Cara de Palco” desenvolvido durante todo o ano no Museu Municipal pelo ator, jornalista e empreendedor cultural, Adão Marcos Misael.

O espetáculo teve direção de Malu Silva e Lindon Lopes e texto de Malu Silva. Contou com a participação dos atores: Igor Carmácio da Cruz (Visconde), Brenda Luiz Arcângelo (bruxa), Maria Eduarda Carmácio (Tia Anastácia), Brenda Pires Rodrigues Alves (Emília), Renata Caetano (Fada Pompom), José Carlos Zeferino Júnior (Homem-Aranha), Rafael Rodrigues de Lima Feitosa (Batman), Ludmyla Nascimento de Melo (Porquinho Prático), Maria Fernanda Braga de Albuquerque (Mulher Maravilha), Maria Clara Donagema Possidônio (Porquinho Heitor) e participação especial do ator Markinhos Golden Boys (Pantera Cor-de-Rosa).

Os 20 alunos do curso receberam o certificado de conclusão, que atesta a capacitação deles na carreira artística. Durante as aulas, foram abordados temas como respiração teatral, articulação das palavras, improvisação, improvisação com textos decorados, técnicas de relaxamento, conscientização da voz, postura, flexibilidade corporal, frases e nuances, rostos e faces (alegria, tristeza, medo, dor, desespero, dentre outros), interpretação, roda de estudos sobre obras de teatro e prática de montagem. De acordo Adão Marcos Misael, o objetivo foi “formar uma nova geração de atores em meio a alunos das escolas públicas de Varginha”.

O curso fez parte do projeto de Manutenção das Atividades Culturais 2018 da Associação Janet Finatti. Ele foi viabilizado pela Prefeitura de Varginha e Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio do Grupo Inter Aduaneira e Instituto de Ultrassonografia.

Compartilhar no Facebook

Professora de Varginha recebe Prêmio Nacional Professores do Brasil : 04/12/2018 15:03

Cristiane Juvêncio da Silva está entre os vencedores do Prêmio Nacional Professores do Brasil, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi anunciado na última quinta-feira (29), no Rio de Janeiro, e Cristiane recebeu o prêmio do Ministro da Educação substituto, Henrique Sartori, com o trabalho reconhecido na categoria “Educação Empreendedora”.

Cristiane é professora da Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira, localizada na zona rural de Varginha. O trabalho premiado foi desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que criaram a ONG “Escola em ação”.

A idéia surgiu após a leitura de um livro, que resultou em um debate em sala de aula sobre formas de se fazer a diferença e mudar a vida de pessoas em vulnerabilidade social.

A professora procurou o Sebrae Minas, em Varginha, e buscou informações sobre como poderia criar e organizar uma ONG e, a partir disso, orientou os adolescentes no desenvolvimento do projeto. Os estudantes decidiram ajudar instituições filantrópicas Vida Viva, Levanta-te e Anda e o Lar São Vicente de Paula. Cristiane conta que os alunos tomaram gosto e a frente das ações.

“Eles se organizavam, faziam reuniões para decidir o que iriam produzir, comercializar e a margem de lucro. Tudo era registrado em ata e em livro caixa pelos próprios alunos, eu apenas acompanhava”, ressaltou.

Após sete meses de trabalho, os estudantes conseguiram arrecadar R$ 800 e mais de 300 quilos de alimentos, que foram distribuídos nas entidades.

“É um orgulho muito grande saber que uma professora da nossa cidade participou e ganhou um prêmio como este. E ao mesmo tempo é uma satisfação ver que o nosso trabalho contribuiu para este resultado”, afirma Vânia Flores, diretora do departamento de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Varginha.

“É muito significativo ter uma professora da rede municipal de ensino ganhando um prêmio de destaque como este, na temática de empreendedorismo. Isso mostra que estamos no caminho certo para implementar uma cultura empreendedora nas escolas, promovendo uma transformação significativa em nossa cidade e região por meio da educação”, comenta Arrison Tavares, analista do Sebrae Minas.

No ano passado, o mesmo projeto venceu o Prêmio Marina Prado de Castro, concurso da rede municipal de ensino de Varginha, que há 5 anos avalia práticas pedagógicas inovadoras e que tiveram êxito dentro de sala de aula.

“É o reconhecimento pra ela e para toda a equipe, fruto de uma formação que vem sendo criada há algum tempo na rede municipal”, comenta Rosana Aparecida Carvalho, secretária municipal de Educação”, afirmou.

A ONG “Escola em ação” é um dos projetos da Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira e reflexo do Programa Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae Minas. A iniciativa capacita os educadores para disseminar a cultura empreendedora em sala de aula, estimulando os jovens a pensar e agir de modo empreendedor.

Os resultados foram surpreendentes para uma escola considerada pequena, com 140 alunos. Além de projetos inovadores, a motivação dos estudantes influenciou o aprendizado: no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no ano passado.

A escola atingiu 6.8 pontos, nota superior à média da cidade (6.6) e do estado (6.3). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira também ficou na quinta colocação no ranking das melhores notas de escolas públicas de Varginha. Um resultado acima do esperado para uma escola rural, que nunca tinha participado do exame.

O Programa Educação Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae Minas desde 2017. No Sul de Minas, em 2018, mais de 32 mil alunos participaram das atividades, com 800 professores capacitados em 35 municípios da região. Para o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira, a premiação da professora Cristiane e os demais resultados evidenciados na Escola Municipal Cláudio Figueiredo são estímulos ao trabalho desenvolvido.

“A maioria dos jovens não é educada para o empreendedorismo. É nosso grande objetivo despertar os jovens para isso e contribuir para o desenvolvimento de competências múltiplas, como atuação em equipe e capacidade de adaptação e de promover transformações”, conclui.

Compartilhar no Facebook

Conselho Municipal de Incentivo à Cultura divulga resultado de projetos aprovados para 2019 : 03/12/2018 21:37

Na última sexta-feira (30/11), o Conselho Municipal de Incentivo a Cultura (COMIC) definiu a relação dos projetos aprovados a serem beneficiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura no ano de 2019, de acordo com o Edital nº 001-2018.

No total, 26 projetos foram apresentados, sendo que 18 se encaixaram nas disposições contidas no edital e obtiveram classificação dentro dos valores disponibilizados pela Secretaria Municipal de Fazenda. Serão cerca de R$ 354 mil investidos nestes projetos que abrangem diversas áreas artísticas e culturais.

