1

X Seminário Análise de Cenário acontecerá no fim do mês : 22/03/2019 20:52

O já tradicional Seminário Análise de Cenário da Associação Comercial, chegará neste mês a sua 10ª edição. O objetivo é passar ao empresário de Varginha informações de qualidade e confiáveis sobre o atual cenário do país, mostrando como cada setor encara o momento.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o tema desta edição será “A Mulher e Suas Vertentes”, foram convidadas as seguintes palestrantes: Zilda Maria da Silva, que falará sobre Mais Mulheres na Política; Tânit Miranda Camargo Ferreira, sobre Mães Empreendedoras; Marianne Vieira Passatutto, sobre Violência Contra a Mulher e Kenya Pereira, sobre Mulher Empreendedora.

O X Seminário Análise de Cenário, acontecerá no dia 28 de março, quinta-feira, das 9h às 11h, no auditório da ACIV, situado na rua Presidente Antônio Carlos, 303, Centro. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas antecipadamente através do telefone (35) 3219-3350.

Conheça um pouco de nossas palestrantes
Zilda Maria da Silva

Possui formação de nível superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Trabalhou na Prefeitura de Varginha de 2013 à 2016 ocupando o cargo chefe de setor de empregos e atendimento às solicitações da ouvidoria municipal. Na Câmara de Vereadores de Varginha atuou nas funções de Assessora de Gabinete e Assessoria Técnica nos anos 2007 à 2012.

Tânit Miranda Camargo Ferreira

Padagoga, UFJF; Psicóloga Clínica, Unifenas, desde 2002; Especialista em Terapia de Casal e Família; Terapeuta em EMDR-Intervenção em Fobias e Traumas; Graduanda em Direito, Faceca, 9° Período.

Marianne Vieira Passatutto

Curso de Direito pela Faculdade de Direito de Varginha, (no período de 2007 a 2011); Pós-Graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Faculdade Professor Damásio de Jesus; Acadêmica no Centro Universitário do Sul de Minas, cursando o quarto período de Medicina Veterinária. Experiência profissional: Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; Departamento: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Varginha; Função: Escrivã de polícia. Cursos: Combate à Lavagem de Dinheiro/SENASP. Idiomas: Inglês e Italiano.

Kenya Pereira

Formada em Gestão de Recursos Humanos, gestora da marca de roupas Flor de Liz Moda Básica, fundada em 04/2015. Empresa que vem se consolidando na cidade de Varginha e região, abrindo novos espaços e desafios no ramo da moda feminina e uniformes corporativos.

Fonte e foto: ACIV

Compartilhar no Facebook

Festival Nacional da Canção abre inscrições para 49ª edição no Sul de MG : 21/03/2019 20:47

O Festival Nacional da Canção (Fenac) está com inscrições abertas para as etapas classificatórias de músicos e compositores que querem participar da 49ª edição no Sul de Minas. As inscrições vão até o dia 3 de junho. Este ano, 120 músicas serão selecionadas.

O concurso terá novidades, como a possibilidade de apresentações online para 10% dos artistas nas etapas de classificação. A ideia desta nova opção é ampliar a participação de músicas do Brasil e outros países, que cantem em português.

Leia o regulamento completo

As apresentações dos classificados começam no dia 26 de julho. Este ano, Perdões, São Tomé das Letras, Coqueiral, Três Pontas, Barroso, Nepomuceno e Boa Esperança recebem os shows. A final está prevista para o dia 7 de setembro e o vencedor leva o troféu Lamartine Babo. Os vencedores dividem R$ 230 mil em prêmios.

As inscrições devem ser feitas pelo site ou enviada pelos correios. É preciso fazer o download da ficha de inscrição no site do Fenac: http://www.festivalnacionaldacancao.com.br/inscricoes-2019/#.XJOE73kkqM8

Compartilhar no Facebook

Corrida Unimed Varginha com inscrições já estão abertas : 20/03/2019 20:53

Já estão abertas as inscrições para a primeira Corrida Unimed Varginha, de 5km e 10km. Para a cooperativa, o evento será uma forma de celebrar o Dia Mundial da Saúde no município e a expectativa é reunir 300 corredores de ruas. Nos últimos anos houve um aumento no número de pessoas que praticam atividades físicas em ambientes públicos, como praças e na própria rua, inspirando outras pessoas a também mudarem seus hábitos e buscarem por uma vida mais saudável. “O intuito da Unimed Varginha com este evento é reforçar que para uma vida mais saudável é necessário movimento. Varginha tem ruas já usadas para a atividade física, como é o caso do trajeto que criamos para a corrida no Alto da Vila Paiva. Esperamos que muitos novos corredores participem e esta seja a primeira de muitas corridas próprias da Unimed”, completa o gerente de Mercado da Unimed Varginha, Luis Fernando Silveira Pinto.

