1

49º Fenac chega a Três Pontas com tributo ao rock e apresentação de músicos de todo o Brasil : 22/08/2019 21:20

Três Pontas, no Sul de Minas, volta a receber uma etapa classificatória do 49º Festival Nacional da Canção nos dias 23/08 (sexta-feira) e 24/08 (sábado). A partir das 21h, na Praça Cônego Victor, o público terá apresentações de 22 músicas nas modalidades presencial e online. A entrada é gratuita. O júri vai escolher 4 músicas para as semifinais do festival, que acontecem em Boa Esperança, nos dias 5 e 6 de setembro. No dia 7 de setembro acontecerá a grande final. No total o festival entrega R$230 mil em prêmios e o troféu Lamartine Babo ao vencedor.

Um tributo ao rock nacional será feito na sexta-feira, 23/08, após as apresentações do Fenac. A banda paulista “TREN” traz no repertório grandes clássicos desse estilo musical. Ela é formada pelo trio Bruno Graveto (baterista do Charlie Brown Júnior), Ivan Sader (cantor e apresentador de programas musicais) e Mingau (baixista da banda Ultraje a Rigor). No palco, sucessos que marcaram época e muita interação com o público.

Este ano o maior festival de música do Brasil recebeu cerca de duas mil músicas inscritas com ritmos e sotaques de vários cantos do País. Ao todo 120 canções foram selecionadas para as etapas classificatórias. A novidade nessa edição é que compositores também de fora do país estarão no festival. Músicos que moram em Kiev, na Ucrânia, e em Nova York, nos Estados Unidos, participam pela modalidade online.

Na próxima semana, o Fenac desembarca em Nepomuceno, nos dias 30 e 31 de agosto, com os shows de Don&Juan e Renato Teixeira. Já Boa Esperança recebe o 49º Fenac nos dias 5, 6 e 7 de setembro onde serão realizadas as semifinais e a grande final. No sábado (07/9) o show de encerramento será com Guilherme Arantes.

O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971, no auge dos festivais no Brasil, e desde então acontece ininterruptamente, levando boa música, além de muita diversão para as cidades mineiras. E neste ano não será diferente: grandes talentos estão sendo esperados no maior festival de música do país. Toda a programação está disponível no site http://www.festivalnacionaldacancao.com.br

Compartilhar no Facebook

Fuvae promove programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência : 21/08/2019 20:40

A sede da Fuvae fica à rua Doutor José de Resende Pinto, número 114, no bairro Vila Pinto. Lembrando mais uma vez: a abertura será realizada amanhã, a partir das oito da manhã, e a programação segue até o dia 28 de agosto.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 21 de ago de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=aBpe77SpH_I

Compartilhar no Facebook

Varginha sedia 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural : 20/08/2019 20:41

Nesta quinta-feira (22/08), Varginha sedia a 9ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O evento acontecerá das 9h às 16h no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIV).

É a primeira vez que a cidade recebe o evento que reunirá agentes públicos do Sul de Minas, e de outras regiões do estado, para debater políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. O tema desta edição é “Municipalização da política de patrimônio cultural: instrumentos e diretrizes”. Palestras e atividades práticas em grupo são algumas das atividades programadas para o encontro.

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Varginha e da Fundação Cultural, além do apoio da ACIV. As rodadas já aconteceram em Conceição do Mato Dentro (18/7) e Ubá (08/08). Mais informações pelo site www.iepha.mg.gov.br.

Compartilhar no Facebook

Grupo Griff é a atração desta semana no 5ª da Boa Música : 19/08/2019 21:00

O Samba e o Pagode vão tomar conta da Estação Ferroviária nesta quinta-feira (22/08). O Grupo Griff, de Varginha, apresenta-se a partir das 20h no 5ª da Boa Música. É a primeira vez a banda se apresenta no projeto e trará um repertório recheado de músicas autorais do primeiro EP chamado “Vai dar o que falar”, além de muitos outros ritmos que, com certeza, farão o público cantar e dançar junto.

Atualmente, o Grupo Griff é formado por William Santos (cavaco e voz), Deivinho (pandeiro e voz), Thulyo (voz), Will Vieira (surdo), Helinho (tantan) e Breninho (reco-reco). A história começou em janeiro de 2011, quando o vocalista William estava voltando para Varginha depois de uma temporada morando em outra cidade. Ele fez um convite ao amigo Hugo, que o ajudou a fundar a banda. “Nesse tempo que eu estava morando fora, eu sempre fica com aquela ideia na cabeça de que, quando eu voltasse pra Varginha, eu montaria o meu grupo junto com meus amigos!”, disse o vocalista.
O nome também foi ideia de William. “Eu escolhi esse nome porque as pessoas relacionam tudo à palavra ‘griff’ com coisas boas, de qualidade, e era justamente isso que eu procurava. Eu queria fazer parte de um grupo que buscasse sempre a qualidade acima de qualquer coisa, porque o público é superexigente e eles cobram isso do artista”, ressalta.