Alguns projetos foram aprovados com pendências e, por isso, os empreendedores responsáveis por eles terão que fazer adequações. As informações a serem corrigidas em cada projeto serão disponibilizadas por meio de ofício que deve ser retirado na Fundação Cultural (Praça Matheus Tavares, 121 – Centro) a partir desta segunda-feira (03/12). O prazo para protocolar as correções é 10 de dezembro de 2018.

Os empreendedores deverão aguardar a emissão do certificado de enquadramento pelo COMIC para iniciar a captação de recursos junto às empresas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2700.

Segue abaixo a lista dos aprovados:

Compartilhar no Facebook

Educadores da rede pública recebem capacitação em Justiça Restaurativa : 30/11/2018 17:52

Na última quarta-feira (28), a Superintendência Regional de Ensino (SER) do estado de Minas Gerais realizou o primeiro encontro da Justiça Restaurativa com educadores da Rede Pública de Varginha e região, na Cidade Universitária do Grupo Unis.

A atividade desenhou uma proposta que busca capacitar os educadores quanto à prática da Justiça Restaurativa para atendimento ao menor infrator, considerando a escalada da violência escolar e o aumento do envolvimento de jovens com o crime.

O encontro contou com a participação de 75 pessoas dentre supervisores, diretores e professores membros do Conselho de Educação Básica do Sul de Minas (CEBSUL), além de autoridades jurídicas, educacionais e representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Varginha.

A violência escolar pode se manifestar de muitas formas. Além do conflito na relação entre professor e aluno, com agressões físicas e verbais, pode haver violências diversas dentro do ambiente das escolas, como depredação ao patrimônio ou mesmo uma violência da própria instituição em relação aos estudantes.

Segundo especialistas, trata-se de uma questão complexa, que reflete no desenvolvimento dos alunos e tem alcançado números alarmantes em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

A prática da Justiça Restaurativa tem se expandido pelo país. Conhecida como uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores, a prática tem iniciativas cada vez mais diversificadas e já coleciona resultados positivos.

Compartilhar no Facebook

Fuvae inaugura iluminação natalina durante 5ª Cantata de Natal : 30/11/2018 15:22

A direção da Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais – FUVAE, que atende de maneira totalmente filantrópica mais de 400 alunos com diversos tipos de deficiências em Varginha, realizou nesta quarta-feira (28), como nos demais anos, a inauguração da sua decoração de Natal e também a apresentação da 5ª Cantata de Natal, com a chegada do Papai Noel.

Toda a confecção da decoração é realizada com garrafas pets e materiais recicláveis, confeccionados pelos alunos da FUVAE, com orientação de funcionários e profissionais da fundação.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura de Varginha emite nota sobre o reajuste da tarifa do transporte público : 30/11/2018 15:18

Após a Câmara Municipal se manifestar por meio de nota a respeito ao reajuste da tarifa do transporte público, a Prefeitura de Varginha também emitiu um comunicado nesta quinta-feira (29).

Segundo a Prefeitura, o reajuste foi realizado dentro de absoluta legalidade, precedido de estudos em conformidade com o contrato de concessão, baseado em planilhas, subsidiado pelos valores de tarifas cobradas em cidades de igual porte.

Confira a nota na íntegra

O reajuste da Tarifa do Transporte Coletivo Urbano, para o contrato em vigência, foi realizado dentro de absoluta legalidade, precedido de estudos em conformidade com o contrato de concessão, baseado em planilhas, subsidiado pelos valores de tarifas cobradas em cidades de igual porte, decorridos mais de 01 (um) ano do último reajuste, tendo sido os cálculos submetidos e aprovados pelo Conselho Municipal de Transporte.

Os reajustes sempre foram concedidos anualmente, seguindo parâmetros técnicos. Esclarece-se, por oportuno, que a fixação do valor da tarifa é prerrogativa do Chefe do Executivo, devendo prevalecer a tarifa de R$ 4,00, fixada a vigorar a partir de 1º de dezembro de 2018.

Compartilhar no Facebook

Prefeitura abre processo seletivo para médico plantonista : 29/11/2018 21:05

Por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Varginha abriu processo de seleção simplificada para a contratação de profissionais médicos pediatras, para desempenharem atividades na Unidade de Pronto Atendimento – UPA. São oferecidas cinco vagas, sendo para plantonista 12 horas semanais.

Os interessados devem se inscrever na UPA (Rua Farmacêutico Jair Santana, nº 113, bairro Padre Vitor), das 8h às 12h e das 14h às 17h, levando cópia da Carteira de Identidade; Registro no Conselho Regional de Medicina, títulos e experiência e comprovante de endereço.

Seleção e classificação

Consta de prova de títulos, cursos de aperfeiçoamento profissional e experiência em atendimento em Pronto Atendimento de caráter classificatório, tendo o total máximo de 93 pontos, distribuídos conforme consta no Anexo I do Edital.

A classificação dos candidatos será elaborada na ordem decrescente do total de pontos obtidos. O critério de desempate será pelo candidato mais idoso.

Resultados

A listagem dos candidatos classificados será afixada na recepção do Departamento de Recursos Humanos (Rua Júlio Paulo Marcelini, 50 / Vila Paiva) e na UPA. O resultado também estará disponível no site da Prefeitura (www.varginha.mg.gov.br) e no Órgão Oficial do Município.

Recurso e contratação

Caberá recurso contra o resultado da classificação no dia 07 de dezembro, que deverá ser protocolado no Departamento de Recursos Humanos. Serão contratados os candidatos classificados e convocados que forem julgados, na inspeção médica oficial, aptos física e mentalmente para o exercício das atividades a que se refere o presente Edital.

Os candidatos classificados serão convocados através de contato telefônico ou correspondência, devendo apresentar os documentos necessários, principalmente o Registro no Conselho de Classe, com jurisdição na área onde ocorrerá o exercício, sendo em local, data e horário a serem estabelecidos.

Disposições finais

O processo seletivo será válido pelo período de um ano, contado a partir da publicação da classificação final e/ou até o provimento do cargo por servidor efetivo.

O Departamento de Recursos Humanos convocará os candidatos, podendo também, publicar convocação no Órgão Oficial do Município. O candidato devidamente convocado que não comparecer e entrar em exercício em 30 dias será automaticamente eliminado deste Processo Seletivo, sendo convocado o próximo candidato.

Compartilhar no Facebook

Loja Boticário Varginha é eleita uma das melhores franquias do Brasil : 29/11/2018 20:46

Os franqueados do Boticário em Varginha Gina Ferreira, Giza Pelozzo e Marco Pelozzo foram eleitos como um dos melhores do Brasil, concorrendo com os mais de 900 franqueados da marca de todo o país.