Todos os participantes receberão o kit corredor, contendo bolsa, camiseta, viseira, garrafinha para água, o número de sua identificação e o chip para o controle eletrônico de seu desempenho. Haverá premiação em dinheiro para as primeiras colocações femininas e masculinas na categoria geral e medalha a todos os que cruzarem a linha de chegada. Os interessados podem fazer suas inscrições pelo site www. unimedvarginha. coop.br.

A cooperativa já participou de outros eventos esportivos na cidade, como patrocinadora e esta é a primeira vez que realiza uma corrida profissional de modo individual. A Unimed Varginha conta com o apoio do Centro Universitário do Sul de Minas – Unis/MG, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, B&B Corretora, Lutopax, Unimed Odonto, Centro do Comércio do Café, Unicred e Metta Studio Personal.

Compartilhar no Facebook

Conheça as candidatas participantes da sexta edição do Miss Brasil Café : 19/03/2019 19:17

Esta é a sexta edição do concurso. Até o ano passado, a vencedora recebia o título de Rainha do Café, já que integrava a programação da Expocafé. A final do Miss Brasil Café acontece neste sábado, a partir das sete da noite, no Clube Conviver e Crescer, em Três Pontas.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 19 de mar de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=nqjBEJV8MZc

Compartilhar no Facebook

Bandas “Dessas” e “Plágio” tocam no 5ª Boa Música : 18/03/2019 20:29

Na quinta-feira (21/03), o projeto 5ª da Boa Música terá show duplo com duas bandas varginhenses na Estação Ferroviária de Varginha. A partir das 19h, a abertura fica por conta da banda “Dessas” com músicas tocadas por cantoras de destaque no cenário nacional. Logo em seguida, vem a banda Plágio com um repertório eclético, com clássicos do Rock Clássico e Hard Rock. O projeto é organizado pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

A apresentação da “Dessas” faz parte da programação em homenagem ao Mês Internacional da Mulher. O grupo é formado por Rachel Mitidiere (vocal), Jaqueline Nicolau (violão e vocal), Janaine Pereira (baixo) e Raquel Fonseca (percussão). De acordo com as integrantes, “somos mulheres que gostam de cantar músicas feitas por mulheres (ou pelo feminino de alguns caras) sobre mulheres. Vários ritmos diferentes, uns mais dançantes, outros mais reflexivos, porém uma mesma temática: nós, mulheres. Por que, somos dessas que tocam no assunto”.

Este é o terceiro ano de parceria entre o 5ª da Boa Música e o Coletivo FPV (feminismo popular de Varginha), que começou em 2017 com a realização do show de Francisco El Hombre. Durante os shows, serão realizadas várias ações de interação com o público.

Já a banda Plágio foi fundada em 2009 e impulsionada pela experiência e garra de seus músicos, a Plágio estreou e conquistou rapidamente seu espaço em eventos de rock. Conta com os grooves fortes de Rafael Delfino no baixo, a musicalidade de Felipe Sanches na guitarra, a pegada de Paulo César na bateria, os timbres de David Souza na guitarra e a voz marcante de Millena Castro.

A banda traz um repertório eclético, transitando com segurança entre as principais vertentes do Rock Clássico e Hard Rock ao interpretar covers de bandas como Pink Floyd, Beatles, Bon Jovi, Aerosmith, The Cranberries, Guns n’ Roses, Van Halen, AC/DC, Queen, entre muitos outros.

Com estes shows, o 5ª da Boa Música chega à 339ª edição, em nove anos de história. A parceria com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar vai garantir a segurança do público durante as apresentações.

Compartilhar no Facebook

“Acredite, um espírito baixou em mim” promete divertir público neste sábado : 18/03/2019 20:27

No sábado (23/03), às 21h, a comédia “Acredite, um espírito baixou em mim” vai divertir o público no Theatro Capitólio. Mais de três milhões de pessoas em 400 cidades já assistiram o espetáculo dirigido por Sandra Pêra, que está há 20 anos em cartaz com os atores Ílvio Amaral e Maurício Canguçú como protagonistas.

Escrita por Ronaldo Ciambroni, “Acredite” conta a história de um homossexual assumido que, inconformado com a própria morte, “foge” do céu para viver novas experiências e acaba criando uma grande confusão. Ele acaba incorporando em um homem machista radical. Além de Ílvio e Maurício, estão no elenco Carolina Cândido, Fabrízio Teixeira e Marino Canguçú. A censura é de 12 anos.

Os ingressos são limitados e já estão sendo vendidos no valor único promocional antecipado de apenas R$35,00 no Açaí Club (Av. Rio Branco, 399 – 3221-9498), Hering Store (Rua Pte. Antônio Carlos, 462 – 99846-5685) ou online pelo site MegaBilheria.com.