Esta é a edição nº 358 do 5ª da Boa Música, que no último dia 13 de agosto, completou 10 anos. A iniciativa é da Prefeitura de Varginha, com organização da Fundação Cultural e parceria da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. As bandas interessadas em se apresentar no projeto devem preencher o cadastro pelo site: www.fundacaoculturaldevarginha.com.br/cadastrodebandas.

Contato com a banda

Tel.: (35) 9 8810-0547
facebook.com/GrupoGriffOficial
instagram.com/grupogriffvga1
www.grupogriff.com.br

VEJA O VÍDEO
https://www.facebook.com/GrupoGriffOficial/videos/2303271459885754/?t=23

Compartilhar no Facebook

Varginha recebe 1º Leilão Beneficente Vida Viva : 19/08/2019 19:42

Neste sábado (24), será realizado a partir das 17h, o 1º Leilão Beneficente Vida Viva, no Parque de Exposições de Varginha.
Toda a renda do evento será revertida para o trabalho da associação com os pacientes oncológicos assistidos de Varginha e mais de 200 cidades.
Haverá apresentação musical com Elly Bernardes, comida de boteco, variedade de bebidas e brinquedos para as crianças.
A entrada é franca e não serão permitidos cavalos no parque.

Compartilhar no Facebook

PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA A ETAPA FINAL DO #DESAFIO15DIASVARGINHA 2019 : 16/08/2019 20:40

A 3ª e última etapa do #Desafio15DiasVarginha desse ano de 2019 será em setembro e em dezembro quando ocorreria a quarta e final do evento. A uma alteração atende pedidos dos participantes, já que no final do ano são muitos os compromissos como formaturas, compras e preparativos para o Natal e Réveillon.

Assim, essa final em setembro já é a mais esperada do ano, afirma o coordenador do Desafio, professor Flávio Henrique Pontes.

“Centenas de pessoas aguardam ansiosas a oportunidade e o empurrãozinho para começar a praticar atividades físicas, retomar de onde pararam, acabar com o desânimo, sair do sedentarismo, mudarem o rumo de suas vidas e reencontrar ou conhecer amigos dessa grande família que a cada versão consolida o Desafio realizados pela Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SEMEL - com o Projeto Academia de Rua”, ressalta Flávio.

O prefeito em exercício Vérdi Melo enaltece o trabalho realizado pela SEMEL.

“Os reflexos do Desafio – que tem uma ampla programação incluindo aulas de ginástica, aeróbica, dança, caminhadas, além de estímulo à alimentação saudável são visíveis, pois as pessoas passam a usar as diversas academias de rua espalhadas em vários pontos da cidade; fazem caminhadas, emagrecem, melhoram a saúde, ganham mais qualidade de vida, tomam menos remédios, vão menos aos postos de saúde, reclamam menos de dores, ficam mais dispostas e ativas; isto é um ganho imensurável para as pessoas e para o município”, ressalta.

O professor Flávio confirma que “o #Desafio15DiasVarginha tem sido um ferramenta de transformação social, que atinge todas as classes sociais, desperta o interesse pela prática da atividade física e alimentação saudável, fazendo com que os participantes se preocupem e cuidem de sua saúde tanto física quanto psiquicamente.

Todos podem participar desde que não tenha problema grave de saúde que o impeça de fazer atividade física.

Para se inscrever, basta entrar no site da Prefeitura no período de 14 a 30 de agosto e clicar no link disponibilizado, que automaticamente estará efetuada a inscrição. O participante será direcionado para um grupo de suporte de whatsapp onde serão postadas todas as informações.

As avaliações serão dia 30 e 31 de agosto. O local e horário das avaliações serão informados no zap.

O #Desafio15DiasVarginha/ETAPA FINAL inicia dia 1º de setembro, às 8h da manhã, na Concha Acústica de Varginha, com uma festa de abertura juntamente com o VARGINHA MAIS SAUDÁVEL.

Compartilhar no Facebook

Silvio Brito faz show em prol do Lar São Vicente e da Associação Refazer : 15/08/2019 20:57

O cantor Silvio Brito estará em Varginha por uma causa nobre. Ele fará um show beneficente em prol do Lar São Vicente de Paulo e da Associação Refazer.

O show será no dia 31 de agosto, às 20h, no Ginásio Minhocão – VTC. Os ingressos estão sendo vendidos por R$ 30,00 no Lar São Vicente de Paulo, na Bonfim do Via Garden Café e na Mais Brasil (rua Presidente Antônio Carlos, 457).

A apresentação contará com a participação de vários artistas da região e dos corais do Conservatório Estadual de Música.