O prêmio IAF é uma ferramenta interna de monitoramento e reconhecimento das melhores práticas de gestão mantidas pelo Boticário. A franqueadora avalia todos os grupos de franquias da marca e elege os parceiros com melhor desempenho, sob os pilares de resultados, padrão e processos.

O reconhecimento foi feito durante a Convenção Nacional dos Franqueados, no evento que reuniu 900 parceiros da marca em Campinas/SP, no segundo semestre deste ano.

É a terceira vez consecutiva que a franquia de Varginha recebe a premiação. “É muito gratificante receber esse prêmio. Estamos sempre comprometidos com as diretrizes da marca e temos uma equipe excelente e engajada”, ressalta a franqueada Gina Ferreira.

São mais de 25 anos representando O Boticário, com pontos de venda nas cidades de Boa Esperança, Campo Belo, Eloi Mendes, Nepomuceno, Lavras, Perdões, Três Pontas e Varginha. Ao todo, são 12 lojas e quiosques, sendo 4 em Varginha, além de 3 pontos de venda direta.

Compartilhar no Facebook

Câmara de vereadores questiona aumento da passagem de ônibus em Varginha : 29/11/2018 19:21

A Câmara de Vereadores de Varginha (MG) questionou na sessão da noite desta quarta-feira (29) a decisão da prefeitura de reajustar a tarifa de ônibus urbano de R$ 3,70 para R$ 4. Os vereadores aprovaram um requerimento pedindo informações sobre o caso.

O requerimento foi feito pelo vereador Celso Ávila. Ele solicitou ao Departamento Municipal de Transporte e Trânsito a apresentação da planilha de custo operacional da Autotrans, empresa de transporte coletivo que opera na cidade.

O requerimento também solicita a ata da reunião e todas as justificativas que levaram a prefeitura a aprovar o aumento. O valor do reajuste chega a 8,11%.

Câmara de vereadores questiona aumento da passagem de ônibus em Varginha — Foto: Arquivo/EPTV Câmara de vereadores questiona aumento da passagem de ônibus em Varginha — Foto: Arquivo/EPTV
Câmara de vereadores questiona aumento da passagem de ônibus em Varginha — Foto: Arquivo/EPTV

Segundo a decisão da prefeitura, a nova tarifa passa a valer a partir de sábado (1º). Segundo a assessoria da câmara, o requerimento foi aberto por conta da insatisfação dos usuários das linhas urbanas.

A partir do pedido, será feita uma avaliação do reajuste. Por meio de nota, a assessoria da prefeitura informou que o reajuste da tarifa foi “precedido de estudos em conformidade com o contrato de concessão”, além de ter base em planilhas. E que também foram avaliados valores em cidades do mesmo porte.

A prefeitura também argumenta que o último aumento foi há mais de um ano. Até o momento, o aumento está mantido para a partir do dia 1º de dezembro.

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2018/11/29/camara-de-vereadores-questiona-aumento-da-passagem-de-onibus-em-varginha.ghtml

Compartilhar no Facebook

PM realiza Blitz da Paz na quinta (29) : 28/11/2018 20:28

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – CDCA, juntamente com a Polícia Militar e Associação Comercial e Industrial de Varginha – ACIV, realizam no dia 29 de novembro o evento Blitz da Paz, que acontecerá em vários pontos da cidade e contará com a integração dos militares com as crianças e adolescentes participantes das unidades do CDCA (I, II, III e IV).

A proposta é despertar a consciência da população em assuntos como educação, gentileza, paciência no trânsito. A Blitz terá a participação do grupo musical do CDCA, PM Amigo Legal e do DAREN (Mascote do Projeto PROERD). A ação ainda contará com a distribuição de panfletos com Dicas da PM, além de flores e abraços, como forma de alegrar o dia de todos que passarem pelos pontos do evento.

A BLITZ DA PAZ é educativa e tem por objetivo trazer um momento de reflexão a todo e qualquer cidadão, independentemente da idade, de como um simples abraço ou um simples gesto de gentileza, proporciona momentos de alegria a todos.

Compartilhar no Facebook

Fábio precisa de ajuda para comprar remédios de uso contínuo : 28/11/2018 19:47

Fábio Carvalho tem 11 anos, não anda, não fala e não enxerga. Ele tem Adrenoleucodistrofia (ALD), também conhecida como Doença de Lorenzo. Ele foi diagnosticado com 7 anos.

É uma doença genética degenerativa e não tem cura. O tratamento ameniza os efeitos da doença. É esse tratamento que Fábio precisa fazer, mas sua família vem enfrentado dificuldades para conseguir os remédios.

De acordo com a mãe, Lucimara Carvalho, o Estado de Minas Gerais teria que arcar com os custos dos remédios e das fraldas, com um valor de R$ 1200,00 a cada três meses. Uma liminar judicial, conseguida pela família, obrigada o estado a fazer o repasse.

Mas o governo de Minas tem entrado com o recurso para não pagar o valor que pode ser pouco para os cofres públicos, mas é essencial para a família de Fábio. “Não recebemos nada desde março deste ano. Dependemos da ajuda das pessoas”, conta Mara, que disse ao Varginha Digital que tem um benefício de um salário mínimo de Fábio e uma pensão de R$ 400,00 dos dois filhos para arcar com as despesas para 5 pessoas.

Além da medicação, a família está fazendo uma campanha para conseguir comprar uma cama hospitalar elétrica, que dará mais conforto para o menino. Hoje Fábio usa uma cama de ferro doada há três anos pelo Lar São Vicente de Paulo, mas a cama já está muito desgastada pelo uso contínuo.

A cama custa R$ 5 mil reais e esse é o objetivo principal da campanha, mas todo o valor arrecada a mais será usado para o custeios das despesas mensais de Fábio, pelo menos até o Governo de Minas Gerais pagar o que é devido.

Para ajudar o Fábio basta doar qualquer valor em depósito bancário da conta abaixo:

Caixa Econômica Federal
Agência 063
Operação 013
Conta Poupança 00147524-9
Lucimara Carvalho

Compartilhar no Facebook

Projeto Bem-Te-Vi faz exposição no foyer do Theatro Capitólio : 28/11/2018 17:57

Vai até sábado (01/12), a exposição de artesanato do projeto Bem-Te-Vi no Foyer Aurélia Rubião, anexo ao Teatro Municipal Capitólio. O funcionamento até sexta é das 9h às 18h. No sábado, das 9h às 13h.