A realização é da MM Produções Artísticas. Mais informações pelo (35) 99129-0061 / 99106-7489 – (WhatsApp).

Compartilhar no Facebook

Concurso Inova Unis: Jardim Elétrico será palco de discussão sobre Água, Café e Sustentabilidade : 18/03/2019 20:23

No dia 16 de março alunos do Grupo Unis, professores e pesquisadores participarão de um painel de discussão sobre o tema do Concurso Inova Unis 2019: “Água, Café e Sustentabilidade”, que será realizado no Jardim Elétrico, em Varginha (MG). Durante todo o ano de 2019, serão desenvolvidas atividades, oficina e workshops sobre o tema do Concurso, com o objetivo de promover soluções para problemas reais de setores ligados à temática. O painel do próximo sábado irá reunir profissionais e especialistas nas áreas de café, sustentabilidade e recursos hídricos. Eles falarão sobre algumas das principais dificuldades encontradas nos respectivos setores e responderão perguntas elaboradas pelos inscritos no concurso.
Entre os profissionais convidados estão Ana Paula Lemes de Souza, presidente da ONG Nova Cambuquira, João Aparecido da Silva, especialista em armazéns gerais, Carmen Lúcia Chaves de Brito (Ucha), cafeicultora e presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), e Juliano Cornélio, diretor do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Três Pontas.
As inscrições para o Concurso e para o painel de lançamento estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. O evento terá início às 15h, no Jardim Elétrico, localizado no endereço: Rua André dos Réis, 48, Jardim Orlândia – Varginha/MG.

Compartilhar no Facebook

Museu Municipal recebe CinePET Unifal com exibição de “Silêncio das Inocentes” : 18/03/2019 19:36

O Museu Municipal de Varginha sedia na próxima sexta-feira (22) o projeto CinePET, iniciativa dos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET – BICE) da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha. A partir das 14h30, será exibido o documentário “Silêncio das Inocentes”, que mostra como se processa no Brasil a aplicação da Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, considerada uma das três leis mais completas do mundo no gênero.

Para comentar o documentário, que traz relatos de mulheres vítimas da violência doméstica, foram convidadas Maria Aline Oliveira e Marilaine Rabelo, integrantes do Coletivo FPV (Feminismo Popular de Varginha) e Karen Damascena, do PET – BICE.

Por conta da restrição do espaço, o número de participantes será por ordem de chegada. Serão disponibilizados 50 lugares. O Museu está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro (abaixo da Igreja Matriz). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Compartilhar no Facebook

PRIMEIRA EDIÇÃO DO VARGINHA + SAUDÁVEL 2019 FOI SUCESSO DE PÚBLICO : 18/03/2019 19:24

Realizada no sábado, dia 16, na Academia de Rua da Vila Paiva, a primeira edição do ano, do projeto Varginha Mais Saudável, uma realização da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - Semel, foi sucesso de público. Cerca de 600 pessoas passaram pelo local, segundo informa o professor Flávio Pontes, organizador do evento, cujo objetivo do projeto é chamar a atenção da população, despertando o interesse pela prática de atividade física, cuidados com a saúde e beleza, aspectos psicológicos, emocionais e sócio culturais que também farão parte deste evento.

De acordo com o professor Flávio Pontes, foram oferecidas gratuitamente a população, mais de 40 atividades .para todas as idades, desde crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, "confirmando assim o objetivo de descentralizar a SEMEL e levar atividade física, saúde e lazer a toda população", explica Flávio. Ele conta que esta edição teve de terá um "Toque Especial" com atividades específicas para as mulheres: oficinas especiais na área da saúde, cuidados com a beleza e até um "Talk Show " debatendo importantes temas como amamentação e violência contra a mulher, isso sem contar a corrida de 4km "Só Delas" (organizada pelo Grupo Correr e Viver Bem), oficinas de saúde e beleza, oficinas direito e psicologia. "Nossa palavra e de gratidão, a Prefeitura de Varginha, por nos apoiar por meio da Semel, aos nossos parceiros e apoiadores, as empresas e instituições públicas e privadas que se uniram nesta bandeira de uma Varginha + Saudável".

Quem passou por lá foi o vice-prefeito Vérdi Melo, que visitou os stands, conversou com as pessoas e elogiou a organização do evento, na pessoa do professor Flávio Pontes. "Mias uma vez demonstração de compromisso e dedicação por parte do Flávio que não tem medido esforços para criar oportunidades e opções de práticas saudáveis", disse Vérdi.

A abertura foi às 8h, com a Banda Geração CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente.