Confira o convite do cantor:
https://www.facebook.com/lars.vicente.varginha/videos/1076304242561340/

Carreira
Silvio Brito nasceu em Três Pontas, mas com seis meses mudou-se com a família para Varginha. Seu talento musical começou cedo. Com seis anos, ganhou uma viola, começando sua carreira cantando na Rádio Clube de Varginha, no programa Petizada Alegre.

Na adolescência escreveu canções gravadas por grandes cantores como Ronnie Von, Antônio Marcos e Vanusa. Com 12 anos aprendeu a tocar piano, trombone, saxofone e violão. De 1965 a 1973 foi vocalista da boyband Silvio Brito e os Apaches. O grupo foi inspirado nos Beatles.

A banda lançou discos, um em 1969 e outro, em 1973, entretanto, não foi alcançado sucesso. Então, Sílvio Brito mudou-se para os EUA, e trabalhou como lavador de pratos em um restaurante. Mas, voltou para São Paulo, e foi contratado pela Chantecler.

O artista também se dedicou-se à música religiosa. Ele fez a produção e os arranjos de diversos discos do Padre Zezinho, de quem é amigo pessoal.

Silvio também compôs e gravou várias canções mensagens e com motivos religiosos que fizeram sucesso como Terra dos meus sonhos, Uma luz e a regravação de Utopia, de Padre Zezinho.

Compartilhar no Facebook

Via Café Garden Shopping apresenta, neste domingo, “Show da Galinha” : 15/08/2019 20:49

A galinha azul mais famosa do Brasil vai ciscar novamente em Varginha, neste domingo (18). A galinha se apresentará no Via Café Garden Shopping, às 15h, ao lado da Havan.

Durante o show, a galinha, em parceria com seus companheiros inseparáveis Galo Carijó, Pintinho Amarelinho, Baratinha e o Cãozinho – que são um fenômeno entre crianças de todas as idades, e já soma mais de um bilhão de visualizações no YouTube, além de CDs e DVDa – cantam e dançam os seus maiores sucessos.

O show infantil é gratuito e, por isso, a organização pede para que os convidados cheguem com antecedência para garantir lugar na plateia. As crianças ainda poderão tirar fotos com os personagens após a apresentação.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa Via Café

Compartilhar no Facebook

4ª etapa do Campeonato Equosaúde de Hipismo acontece neste sábado : 14/08/2019 20:41

Neste sábado (17) acontece a 4ª etapa do Campeonato Equosaúde de Hipismo.

As provas terão início às 8h30 com a categoria de vara no chão - uma espécie de apresentação de alunos iniciantes e alunos da equoterapia. Estão previstas ainda a prova de 40cm (para estreantes), provas de 60cm, 80cm e 90 cm (para alunos de nível intermediário) e as provas de 1m e 1,15m (reunindo competidores de nível avançado).

As disputas são realizadas “contra o cronômetro”, vencendo quem terminar o percurso mais rápido sem faltas nos obstáculos.

A competição na Equosaúde tem entrada gratuita e conta com praça de alimentação.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.equosaude.com.br.

Dúvidas nos telefones: 35 99952-7607 e/ou 35 99818-1541

4ª Etapa Campeonato Equosaúde de Hipismo

Data: 17 de Agosto
Horário: 8:30h
Local: Centro Equestre Renata Gazzola
Final da Av. dos Imigrantes S/N
Sítio limoeiro

Compartilhar no Facebook

Fundação Procafé promove 17º curso de atualização em Manejo Tecnológico da Lavoura Cafeeira : 14/08/2019 19:21

A Fundação Procafé promoverá o 17º Curso de Atualização em Manejo Tecnológico da Lavoura Cafeeira. O evento, que tem vagas limitadas, será realizado nos dias 21 e 22 de agosto de 2019 no Centro Universitário do Sul de Minas, na Avenida Alzira Barra Gazola, 650 – Bairro Aeroporto, Varginha. O curso é destinado a estudantes, consultores, técnicos que atendem ao produtor e representantes comerciais.

O evento terá início às 8h30 do dia 21 de agosto, com inscrições, credenciamento, entrega de materiais e abertura oficial do evento com o Diretor Presidente da Fundação Procafé e lideranças do setor. Ao longo do dia serão ministradas palestras com os temas: Adubação foliar do cafeeiro, Manejo de alta performance da lavoura, Evolução do controle da ferrugem e a Atual conjuntura do mercado de café. O encerramento está previsto para as 17h30.

No dia 22 de agosto, o curso acontecerá apenas no período matutino e contará com palestras sobre: Aspectos fisiológicos do cafeeiro, Atualizações no manejo da poda e Adubação do cafeeiro em tempos de crise, além de um coffee break. A previsão para encerramento do curso é ao meio-dia.