As peças à venda são feitas pelos alunos do projeto, que atende desde crianças de cinco anos até pessoas da melhor idade nas oficinas de artesanato. Os preços variam entre R$ 5,00 e R$ 80,00.

Toda renda será revertida para o próprio projeto, que atende cerca de 130 pessoas. Esta é uma iniciativa da Caixa Beneficente Valentim Ferreira Couto e oferece também atividades de música e dança, cursos de computação, cabeleireiro e manicure, além de reforço escolar.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 9 8712-1254 ou na sede do projeto, localizado na Rua João Corceti, nº 120 – Parque Rinaldi. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Compartilhar no Facebook

Leilão de Cafés Especiais da Minasul supera expectativas : 27/11/2018 20:47

Martelo batido, o momento é de comemorar o sucesso obtido no Leilão de Cafés Especiais da Minasul, realizado este mês. O total de valores negociados dos cafés finalistas do 26º Concurso de Qualidade Minasul foi na ordem de R$ 651.137,88.

Os cinco primeiros classificados em cada categoria receberam ainda um prêmio extra. Destaque para o campeão natural, com cafés vendidos a R$ 3.787,98; o vice a R$ 2.883,82; e o campeão do cereja descascado com o valor de R$ 2.375,38. Importante ressaltar que todos os lotes já participaram do leilão com preço mínimo por saca entre R$ 950,00 e R$ 1.700 mil. O Coordenador de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul, Francisco Lenine Neto, explica que esses valores foram calculados de acordo com a pontuação obtida por cada um, ou seja, quanto maior a pontuação, maior o prêmio. O formato de leilão online, ressalta ele, permite que, além de preço mínimo ofertado por cada lote, o cafeicultor ainda alcance maior valor agregado ao produto.

Para o Leilão de Cafés Especiais da Minasul foram disponibilizados lotes mínimos de dez sacas e máximos de 30, que somaram 540 sacas de café. O Leilão foi realizado depois do envio de amostras dos cafés campeões aos principais compradores da Europa e EUA. Eles receberam kits contendo 20 amostras da categoria natural e 10 amostras da categoria cereja descascado.

Durante duas semanas eles provaram e escolheram os cafés e, em seguida, fizeram os seus lances online, de acordo com as regras do leilão. O prazo chegou a ser prorrogado em alguns dias, atendendo pedidos dos interessados que queriam analisar melhor as amostras. Esses compradores tiveram até o dia 14 de novembro fazer as análises e darem os seus lances. Todos os cafés disponibilizados foram vendidos a empresas da Europa, que efetuaram os melhores lances de olho no melhor café da nossa produção da safra 2018/2019.

Compartilhar no Facebook

Chegada do Papai Noel marcará início do Natal em Varginha : 27/11/2018 20:42

O clima natalino tomará conta do centro de Varginha na noite do sábado, 08 de dezembro, a partir das 19 horas. Crianças, adultos e idosos se encantarão com o evento “EnCantos de Natal“, que marcará o início das festividades de fim de ano promovidas pela Secretaria de Turismo e Comércio.

O momento mais esperado do evento será a chegada do Papai Noel na Praça do ET, que será recebido com toque musical todo especial pela Orquestra e Grupo Vocal do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – CDCA. A inauguração da iluminação de Natal acontecerá às 20 horas.

De acordo com o secretario de Turismo, Barry Charles, é muito importante a cidade ser contagiada pelo espírito natalino, além de atrair visitantes para o município e fomentar o comercio local. O projeto EnCantos de Natal visa unificar atividades em todos os cantos de Varginha, de diferentes instituições

“O Natal é uma das festas mais aguardadas por todos, crianças, jovens e adultos, por seu simbolismo religioso e pelo clima de paz e fraternidade que toma conta de nossas casas, nossa cidade e nosso país. Estamos preparando tudo com muito carinho para proporcionar uma bela festa, tornando o centro da cidade um espaço agradável, onde as pessoas possam passear, e, com isso, aquecendo o comercio local que tanto aguarda o final de ano para alavancarem suas vendas”, disse o prefeito Antônio Silva.

FUVAE

Ainda entrando no clima natalino, a Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais – FUVAE realizará a 5ª Cantata de Natal, nesta quarta-feira (28), às 19 horas.

Haverá a exposição de enfeites natalinos confeccionados com garrafas pet, além da chegada do Papai Noel.

Compartilhar no Facebook

Fundação Hospitalar convoca classificados em concurso público para contratação temporária : 27/11/2018 20:41

A Fundação Hospitalar do Município de Varginha – FHOMUV, convoca os candidatos classificados no Concurso Público – Edital 001/2016, (TNS Médico Plantonista Internista) para preenchimento de uma vaga de contratação por tempo determinado.

A contratação será para complementação da escala até o preenchimento da vaga por servidor concursado, não podendo ultrapassar o prazo de seis meses.

Os candidatos serão convocados em conformidade rigorosa com a lista de classificação do cargo de TNS Médico Plantonista Internista.

Eles deverão aceitar a vaga de imediato, caso contrário serão considerados como desistentes da vaga do processo sendo mantida, entretanto, a sua posição na lista de classificados para outros editais. Não será aceita a escolha de vagas através de procuração.

No ato da apresentação para o preenchimento da vaga, o candidato deverá obrigatoriamente comparecer munido de documento de identidade original para identificação e certificado de conclusão do curso superior em Medicina com especialização em atendimento de emergência ACLS vigente, bem como o Registro no Conselho de Classe;

Será excluído do processo o candidato que não comprovar a escolaridade/qualificação mínima exigida no edital, bem como o Registro no Conselho de Classe, não sendo aceito protocolo de documentação.

No ato da contratação, o candidato deverá apresentar comprovante de aptidão para a função, avaliada em exames pré-admissionais, expedido pela Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da FHOMUV, sendo desclassificado o candidato que for considerado inapto para o exercício da função; apresentar declaração de acúmulo ou não de cargos e funções públicas (formulário fornecido pelo Serviço de Controle de Pessoal); apresentar declaração de bens (formulário fornecido pelo Serviço de Controle de Pessoal) e apresentar cópias de outros documentos pessoais conforme relação a ser fornecida pelo Serviço de Controle de Pessoal.