Compartilhar no Facebook

''Show da Galinha'' é realizado no Via Café Garden Shopping, neste domingo : 15/03/2019 21:39

Neste domingo, 17 de março, a galinha azul mais famosa do Brasil vai ciscar em Varginha e se apresenta em um show gratuito no Via Café Garden Shopping, às 15h, ao lado da Havan. O show infantil é gratuito e, por isso, a organização pede para que os convidados cheguem com 15 minutos de antecedência para garantir lugar na plateia. As crianças ainda poderão tirar fotos com os personagens após a apresentação.

Durante o show, a galinha, em parceria com seus companheiros inseparáveis Galo Carijó, Pintinho Amarelinho, Baratinha e o Cãozinho, cantam e dançam os seus maiores sucessos. A turma da Popó é fenômeno entre crianças de todas as idades, e já soma mais de um bilhão de visualizações no YouTube, além de CDs, DVDs.

O show é parte do cronograma montado pelo centro de convivências para o público infantil. “Várias atividades voltadas aos pequenos são realizadas constantemente, no mall. Essa é uma das mais especiais porque envolve um personagem muito amado pelo público infantil e, desse modo, toda a família pode se divertir”, afirma a coordenadora de marketing do Via Café Garden Shopping, Etienne Bandeira.

Serviço:

“Show da Galinha” é realizado no Via Café Garden Shopping, neste domingo
Data: 17 de março, domingo
Horário: a partir das 15h
Local: Ao lado da Havan, no corredor que dá acesso à UAI
Investimento: Gratuito
Faixa etária: Livre
Orientações gerais:
– É recomendado chegar com 15 minutos de antecedência;
– Espaço aberto, com área reservada apenas para crianças;
– A apresentação tem duração de até 50 minutos.
Mais informações: (35) 3221.7183

Compartilhar no Facebook

Palestra gratuita no Museu Municipal aborda Reconexão e Cura Reconectiva : 15/03/2019 21:18

Na segunda-feira (18/03), o Museu Municipal de Varginha sedia a palestra “Reconexão e Cura Reconectiva: frequências do universo como fonte de equilíbrio, cura e evolução”. Alcides Parlato, palestrante e praticante habilitado, tratará sobre saúde, bem-estar e evolução. De acordo com ele, o método de frequência com o universo é comprovada cientificamente pela física quântica. “Muitas pessoas se referem a Reconexão como sendo um marco muito claro e definido de mudanças positivas nas vidas delas”, afirma Alcides Parlato.

Serão oferecidas duas palestras gratuitas: uma às 15h e a outra às 19h. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (35) 3690-2716 ou (12) 9 9714-4040. Pede-se uma contribuição voluntária de 1kg de alimento não-perecível.

Conheça o palestrante

– Formado em Educação Física;
– Formado na Universidade Holística Brasileira;
– Praticante de Cura Reconectiva e Reconexão desde 2011 pela The Reconnetion – Buenos Aires/Argentina;
– Recentemente fez uma atualização e tornou-se Reconnective Healing Foundational Practitioner e Reconnection-Certified Practitioner;
– Palestrante Oficial em palestras de todo o Brasil, trabalha junto a equipe do Dr. Eric Pearl em todos os seminários do Brasil desde 2012;
– Participou de seminários sobre cura em Lisboa e Londres;
– Há 6 anos tem dedicação exclusiva a este trabalho.

O que é Cura Reconectiva

A Cura Reconectiva é uma nova e poderosa forma de cura que acessa um amplo espectro de frequência de energia, luz e informação que alguns cientistas acreditam estarem acessíveis no planeta pela primeira vez.

Essas frequências atuando através das linhas axiatonais (linhas de acupuntura), coloca-nos em contato com a nossa essência, nossa fonte primordial de existência, com a inteligência do universo ou o nome que se queira dar, permitindo restabelecer o nosso equilíbrio natural, promovendo a cura em diversos níveis, físico, mental, emocional, espiritual e outros ainda desconhecidos.

A Cura Reconectiva não é um método, não é uma terapia e nem mesmo é uma técnica. Ela prima pela sua simplicidade. O facilitador vai simplesmente acessar, sintonizar essas frequências e colocar o seu cliente em contato com elas, atuando como um catalizador e um acelerador de um processo de cura que é do outro (do seu cliente), sem direcionar nem interferir no processo.

O resultado não tem a ver com “acreditar”, tem a ver com “eu quero” com o “permitir”. Permitir que o universo traga a cura que seja mais adequada para você.

O que é Reconexão

A Reconexão é um processo feito uma única vez na vida, que restaura e restabelece o nosso sistema de grade pessoal (formada pelas linhas axiatonais)nos conectando aos sistemas de linhas do planeta (linhas ley) e à rede de energia universal.

Compartilhar no Facebook

14 Bis faz show no Theatro Capitólio : 12/03/2019 20:49

O show do grupo 14 Bis “Acústico Ao Vivo” será neste sábado (16/03), às 21h, no Theatro Municipal Capitólio. Os ingressos podem ser adquiridos na Pré-Festa (Rua Dona Zica, 46A, Vila Pinto – Varginha-MG / Fone: 035 3015-1211 / WhatsApp: 035 99918.2222).