Inscrições

Para participar, os interessados têm que preencher a ficha de inscrição e enviá-la com o comprovante de depósito para o e-mail: gilberto@fundacaoprocafe.com.br. Acesse o site da Fundação Procafé para baixar a ficha de inscrição, conhecer a programação detalhada, o valor do investimento e informações complementares sobre o 17º Curso de Atualização em Manejo Tecnológico da Lavoura Cafeeira.

Compartilhar no Facebook

FUVAE realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla : 14/08/2019 19:15

Entre hoje (21) e a próxima quarta-feira (28), está sendo realizada Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em todas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apaes. Objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com base no tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, a semana vem para reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação e demais projetos como na gestão das Apaes.

Em 2017, foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.
Em Varginha, a Fundação Varginhense de Assistência aos Excepcionais (FUVAE) preparou programação especial durante todos os dias da semana. A FUVAE atua como instituição de atendimento, defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, vem articulando junto ao poder público e a sociedade, especialmente para integrarem as ações voltadas à efetivação do protagonismo dessas pessoas.

Programação
Quarta-feira (14)

• 08h – Abertura da Semana com Hasteamento da Bandeira;
• 09h – Abertura da Feira de Artesanato;
• 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30 – Dia interativo – “Um dia na escola”;
• 19h30 – Palestra “O que são Políticas Públicas?”. Palestrante: Fanny Fernandes Valias – Assistente Social.

Quinta-feira (15)

• 10h – Passeata: Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Distribuição de Panfletos Informativos.

Sexta-feira (16)

• 10h às 10h40 – Grupo Rasgacêro – Apresentação do Palhaço Chupeta;
• 14h às 15h – Grupo Rasgacêro – Apresentação do Palhaço Chupeta e Forró Trio de Gala.

Sábado (17)

• 09h – Missão em Ação de Graças na quadra poliesportiva da FUVAE.

Segunda-feira (19)

• 09h às 10h40 e das 15h às 10h40 – O Envelhecimento Saudável da Pessoa com Deficiência – Palestra e atividades físicas. Palestrante: Lauro Cezar Santiago Sarto;

Terça-feira (20)

• 09h30 e 15h30 – Café Interativo – Palestra: “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação de Politicas Públicas”. Palestrante: Luiz Carlos Bruziguessi – Presidente do CODEVA – Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Varginha.

Quarta-feira (21)

• Encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
• Eleição dos Autodefensores: 10h e 16h.

Foto: Divulgação FUVAE

Compartilhar no Facebook

Projeto QBM registra grande público para a comemoração de 10 anos : 13/08/2019 19:07

A data oficial para a celebração da primeira década do projeto QBM é no dia 13 de agosto, próxima terça-feira. Por isso, a edição da semana que vem também será comemorativa aos 10 anos de shows praticamente ininterruptos, gratuitos e de valorização e reconhecimento aos talentos da música local e regional.

TV Princesa Varginha-MG
Publicado em 13 de ago de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=RKiE_QeVELw

Compartilhar no Facebook

Banda Untitled apresenta Post-punk e Dark Wave no 5ª da Boa Música : 12/08/2019 20:33

A banda Untitled, de Três Corações, apresenta-se pela primeira vez no projeto 5ª da Boa Música na próxima quinta-feira (15/08). O show começará às 20h, na Estação Ferroviária de Varginha, com entrada gratuita.

Formada no início de 2018, o grupo conta com Vítor Sávio (guitarra e voz), Patrick Francisco (contrabaixo) e Matheus Fellipe (bateria). As maiores influências sempre foram Joy Division, Lebanon Hanover e Interpol.

O repertório do show será de covers dos pioneiros do gênero Post-punk como Joy Division, The Cure e artistas/bandas mais recentes que compõe a cena Post-punk como: Lebanon Hanover, Interpol e Human Tetris. A Untitled tocará ainda músicas autorais.

O 5ª da Boa Música é uma realização da Prefeitura de Varginha e organização da Fundação Cultural. Esta é a edição nº 357 do projeto, criado em 13 de agosto de 2019. Conta ainda com a parceria da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.



Contato com a banda

Vitor Sávio Pereira Júnior
Tel.: (35) 9885-44362 ou 3231-2357
E-mail: HardHocker@hotmail.com
facebook.com/Untitled
instagram.com/untitled_oficial_postpunk

Compartilhar no Facebook

ACIV convida lojistas a participarem da campanha “Semana do Brasil” : 08/08/2019 19:45

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha, convida todos os lojistas a participarem da campanha “Semana do Brasil”, lançada pelo governo federal nos últimos dias.

A ação, que será de 6 a 15 de setembro, foi criada pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) e visa estimular o varejo, o turismo interno e movimentar a economia, além de incentivar o sentimento de patriotismo da população.

A inspiração para a criação da campanha, é o varejo norte-americano, que costuma realizar promoções em feriados nacionais. Desta forma, a ideia é criar uma espécie de ‘semana especial’ brasileira, a partir de um movimento integrado entre o poder público e a iniciativa privada, onde os comerciantes realizarão promoções, com preços especiais em seus produtos.