Compartilhar no Facebook

Com cerca de 70% dos votos válidos, Dr. Alexandre Prado é eleito presidente da OAB Varginha : 27/11/2018 20:35

No último sábado (24), os advogados foram as urnas para exercer o direito de voto em seus representantes em nível local (Subseção) e estadual (Seccional) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em Varginha, o pleito transcorreu de forma bem tranquila. No total 675 advogados aptos (adimplentes) inscritos na subseção compareceram às urnas no horário de 8h às 17h.

Em nível local concorreram a Chapa 1, OAB Mais Presente, cuja candidata a presidente era a Dra. Silmara Aquino, e, a Chapa 2, OAB Avante, que tinha como candidato a presidente o Dr. Alexandre Prado. Em nível estadual haviam três chapas concorrentes.

Após às 17h iniciou-se a apuração que foi presidida pelo Dr. Paulo Henrique Reis de Mattos com o auxílio das mesárias, Dra. Geani Aparecida Ferreira Valim e Dra. Márcia Maria Campos Silva e a presença dos fiscais nomeados pelas chapas.

O resultado foi divulgado às 18h10 pelo presidente da mesa elegendo com 70% dos votos válidos, a Chapa 2 – OAB Avante. Dr. Alexandre Prado e os respectivos Diretores e Conselheiros que compunham a chapa estarão à frente da instituição em Varginha no triênio 2019-2021.

O atual presidente, Dr. Ubirajara Franco Rodrigues, declarou que “A eleição de Alexandre Prado representa o vigor da juventude de um advogado atuante e que conhece as atuais necessidades e direitos da classe. Um candidato já preparado há muito tempo, que apresentou propostas sérias e concretas, longe de simplesmente seus interesses pessoais e escolheu de forma madura e sábia os membros de sua diretoria. Certamente, conduzira a subseção de Varginha com maestria apoiado pelos demais diretores, conselheiros e membros de comissão.”

Dr. Alexandre Prado, o presidente eleito, externou seus agradecimentos pela confiança dos advogados em lhe dar a oportunidade de presidir a instituição e reafirmou seu comprometimento com uma gestão ética, responsável e inclusiva para todos os advogados e advogadas varginhenses. Declarou ainda que: “Obrigado a todos os advogados(as) por acreditarem em nosso trabalho e confiarem que podemos levar a nossa instituição a um futuro promissor e comprometido com a valorização do advogado. Enalteço a Presidente da chapa concorrente pela participação neste processo democrático. Congratulo os nossos diretores, conselheiros. Enfim, foi uma jornada maravilhosa, muito orgulhoso do lindo trabalho realizado e da campanha ética e propositiva que fizemos, coroada com a vitória. AVANTE!”

O novo Vice Presidente, Dr Joaquim Crepaldi, salientou: “Agradeço a todos advogados e advogadas a confiança depositada na nossa chapa através do seu voto expressado no sábado passado. Agora eleitos vamos trabalhar e fazer um trabalho sério, limpo e reto. A Ordem dos Advogados acima dos interesses pessoais. Lutaremos com bravura e destemidos a tudo que vier pela frente, no sentido de poder dizer: você advogado é fundamental para a nossa 20ª Subseção.”

Confira a nova composição da Diretoria da OAB Varginha a partir de 1º de janeiro de 2019:

Presidente: Dr. Alexandre Prado
Vice Presidente: Dr. Joaquim Crepaldi
Secretário Geral: Dr. Wagner Roschel
Secretária Geral Adjunta: Dra. Ana Carolina Petit
Tesoureira: Dra. Graziele Paiva
Conselheiros: Dr. Daniel Brandão; Dr. Diego Sâmia; Dr. Carlos Eduardo Oliveira; Dra. Simone Peixoto; Dra. Helena Naia; Dr. Juliano Miranda; Dra. Andressa Antunes; Dra. Elizandra Soares

Fonte: Varginha Online / Foto: Divulgação
Na foto em destaque, da esquerda para a direita: Dra. Graziele Paiva, Dr. Wagner Roschel, Dr. Alexandre Prado, Dr. Joaquim Crepaldi e Dra. Ana Carolina Peti

Compartilhar no Facebook

Conservatório de Varginha tem inscrições abertas para aulas gratuitas : 26/11/2018 20:55

O Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga de Varginha está com inscrições abertas para aulas. Esta é a segunda chamada para atender crianças de 6 a 14 anos que desejam estudar no local. As provas acontecem no dia 1º de dezembro.

As aulas são gratuitas e os interessados podem escolher entre violão, guitarra, piano, teclado, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, cavaquinho, trompete, bateria, viola caipira, percussão, violino, saxofone, clarinete, trombone ou órgão eletrônico.

Na inscrição, deve ser escolhido o instrumento desejado, de acordo com a idade da criança, o período das aulas e o horário para realização do exame de admissão.

Depois da seleção final, os alunos aprovados podem fazer a matrícula até 5 de dezembro. Interessados devem se inscrever no site. Mais informações (35) 3221-1371.

Compartilhar no Facebook

Semana Nacional do Crédito oferece orientação sobre finanças aos pequenos empresários : 26/11/2018 20:49

Com o intuito de apoiar os pequenos negócios neste final de ano, o Sebrae participa da Semana Nacional do Crédito entre os dias 26 e 29 de novembro.

O evento promovido pelo Sebrae Minas contará com uma extensa programação em Varginha, Lavras, Itajubá e Pouso Alegre. Objetivo é conscientizar os micro e pequenos empreendedores sobre a importância do planejamento financeiro para evitar a inadimplência.

Pegar um empréstimo é considerada a 6ª opção do pequeno empreendedor que busca por capital de giro, segundo pesquisa do Sebrae realiza em 2017 com 6,9 mil empresários. Para que os empreendedores superem essa barreira, é preciso orientação especializada.

Por isso, o Sebrae Minas, em parceiras com outras instituições, irá disponibilizar informações sobre acesso ao crédito, gestão financeira e renegociação de dívidas, por meio de palestras, oficinas e seminários.

Programação

Varginha – 27 de novembro
18h30 – Seminário de Crédito

Destaques: Painel – Importância do Crédito para Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas. Palestra:Estratégias Financeiras e o novo cenário econômico para 2019.