Pela internet, as vendas são pelo site
https://www.centraldoseventos.com.br/events/show/14-bis-show-acustico-ao-vivo.

A banda formada por Cláudio Venturini (guitarra e voz), Sérgio Magrão (baixo e voz), Vermelho (teclados e voz) e Hely Rodrigues (bateria) receberá, neste show, mais três integrantes: Cezar de Mercêz (vocal, violão e gaita – Grupo O Terço), Celso Nascimento (percussão) e Christiano Caldas (teclados).

No repertório, sucessos como Planeta Sonho, Linda Juventude e Caçador de Mim, versões acústicas de músicas de seus quatro primeiros álbuns, onde não poderiam faltar A Qualquer Tempo, Pedra Menina, Vale do Pavão, Ciranda e Carrrossel, além de músicas d´O Terço, Sá & Guarabira, Beto Guedes e Bendegó.

O espectador é convidado a doar um livro, que deve ser entregue na entrada do Theatro Capitólio, no dia do show. Ao final do projeto, estes livros serão catalogados e entregues a uma biblioteca pública da região do Sul de Minas.

O projeto Na Rota da Boa Música é realizado pela Plural Cultura e Entretenimento, tem o patrocínio da Claro e o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Parcerias locais: Buffet La Cumparsita, Tríade Vigilância e Segurança e Cachaçaria Água Doce.

Obs.:
– A carteira de estudante deverá ser apresentada tanto no ato da compra do ingresso quanto na entrada do Theatro, conforme instituído pela Lei Federal nº 12.933/2013;
– Assentos livres;
– Garanta já o seu ingresso. Sujeito a lotação do espaço!

Compartilhar no Facebook

Banda Stay Clean lança novo álbum no 5ª da Boa Música : 11/03/2019 23:00

O álbum “Briga de Bar”, da banda trespontana Stay Clean, será lançado na próxima edição do projeto 5ª da Boa Música. O show acontece na quinta-feira (14/03), a partir das 20h, na plataforma de embarque da Estação Ferroviária de Varginha, com entrada gratuita.

A banda foi formada em 2011 e conta com Wellington (Korcora) nos vocais, Jhonatan Gleyser (Jhon) na guitarra, Jander no baixo, e Charles na bateria. O grupo se destaca pela marcante presença de palco em suas apresentações e pelo repertório repleto de clássicos que possui, além das músicas autorais, clássicos do AC/DC, Metallica, Motorhead, Black Sabbath e outras bandas influentes.

O projeto é organizado pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, e chegará à edição 338 em nove anos de história. A parceria com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar garantirá a segurança do público durante a apresentação.

No mês de março, outras duas apresentações já estão marcadas. No dia 21, às 19h, Banda Dessas (abertura em homenagem às mulheres) e, às 20h, Banda Plágio, de Varginha. No dia 28, Dioninho Solo e banda, de Três Pontas.

Contato com a banda:

Jander Archanjo
(35) 9 9734-5342
jander.archanjo@gmail.com
instagram.com/bandastayclean
facebook.com/bandastayclean

Compartilhar no Facebook

Varginha recebe evento de lançamento do Dia C 2019 : 11/03/2019 22:47

Varginha será a primeira cidade mineira a receber o Workshop de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2019, movimento de voluntariado desenvolvido há 10 anos pelo Sistema Ocemg. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de março, na sede da Coccamig (Alameda do Café, 1000 – Jardim Vale dos Ipes, Varginha). As inscrições, para dirigentes e colaboradores de cooperativas, são gratuitas e vão até 7 de março. Para participar, os interessados devem baixar a ficha de inscrição no portal www.minasgerais.coop.br e, após o preenchimento, enviar o documento para o e-mail inscricao@minasgerais.coop.br.

No dia de realização do evento, pede-se a doação voluntária de dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá e óleo), que serão destinados a instituições beneficentes. Mais informações pelos telefones (31) 3025-7134, 3025-7110 e 3025-7109.

O Dia C foi criado em 2009 pelo Sistema Ocemg, instituição que representa as cooperativas do Estado. Nacionalizado em 2014, o movimento de voluntariado cooperativista hoje é realizado nos 26 Estados e no Distrito Federal. Desde o início, foram realizados mais de 5,6 milhões de atendimentos durante as campanhas desenvolvidas por cooperativas de todo o Brasil.

O Lançamento do Dia C tem como objetivo mobilizar e orientar as cooperativas mineiras sobre a proposta do movimento em 2019, por meio de subsídios metodológicos e motivacionais, para adoção de práticas de responsabilidade social que transformem a vida das pessoas e das comunidades.