Entre em contato com a ACIV através do e-mail atendimento@aciv.com.br, para podermos lhe ajudar a fomentar as ideias de ações para a “Semana do Brasil”.

Compartilhar no Facebook

Humorista Santos, do Programa do Ratinho, apresenta ‘Santos Comedy Show’ em Varginha : 06/08/2019 19:38

O humorista Santos, do Programa do Ratinho, aterrissa na cidade do Et no próximo dia 16 de agosto com o espetáculo Santos Comedy Show. A noite promete muita risada. O show acontece a partir das 20h30, no Theatro Capitólio.

Os ingressos estão sendo vendidos no Pré Festa e no Açaí Club.

Carreira
Santos, nome artístico de Iran Ferreira Thieme, nasceu em Uberaba no dia 25 de março de 1953, e é ator e humorista brasileiro.

De maneira extrovertida e engraçada Santos faz imitações em seus shows e na A Praça é Nossa e passa trotes telefônicos no seu quadro, o “Trote do Santos”, exibido no Programa do Ratinho, pelo SBT. Também já trabalhou nos programas da Rede Record. Recentemente virou escritor, publicando o livro “A Turma do Santos”.

Compartilhar no Facebook

Campanha de Dia dos Pais tem início no Via Café Garden Shopping : 31/07/2019 19:56

O Dia dos Pais é uma data para homenagear quem sempre foi o nosso porto seguro: aquele que nos ensinou a andar de bicicleta, dirigir, a seguir em frente a cada tropeço e que sempre está ali para cuidar de todos. Por isso, de 31 de julho a 11 de agosto, o Via Café Garden Shopping promove a campanha: Pai, amor que cuida.

“A campanha foi pensada para homenagear a principal figura masculina da família que pode ser o pai biológico, pai adotivo, tio, padrinho, avô”, avalia a coordenadora de Marketing do shopping, Etienne Bandeira.

Como em datas anteriores, o objetivo da iniciativa é oferecer benefícios imediatos ao público, por meio da ação comprou ganhou. E a dinâmica da campanha é simples: todo cliente que realizar compras a partir de R$ 200 e que baixar o aplicativo Payly, ganha uma cerveja artesanal Vó Tereza, de 600 ml.

Para ter direito ao brinde, é necessário apresentar no balcão de trocas, cupons fiscais que somem o valor citado dentro do prazo da promoção e a mensagem recebida ao se cadastrar no APP Payly. Vale lembrar que o presente é vinculado ao CPF, limitando-se a uma unidade por pessoa e que a promoção é válida enquanto durarem os estoques.

De acordo com a pesquisa elaborada pela Fecomércio MG, 74% das empresas do comércio varejista mineiro acreditam que as vendas no segundo semestre de 2019 serão melhores do que nos seis primeiros meses deste ano. Além disso, para quase 70% dos empresários, as vendas na segunda metade de 2019 tendem a ser superiores se comparadas com o mesmo período de 2018. E esse sucesso se deve, principalmente, às datas comemorativas do período: Dia dos Pais, Black Friday e Natal.

O Dia dos Pais, inclusive, é a segunda data que mais impacta positivamente o comércio (15,3%), sendo que o natal ocupa o primeiro lugar (55%) e a Black Friday, o terceiro (14%).

De acordo com o gerente de Vendas e Marketing do Via Café Garden Shopping, Leonardo Andrade, “o Dia dos Pais tem um forte apelo para o comércio e a expectativa é de que haja no centro de convivências um aumento de 8% em vendas e de 12% no fluxo de clientes, durante o período da campanha”.

Compartilhar no Facebook

Projeto OFFCINE realiza seletiva para oficinas gratuitas de cinema : 31/07/2019 19:52

Na próxima quinta-feira (08/08), às 18h, o Projeto OFFCINE 19 realizará a seletiva de alunos para cursar as oficinas de cinema gratuitamente em 2019. Para participar, os interessados deverão comparecer na Rua José Gonçalves Pereira, nº 149 – Vila Pinto.

A gratuidade será oferecida aos estudantes da rede pública de ensino ou estarem filiados às instituições parceiras do projeto, que são a Vida Viva e a Associação Artística Janet Finatti. É necessário levar uma declaração da escola ou entidade.