Inscrições no Sebrae Varginha: (35) 3690-5100

Lavras – 26 de novembro
18h30 – Workshop – Capital de Giro com Recursos Federais

– 27 de novembro

18h30 – Workshop – Invista na sua empresa através do PROGER

– 28 de novembro

18h30 – Workshop – Educação Financeira para Empreendedores

– 29 de novembro

18h – Seminário de Crédito

Destaque: Palestra sobre Administração financeira para Micro Pequenas Empresas nos dias atuais – Dicas para fazer sobrar dinheiro: Luis Carlos Ewald – Sr. Dinheiro do Fantástico

Compartilhar no Facebook

Prefeitura comunica que aulas no CAIC II e CEMEI Fanny Nogueira retornarão nesta terça (26) : 26/11/2018 15:04

A Prefeitura de Varginha informou, através de um comunicado oficial nesta segunda-feira (26), que o problema de vazamento na E.M. Professora Helena Reis – CAIC II foi encontrado e sanado.

Desde o último dia 23, os alunos haviam sido remanejados temporariamente para atendimento na E.M. Dr. Jacy de Figueiredo — CAIC I, por preocupações em resguardar a segurança física dos nossos alunos e servidores que frequentam a unidade diariamente.

Segundo a Prefeitura, como o problema foi resolvido, a partir desta terça-feira (27), as aulas dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental retornarão ao Caic II, assim como as aulas dos alunos da creche CEMEI Fanny Nogueira, que também haviam sido remanejados.

Comunicado oficial

“Considerando que o problema decorrente do vazamento na E.M. Professora Helena Reis – CAIC II foi sanado, e tendo sido verificado que não houve comprometimento na infraestrutura da unidade, comunicamos que, a partir do dia 27/11/2018 – terça-feira, as aulas de todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental retornam para o prédio da E.M. Professora Helena Reis.

Comunicamos também que, a partir do dia 27/11/2018 – terça-feira, as aulas dos alunos da creche que foram transferidas para o CEMEI Novo Tempo retornam para o prédio do CEMEI Fanny Nogueira.

Nesse momento, agradecemos imensamente o apoio e a compreensão das famílias e dos servidores de todas as unidades envolvidas, que foram fundamentais para que esse período de transição transcorresse com tranquilidade”.

Compartilhar no Facebook

Novo cartão de ônibus Buse é lançado em Varginha : 23/11/2018 15:22

No dia último dia 20, chegou na cidade de Varginha, o novo cartão de ônibus Buse. O cartão tem como objetivo substituir o antigo Autopass, já conhecido pelos usuários de transporte coletivo e fornecido pela empresa Autotrans. O nome Buse é a junção das palavras Bus e Use.

Serão 5 tipos de cartões, sendo os 4 mais usados os de Estudante (para alunos de escolas e faculdades), o Cidadão (fornecido para pessoa física), o Sênior (maiores de 65 anos) e o Vale Transporte (fornecido para pessoas jurídicas). Os lançamentos já aconteceram nas cidades de Itaúna, Varginha e Lavras, mas breve o Buse também estará disponível nas cidades de Ipatinga e Timóteo.

O Buse não é somente um cartão, ele trará benefícios aos usuários. Alguns serviços que serão lançados futuramente são Buse.Delivery onde a pessoa solicitará o cartão pelo site e receberá em casa, Buse.Pay para recargas On-line feita no site www.meubuse.com.br que substitui o antigo www.meuautopass.com.br.

O novo cartão também terá o Buse.Wi-fi que funcionará em conjunto com o programa Ecobonuz. Foi lançado ainda o Buse.App, aplicativo que informará em tempo real a localização dos ônibus, também mostrará os horários e itinerários.

Não será obrigatório para o cliente realizar a troca do cartão, o Autopass funcionará normalmente. A equipe estará atendendo na praça Getúlio Vargas, no centro, dos dias 20/11 a 24/11 a partir de 10h.

Compartilhar no Facebook

Finalizadas obras do trevo de acesso da BR-491 : 23/11/2018 15:16

Após treze meses entre aprovação de projeto e implantação, a obra de interseção e sinalização viária do acesso ao Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, Porto Seco e Cidade Universitária do Grupo Unis chegou ao seu final.

No dia 22 de agosto de 2017, a Prefeitura de Varginha, representada pelo prefeito Antônio Silva e o DEER, representado pelo engenheiro Raimundo Joaquim Zaiden Silva, coordenador Regional Sul – Varginha, assinaram a autorização de serviço para início das obras de implantação e melhorias no trecho.

Participaram da solenidade os parceiros no empreendimento, reitor do Grupo Unis, Stefano Barra Gazzola; o representante do Porto Seco, Breno Paiva e o engenheiro Durval Frogeri, representando o empreendimento imobiliário Terra Nobre, que arcaram com os custos da obra, estimados em R$ 3,6 milhões, além de Rogério Cândido, diretor da empresa Pavican, vencedora da licitação.

Para o reitor do Grupo Unis, Stefano Barra Gazzola, “quando mudamos para a Cidade Universitária encontramos uma grande dificuldade que foi o acesso, um problema que toda a população acabou sofrendo, como a própria comunidade acadêmica. Aprendemos que quando todo mundo se abraça, quando todos acreditam em algo, acaba se nascendo projetos. Agradeço pessoas, empresas e todos aqueles que ajudaram na construção desse trevo, pois estamos dando a Varginha e região o conforto e a segurança necessária”, ressaltou.

O projeto fora enviado pelo Grupo Unis ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em janeiro deste ano. A proposta já tinha sido aprovada, mas aguardava execução.

O local é conhecido pelo perigo e pelos acidentes fatais. No ano passado, pelo menos duas pessoas morreram em acidentes no trevo, que é bastante movimentado, principalmente em horários de pico e a partir das 19 horas, quando começam as aulas do Campus II e Cidade Universitária.

O Projeto:

No trecho Elói Mendes / Varginha, da rodovia BR-491, Km 239, existia uma interseção de acesso. Devido ao aumento expressivo do número de veículos que transitam pelo local, e também dos altos índices de acidentes, foi de interesse de todas as partes a intervenção do local.

Após o envio do primeiro projeto, a Prefeitura de Varginha, em parceria com o Unis, enviou ao DNIT, um novo projeto para a construção do acesso em dois níveis do local informado acima, porém, quando estava para ser aprovado, foi considerado de altíssimo custo da obra.

A Prefeitura procurou o DEER/MG, solicitando apoio junto ao DNIT, para que pudesse ser feita uma adaptação do trecho, um projeto alternativo de menor custo.

O trecho da BR-491, que pertencia ao DNIT, a partir de 23 de junho de 2017 passou a ser de jurisdição do DEER/MG, data que o órgão estadual teve legitimidade para dar autorização para realização da obra de interseção do projeto em nível aprovado pelo DNIT com algumas alterações.