Na ocasião, os participantes terão a possibilidade de desenvolver conhecimentos e habilidades necessárias para a elaboração, implantação e gestão de projetos de voluntariado, incluindo a construção de indicadores de avaliação e a sensibilização para o desenvolvimento integral das pessoas na cooperativa e na mobilização para a intercooperação.

O Dia C em Minas

O Dia de Cooperar é um movimento de voluntariado cooperativista que foi abraçado pelas cooperativas do Estado. Ano após ano, as ações em prol da comunidade tornam-se mais encorpadas e abrangentes, mostrando que o setor vai muito além do âmbito econômico. Alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), as cooperativas desenvolvem projetos que levam em consideração as necessidades e a realidade dos municípios onde atuam, em ações continuadas de promoção e assistência social, de saúde e de proteção ao meio ambiente, entre outras.

A iniciativa conta com grande adesão em todo o Estado. Em 2018, 273 cooperativas mineiras participaram do Dia de Cooperar, com 194 projetos.

Conheça alguns exemplos

Em 2018, a Cooperativa Crédito de Livre Admissão de Pitangui e Região – Sicoob Credipit promoveu serviços de emissão de documentos e atendimento de saúde, além de oficina de conscientização educativa com o tema “Água Potável e Saneamento” para as escolas públicas do município. Já no Sul de Minas, a Unimed São Sebastião do Paraíso buscou contribuir para as obras de reforma e revitalização do Hospital e Santa Casa de Misericórdia de Jacuí.

Na Zona da Mata, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Zona da Mata de Minas – Sicoob Credilivre desenvolve, desde 2016, o Projeto “Água é vida: Recuperando Nascentes”, que tem como objetivo recuperar, em três anos, ao menos 12 nascentes. A primeira nascente recuperada fica localizada na Fazenda da Vovó, Córrego dos Cristinos, município de Luisburgo.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Lançamento do Movimento Dia de Cooperar (Dia C) 2019

Programação:

1º Dia:

8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Apresentação do Programa Dia C 2019
10h – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social
12h – Almoço
13h – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
15h30 – Intervalo
15h45 – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
17h30 – Encerramento

2º dia:

8h – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
10h15 – Intervalo
10h30 – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
12h30 – Almoço
13h30 – Oficina de elaboração de projetos de Responsabilidade Social (continuação)
14h30 – Preenchimento do Projeto no SIG
16h – Encerramento

Compartilhar no Facebook

Cocatrel e Minasul promovem mais uma edição da FECOM : 07/03/2019 20:57

Somar para se tornarem mais fortes. Esta é a filosofia que move o encontro de intercooperação entre as cooperativas de café Minasul e Cocatrel, na organização de mais uma Feira de Negócios, a Fecom. A Feira se realizará nos dias 26, 27 e 28 de março, em Três Pontas, no Sul de Minas e visa facilitar a aquisição de insumos, máquinas e implementos agrícolas por parte do produtor.

A época estratégica do ano, visa oferecer ao cafeicultor visitante da Feira, a oportunidade de conhecer novas tecnologias e ferramentas que facilitam a sua vida, ainda antes do início do período da colheita. Desta forma, o produtor que precisa de várias ferramentas antes de iniciar a colheita, pode aproveitar a oportunidade da Fecom para deixar todos os preparativos em dia. A Feira se torna, portanto, uma excelente oportunidade para conferir as variedades do produto, preços e condições de pagamento.

Os organizadores informam que tudo está sendo preparado de forma a levar ao visitante produtos que tornem o dia a dia nas lavouras mais prático e mais rentável, com ganho de tempo e de produtividade. Ao todo são esperados mais de 70 expositores, cujas presenças nos estandes já estão sendo definidas.

Eles trazem para a Fecom, a tecnologia agrícola de ponta nas mais diferentes opções de máquinas e implementos agrícolas, com preços exclusivos e condições de pagamentos veiculadas às próximas colheitas. Os Tratores Mahindra, por exemplo, poderão ser financiados em até quatro safras; Implementos em até três safras, sempre usando o café como moeda de pagamento ou financiamento (barter).

O trabalho conjunto das cooperativas visa justamente produzir como benefício, o chamado ganho de escala, quando o preço cai à medida em que sobe o volume de negócios feitos, ou seja, mais gente comprando, melhores condições, o que reduzem também os custos com o transporte feito em maior quantidade. Com todas estas iniciativas, a 6ª Fecom espera atrair um grande número de produtores interessados em boas oportunidades de fazer bons negócios com as melhores condições do mercado. Portanto, não perca esta oportunidade! Dias 26, 27 e 28 de março, em Três Pontas/MG.