As atividades serão oferecidas para pessoas todas as idades. As vagas são limitadas. Confira as turmas e as vagas:

• Interpretação para Cinema
Crianças a partir de 08 anos
15 vagas

• Interpretação para Cinema
Jovens (a partir de 13 anos) e adultos
15 vagas

• Roteiro
Jovens e adultos a partir de 13 anos
10 vagas

• Direção
Jovens e adultos a partir de 13 anos
10 vagas

• Produção
Crianças a partir de 08 anos, jovens e adultos
15 vagas

• Edição e Montagem
Jovens a partir de 13 anos e adultos
15 vagas

• Realização de Curta Metragem
Crianças, jovens e adultos
40 vagas

De acordo com a atriz e produtora cultural, Marina Azze, “no ano passado, os alunos que participaram das oficinas fizeram bonito. O filme ‘Juras’, produzido por eles, entrou em vários festivais de cinema deste ano. Alguns estudantes já produziram novos filmes e se destacaram em produções de fora como editores, atores, produtores. Um orgulho para a cidade!”

Além de oficinas cinematográficas, o projeto OFFCINE 19 realizará o Festival de Cinema com a maior premiação do Brasil. Após as exibições dos filmes que já estão sendo selecionados pela curadoria, serão distribuídos 50 prêmios na final do projeto.

Diretores, artistas, produtores do Brasil todo virão até Varginha apresentar os filmes produzidos por eles. Em 2018, as exibições aconteceram no Theatro Capitólio com entrada gratuita e sempre com casa lotada. Haverá ainda a realização de debates e workshops, com o propósito de promover um intercâmbio cultural dos alunos do projeto com os profissionais da área.

O OFFCINE 19 é uma realização da atriz e produtora cultural Marina Azze, com incentivo da Prefeitura de Varginha e da Fundação Cultural, por meio da da Lei Municipal de Incentivo, e apoio da Unimed e Inter Aduaneira.

Compartilhar no Facebook

PREFEITO PARTICIPA DE SOLENIDADE NO TIRO DE GUERRA : 29/07/2019 19:48

No sábado de manha, o prefeito Antonio Silva participou na sede do Tiro de Guerra, da cerimônia solenidade de entrega da boina verde-oliva aos Atiradores, simbolizando a conquista e superação dos combatentes da Força Terrestre.

Com a finalidade de materializar essa justa e firme vitória alcançada, os Atiradores conquistaram o direito de usar a boina verde-oliva, peça integrante do uniforme do Exército Brasileiro. A boina é um dos maiores símbolos do Exército Brasileiro, de responsabilidade no cumprimento das missões; ostentá-la representa, antes de tudo, o dever de cumprir e de fazer cumprir com esmero e abnegação todas as atividades a que lhe confiar, com firmeza, educação, coragem, disciplina e energia, quando se fizer necessário.

Na oportunidade o sub-tenente Arlei Alberto Rehfeld, Chefe da Instrução do TG, fez o uso da palavra, parabenizando os Atiradores pelo excelente resultado alcançado e pelo espírito de companheirismo do grupo que durante o acampamento se uniu para juntos superarem as dificuldades.

"É justamente nas adversidades que descobrimos os amigos, superamos os obstáculos e seguimos a diante", declarou Rehfield

Na oportunidade o prefeito falou da importância deste ato de grande simbolismo e se traduz em uma conquista por parte deles e reconhecimento ao seu comprometimento e dedicação.

"Como Prefeito, sinto-me muito honrado em ser o Diretor do Tiro de Guerra que considero uma excelente escola na formação do caráter e patriotismo de nossos jovens", destacou.

Compartilhar no Facebook

Inscrições abertas para o ‘Beleza Negra 2019’ : 24/07/2019 20:12

Estão abertas as inscrições para o 23º Concurso Central Beleza Negra Varginha 2019. Serão duas categorias com idades de 12 a 17 anos e 18 a 30 anos.

As inscrições ocorrem gratuitamente e podem ser realizadas no Instituto Embelleze, na Avenida Rui Barbosa, 200, no Centro.

Para as duas campeãs, os prêmios serão um relógio para a primeira categoria e um colar de ouro 18 quilates para a segunda. E todas as candidatas receberão certificado de participação.

Compartilhar no Facebook

Cineasta apresenta documentário sobre ansiedade e depressão no Museu Municipal : 23/07/2019 20:04

O cineasta varginhense Daniel Lentini lança nesta quinta-feira (25/07), às 19h30, o documentário “Animal Indireto”. O lançamento será no Museu Municipal de Varginha, com entrada gratuita. Logo após a exibição, haverá um bate-papo sobre a temática abordada.

“Animal Indireto” é terceiro filme dirigido pelo varginhense e teve a estreia mundial no Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda, um dos festivais mais importantes do mundo. Após um ataque de pânico dentro de uma sala de cinema, Daniel foi diagnosticado com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e Depressão.

Com a intenção de se livrar dessas doenças, ele entrou numa jornada onde o fazer Cinema se tornou uma possível forma de cura.

“Levei um tempo pra entender o que significa sofrer de ansiedade e depressão. São doenças silenciosas que nos atacam quando menos esperamos. Por conta de todo preconceito relacionado à doenças mentais (mesmo sendo a Depressão uma epidemia mundial), decidi fazer uma espécie de ‘filme diário’ onde exponho meu caso para que as outras pessoas possam se encorajar e discutir esse assunto entre seus amigos e família”, explica Daniel.