A obra foi executada com recursos oriundos dos interessados acima citados, não acarretando nenhum ônus para os cofres do governo estadual.

A Prefeitura custeou o projeto de iluminação da obra em R$ 344.943,48. Foram instalados 69 postes de concreto circular, com 94 luminárias de tecnologia de LED GreenVision da Philips, com potência de 150 W e vida útil de 60.000 horas (aproximadamente 13 anos) e 18.200 Lumens, de acordo com estudos fotométricos de luminância e especificações MBR15.129.

Para a execução do projeto, foram observados todos os requisitos técnicos referentes à segurança e eficiência luminosa, para atender as características técnicas, elétricas, ambiental e mecânica do local.

Compartilhar no Facebook

Hospital assina convênio de 250 mil reais para investir reestruturação da sala de triagem auditiva : 22/11/2018 20:26

A sala é onde acontece o exame para detecção precoce de surdez na infância

O Hospital Regional do Sul de Minas assinou convênio com o SUS e receberá 250 mil reais para investir na montagem e aquisição equipamentos para a reestruturação da sala de triagem auditiva. A sala é onde são realizados os exames para detecção de surdez precoce na infância.

O serviço já existe no Hospital Regional e é realizado gratuitamente em todas as crianças que nascem na Maternidade e que vão tanto para o berçário quanto para a UTI Neonatal. São atendidas em média 8 crianças por dia e o investimento vai trazer melhorias significativas na estrutura e nos equipamentos já utilizados.

A prevalência de perda auditiva é de 1 a 3 por 1000 recém nascidos saudáveis e de 20 a 40 por 1000 recém nascidos de risco. A identificação e reabilitação precoces aumentam as chances da criança com surdez adquirir linguagem oral e frequentar o ensino regular.

"Identificar precocemente perdas auditivas nos bebês recém nascidos é essencial para o desenvolvimento da linguagem e para que seja inciada a reabilitação auditiva antes dos seis meses de idade, por isso o investimento é mais que necessário para que o atendimento seja aprimorado cada dia mais", destacou o diretor do hospital, Rogério Bueno.

Nos próximos meses já será realizado o processo de licitação para a compra dos equipamentos.

Compartilhar no Facebook

SebraeLab é inaugurado em Varginha : 22/11/2018 20:22

O Sebrae Minas apresenta mais uma novidade para os empreendedores do Sul de Minas: nesta terça-feira (20), foi inaugurado o SebraeLab, em Varginha.

Trata-se de um espaço de estímulo à criatividade, à inovação e ao aprendizado, onde o cliente poderá desenvolver idéias de negócio, fazer networking e ainda receber capacitação. O laboratório se aproxima do ambiente das startups, por ser multifuncional, modular e flexível às necessidades.

O SebraeLab funciona na sede do Sebrae Regional Sul, que fica na praça Dr. Naylor Salles Gontijo, 160, Vila Pinto, em Varginha.

Um dos seus diferenciais é a possibilidade de capacitação: além da estrutura, os clientes terão à disposição consultorias e mentorias em diversas áreas, importantes para o desenvolvimento do negócio.

Elas estão disponíveis ao empreendedor no mesmo espaço e serão realizadas por colaboradores do Sebrae e parceiros do ecossistema vindos de outras áreas do conhecimento. Haverá orientações para a realização de prototipagem, validações e estudo de uma nova abordagem de gestão da inovação para os negócios já existentes.

“O espaço foi pensado para atender startups e também empresas tradicionais que queiram implementar gestão de inovação disruptiva, de impacto e empreendedores que tem uma ideia inovadora e precisam tirá-la do papel”, explica o gerente do Sebrae Regional Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira.

“O SebraeLab é um laboratório de experiências em gestão e empreendedorismo. Um espaço para networking e experimentações, onde é permitido errar, diferente do que acontece na rotina de uma empresa, em resumo tem como objetivo ser um espaço maker de conexões e conhecimento “, complementa a analista do Sebrae Minas, Tatiana Bastos.

Programação

22/11 às 19h | World Café – Jurídico
Nova Lei Geral – Proteção de dados e Privacidade

Público Alvo: MEI, ME, Startups e EPP

23/11 às 14h | Oficina Prototipação
Mãos na massa – Lego

Jovens Empreendedores

Público Alvo: Empreendedores

https://www.youtube.com/watch?v=x7ooCsL-_9U

Compartilhar no Facebook

Unimed Varginha inaugura nova Unidade de Terapia Intensiva : 22/11/2018 20:19

O Hospital Humanitas Unimed realizou nesta terça-feira (20), a cerimônia de inauguração de sua nova Unidade de Terapia Intensiva – UTI. O novo ambiente mescla tecnologia de ponta e os melhores equipamentos do mercado. O cuidado de forma humanizada em mais de 460m2, com 10 leitos privados. A obra recebeu o investimento aproximado de R$ 3 milhões.

“Existe uma parte técnica em como o cuidado acontecerá a partir deste novo ambiente.O tratamento será ainda mais humano, focado em segurança e qualidade”, explica o diretor presidente da Unimed Varginha, Dr. Raimundo Nonato de Castro Andrade.

Antes da reforma o Hospital Humanitas Unimed possuía um Centro de Terapia Intensiva – CTI com oito leitos em um ambiente compartilhado. Dentre as transformações de maior impacto para os clientes que o novo ambiente traz,está o fato dos 10 leitos agora serem em formato moderno , no modelo europeu, proporcionando aos familiares um momento mais íntimo durante a visita.

“Entendemos que o momento do cuidado intensivo é delicado a todos os envolvidos. O que nos faz refletir sobre o significado da medicina. Assim como ansiamos uma vida cheia de saúde, estar em uma UTI não é algo que desejamos que aconteça, mas caso ocorra devemos proporcionar o melhor tratamento possível”, ratifica o diretor presidente.

UTI – Dr. Fernando Eugênio Pires do Prado

A nova UTI recebe o nome do saudoso médico cooperado Dr. Fernando Eugênio Pires do Prado. Essa é uma homenagem da Unimed Varginha a este profissional que deixou a vida de modo precoce, porém não sem antes marcar a de seus colegas médicos e profissionais que o conheciam.

“Não poderíamos deixar de prestar essa homenagem, pois a todo o momento os próprios colegas que viam a evolução da obra relembravam seu nome. Isso aconteceu de forma natural”, finaliza.