Mais informações em www.fecom.com.br

Compartilhar no Facebook

Convites para peça “Chaves e a fábrica de papel” começam a ser distribuídos : 07/03/2019 20:54

Neste domingo (10/03), o Museu Municipal retoma as atividades do projeto “Visite o Museu no primeiro domingo do mês” com a peça infantil “Chaves e a fábrica de papel”. Serão duas sessões: uma às 14h30 e a outra às 15h30. A entrada é gratuita e os convites já começaram a ser distribuídos nesta quinta-feira (07/03) no próprio Museu. Serão disponibilizadas 50 entradas para cada sessão.

A peça foi escrita por Lauro Cezar Santiago Sarto que também faz o papel de Professor Girafinho. O menino Chaves é encenado por Sebastião Leopoldino, que é bastante conhecido como o Chaves de Varginha. A direção é de Kássio Vítor e Luan Possi.

A história conta o encontro de Girafinho, um vendedor de papel, com Chaves, que não tem como comprar muitos brinquedos para se divertir. Vendo a tristeza do menino em não ter com o que se divertir, o vendedor começa a despertar a imaginação dele com algumas folhas de papel. “Vamos mostrar de maneira bem lúdica que, com uma folha de papel e criatividade, podemos criar os brinquedos mais divertidos do mundo”, relata Lauro Cezar.

De acordo com Apoliano Rios, diretor do Museu Municipal, as crianças podem aguardar muitas surpresas durante todo este ano. “Estamos preparando uma série de peças para divertir e educar em todos os primeiros domingos do mês. Os pais já podem reservar as datas para trazer seus filhos aqui no Museu”, ressalta.

“Além de participar das peças, as crianças e seus pais poderão visitar todo o acervo do Museu que resgata a história e a memória de Varginha”, destaca Lindon Lopes, diretor-superintendente da Fundação Cultural. O Museu está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, nº 141 (abaixo do Igreja Matriz). A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Aos domingos, o funcionamento será em horário especial, das 9h às 17h. Mais informações pelo (35) 3690-2716.

Compartilhar no Facebook

Senac promove programação variada no Mês da Mulher : 07/03/2019 20:52

No Sul de Minas nove cidades oferecem programação gratuita

O Senac celebra o Mês da Mulher com uma programação repleta de atividades gratuitas e variadas, que serão realizadas entre 8 e 15 de março nas unidades da capital e interior do estado. Em sua 7ª edição, o evento aborda o tema “Mulheres em Movimentos". No Sul de Minas as atividades acontecerão em Alfenas, Extrema, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Corações e Varginha.

Diversos movimentos

Em sua 7ª edição, as ações estão focadas no tema “Mulheres em Movimentos". Em todo o estado, a programação inclui palestras, workshops, bazar de troca, atendimentos de beleza e estética, roda de conversa, exposição de arte, entre outras ações relacionadas à saúde, alimentação saudável, empreendedorismo, bem-estar e autoestima, mundo digital, decoração, gastronomia, inteligência emocional e mercado de trabalho.

A gerente de produtos em Moda e Beleza do Senac, Patrícia Carvalhais, explica que o evento propõe uma reflexão sobre a importância da atuação da mulher e de sua força na coletividade, para melhoria das condições sociais e profissionais em sua comunidade. “Procuramos elaborar propostas de ações que contemplem as demandas e expectativas de mulheres em suas múltiplas funções, papéis e movimentos: sejam eles pessoais (físicos e emocionais), familiares, culturais e profissionais", esclarece.

Para inscrições e acesso à programação completa, confira o site mg.senac.br ou 0800 724 4440.

Compartilhar no Facebook

Shaneihu Yawanawá retorna a Varginha para novo ritual xamânico : 21/02/2019 21:10

Você sabia que no Brasil se fala mais de 274 idiomas, ou ainda que somos cerca de 305 etnias originárias? O Brasil real extravasa as fronteiras de Varginha, e no próximo final de semana, a cidade receberá pela segunda vez uma liderança indígena reconhecida mundialmente, seja pela musicalidade, seja através de curas proporcionadas por meio de medicinas ancestrais.

Shaneihu Yawanawá, é um dos músicos mais conhecidos entre os indígenas brasileiros, recentemente lançou o novo disco chamado Kanarô. Em sua breve passagem pelo Sul de Minas, ele compartilhará sua tradição por meio dos cantos nativos e de medicinas amazônicas.

O ritual será realizada no Instituto Espaço de Viver em uma cerimônia tradicional Yawanawá ao redor do fogo, no sábado (23) das 18h às 0h, compartilhando as medicinas ayahuasca, rapé e sananga. Já no domingo (24) pela manhã, às 10h será aplicado o Kambô, também conhecido como a vacina do sapo. Essa medicina é produzida com a secreção venenosa de uma rã amazônica. Laboratórios farmacêuticos têm pesquisado profundamente os efeitos desta ancestralidade indígena que tem tratado as mais diversas patologias. Os valores das contribuições são de R$ 160 e R$ 80, respectivamente.