Nascido em Varginha, o cineasta mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar e trabalhar com Cinema. Desde 2005, trabalha como assistente de direção em filmes brasileiros, com quase 40 títulos no seu currículo, dentre eles “Tropa de Elite 1 e 2”, “Xingu”, “Benzinho” e, recentemente, a série “O Mecanismo” e “Bacurau”, premiado no festival de Cannes em Maio deste ano.

O Museu Municipal está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações pelo (35) 3690-2716.

Compartilhar no Facebook

Varginha recebe Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres : 12/07/2019 10:48

Animais silvestres, sejam eles criados irregularmente ou aqueles em que o tutor não tem mais interesse em mantê-los em sua residência, poderão ser entregues voluntariamente, entre a próxima segunda-feira (15) e quarta-feira (17), na Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas, em Varginha.

Ação, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Diretoria Regional de Fiscalização do Sul de Minas e apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) pretende também conscientizar a população acerca do cativeiro irregular de animais da fauna silvestre. Os animais poderão ser entregues das 9h às 15h, na Avenida Manoel Diniz, n° 145, Industrial JK.

Somente serão recebidos animais silvestres, não sendo possível, portanto, a entrega de animais domésticos e exóticos, tais como: cachorros, gatos, cavalos, canários-belga, entre outros. Quem cria alguma espécie de animal silvestre sem a devida autorização ou legalização terá a oportunidade de realizar a entrega voluntária, sem a aplicação de penalidades.

De acordo com a Lei Federal 9.605 de 1998 é crime ambiental “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.

No Brasil, os animais silvestres somente podem ser criados com autorização do órgão ambiental. Aos que se interessam pela criação de animais silvestres é importante observar as normas vigentes na Instrução Normativa n°10 de 2011 e na Instrução Normativa n° 7 de 2015, respeitando todas as exigências ambientais.

O tráfico de animais silvestres possui graves consequências em todo o mundo. A retirada desses animais da natureza causa danos ambientais que comprometem as funções ecológicas exercidas por essas espécies no habitat natural. Além disso, além do trauma da captura, esses animais são transportados de forma precária, sendo expostos a diversos tipos de maus tratos.

Os animais recebidos passarão por avaliação veterinária e serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Juiz de Fora para reabilitação e porterior reintegração à natureza.

Antes de comprar animais silvestres é importante verificar a regularidade do criador comercial ou comerciante de animais vivos junto ao órgão ambiental competente, que em Minas é o IEF.

A espécie a ser comercializada deverá constar na Autorização de Uso e Manejo do empreendimento, emitida pelo Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (SisFauna), que deverá estar fixada em local visível.

O animal silvestre comercializado deve estar acompanhado de nota fiscal (contendo a espécie comercializada, nome comum, número de indivíduos, preço e marcação individual); autorização de transporte emitida pelo SisFauna e cartilha com descrição do manejo da espécie (texto com orientações básicas sobre a biologia da espécie como alimentação, fornecimento de água, abrigo, exercício, repouso, possíveis doenças, aspectos sanitários das instalações, cuidados de trato e manejo).

As aves deverão estar marcadas com anilhas fechadas e os mamíferos, serpentes e répteis deverão estar marcados com microchip.

Animais silvestres comercializados sem o cumprimento das exigências estabelecidas pelas normas legais não são passíveis de regularização e registro junto ao SisPass ou SisFauna. Nestes casos, os mesmos devem ser entregues no Cetas mais próximo, sob pena de responsabilização por danos ao meio ambiente e autuação do órgão ambiental. Se o portador entregar o animal antes de qualquer ação fiscalizatória dos órgãos ambientais, não será aplicada nenhuma sanção.

Compartilhar no Facebook

Julho Verde: Varginha realiza atividades no mês de prevenção do câncer de cabeça e pescoço : 10/07/2019 20:47

O mês julho é o mês que chama a atenção das pessoas para o câncer de cabeça e pescoço, uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de cabeça e pescoço é o segundo que mais mata homens, perdendo apenas para o de próstata. Nas mulheres destaca-se o câncer da tireoide (o quinto mais comum entre elas).

Pessoas que fumam e ingerem bebidas alcoólicas frequentemente tem mais chance de desenvolver esse tipo de câncer, mas é crescente o diagnóstico da doença em jovens (com menos de 45 anos), sem a exposição a estes fatores, porém com tumores originados pelo HPV.

O importante é um diagnóstico rápido, porque se ocorrer tardiamente cresce a probabilidade de sequelas.