Melhorias do Novo Ambiente

Pontos de iluminação natural, para a diferenciação entre dia e noite;
Dois leitos suítes para casos de isolamento;
Equipamentos que ajudam no atendimento beira-leito;
Monitoramento dos pacientes a partir de uma central tecnológica;
Camas elétricas inteligentes.

Compartilhar no Facebook

Varginha recebe nova edição do Mutirão Direito a Ter Pai : 22/11/2018 20:17

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), promove nesta sexta-feira (23), a 6ª edição do “Mutirão Direito a Ter Pai”. A ação acontecerá simultaneamente em Varginha, Belo Horizonte e em mais 42 comarcas do interior do estado.

Os exames gratuitos de DNA serão feitos pelo TJMG, em conjunto com a equipe do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP). Ao todo, são 174 casos inscritos nesta categoria, além dos cadastros que estão em reserva.

Em Varginha, ação será realizada na Rua Colômbia, nº 263, Vila Pinto. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3222-8581 / 3223-2016.

Para a realização do teste, os supostos pais e mães foram notificados a comparecer na sede da Defensoria Pública no dia do mutirão. Também estão agendados 103 reconhecimentos espontâneos e 52 socioafetivos, a grande novidade deste ano.

O reconhecimento socioafetivo ao encontro do previsto no Provimento 63 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que garante independentemente de laço consanguíneo, o direito de realizar o reconhecimento voluntário da paternidade/maternidade, desde que exista uma relação de afeto estabelecida pela convivência, exercendo os direitos e deveres inerentes à posição paterna ou materna. Para isso, o reconhecido não pode ter o nome do genitor no registro de nascimento.

Um estudo do CNJ, divulgado em 2013, estima que 5,3 milhões de brasileiros em idade escolar não tinham o nome do pai na certidão de nascimento. Ter o reconhecimento de paternidade é fundamental para que a criança, adolescente ou adulto tenha a sensação de cidadania.

Sendo um direito garantido na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente, além do valor afetivo, o registro assegura o recebimento de pensão alimentícia e direitos sucessórios. É importante ressaltar que, uma vez reconhecida a paternidade, não é possível renunciar ou revogar.

Em todas as edições passadas, a ação atendeu em todo o estado 43.434 pessoas, com a realização de 7.441 exames de DNA e 1.875 reconhecimentos espontâneos de paternidade.

Sul de Minas

Na região, ação acontece em outras dez cidades. CSul traz relação de endereços e telefone para maiores informações de todos os municípios que receberão o mutirão.

Três Corações: Rua Sete de Setembro, 258, Centro – Informações: (35) 3231-2929
Três Pontas:Rua Nossa Senhora D’Ajuda, 49, Centro – Informações: (35) 3266-6730
Poços de Caldas: Santo Antônio, 200, 1º andar, Jardim Cascatinha – Informações: (35) 3722-7637
Pouso Alegre: Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, 2810, bairro Sta. Rita – Informações: (35)3422-0776
Campanha:Rua Vital Brasil, 50, (Fórum), Centro – Informações: (35)3261-3201
São Lourenço:Rua Coronel José Justino, 458, Centro – Informações: (35) 3332-6831
Cássia:Rua Comendador Antenor Machado, 248, Centro – Informações: (35) 3541-2544
Caxambu: Rua Major Penha, nº 22, Centro – Informações: (35)33415256
Itajubá: Rua Simão Mauad, 149, Edifício Atenas, 2º andar, sl 203, Centro – Informações: (35) 3621-3319
São Sebastião do Paraíso: Rua João Francisco Grillo, 135, Jardim Mediterranée – Informações. (35) 3531-6284

Compartilhar no Facebook

COMUNICADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO : 22/11/2018 19:10

Há algumas semanas foi detectado um problema na tubulação de água da E.M. Professora Helena Reis — CAIC Il, que comprometeu o abastecimento da escola. Por esse motivo, as aulas foram suspensas. Entretanto, durante a manutenção foi detectado um vazamento de grande porte, o que imediatamente deu início a uma ação conjunta entre Secretaria de Educação, Secretaria de Obras e COPASA.

Após uma semana de trabalho, as equipes continuam trabalhando para solucionar o problema. No entanto, uma vez que não é possível dimensionar a extensão dos danos causados por esse vazamento, existe a possibilidade de ter havido um comprometimento na estrutura da escola.

Diante desse fato, preocupados em resguardar a segurança física dos nossos alunos e servidores que frequentam a unidade diariamente, e para não comprometer o cumprimento do ano letivo em curso, comunicamos que, a partir do dia 23/11/2018 — sexta-feira, as aulas dos alunos do Ensino Fundamental serão retomadas, e os alunos serão remanejados para atendimento na E.M. Dr. Jacy de Figueiredo — CAIC |. Importante ressaltar que esse remanejamento é temporário, até que o problema seja sanado e todos possam voltar em segurança para o CAIC II.

Considerando a distância entre as unidades, serão disponibilizados ônibus para fazer o transporte dos alunos. O CAIC Il será o único ponto de embarque/desembarque para todos os alunos, a partir de sexta-feira. Lembramos que os alunos deverão



comparecer no ponto de embarque com antecedência de 10 minutos, pois não haverá atrasos nos horários de saída dos ônibus.

Seguem abaixo os horários de embarque/desembarque:



Alunos do Ensino Fundamental — turno matutino

IDA: Horário de saída do ônibus do CAIC Il: 7h30min

VOLTA: Horário de chegada do ônibus do CAIC Il: 12h20min (aproximadamente)



Alunos do Ensino Fundamental — turno vespertino

IDA: Horário de saída do ônibus do CAIC Il: 12h30min

VOLTA: Horário de chegada do ônibus do CAIC Il: 17h20min (aproximadamente)



Considerando a gravidade da situação, comunicamos que não haverá aulas para os alunos da Educação Infantil (turmas de 4 e 5 anos) da E.M. Professora Helena Reis (CAIC II), por já terem cumprido a sua carga horária obrigatória por lei.

Compartilhar no Facebook

Voluntários realizarão café para os idosos do Lar São Vicente; Grupo precisa de doações : 22/11/2018 16:05

Um grupo de voluntários de Varginha está organizando um café para os idosos do Lar São Vicente de Paulo. O evento acontece nesta nesta sexta-feira (23) a partir das 14h.

Para realizar o café, o grupo ainda precisa de doações como: bolo, pão, refrigerante, suco, bolachas, biscoitos entre outros itens para o café.

Para doar, ligue para 35 – 99148-2605, falar com Daniela.

Compartilhar no Facebook
1 2