“Cada vez mais as pessoas que vivem nos núcleos urbanos têm buscado as medicinas da Floresta como uma ferramenta que contribui para a cura de doenças físicas, emocionais, para o desenvolvimento espiritual e de reconexão com a Natureza. É uma alegria enorme recebê-lo novamente em Varginha”, explica Diego Gazola, um dos organizadores da turnê do indígena.

A Jornada Ancestral em 2019 já passou pelo Chile, Brasília e Uberlândia. Após Varginha, Shaneihu seguirá para a França, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca e Suécia. A cerimônia em Varginha será limitada a até 30 pessoas, já restando poucas vagas. Estão confirmados a vinda de pessoas de cidades da região como Três Pontas e Cambuquira, além de Florianópolis, Sorocaba e Belo Horizonte para participarem das vivências.

Segundo Wander Vinícius Martins, psicoterapeuta e gestor do Instituto Espaço de Viver, a recepção da cerimônia no local está alinhada com as vivências que são realizadas com regularidade no local. “O Instituto tem como objetivo o desenvolvimento humano por meio do processo de espiritualização do Ser”, esclarece Wander.

Para conhecer mais sobre os Yawanawá, acesse: www. yawanawa.org , já sobre a ayahuasca e outras medicinas da Floresta: www.sagradamedicina.com

Informações sobre o evento em Varginha e agendamento de consulta para avaliação de habilitação para a cerimônia deverão ser realizadas pelos emails: diegogazola@mudadeideia.com ou wandervmartins@yahoo.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=7hf4t9u44qs

Compartilhar no Facebook

Fique por dentro dos eventos apoiados pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. : 15/02/2019 21:22

▶ De 15 a 22/02

📸 Exposição de fotografias “Nostra Terra Itália e Varginha”
Horário de visitação: seg a sex: 8h às 11h / 13h às 17h
Local: Museu Municipal – Pça Gov. Benedito Valadares, 141
Aberto ao público
+ info: wp.me/p3Gdhw-32V

▶ Sábado (16/02)

🎶 2º Arte e Cultura na Praça
Horário: a partir das 14h
Local: Pça José Braga Jordão – Vila Barcelona
Aberto ao público
+ info: wp.me/p3Gdhw-31S

▶ A partir de 19/02

🎉 Exposição “Memórias do Carnaval”
Horário de visitação: seg a sex: 8h às 11h / 13h às 17h
Local: Museu Municipal – Pça Gov. Benedito Valadares, 141
Aberto ao público

▶ Quarta-feira (20/02)

🖌 Oficina de artesanato – ímã de geladeira em tecido
Horário: 14h às 17h
Local: Casa do Artesão – Via Café Garden Shopping
Inscrições gratuitas pelo (35) 3690-2700

▶ Quinta-feira (21/02)

🎼 5ª da Boa Música, com a banda Silent Hall
Horário: 20h
Local: Estação Ferroviária
Entrada gratuita
+ info: wp.me/p3Gdhw-33e

▶ Sábado (23/02)

✨ Espetáculo “Além da Vida – Novas Histórias”
Horário: 20h30
Local: Theatro Capitólio
Ingressos: Açaí Club (35) 3221-9498 e MegaBilheteria.com
+ info: wp.me/p3Gdhw-33h

▶ Até 14/03

🎨 Casa do Artesão – Assoart
Horário: de funcionamento do shopping
Local: Via Café Garden Shopping (ao lado Supermercado BH)
+ info: wp.me/p3Gdhw-32I

📞 Mais informações pelo (35) 3690-2700.

Fonte e foto: Fundação Cultural de Varginha

Compartilhar no Facebook

Casa do Artesão recebe artesanato confeccionado pela Assoart : 13/02/2019 20:47

A Casa do Artesão (loja de artesanato no Via Café Garden Shopping) recebe até o dia 14/03 as peças confeccionadas por 12 artesãs da Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha (Assoart).

O público poderá comprar lindas peças confeccionadas à mão como oratórios, dedoches e fantoches, panos de prato pintados e bordados, portal papel toalha, pesos de porta, itens em crochê e tricot e muitos outros. O horário de atendimento segue o mesmo das demais lojas do Via Café.

A Casa do Artesão é uma parceria entre a Fundação Cultural de Varginha e o Via Café e conta atualmente com duas associações de artesanato que se revezam.

Oficinas gratuitas: duas oficinas gratuitas já estão previstas para acontecer nos próximos dias. No dia 20/02, a artesã Adriana Cristina Crepaldi ensina a fazer ímã de geladeira em tecido. Já no 27/02, os interessados poderão aprender a confeccionar flor para cabelo, com a instrutora Ana Lúcia de Carvalho Reis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone/Whatsapp (35) 3690-2700.

Compartilhar no Facebook
1