Em Varginha, no Centro de Oncologia, mensalmente são atendidos aproximadamente 115 pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
Para chamar a atenção de toda a sociedade, principalmente para que fique atenta e faça exames médicos periódicos, haverá uma programação especial nessa quinta e sexta-feira, no Centro de Oncologia:

• Quinta-feira (11)

– Palestra com o assistente social do INSS, Antonio Francisco Martins, às 9h30, na recepção do Centro de Oncologia
– Tema: Direitos Previdenciários
– Panfletagem com informativos recebidos da Associação do Câncer de Boca e Garganta (ACBG) – Florianópolis – SC e que dão enfoque no tema da Campanha de 2019: “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê” com alertas sobre prevenção e localização

• Sexta-feira (12)

– Às 9h, bate-papo com o médico cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Ernesto Rabelo Dendena
Tema: Prevenção ao câncer
– 9h30: apresentação do grupo de lagintectomizados totais “Coral União de Voz” – cerca de 15 pessoas devem cantar clássicos musicais
– 10h15: entrega de duas laringes eletrônicas doadas pela ACBG.

Compartilhar no Facebook

Agenda Cultural : 08/07/2019 20:58

Segunda-feira (08/07)
Exposição de quadros da artista plástica Mariza Porto
Horário: seg a sex – 8h às 18h / sáb – 8h às 13h
Local: Foyer do Theatro Capitólio
Aberto ao público

Quinta-feira (11/07)
Oficina gratuita de Artesanato – Casa do Artesão
Tema: chaveiro em crochê
Horário: 14h às 17h
Local: Shopping
Inscrições gratuitas pelo (35) 3690-2708

Oficina de artesanato na PEC
Horário: 14h
Local: PEC – Jardim Estrela
Voltada para a comunidade dos bairros no entorno da PEC

5ª da Boa Música com Doomsday – Tributo ao Black Sabbath
Horário: 20h
Local: Estação Ferroviária
Aberto ao público

Sábado (13/07)
Stand up com o humorista Pedro Manso
Horário: 21h
Local: Theatro Capitólio
Ingressos: Açaí Club (35) 3221-9498

Domingo (14/07)
Casa do Artesão – peças da Assoart
Horário: segue o funcionamento do shopping
Local: shopping – ao lado do Supermercado BH

Seresta na Praça, com o Conjunto Primo Trombini
Horário: 20h
Local: Praça Getúlio Vargas
Aberto ao público

Festa Brasileira
Sessão 15h30: Acrobáticos
Sessão 18h30: Danças e acrobáticos
Ingressos: Av. Min. Bias Fortes, 180a – Centro

Compartilhar no Facebook

Manifestantes se reúnem em Varginha em apoio a Moro e Lava Jato : 01/07/2019 20:32

Neste domingo (30), manifestantes se reuniram na Concha Acústica, no Centro de Varginha, em ato de apoio ao ministro Sérgio Moro, à Lava-Jato e a aprovação do pacote anticrime.

O protesto ocorre três semanas após a divulgação de reportagens pelo site The Intercept Brasil, que questionam a imparcialidade do ex-juiz responsável pela operação Lava-Jato. O material traz o vazamento de mensagens trocadas pelo ex-juiz com procuradores da força-tarefa da Lava-Jato.

Compartilhar no Facebook

Agenda 2030 forma pesquisadores na Rede Municipal de Ensino : 26/06/2019 21:22

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEDUC realizam a primeira edição do Prêmio “Agenda 2030 – Formando Pequenos Pesquisadores”.

Objetivo é reconhecer os projetos investigativos desenvolvidos nas unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino, por meio de práticas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os critérios de avaliação das práticas vencedoras em cada categoria serão os seguintes:

1. Identificação dos motivos para a realização do trabalho, o contexto e sua relevância;
2. Apresentação de maneira organizada e sequenciada a descrição do passo a passo para o desenvolvimento do trabalho;
3. Envolvimento de atores da comunidade escolar e fora dela, bem como parceiros de conteúdo e ação;
4. Evidencia as aprendizagens alcançadas quanto ao protagonismo dos alunos;
5. Oferta de oportunidades para que os alunos envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, levantar hipóteses, experimentar e sistematizar o conhecimento.

Serão três projetos investigativos premiados para cada categoria:

• Educação Infantil – 0 a 3 anos
• Educação Infantil – 4 e 5 anos
• Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano
• Educação Em Tempo Integral

Compartilhar no Facebook

Primeiro Festival Japão Sul de Minas é aprovado pela comunidade : 06/06/2019 20:59

O primeiro Festival Japão Sul de Minas foi realizado pela Associação Cultural Nikkey de Varginha e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação com apoio da prefeitura, Fundação Cultural, além da parceria e patrocínio de diversas empresas do município e região.
TV Princesa Varginha-MG

Publicado em 5 de jun de 2019
https://www.youtube.com/watch?v=TbnrIy5dbLs

Compartilhar no Facebook
1